terça-feira, 30 de junho de 2009

Cambridge: Império de São João em festa


AÇORES, SOCIEDADE DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Império de São João de Cambridge em grande festa em Honra do Divino Espírito Santo

A Organização do Açores, Sociedade do Divino Espírito Santo da cidade de Cambridge, celebrou no passado fim-de-semana nos dias, 26 a 28 de Junho a sua festa anual do Império de São João em Honra do Divino Espírito Santo no Clube Português de Cambridge, Ontário.
O programa da festa começou no passado dia, 25 e 26 no clube português com a benção da carne, massa, pão e vinho seguindo-se abertura da dispensa para todos os irmãos presentes levantar suas pensões. Nestes dois dias foram distribuidas as Pensões aos irmãos de Oakville, que apoiam e recebem as respectivas pensões em suas casas á trinta anos, desde que o responsávél Sr. Manuel Jâcome (já falecido) envolveu-se e trouxe para os açorianos de Oakville esta tradição de se juntarem ao Açores, Sociedade do E. Santo ' Império de São João de Cambridge.

No sábado â tarde (27), foi a vez de enfeitar o bezerro, seguindo-se a procissão de ofertas ao som da filarmónica de alguns músicos da Lira do E. Santo de Cambridge. Não faltou o tradicional pézinho com os improvisadores de cantigas, João Ramos, Rui Soveta e Armindo Amarante que foram acompanhados pelos tocadores, João Carlos Silva e Paulo Avelar. Também houve cantigas ao desafio vindo da ilha Terceira o cómico, Ramiro, d programa ''Fala quem Sabe'' com o tema grande entervista. Arrematação do bezerro, e B.B.Q. com sardinhas, asas de galinha, Hamburgers e hot-dogs para as crianças e feijoada foi o prato forte da festa de sábado, terminando com a actuação dos artistas João Carlos Silva e Sandra Silva e música para dançar a cargo do D.J. ''Silvino Sousa''.

No domingo dia 28, apesar de chuvoso, houve o cortejo para a igreja de N.S. Fátima onde foi celebrada a Missa e bensão das Côroas.
Ao meio-dia no salão do clube Português de Cambridge foi servidas as sopas do E. Santo a todos os idosos e doentes presentes.
Depois dos serviços religiosos na igreja, seguiram todos para o parque do clube português, e junto ao portão de entrada e foi formado novo cortejo que seguiu para a Capela do Divino E. Santo, com várias irmandades convidadas e a filarmónica Lira Portuguesa de Brampton que tocou o hino ao recolher frente á Capela, com os mordomos marienses ''Imperadores'' Bernadino e Inês Moreira e seus familiares, como se diz na ilha de Santa Maria.

Seguiu-se a entrada no salão de todas as irmandades convidadas e povo em geral onde foram servidas as tradicionais sopas do Divino Espírito Santo á moda de Santa Maria, com oração e benção dos alimentos pelo padre presente.
Durante a tarde o tempo colaborou e o sol brilhou, com as actuações do folclore dos ranchos Infantil e Sénior do '' Rancho Multicultural de Barcelos'' vindos de Toronto, e concerto pela Lira de Brampton. Os artistas João C. Silva e sua filha Sandra Silva voltaram a actuar no domingo.
A festa terminou com o encerramento da capoeira e escolha das Domingas e sorteio das rifas e a entrega da coroa aos novos Mordomos, seguindo-se musica para dançar pelo D.J. ''Sivino de Sousa''.

O presidente da assembleia geral da organização, ''Açores, Sociedade do Divino Espírito Santo - Império de São João'', o Sr. Hildeberto Alves, pediu-me para agradecer a todos os directores e suas familias e também aos voluntários que serviram ás mesas e cozinheiras, pelo árduo trabalho desenvolvido ao longo dos três dias de festa.
- Texto e fotos de: João G. Silva.

2º Festival de Cultura Portuguesa em Toronto


Fernando Pereira o homem das mil vozes em plena actuação.
HOLLYWOOD PRODUCTIONS:
O 2º Festival de Cultura Portuguesa foi ponto de atracção no Ontario Place com um leque de grandes artistas vindos de Portugal

Zé do Pipo e suas bailarinas.
O Heritage Square no Ontário Place em Toronto, foi o ponto de atracção do 2º Festival de Cultura Portuguesa levada a efeito pelo empresário Eduardo Vieira do''Hollywood Produtions'', que trouxe ao Canadá um grande elenco de artistas vindos de Portugal que realizaram um exelente espectáculo no passado sábado.
Como cabeça-de-cartaz esteve presente o famoso e extraordinário artista Fernando Pereira, artista das mil vozes, que realizou um espectáculo deslumbrante e foi muito aplaudido pelos milhares de pessoas que marcaram presença no Ontário Place.
O espectáculo de Fernando Pereira e suas quatro bailarinas.
A simpática voz de Patricia Cruz.
Também vieram de Portugal, os artistas, como Patricia Cruz, dona de uma belissima voz e o cómico Zé do Pipo e suas dançarinas que realizaram um grande espectáculo.
O organizador que também foi o mestre de cerimónia do evento, não esqueceu as nossas colectividades que trouxeram os nossos ranchos folclóricos, que deram abertura oficial ao festival ao início da tarde.
Foram eles: Estrelas do Norte, Associação Migrantes de Barcelos e do Minho e Clube Português de Mississauga. Em seguida o conjunto ''Mexe Mexe'' também mostrou o seu talento com a boa música que apresentou. Esta consagrada banda acaba de lançar recentemente o seu terceiro trabalho discográfico com o nome ''Mexe Mundo''.
No final da noite, foi a vez do fogo de artíficio no Lago Ontario, que deu entrada com o Hino Nacional de Portugal e decorreu ao som da música portuguesa.
Texto e Fotos de: João G. Silva.

Série Açores com novo modelo competitivo


«NACIONAL» DA III DIVISÃO - ÉPOCA 2009/2010:
Série Açores com modelo alterado
A proposta apresentada pelas três Associações de Futebol dos Açores (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) à Federação Portuguesa de Futebol sobre a alteração do modelo competitivo da segunda fase da Série Açores foi aprovado.
O organismo que tutela os campeonatos nacionais da II e III Divisões emitiu, esta terça-feira, o Regulamento de Prova da III Divisão para as próximas temporadas, estando contemplada a referida alteração.
Deste modo, e partir da próxima época (2009/2010) a Série Açores de futebol da III Divisão terá um figurino diferente na segunda fase.
A primeira fase mantém-se idêntica, sendo constituída por dez equipas que jogam no sistema de todos contra todos a pontos e a duas voltas.
Findas as primeiras dezoito jornadas, as equipas são divididas em dois grupos.
O primeiro, que irá apurar o campeão, será composto pelos primeiros quatro classificados (ao invés dos cin co como aconteceu até à temporada finda) que passam com a totalidade dos pontos conquistados, jogando no sistema de todos contra todos a pontos e a duas voltas.
Os restantes seis ficam juntos num outro grupo, para definir os clubes que vão ser despromovidos aos Regionais, passando também com a totalidade dos pontos, jogando no sistema de todos contra todos a pontos e a duas voltas.
Esta foi uma proposta que saiu de uma reunião entre as direcções das três Associações de Futebol açorianas com a Direcção Regional do Desporto e que visa, na prática, evitar com que um clube tenha de folgar no decorrer da segunda fase da competição, ao mesmo tempo que aumenta a competitividade nos dois grupos, tanto na luta pela subida como na luta para evitar a despromoção.
Entretanto, o campeão da Série Açores de futebol na época 2009/2010 apenas terá acesso directo à II Divisão de futebol caso uma das três equipas que vão competir naquele escalão (Operário, Praiense e Vitória) seja despromovida.
Se as três formações açorianas, que vão integrar a Zona Centro da II Divisão na próxima temporada, conseguirem a manutenção, vai realizar-se uma liguilha entre o campeão e a equipa pior classificada.
Entretanto, na época 2010/2011 - onde as equipas dos Açores vão militar na Zona Sul da II Divisão -, termina a actual restrição de três equipas da Região naquele escalão, passando o limite para seis formações. A Madeira passa a só poder colocar na II Divisão apenas seis equipas.
Na II Divisão as equipas dos Açores alternam, anualmente, entre as Zonas Centro e Sul, enquanto que as da Madeira saltam entre a Sul e a Norte.
A partir da época que agora se inicia a II Divisão é composta por três Zonas (Norte, Centro e Sul) com dezasseis equipas cada que jogam a primeira fase a duas voltas para apurar o primeiro classificado de cada zona.
Na segunda fase, as três primeiras classificadas de cada zona jogam entre si a duas voltas para apurar o campeão da II Divisão e a equipa segunda classificada, formações que sobem à Liga Vitalis.
Descem à III Divisão os quatro últimos classificados das três zonas, sendo que a partir da época 2010/2011 descem igualmente os dois piores 12ºs classificados para permitir a subida directa dos campeões das Séries Açores e Madeira da III Divisão (a série madeirense, que se inicia na época que está prestes a iniciar-se, é composta por doze clubes, tal como as restantes seis séries continentais).
Taça Região Autónoma dos Açores:
SP. GUADALUPE, 1 - MARÍTIMOS, 2 (AP)
Marítimos São Mateus ergue Taça da Região Autónoma dos Açores
O Marítimos de São Mateus da Ilha Terceira conquistou a 2ª. edição da Taça da Região Autónoma dos Açores, ao bater, no encontro da segunda-mão da final, o Sporting de Guadalupe, por duas bolas a uma, após prolongamento.
Realizou-se no Sintético de Guadalupe na ilha Graciosa o jogo da 2ª mão da final da Taça Região Autónoma dos Açores.
A prova foi ganha pela equipa do Marítimos de São Mateus da ilha Terceira. Recorde-se que a equipa verde e branca tinha conseguido no fim-de-semana na deslocação à Terceira um empate a 1 golo em casa do adversário.
Na primeira parte o marcador foi inaugurado pela equipa terceirense, quando estavam decorridos cerca de 9 minutos de jogo.
Perto do final da primeira parte, foi marcada uma grande penalidade a favor do Sporting de Guadalupe, que José Picanço marcou, repondo a igualdade no jogo.
No segundo tempo nenhuma das equipas conseguiu marcar e houve a necessidade de realizar prolongamento devido ao empate a uma bola.
Já em prolongamento, a equipa dos Marítimos de São Mateus da Calheta marcou quando se aproximavam os minutos finais do prolongamento. O Sporting de Guadalupe deixou assim escapar a oportunidade de vencer esta prova regional, que acabou por ser ganha, na Graciosa, pela equipa do Marítimos de São Mateus.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Taça das Confederações: Brasil terceiro titulo!

Foto: EPA
Taça das Confederações:
BRASIL, 3 - ESTADOS UNIDOS, 2
Brasil bate Estados Unidos na final
O Brasil conquistou este domingo a Taça das Confederações de futebol, com um triunfo na final sobre o Estados Unidos, por 3-2. Este é o terceiro triunfo dos brasileiros na competição, mas só foi conseguido depois da primeira parte.
Na final disputada em Joanesburgo, num dos palcos do Mundial2010, Lúcio correspondeu com sucesso a uma canto marcado por Elano e garantiu o triunfo da ‘canarinha', depois de uma segunda parte heróica.
Clint Dempsey, aos 10 minutos, e Landon Donovan, ao 27, surpreenderam a equipa brasileira (e o planeta futebolístico) quando colocaram os norte-americanos a vencer por 2-0, resultado que se manteve até ao intervalo, muito graças ao inspirado guarda-redes Tim Howard.
Após uns primeiros 45 minutos algo apagado, Luís Fabiano, que se sagrou o melhor marcador da prova com cinco golos, ‘acordou' da segunda parte e relançou o Brasil, com remates certeiros aos 46 e 75 minutos.
O golo de Lúcio, a cinco minutos do fim, completou a reviravolta ‘canarinha' e deitou por terra o sonho americano, apesar de a equipa comandada por Bob Bradley abandonar a Africa do Sul como a responsável pelo fim do ciclo de 35 jogos sem perder e 15 vitórias consecutivas da Espanha, actual campeão europeu.
Com esta vitória, o Brasil, que este domingo se apresentou com os benfiquistas Luisão e Ramires na equipa titular, somou a terceira Taça da Confederações da sua história, e a segunda consecutiva, depois do sucesso alcançado em 1997 e 2005.
Além disso, o Brasil adiantou-se à França, que venceu as edições de 2001 e 2003.
O brasileiro Kaká, que na próxima temporada vai ser colega de Cristiano Ronaldo no Real Madrid, conquistou o título de melhor jogador da competição.
Jogo disputado em Joanesburgo, África do Sul.
Brasil - Estados Unidos, 3-2.
Árbitro: Martin Hansson (Suécia).
Brasil: Júlio César, Maicon, Luisão, Lúcio, André Santos (Daniel Alves, 66), Felipe Melo, Gilberto Silva, Ramires (Elano, 67), Kaká, Robinho e Luís Fabiano.
Estados Unidos: Tim Howard, Jay DeMerit, Carlos Bocanegra, Oguchi Onyewu, Jonathan Spector, Ricardo Clark (Conor Casey, 88), Clint Dempsey, Landon Donovan, Charlie Davies, Jozy Altidore (Jonathan Bornstein, 75) e Benny Feilhaber (Sacha Klejstan, 75).
Ao intervalo: 0-2.
Marcador:
0-1, Dempsey, 10 minutos.
0-2, Donovan, 27.
1-2, Luís Fabiano, 46.
2-2, Luís Fabiano, 75.
3-2, Lúcio, 85.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Bocanegra (19), Felipe Melo (25), André Santos (36) e Lúcio (70).
ESPANHA, 3 - ÁFRICA DO SUL, 2
Espanha termina em terceiro
A Espanha, campeã europeia de futebol, teve este domingo que se consolar com o terceiro lugar na Taça das Confederações, ao vencer a anfitriã África do Sul por 3-2, após prolongamento, e depois de ter estado a perder.
Um golo do médio do Liverpool Xabi Alonso, aos 106 minutos, deu a vitória à selecção da ‘fúria vermelha', depois de o encontro ter terminado no tempo regulamentar com uma igualdade a dois golos.
A evolução do marcador teve um final ‘impróprio a cardíacos', com os sul-africanos a festejarem nas bancadas, muito perto do minuto 90, a vantagem de 1-0 (golo de Mphela, aos 73).
Um ‘bis' do avançado Guiza, que entrou aos 57 minutos para o lugar de David Villa, ‘virou' o jogo aos minutos 88 e 89, dando pela primeira vantagem à selecção treinada por Vicente Del Bosque.
Uma desilusão para a grande maioria dos espectadores, até Mphela - entrou aos 64 minutos - tirar um novo ‘trunfo da manga' e marcar o seu segundo golo na partida, num livre directo que colocou a bola no canto superior direito da baliza de Casillas.
No prolongamento a Espanha resolveu o jogo, também de livre, aos 106 minutos: Xabi Alonso fez um remate em arco, num livre descaído na esquerda e em jeito de cruzamento, sem que ninguém tocasse na bola.
Árbitro: Matthew Breeze, Austrália.
Equipas:
Espanha: Casillas, Arbeloa, Albiol, Pique, Capdevila, Cazorla, Busquets (Llorent, 80), Xabi Alonso, Riera, Fernando Torres (Silva, 57) e David Villa (Guiza, 57).
África do Sul: Khune, Gaxa, Mokoena, Booth, Masilela, Pienaar (Mphela, 64), Sibaya, Dikgacoi, Modise (Van Heerden, 69), Thsabalala (Mhlongo, 83) e Parker.
c/Lusa

sábado, 27 de junho de 2009

Javier Saviola é o novo reforço do Benfica


Taringa - Aimar e Savila no River Plate
Saviola reencontra Aimar na Luz
O avançado argentino Javier Saviola, novo reforço do Benfica, vai reencontrar no Estádio da Luz o compatriota Pablo Aimar, com quem formou uma dupla "temível" no River Plate e "dominou" o futebol argentino no final dos anos 90.
Depois de uma temporada em que foi pouco utilizado no Real Madrid, aos 27 anos, o "coelho", como é conhecido na Argentina, ingressa no clube de Luz após ter representado o "colosso" FC Barcelona e com passagens ainda pelo AS Mónaco e Sevilha (onde conquistou uma Taça UEFA).
Com apenas 16 anos, o agora jogador dos "encarnados" conquistou um lugarno "onze" do River Plate e, juntamente com Pablo Aimar, formou uma das duplas
mais populares do futebol sul-americano, que culminou com a conquista dos Torneios de Abertura (1999) e Encerramento (2000), somando 44 golos em três épocas.
Após ter sido considerado um dos melhores jogadores do Mundial sub-20, em 2001, Javier Saviola foi contratado pelo FC Barcelona (custou na altura 36 milhões de euros) e manteve-se na Catalunha durante três temporadas, marcando um total de 60 golos, mas acabou por ser emprestado ao AS Mónaco em 2004/05.
Na época seguinte, Saviola, que mede apenas 1,68 metros, voltou a não fazer parte dos planos do "Barça" e rumou a Sevilha, onde conquistou a Taça UEFA, o seu único título europeu, terminando como um dos melhores marcadores da prova, com cinco tentos.
Em 2006/07, o "coelho" ficou no plantel principal do FC Barcelona, mas teve grandes dificuldades em conquistar um lugar na equipa titular, acabando por efectuar 18 jogos em toda a temporada.
Após ter terminado a sua ligação contratual com o clube catalão, Saviola assinou pelo "rival" Real Madrid, mas, apesar de se ter sagrado campeão, vestiu a camisola "merengue" em apenas 28 ocasiões nas duas temporadas em que esteve na capital espanhola.
Apesar de estar há algum tempo fora das escolhas da selecção argentina, o avançado já representou a formação das Pampas por 44 vezes e tem 12 golos
marcados.
Javier Saviola foi hoje confirmado como reforço do Benfica para as próximas três temporadas, com mais uma de opção, e a sua transferência vai custar cinco milhões de euros ao clube da Luz.

Suécia: Campeonato Europeu Sub 21


Beck (à esquerda, na foto) foi o autor do único golo do Itália-Alemanha
Sub-21: Inglaterra e Alemanha na final
As selecções da Inglaterra e da Alemanha vão disputar a final do Europeu de sub-21. Os ingleses venceram a anfitriã Suécia no desempate por grandes penalidades, depois do resultado ter sido fixado em 3-3 durante o tempo regulamentar. Os alemães bateram a Itália com um golo solitário.
Inglaterra e Alemanha estão na final do campeonato Europeu de sub-21 depois de terem vencido os respectivos adversários esta sexta-feira.
O Inglaterra-Suécia foi um jogo sofrido. Ao intervalo, os ingleses ganhavam por 3-0, com golos de Cranie (1 minuto), Onuoha (27) e auto-golo de Bjarsmyr (38). Na segunda parte, os suecos entraram em força e restabeleceram progressivamente a igualdade, por intermédio de Marcus Berg (68 e 81) e Toivonen (75 minutos).
Aos 104 minutos, a Inglaterra vê Campbell ser expulso, por acumulação de cartões amarelos, mas conseguiu vencer no desempate por grandes penalidades.
O Itália-Alemanha foi uma partida menos disputada, ficando apenas para o registo o golo de Beck (48 minutos), que permitiu aos alemães a passagem à final. Este encontro foi arbitrado pelo português Pedro Proença.
A final Inglaterra-Alemanha está marcada para a próxima segunda-feira, em Malmoe, na Suécia.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Taça das Confederações: Brasil na final


Daniel Alves festeja o golo que «atira» com o Brasil para a final
Taça Confederações - ÁFRICA DO SUL, 0 - BRASIL, 1
Brasil defronta Estados Unidos na final
Um golo de Daniel Alves, aos 88 mnutos, permitiu hoje uma difícil vitória (1-0) do Brasil sobre a anfitriã África do Sul, garantindo aos "canarinhos" a presença na final da Taça das Confederações de futebol.
Num encontro sempre muito equilibrado, disputado no Estádio Ellis Park, de Joanesburgo, o tento de Daniel Alves, na cobrança de um livre directo, veio acabar por confirmar o favoritismo da equipa sul-americana, que já se preparava para ter de disputar um prolongamento.
Na final, a ser disputada domingo, o Brasil vai defrontar os Estados Unidos, que derrotaram sensacionalmente, quarta-feira, a Espanha por 2-0.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morreu a actriz Farrah Fawcett

Artes & Espectáculos
Morreu um dos símbolos da beleza americana
Morreu a actriz Farrah Fawcett, que ficou conhecida na série "Os Anjos de Charlie". A actriz sofria de um cancro há dois anos e meio: a luta foi retratada num documentário emitido há pouco tempo pela NBC, que mostrou a dor e o desânimo de Farrah.

Um "Anjo de Charlie" que desaparece
Farrah Fawcett morreu esta quinta-feira num hospital de Santa Mónica nos Estados Unidos, vítima de doença prolongada. Para a história do cinema ficam as suas várias interpretações quer no cinema quer na TV desde os finais dos anos sessenta do século passado. Um anjo que desaparece mas que se não esquece

Morreu o cantor Michael Jackson


Paragem cardíaca
Michael Jackson morre aos 50 anos
O cantor norte-americano Michael Jackson morreu esta quinta-feira, após ter dado entrada nas urgências de um hospital de Los Angeles, na Califórnia, já em coma. O famoso cantor pop teve uma paragem cardíaca em casa.
O cantor norte-americano recebeu reanimação cardio-respiratória antes de ser transportado para o hospital, onde acabou por falecer.
De acordo com a agência de notícias AP, Jackson já não estava a respirar quando os paramédicos o assistiram na sua casa em Los Angeles. Chegou em coma ao hospital. Morreu pouco depois.
Deixa três filhos, Prince Michael I, Paris and Prince Michael II.
Imagens emitidas pelas estações de televisão mostram já dezenas de pessoas reunidas à volta do hospital UCLA, em Los Angeles, a prestar homenagem a um dos maiores nomes da música pop mundial.
Michael Jackson ia regressar aos palcos
Depois de ter praticamente desaparecido, por causa do julgamento em que era acusado de ter abusado sexualmente de uma adolescente - processo esse onde acabou absolvido -, Jackson tinha anunciado em Março o seu regresso aos palcos, num concerto em Londres, no Verão.
No final de Maio os organizadores desse evento anunciaram que os concertos de Julho tinham sido adiados alguns dias, assegurando, na altura, que isso não se devia a qualquer problema de saúde relacionado com o cantor.

Michael Joseph Jackson
Começou a cantar e a dançar quando tinha 5 anos. Iniciou a carreira profissional aos 11 anos como vocalista dos Jackson 5. Mais tarde aventurou-se numa muito bem sucedida carreira a solo.
Conhecido como o "Rei do Pop", Jackson colocou cinco dos seus álbuns no top dos mais vendidos mundialmente: Off the Wall (1979), Thriller (1982), Bad (1995), Dangerous (1991) e History: Past, Present and Future - Book I (1995).
Michael Jackson é o primeiro cantor afro-americano a receber exibições constantes do seu trabalho no conhecido canal de música MTV.
Apesar deste reconhecimento, Jackson foi perdendo popularidade devido a algumas excentricidades na sua vida e à mudança de cor de pele ao longo de vários anos.
Em 1993 foi acusado de abuso de crianças, um processo que acabou arquivado por falta de provas. Jackson não chegou a ir a tribunal mas a sua imagem pública ficou muito abalada.
Já em 2005 foi novamente envolvido num caso de abuso infantil. Foi absolvido em julgamento.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Cambridge: Festa E.Santo da Irmandade Picoense


NO CLUBE PORTUGUÊS DE CAMBRIDGE
Irmandade Picoense do Ontário celebrou uma grande festa em honra do Divino Espírito Santo no dia do Pai
A Irmandade Picoense do Divino Espírito Santo do Ontário, celebrou no passado fim-de-semana a sua grande festa em Honra do Divino Espírito Santo na cidade de Cambridge.
No último domingo 21 de Junho entrou oficialmente o primeiro dia de Verão, e também se celebrou o ''Dia do Pai'' no Canadá.
O programa e preparativos para esta festa começaram no sábado, 13 de Junho no ''Farm' do Hélio & Elvira Serpa com a apresentação do gado e foi servidas sardinhas asssadas, linguíça, pão, queijo e vinho para todos que marcaram presença naquele dia.
Uma semana depois no sábado (20) no Clube Português de Cambridge, foi a vez da benção do Pão, carne e vinho pela manhã, e á noite houve um jantar gratuito oferecido pela comissão de festas a todas as pessoas presentes. O serão terminou com baile com música do D.J. Mix 1997 com Jerry & Maria Lemos.

No domingo dia 21, saíu pelas 10h30 da manhã o cortejo da Brierdale Plaza, incorporando-se os portadores dos alçafates com oferendas em direcção á igreja de Nossa Senhora de Fátima em Cambridge, seguindo-se a celebração da Missa solene e coroação.
Mais tarde pelo meio-dia, no salão do Clube Português de Cambridge foram servidas as sopas e carne para ás pessoas da terceira idade.
Depois das cerimónias religiosas os mordomos Duarte Lopes e Lúcia Lopes e seus familiares e todos os convidados dirigiram-se para o portão de entrada do parque do Clube Português onde foi realizado um cortejo de regresso á capela do D. E. Santo.

Imcorporam-se novamente no cortejo os portadores de açafates com as oferendas de rosqilhas á moda do Pico, como também todas as irmandades convidadas que foram as seguintes: Os Foliões à moda do Pico, PCIM-1ª Irmandade de Mississauga, Irmandade do Divino E. Santo de Brantford, Organização Portuguesa do Divino E.Santo de Guelph, Irmandade do E. Santo de Kitchener, Portuguese Club of Cambridge, Organização Portuguesa Micaelense de Cambridge - Império de S. Pedro, Império Mariense de Cambridge, Sociedade do D.E. Santo - Império de S. João de Cambridge, Oriental Sports Club - Império das Crianças de ambridge, Escola Portuguesa de Cambridge e a Irmandade Picoense do D. E. Santo do Ontário, acompanhados dos acordes da Filármónica Lira do Bom Jesus de Oakville. Foram estes os grupos que desfilaram no cortejo entre outros, tais como o Clube Amor da Pátria de Toronto, Asas do Atântico, Casa dos Açores do Ontário etc. Á chegada foi tocado o hino do Divino Espírito Santo e foi apresentado o mordomo Duarte e Lúcia Lopes que dirigiram algumas palavras de agradecimento a todas os presentes.

Também foi oferecido no recinto ao Pai mais velho e ao mais novo um ramo de flores, neste ''Dia do Pai'' .
Depois foi chamados a entrarem no salão todos os grupos e organizações convidadas, para serviren as tradicionais sopas e carne á moda do Pico em honra do Divino Espírito Santo, e ao longo da tarde foram milhares de pessoas que encheram o salão por quatro vezes para saborearem as sopas oferecidas pela irmandade Picoense.

Na parte do entertenimento actuaram ao longo da tarde ao ar livre num dia radiante de sol, a Filármonica Lira Bom Jesus que tocou em frente á capela, os Ranchos Folclóricos ''Os Camponeses'' de Toronto - Pombal, Leiria, e do Centro Cultural Português de Mississauga.
O cantor Mário Marinho fechou a tarde com uma grande actuação chamando as pessoas a dançarem com ele, um autêntico ''homem Show''.
No enceramento das festividades houve o sorteio e a distribuição das famosas rosquilhas a todo o povo presente.
Texto e fotos de: João G. Silva.

segunda-feira, 22 de junho de 2009

BRAMPTON: ''Flower City Parade 2009''


Cortejo ''Cidade das Flores'' desfilou debaixo de chuva
O Cortejo anual da '' Flower City Parade' 2009'', desfilou pelo centro da cidade de Brampton na Main St. N. em direcção para o Sul com passagem em frente da Câmara Municipal debaixo de chuva, mas foi de uma beleza singular, apesar de o tempo não ter colaborado.

Todos os anos no mês de Junho pela entrada oficial do Verão, abre ao público em plena rua no centro da cidade de Brampton logo pelas 7 da manhã até ás 13h00, o ''Farmer's Market'', que todos os sábados até ao dia 10 de Outubro, têm 40 vendedores agricolas com produtos frescos desdes os vegetais ás frutas da época no Ontário, que estarão á venda aos fins-de-semana até ao Outono.
O ''Farmer's Market'', abriu assim no passado sábado (20), a época de Verão com a passagem do cortejo anual do ''Fower City Parade''.

Também decorreu pela manhá a venda do anual ''Inzola Pancake Breakfast'' para as Artes, com os lucros a reverter para o comité de Artes locais.
Dentro do edifício da Câmara Municipal de Brampton, esteve aberto ao público uma grande exposição de várias flores colocadas em cima de mesas, criadas na ''Flower Town'', que deu origem ao nome e á parada de hoje da Flower City, conhecida pela cidade das flores.
Mais tarde pelas 14h00, teve início o Cortejo da ''Flower City Parade'', que teve início na Church Street até á Frederick Street a sul da ''Gage Park''.
Apesar da chuva, o cortejo desfilou pela Main Street, com a ''Mayor'' Susan Fennel á entrada, com carros alegóricos enfeitados de flores naturais, bandas de música, palhaços, carros antigos e o grupo de responsáveis do vários pavilhões do '' Carabram'', que desfilaram vestidos a rigor com as bandeiras dos seus países, entre outros.

O representante português foi o Manuel Alexandre, relações públicas do Centro Cultural Vasco da Gama, que transportou a nossa bandeira de Portugal com a alegria de sempre no desfile.
O festival de culturas ''CARABRAM' 2009'', será este ano nos dias 10, 11 e 12 de Julho, e o pavilhão de Portugal será representado mais uma vez nas instalaçoes do ''Vasco da Gama Cultural Center'' no Fisherman Drive ao norte da cidade de Brampton.