A queda acumulada é de R$ 23,58, ou 1,5%, maior perda em dois anos, aponta relatório do Itaú. De acordo com levantamento do Dieese, 89% dos reajustes salariais do ano passado tiveram aumento acima da inflação. 

Mas, na avaliação do economista do Santander Cristiano Souza, como houve uma aceleração da inflação no fim do ano passado, "os aumentos reais podem não ter sido tão grandes assim".  Ele observa que, durante as negociações de 2010, a inflação acumulada em 12 meses estava em cerca de 5%. A partir de outubro, a alta de preços se acentuou e levou a taxa a 5,9% em dezembro. 

"Esse 0,9 ponto percentual faz diferença: o consumidor perdeu poder de compra. Houve uma surpresa inflacionária", ressalta o economista do Santander.  Atualmente, o IPCA --índice oficial de inflação-- está acumulado em 6,01%, e a projeção do mercado é de que baterá 7% em agosto. 

Segundo Souza, existe um risco de essa perda de rendimento real alimentar mais a inflação, pois os trabalhadores tendem a pressionar por reajustes salariais altos, que recomponham a queda do poder de compra. 

O sucesso dessa demanda dependerá da escassez de mão de obra em cada setor e do otimismo do empresário com a economia. Se a percepção for de que o consumo interno permanecerá forte, ele tende a conceder o aumento e repassar a alta de custos para os preços finais.
"Os trabalhadores vão buscar reajustes maiores, e as principais negociações acontecem no terceiro trimestre, justamente quando a inflação vai estar no pico", observa Carlos Thadeu Filho, economista sênior da Franklin Templeton. 
   
REGIÕES
 
Das seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE, quatro registraram queda no rendimento real de outubro a fevereiro. As maiores perdas, de 11%, foram em Recife e Salvador.
Além do efeito da inflação, as duas metrópoles também tiveram forte decréscimo dos salários nominais, na faixa de 8%, em igual período.
"Essa queda é consequência do aumento da contratação de temporários no fim do ano e nas férias. Esses profissionais costumam ganhar menos", disse o coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo.
Em São Paulo, onde a contração do rendimento real começou um mês antes, a perda acumulada é de 2,14%. 




BRASIL: INFLAÇÃO EM ALTA REDUZ O PODER DE COMPRA DO BRASILEIRO

Começam nessa terça-feira, na Estação Ferroviária de São Lourenço, administrado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), as gravações da novela “Cordel Encantado” da Rede Globo de Televisão. Foi uma longa disputa entre a ABPF Campinas e a ABPF São Lourenço. A produção da novela optou por São Lourenço para as imagens.


 O diretor de núcleo, Ricardo Waddington, e a diretora-geral, Amora Mautner, contaram que a nova trama escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes terá uma produção gravada em 24 quadros, que possui uma estética diferente da das novelas que estão no ar. É o mesmo recurso utilizado na série A Cura. Tem uma textura diferente e acho que será o diferencial para contar essa fábula. Nunca se utilizou uma técnica dessas numa produção industrial que é uma novela. “É uma vitória!", disse Waddington sobre o recurso típico do cinema.

 "Cordel Encantado" vai contar a história dos reis da fictícia Seráfia do Norte, Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (Alinne Moraes). O casal viaja com a filha, Aurora, ainda bebê, para o Brasil em busca de um tesouro escondido pelo fundador de seu reino. Na grande aventura, a rainha e sua filha vão sofrer uma emboscada arquitetada pela maquiavélica duquesa Úrsula de Bragança (Débora Bloch), que deseja o trono a qualquer custo.

Estão confirmados em São Lourenço os atores Bruno Gagliasso e Natália Dill.

A Estação Ferroviária de São Lourenço já foi palco para gravações de novelas: "Chocolate com Pimenta". O trabalho marcante e que houve grande aproximação dos atores com o público foi “Aquarela do Brasil”, uma minissérie brasileira exibida pela Rede Globo entre 22 de agosto a 1º de dezembro de 2000, às 23 horas, totalizando em 60 capítulos. Escrita por Lauro César Muniz e colaboração de Rosane Lima e direção de Marcelo Travesso e Carlo Milani, e direção geral e núcleo de Jayme Monjardim e Carlos Magalhães que apresentou os atores Thiago Lacerda, Maria Fernanda Cândido e Edson Celulari como protagonistas.

São Lourenço serviu ainda como locação para uma novela na década de 70, quando houve a gravação de cenas para uma novela no Hospital de São Lourenço. Mas vamos ter que contar com a memória do Dr. Filipe Gannam para lembrar pois não há relatos sobre o episódio. O que se lembra da época é que houve uma correria grande ao hospital por volta das 17 horas pois Herval Rossano e Nivea Maria chegavam para gravar. Como diria o Vídeo Show, essa é direta do túnel do tempo.

SÃO LOURENÇO: ESTRELAS GLOBAIS GRAVAM NA ESTAÇÃO

Policiais civis de Minas Gerais resolveram interromper os trabalhos nesta segunda-feira, em uma paralisação de emergência de 24 horas. Os agentes reivindicam aumento salarial e contratação de mais profissionais para a corporação. 

O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Minas Gerais (Sindipol-MG) informou que a escala mínima de trabalho prevista por lei foi mantida. Uma manifestação está prevista para ocorrer durante a passagem da presidente Dilma Rousseff na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Os policiais realizam protesto no Aeroporto de Confins.

O sindicato da categoria também divulgou que os delegados foram orientados a não atuarem nesta segunda. Segundo a entidade, cerca de 500 dos 853 municípios do estado não têm este tipo de profissional. Há 750 delegados da ativa em Minas Gerais.

O governo mineiro diz que já entrou em negociação com os agentes. Até o fim da manhã, não havia registro de incidentes relacionados a paralisação. O número de policiais que aderiram à greve temporária não foi confirmado. Uma assembleia da categoria está marcada para o dia 8 de abril.


SUL DE MINAS

Os delegados de polícia de Minas Gerais estão em greve. De acordo com o sindicato da catergoria, a paralisação de um dia atinge as delegacias de todo o Estado nesta segunda-feira (28) e apenas os atendimentos mais urgentes foram mantidos,  Os delegados reinvidicam melhores condições de trabalho.
Uma reunião com a Secretaria Estadual de Planejamento de Minas Gerais está prevista para o o próximo dia seis de abril.



POLICIA CIVIL DE MG ESTÁ DE GREVE POR 24 HORAS

SÃO LOURENÇO: ASSALTO ESPETACULAR FRUSTADO POR TAXISTAS

 O Ator e ex-Governador da Califórnia, Arnold Schwazenegger ( Exterminador do Futuro) e James Cameron ( Diretor de Rambo, Teminator e Avatar) se refrescam durante o Fórum de Sustentabilidade bebendo água São Lourenço sem Gás.

Click para Ampliar!
O cineasta e produtor canadense James Cameron disse nesta sexta-feira que falará sobre Brasil e sobre o problema da produção de energia em seus próximos filmes. Durante o 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, realizado em Manaus, o diretor afirmou que tem contrato com a produtora 25th Century Fox para duas sequências de Avatar, que entrarão em cartaz em até cinco anos. "Os dois filmes continuarão com a temática do respeito à natureza e à sabedoria indígena", afirmou.

Em projetos paralelos, Cameron prometeu um documentário sobre a energia do futuro e disse que atuará em três frentes para defender a sustentabilidade. "Primeiro, a ficção, com os filmes Avatar. Outra frente é a realidade, no documentário que abordará também o Brasil. E a terceira frente é pela minha própria vocação. Acho que meu destino está ligado ao Brasil. É um aprendizado para todos", afirmou.

Cameron recebeu do cacique kayapó Raoni Txucurramãe a lisonjeira alcunha de Kapremp-ti, como é denominada em kayapó a entidade que defende o meio ambiente de qualquer agressor e dá o troco - possível nome para um novo avatar. "É uma força mágica dos bichos, árvores, pedras, que defende a natureza de qualquer predador que abusa da balança da natureza. James Cameron é a encarnação dessa força", disse o líder indígena.

Belo Monte

Depois de aparecer pouco no dia anterior, ofuscado pela presença do ator e ex-governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger, Cameron convocou nesta sexta-feira uma coletiva para debater a construção da usina de Belo Monte, na bacia do rio Xingu, no Pará. Cameron estava acompanhado do cacique Raoni, da líder Sheyla Juruna, de Brent Millikan, da International Rivers, de Terry Turner, que traduziu do kayapó a fala de Raoni, de Philip Fearnside, da INPA, e de Francisco Hernandez, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da Universidade de São Paulo (IEE-USP).

"A minha opinião é que não é um projeto bem concebido, que leva a muitas modificações na região, que não é transparente, e não é inclusivo com relação à população diretamente afetada. A demanda de energia vai crescer no Brasil e a hidrelétrica parece ser a resposta mais óbvia. Mas não é. Existem outras alternativas, como solar ou eólica", afirmou Cameron.

Fonte: Jornal do Brasil

ARNOLD SCHWARZENEGGER E JAMES CAMERON BEBEM ÁGUA SÃO LOURENÇO

O ECSL participará da Copa Sul Mineira de Futebol de Base,realizada pela Liga Sul Mineira de Futebol. Serão 12 equipes divididas em 2 chaves de 6,jogando em 3 categorias: mirim,infantil e juvenil. 

 
Aqui da nossa região ,o ECSL,estará participando e iniciará sua luta pelo título no próximo sábado dia 02/04, a partir das 13:00 hs, no Estádio Jaime Sotto Mayor contra a equipe de Machado. Compareça,prestigie,vale a sua torcida.

ESPORTE CLUB SÃO LOURENÇO PARTICIPARÁ DO SUL MINEIRO DE FUTEBOL DE BASE

Gostariamos de destacar aqui no Popular.net a denuncia feita pelo Amigo Jaime do Jornal Sul Mineiro sobre o Ponto de ônibus ao lado da PRF, no trevo que da acesso a BR 267, o Mesmo encontra-se em estado de abandono total, sem ao menos uma "roçada" ao seu redor e com as placas de alvenaria com sério Risco de desabamento, Já é a segunda vez que o amigo posta a matéria e até agora nenhuma solução foi tomada.
Chamamos atenção das autoridades competentes para solucionar a situação do abrigo para passageiros, que se encontra num abandono total, ali os usuários estão correndo risco de vidas, pois quando chove, não tem outra alternativa a não ser ficar debaixo do perigoso abrigo. Ele fica no acesso as cidades de Soledade e São Lourenço na rodovia 267, uns 100 metros da Polícia Federal. 
 
 
Fonte: Sulmineiro.blogspot

PONTO DE ÔNIBUS ABANDONADO NO TREVO DA BR 367

O casal de turistas de São Paulo que estava perdido na Serra da Mantiqueira, próximo a cidade de Passa Quatro, no Sul de Minas, foi resgatado na manhã deste sábado (26) pelo Corpo de Bombeiros de São Lourenço.

 Eles estavam desaparecidos há mais de dois dias e só conseguiram contatar a Polícia Militar, por celular, na tarde de sexta-feira (25) à tarde. Miguel Pixe, de 31 anos, e Jéssica Íris, de 19 anos, desviaram da trilha e se perderam na mata. O casal, que passa bem, foi encontrado a 2,5 mil metros de altitude.

Fonte: EPTV



Ouça UAI PLAY! a Nova Rádio de São Lourenço!

DESAPARECIDOS: CASAL É RESGATADO NA SERRA DA MANTIQUEIRA

Um casal de turistas está perdido na Serra da Mantiqueira, entre os municípios de Maria da Fé e Passa Quatro, no Sul de minas. Os turistas são de São Paulo e estão há mais de 36 horas no local. Eles só acionaram o Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira (25).
 

Segundo os bombeiros, Michel Pche, de 31 anos e Jéssica Ìris, de 19 anos, se perderam na trilha, mas passam bem. Eles estão a 2,5 mil metros de altitude. Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros tenta fazer o resgate. O local é conhecido como rota por aventureiros.

PASSA QUATRO: CASAL DE TURISTAS ESTÁ PERDIDO NA SERRA DA MANTIQUEIRA

A tarifa de água e esgoto  de algumas cidades do Sul de Minas vai ficar mais cara a partir do próximo mês. A Agência Reguladora de Serviços de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais (Arsae-MG) autorizou a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) a fazer um reajuste de 7,2% na conta de água. O novo valor deve ser cobrado a partir do dia 23 de abril. O último reajuste da tarifa aconteceu em março de 2010.

A nova tabela de preço também terá redução de 4,5% na tarifa para residências com consumo mensal de até 6.000 litros/mês.

TARIFA DE ÁGUA FICA MAIS CARA EM MUNICIPIOS ABASTECIDOS PELA COPASA

A primeira etapa do Circuito Mineiro de Cafeicultura 2011 será realizada nesta quinta-feira (24 de março), a partir de 12h30min, no Parque de Exposições José Gonçalves Lage, em Santo Antônio do Amparo. Serão apresentadas as palestras "Mercado de Café", com Otto Vilas Boas (consultor em comercialização de café); "A Importância do Manejo Fitossanitário na Cultura do Café", com o consultor Marcos Felipe de Andrade Vilhena; e "Como Produzir Café de Qualidade", com Marcos Antônio Fabri Jr. (coordenador técnico da Emater-MG).


Click aqui para ouvir mais sobre o evento!


Na sexta-feira (25), a programação será no município de Boa Esperança, onde a partir de 9h Marcelo Felipe de Pádua (coordenador técnico estadual da Emater-MG) apresenta a palestra “Tendências e perspectivas para a cafeicultura”. A seguir, os participantes poderão assistir às palestras “Evolução dos Adubos Nitrogenados“, com a especialista Maria Taís Buzzo Gomes, e “Produção de Cafés de Qualidade”, com Leandro Carlos Paiva (professor do Instituto Federal de Machado).

O Circuito Mineiro de Cafeicultura tem como objetivo levar informações sobre boas práticas de cultivo, manejo, beneficiamento e comercialização aos cafeicultores. A descentralização do evento, realizado em várias etapas em vários municípios produtores, permite ampliar a abrangência da apresentação de novas tecnologias. Além das palestras, são realizadas visitas a estandes de empresas de tratores, máquinas e insumos utilizados na atividade cafeeira, onde os participantes têm acesso às últimas novidades do setor.
O Circuito é realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e suas vinculadas Emater-MG, Epamig e IMA, além da Universidade Federal de Lavras, com apoio de prefeituras e outras instituições públicas e privadas ligadas ao setor cafeeiro.

CERTIFICAÇÃO

Neste ano, o aprimoramento da qualidade será um dos principais temas dos encontros. Na primeira etapa, nesta quinta-feira, em Santo Antônio do Amparo, serão entregues certificados do Programa Certifica Minas Café a cafeicultores da região.

Em 2010, o Certifica Minas Café, um programa estruturador do Governo do Estado, certificou 1.294 propriedades em várias regiões. O programa tem como objetivo garantir a produção de café de qualidade adequada às exigências do mercado internacional, promovendo melhor remuneração para os produtores e conquista de novos mercados.

As propriedades inscritas no Programa têm acompanhamento de técnicos da Emater-MG em cada etapa da produção, o que garante o rigor na aplicação das normas de certificação. Ao se candidatar à certificação, que tem reconhecimento internacional, o cafeicultor concorda em adequar os processos de produção às exigências do Certifica Minas Café, que envolve desde a legislação trabalhista, uso correto e controlado de agrotóxicos e rastreabilidade do produto final, o que significa identificação registrada de todo o café produzido.

Os produtores de café cadastrados no Certifica Minas recebem orientações gratuitas da Emater-MG para adequar as propriedades às normas de certificação. São cerca de 90 itens que devem ser obedecidos para se obter a aprovação. No final do processo, uma certificadora de reconhecimento internacional faz uma auditoria nas propriedades para aprovar as fazendas que seguiram corretamente os critérios estabelecidos
Mais informações sobre o Circuito Mineiro de Cafeicultura e o Programa de Certificação podem ser obtidas pelos telefones (35) 3821-0020 begin_of_the_skype_highlighting              (35) 3821-0020      end_of_the_skype_highlighting e (31) 3349-8149 begin_of_the_skype_highlighting              (31) 3349-8149      end_of_the_skype_highlighting ou pelo e-mail uregi.lavras@emater.mg.gov.br .

Assessoria de Comunicação da Emater-MG
Núcleo de Imprensa – (31) 3349-8241 begin_of_the_skype_highlighting              (31) 3349-8241      end_of_the_skype_highlighting
Jornalista: Miriam Fernandes

CIRCUITO MINEIRO DE CAFEICULTURA

Março

Dia 24 - Santo Antonio do Amparo
Dia 25 - Boa Esperança
Dia 31 - Lavras

Abril

Dia 06 - Andradas
Dia 07 - Paraguaçu
Dia 08 - São Sebastião do Paraíso
Dia 12 - Passos
Dia 27 - Coqueiral
Dia 14 - Nova Resende
Dia 28 - Santa Rita do Sapucaí

Maio

Dia 05 - Guaxupé
Dia 11 - Campestre
Dia 12 - Carmo de Minas
Dia 19 - Ibiraci
Dia 26 - Piumhi

Setembro

Dia 02 - Conceição de Aparecida
Dia 09 - Conceição do Rio Verde
Dia 15 - Machado
Dia 22 - Nepomuceno
Dia 29 - Poço Fundo

Outubro

Dia 05 - Ibituruna
Dia 06 - Campos Gerais
Dia 18 - São Gonçalo do Sapucaí
Dia 20 - Campo Belo
Dia 21 - Inconfidentes
Dia 27 - Varginha 

QUALIDADE É FOCO DO CIRCUITO MINEIRO DE CAFEÍCULTURA 2011

Em julgamento realizado nesta quarta-feira, 23, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei da Ficha Limpa entra em vigor a partir das eleições de 2012. Foram 6 votos contra 5. O ministro Luiz Fux, recém-chegado à Corte, se posicionou contrário à aplicação imediata da lei e desempatou a votação.

Como a medida foi aprovada em ano eleitoral, era tendência que a Corte não votasse pela aplicação imediata, ou sejá, já nas eleições de 2010. Com a decisão, candidatos barrados pela lei poderão tomar posse, o que pode mudar a configuração dos legislativos federal e estatuais.
 
          Ministro Luiz Fux desempatou a decisão no STF

Dentre os beneficiados estão Jader Barbalho (PMDB-PA), barrado por ter renunciado ao mandato em 2001 para fugir do processo de cassação; o ex-governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), cassado por abuso do poder econômico, e João Capiberibe (PSB-AP), que teve o mandato de senador cassado em 2004 por compra de votos. Todos tiveram votos suficientes para se elegerem para o Senado, mas acabaram impedidos de tomar posse pela Justiça Eleitoral.

A votação começou às 14h35 e terminou às 20h30. Nenhum dos ministros alterou voto. A principal discussão entre os magistrados era se a lei poderia ser aplicada sem que tivesse um ano de existência, o que iria de encontro ao princípio da anterioridade da lei eleitoral, previsto no artigo 16 da Constituição Federal.

Na leitura do voto final, que desempatou a decisão, o presidente do STF, Cezar Peluso, afirmou que a Corte não pode atender aos anseios da população sem considerar os princípios da Constituição.

Veja quem votou a favor e contra à aplicação imediata da lei:

contra: ministros Dias Toffoli; Luiz Fux; Gilmar Mendes; Marco Aurélio; Celso de Mello e Cezar Peluso
a favor: ministros Ayres Britto; Joaquim Barbosa; Ricardo Lewandowski; Cármen Lúcia e Ellen Gracie

Acompanhe a seguir os principais momentos do julgamento:

20h30 – Cezar Peluso acompanha o relator Gilmar Mendes e lê decisão contrária à aplicação da lei para as eleições de 2010.

20h23 – Presidente do STF, Cezar Peluso, lê seu voto. Ministro reforça que o Tribunal não pode atender aos anseios da população sem considerar os princípios da Constituição.

20h19 – Celso de Mello afirma que seja respeitada a Constituição e suas cláusulas, como o artigo 16. Com isso, o ministro finaliza a leitura do seu voto e mantém decisão pela não aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa para 2010.

19h59 – Ministro Celso de Mello começa leitura do voto anunciando decisão contrária à aplicação da lei para as eleições da 2010, levando em consideração o artigo 16. Para o ministro, cláusula é relevante na avaliação do caso.

19h52 – Ministro Marco Aurélio mantém voto e declara apoio ao relator Gilmar Mendes. Marco Aurélio reafirmou o princípio de anterioridade. Diz que é bom quando há consenso com o anseio popular, mas diz que atua segundo à “ciência e consciência possuída” e disse “há mais coragem em ser justo, parecendo injusto”, citando pensamento.

19h48 – Ministro Marco Aurélio lembra que artigo 16 é cláusula pétrea e retoma argumento da segurança jurídica. Assim, ministro deve manter voto contrário à aplicação da lei para as eleições de 2010. Marco Aurélio diz que os ministros não devem representar apenas a vontade da população, mas atender aos princípios da República.

19h 40 – Ministra Ellen Gracie, que já voltou a favor da lei para 2010, começa a ler seu voto e mantém decisão pela aplicabilidade imediata. Marco Aurélio começa leitura.

19h33 – Ministro Ayres Britto afirma não ver conflito constitucional e lembra o princípio da moralidade. Para ele, o artigo 16 é solitário no que se refere ao processo eleitoral. Britto diz que eleição é o momento mais representativo da democracia.

19h12 – Ministro Joaquim Barbosa repete voto favorável à aplicação imediata da Lei da Ficha Limpa. Nesse momento, o ministro Ayres Britto relê seu voto, que também é a favor da lei.

19h08 - Ricardo Lewandowski mantém voto a favor da aplicação da lei e agora o ministro Joaquim Barbosa lê seu voto.

18h59 – Ministro Ricardo Lewandowski relê decisões anteriores, as quais indicam a viabilidade legal da aplicação da Lei da Ficha Limpa já para as eleições de 2010, sem ferir o artigo 16 da Constituição.

18h35 – Ministra Carmem Lúcia tomou palavrava, elogiou as palavras do ministro e relator Gilmar Mendes, mas reafirmou seu voto favorável à aplicação imediata da lei, ou seja, já para as eleições de 2010. Se diz convencida de que não há quebra constitucional ou ruptura de igualdade política, uma vez que os partidos já sabiam quais candidatos poderiam ou não participar do pleito, levando em consideração as regras da lei.

18h28 – Ministro José Antônio Dias Toffoli considera viabilidade legal da Lei da Ficha Limpa, mas ressalta sua ineficácia para as eleições de 2010. E reafirma seu voto contrário à lei.

18h14 – Fux defende que a aplicação da lei não encontra embasamento legal. A lei introduz profundas mudanças no processo eleitoral e, por essa razão, a aplicação agora colide com a regra do princípio da anterioridade, que não permite alterações antes que tenha decorrido um ano da vigência da lei. A obediência à Constituição leva a aplicação da lei para as próximas eleições. Para ele, a lei envolve decisões que não podem ser aplicadas nas eleições de 2010. Segundo ele, a Lei da Ficha Limpa é a lei do futuro, mas não pode ser saciada no presente.

18h08 – Fux ressalta o artigo 16, que, para ele, assegura a segurança jurídica, base para um Estado democrático. Considerou que a aplicação da lei nas eleições de 2010 agride o princípio da segurança jurídica, tornando “incerto’ o que era certo”.

17h57 – Fux relê avaliações feitas pelos demais ministros em sessões anteriores, nas quais destaca o respeito à Constituição e à segurança jurídica, ainda que ambas tratem do tema de forma contrária aos anseios populares. Para o ministro, a segurança jurídica é relevante e contribui para a manutenção do sistema político.

17h49 – Ministro Fux faz leitura de processos e estudos que mencionam o princípio da anterioridade. Na avaliação dele, o artigo 16 é, sim, cláusula petrea, e por isso se impõe às regras constitucionais. Mas considera que o artigo 16 pode ter interpretação diferente quando se leva em consideração o processo eleitoral.

17h40 – Fux fala sobre o intuito da moralidade englobada pela lei, mas ressalta que a questão pode violar o princípio da anterioridade da lei eleitoral, previsto no artigo 16 da Constituição Federal. Para o ministro, o artigo deve ser considerado na avaliação do processo e concordou com Gilmar Mendes, para quem 0 princípio é uma garantia constitucional das minorias.

17h32 – Fux abre sua fala na sesão colocando a Lei da Ficha Limpa como o mais belo dos espetáculos democrático. O ministro destacou a participação popular na elaboração do projeto.

17h25 – Após voto de Gilmar Mendes, contrário à aplicação da Ficha Limpa para 2010, sessão é retomada com voto de  de Luiz Fux

16h39 – O ministro Gilmar Mendes encerrou sua fala reforçando seu entendimento pelo princípio da anterioridade e, por isso, pela não aplicação da lei nas eleições de 2010. A sessão foi interrompida por 20 minutos para intervalo.

16h36 - Gilmar Mendes afirma que o julgamento é um caso exemplar de aplicação constitucional e democracia. A repercussão do caso nos meios de comunicação, segundo ele, criou a sensação de que, se a decisão da Lei da Ficha Limpa não for aplicada às eleições de 2010 ou se encontrar problemas constitucionais nela, o STF seria a favor da corrupção. Para ele, é dever esclarecer o papel da Corte na discussão, já que ao julgarem o caso, julgarão temas.

16h25 – Mendes cita pensadores da jurisdição constitucional para reforçar argumento de que a Corte deve se basear na Constituição, ainda que  a decisão seja contrária à visão  majoritária. Para o ministro, o argumento de que Lei da Ficha Limpa é de iniciativa popular não tem peso contra a jurisdição nacional.

16h14 – Gilmar Mendes diz analisar a anterioridade como garantia constitucional das minorias

16h01 – Para Mendes, a decisão do TSE de validar a Lei da Ficha Limpa não pode valer para a eleição de 2010.

15h58 – “A escolha de candidatos não é feita da noite para o dia”, diz Mendes. Segundo ele, se a situação jurídica dos candidatos encontra-se sem definição, isso atrapalha o processo de escolha dos candidatos por parte dos partidos e mesmo com relação a filiação a partidos e à mudança de domicílio eleitoral.

15h56 – Gilmar Mendes diz que, se a nova lei restringe direito de cidadão, votantes ou candidatos, é preciso analisá-la em face da anterioridade.

15h54 – Para o relator, a lei complementar 135/2010 deve ser analisada em face da jurisprudência do artigo 16 da Constituição. “Não há dúvida que a alteração de regra repercute de alguma forma no processo eleitoral”, afirma Mendes.

15h51 – Gilmar Mendes cita entendimento do STF já entendeu que o artigo 16 constitui cláusula pétrea da Constituição, ou seja, não pode ser mudada nem mesmo por emenda constitucional.

15h41 – Gilmar Mendes relembra outros casos em que a questão da anterioridade eleitoral foi abordada.

15h27 – Gilmar Mendes comenta a situação dos votos válidos recebidos por Leonídio e em seguida começa a dissertar sobre o artigo 16 da Constituição, que determina que lei que altere o processo eleitoral só valerá após um ano de sua validação.

15h26 – Gilmar Mendes volta a defender a aplicação da lei a partir de 2012.

15h22 – Ministro Gilmar Mendes retoma a palavra e lembra como votaram os ministros no julgamentos anterior baseado na Lei da Ficha Limpa. Na ocasião, votaram favoravelmente à aplicação da lei em 2010 os ministros Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto e Ellen Gracie. E contra a aplicação da norma no último pleito os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.

15h20 – Gurgel cita o ministro Ricardo Lewandowski e diz que a moralidade da coisa pública não deve ficar refém dos interesses individuais. “Parece à Procuradoria que não procedem as diversas impretações com relação à inconstitucionalidade da Lei Complementar 135″.

15h17 – Para Gurgel, o princípio da presunção da inocência funciona apenas para processos criminais. Diz que a Ficha Limpa deve ser vista como um critério, como há outros critérios em concursos públicos.

15h10 – Gurgel cita a condenação de Leonídio pelo TJ-MG por improbidade administrativa e enriquecimento ilícito. Leonídio foi condenado à perda da função pública de deputado estadual e teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos, à suspensão do direito de contratar com o poder público e de receber benefícios ou incentivos fiscais por cinco anos, ao ressarcimento solidário integral do dano corrigido e à multa civil. Além disso, o TRE-MG cassou sua candidatura em meados de 2010.

15h06 – Gurgel cita os julgamentos de Joaquim Roriz e de Jader Barbalho e diz que as improbidades da classe política nos últimos anos levou ao descontentamento da população. Diz que esse julgamento pode mudar a maneira como a população vê a classe política.

15h06 – Fala o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.

15h01 – “O Brasil já passou por períodos em que se limitavam as candidaturas de pessoas processadas ou mesmo condenadas, sem considerar o trânsito em julgado. Isso é próprio dos regimes de exceção”, afirma o advogado.

15h01 – Rodrigo Pereira Ribeiro cita o ministro Celso de Mello: “A presunção da inocência irradia seus efeitos além dos processos penais.”

15h00 – “Como negar que uma norma publicada três dias antes das convenções não interfere no processo eleitoral?”, questiona o advogado.

14h55 - Após leitura leitura de relatório de Gilmar Mendes, o advogado de Leonídio, Rodrigo Ribeiro Pereira, faz a sua sustentação oral. Acusa a Lei da Ficha Limpa de ser inconstitucional.

14h50 - O caso específico que está sendo julgado Recurso Extraordinário (RE) 633703, ajuizado pela defesa do político Leonídio Henrique Correa Bouças (PMDB), contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indeferiu o registro de sua candidatura ao cargo de deputado estadual, em razão de condenação por improbidade administrativa.

No RE, a defesa do político alega que a Lei da Ficha Limpa não poderia ter sido aplicada às eleições de 2010, em obediência ao princípio da anterioridade da lei eleitoral, previsto no artigo 16 da Constituição Federal. Sustenta, ainda, que a decisão do TSE teria violado o preceito constitucional de que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória, entre outros dispositivos da Constituição.

VISÃO POPULAR: 9 meses é tempo mais do que suficiente para mecher os "pauzinhos" não é amiguinhos?







BRASIL: LEI DA FICHA LIMPA COMEÇA A VALER A PARTIR DE 2012

RIO - A heroica vitória do Fluminense sobre o América-MEX, por 3 a 2, na última quarta-feira à noite, no Engenhão, teve um sabor especial para Deco. Com o passe para o gol de Araújo e um belo toque de cobertura que garantiu o triunfo no final do segundo tempo, o meia foi decisivo para manter o Flu na briga por uma vaga na próxima fase da Copa Libertadores. Após o confronto, o jogador luso-brasileiro se mostrou aliviado com sua atuação e revelou que chegou a pensar em se aposentar por causa do momento ruim que vinha atravessando, pois amargava uma série de lesões.

Marcelo Sayao/EFE
Deco diz que voltou a 'se sentir vivo' após recuperação
 

"Infelizmente eu tive uma lesão muito dura, passei dois meses difíceis, cheguei até a pensar em parar por tudo que tinha acontecido. É uma temporada que eu depositava bastante esperança por causa da Libertadores e machucar naquele momento foi muito complicado. Fiquei quase dois meses parado, mas com certeza o apoio da minha mulher e dos meus filhos fez eu não desistir, e principalmente do grupo que a gente tem. Desde o primeiro momento todos os jogadores do grupo estiveram comigo", afirmou Deco.
O meio-campista sofreu uma grave lesão na coxa no dia 23 de janeiro, na vitória por 6 a 2 sobre o Olaria, pela Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, e amargou um novo calvário depois de ter sido atrapalhado por outras lesões na temporada de 2010. Por causa disso, ele ainda não conseguiu justificar o alto investimento que o clube fez para contratá-lo.

"Voltei a me sentir vivo outra vez. Foi um dos gols mais importantes da minha vida pelo que vive o Fluminense e pelo que eu passei. Essa vitória representa a mudança. A esperança de ter uma nova chance na Libertadores" afirmou Deco, enfatizando que voltou a brilhar em uma fase complicada do clube, dentro e fora de campo.

"É difícil o momento que o clube viveu nesses últimos tempos, uma saída inesperada de um treinador importante (Muricy Ramalho), que foi vitorioso, que ajudou bastante. São momentos conturbados dentro do clube, mas com certeza isso vai se recuperar com o trabalho que está sendo feito pelo presidente (Peter Siemsen). Teve ainda a saída do Alcides (Antunes, ex-vice-presidente de futebol), que era uma pessoa importante para a gente. Tudo isso contribuiu para essa fase menos boa", admitiu.

SIM ! AINDA ESTAMOS LÁ !


Moradores de São Lourenço, no Sul de Minas, estão revoltados com o reajuste nos valores do IPTU. Em alguns casos, o aumento passa dos 100%. 

Os contribuintes dizem que foram informados de que haveria um reajuste, através de uma carta enviada pela prefeitura, mas não de quanto seria a porcentagem. Eles também consideram abusiva a supervalorização dos imóveis. Para se ter uma idéia, uma casa que valia R$ 135 mil foi avaliada agora por técnicos da prefeitura por R$ 198 mil. Em outro caso, um terreno antes avaliado em R$ 27 mil, agora vale R$ 94 mil.

Os reajustes foram feitos com base em uma lei aprovada pela Câmara Municipal em setembro do ano passado, que pediu a revisão e a atualização do valor de mercado de todos os imóveis do município. A prefeitura divulgou que quem se sentir lesado com a avaliação do imóvel deve procurar a Secretaria da Fazenda.



SÃO LOURENÇO: MORADORES SE REVOLTAM COM REAJUSTE DO IPTU

SÃO LOURENÇO (22/03/11) - Com o objetivo de apresentar linhas de financiamento para empresas de micro, pequeno e médio porte, e estreitar o relacionamento com parceiros locais, representantes do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) estarão quarta (23) e quinta-feira (24), em São Lourenço.  A iniciativa é uma parceria do Banco com a Associação Comercial e Industrial de São Lourenço.

Na quarta-feira (23), de 9 às 16h, será realizado na ACE/ CDL São Lourenço (rua Cel.José Justino, 307, Centro) um treinamento para os parceiros do BDMG.  Os participantes serão capacitados a realizarem operações específicas utilizando o portal www.bdmg.mg.gov.br.

Na quinta-feira (24), uma equipe de profissionais do Banco vai receber empreendedores e produtores rurais no Restaurante Casarão (avenida Comendador Costa), às 7h30. Além da apresentação das melhores soluções financeiras para as empresas, o evento, que é gratuito, também vai oferecer um café da manhã e atendimentos personalizados aos empresários.

Sobre o BDMG

Fundado em 1962, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) é o braço financeiro do Estado. Por meio de operações de financiamentos de médio e longo prazo e sempre com taxas de juros atraentes, o BDMG apoia empreendimentos que operam ou chegam para se instalar em Minas Gerais, promovendo o desenvolvimento sustentável com inclusão social.  Em 2010, atingiu o patamar recorde de R$ 1,39 bilhão em desembolsos.

SÃO LOURENÇO RECEBE ESTA SEMANA A VISITA DE REPRESENTANTES DO BDMG

Duas pessoas morreram e três ficaram feridas na noite de domingo (20) em um acidente na BR-267 em Machado, no Sul de Minas. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, um Fusca bateu na lateral de uma caminhonete, rodou na pista e bateu de frente com um Gol. 

Fotos: PRF
O motorista do primeiro carro, Cássio Moranesi, de 42 anos, que morava em Serrania e o passageiro Jair Mizael de Souza, de Machado, morreram a caminho do hospital.

Já o motorista do Gol e os outros dois passageiros ficaram feridos e foram levados para o Hospital de Machado.

ACIDENTE NA BR-267 DEIXA 2 MORTOS E 3 FERIDOS

O prefeito de Passa Quatro, Acácio, entregou ao governador Antônio Anastasia, durante encontro no fim de semana em São Lourenço, documento com reivindicações coletivas dos prefeitos da região, e teve, em contrapartida, a resposta de que o documento seria avaliado cuidadosamente pelo chefe do Executivo de Minas Gerais. Os deputados Rodrigo de Castro (federal) e Tiago Ulisses (estadual) estavam presentes no momento da entrega do documento (manifesto), e o prefeito Zé Neto, de São Lourenço, também ouviu atentamente as palavras do prefeito Acácio.
 

PREFEITO DE PASSA QUATRO ENTREGA MANIFESTO A ANASTASIA

A Medalha Comenda Ambiental Estâncias Hidromineral de São Lourenço, idealizada pelo casal Ivanise e Eugênio Ferraz, foi entregue na manhã deste domingo na Praça Brasil, superando todas as expectativas. Carinhosamente já chamada de Medalha das Águas, a solenidade encantou aos presentes. Mesmo não existindo ato oficial, simbolicamente, São Lourenço neste domingo tornou-se a capital do Estado de Minas Gerais: Estavam presentes na solenidade - que reforça ainda mais a tese de capital do Estado de Minas Gerais – o Governador Antônio Anastasia, o Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Deputado Estadual Diniz Pinheiro e o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Claudio Costa.


Veja mais fotos e cobertura completa em:
http://www.saolourencojornal.com.br/artigos/notici/1201/

A FESTA DA MEDALHA DAS ÁGUAS

SÃO LOURENÇO (19/03/11) O governador Antonio Anastasia inaugurou, neste sábado (19), em São Lourenço, no Sul de Minas, as obras de recuperação da Ponte Presidente Antônio Carlos, sobre o Rio Verde, e de construção de passarela de pedestres, na avenida Daniel de Carvalho. Por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), o Governo de Minas investiu R$ 692 mil para a realização dessas obras.

Governador Anastasia e Prefeito Zé Neto
 A ponte liga o centro comercial e turístico de São Lourenço aos bairros da Estação, Nossa Senhora de Lourdes, Mirante, Barreiro e Novo Horizonte. Mais conhecida como "Ponte da Estação",  foi construída há 82 anos, em 1929, logo após a emancipação de São Lourenço, em 1927. Antes disso, o acesso a São Lourenço era feito pela ferrovia e a travessia do Rio Verde era feita de balsa.

Neste domingo, o governador Anastasia presidirá a entrega da primeira edição da Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço - a 'Medalha das Águas'. A entrega acontecerá no Parque das Águas de São Lourenço marcando a abertura da Semana da Água, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável,em parceira com a prefeitura.

GOVERNADOR ANASTASIA INAUGURA PONTE DA ESTAÇÃO EM SÃO LOURENÇO

A cidade de São Lourenço viverá neste final de semana um dos dias mais importantes de sua história. A cidade que já viveu momentos de pompa e circunstância esteve na história do Brasil quando da passagem do Presidente Getúlio Vargas que nomeou para o governo do Estado de São Paulo o governador Adhemar de Barros em abril de 1938. Da longínqua década de 30 até os dias de hoje, nada se compara ao que vai acontecer neste domingo, 20 de março, por ocasião da entrega da Medalha Comenda Ambiental Estância Hidromineral de São Lourenço.

Autoridades de primeiro escalão dos governos estadual e federal estarão em São Lourenço neste final de semana na solenidade que será presidida pelo Governador do Estado de Minas Gerais, Antônio Augusto Anastasia. Apesar de não haver ainda a transferência oficial da capital para São Lourenço, assim como acontece com Mariana e Ouro Preto, caminha-se para isso. Atos oficiais do Governo do Estado de Minas Gerais serão assinados em São Lourenço: Entre eles, será entregue à sociedade o Plano Estadual de Recursos Hídricos, documento que define critérios, ações e programas a melhoria da quantidade e da qualidade das águas nos rios de Minas.

Um verdadeiro desfile de autoridades dos mais variados ramos de atividade estão sendo esperados em São Lourenço neste final de semana que concorre com a visita ao Brasil do Presidente dos EUA, Barack Obama: Arcebispo de Mariana (MG) e Presidente da CNBB D. Geraldo Lyrio Rocha, o novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux, Deputado Federal e ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo, o ator Marcos Frota, o estilista Ronaldo Fraga, o deputado Sarney Filho, o ex-ministro da Cultura Aloísio Pimenta, o presidente da Associação Mineira dos Municípios, José Milton de Carvalho Rocha, o presidente da Nestlé Waters do Brasil Edson Ebizawa, ex-chefe do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais e atual Juiz Coronel do TJMMG James Ferreira, presidente do TJMG Desembargador Claudio Costa e o Procurador-Geral de Justiça, Alceu José Torres Marques são algumas das autoridades já confirmadas no evento.

Trata-se de uma volta à vitrine dos acontecimentos. Justamente pelo que a cidade tem de mais valioso: Suas águas minerais. As mesmas águas que atraíram a atenção do então presidente Getúlio Vargas, são o motivo da vinda do Governador Antônio Anastasia, que devolve a São Lourenço e seu povo o orgulho de morar e viver na capital nacional das águas minerais.

Criação da medalha - No ano passado, por sugestão da ensaísta Ivanise Junqueira, a Câmara dos Vereadores aprovou lei municipal enviada pelo prefeito Zé Neto, criando a comenda. O objetivo é homenagear anualmente cidadãos mineiros, brasileiros e estrangeiros que se destacaram com ações em prol da disseminação, incentivo, apoio e divulgação das atividades relacionadas ao Turismo, à Preservação Ecológica e Ambiental. A condecoração será sempre na semana que se comemora o Dia Mundial da Água. O Chanceler da Medalha, que preside o comitê, para a escolha dos nomes a serem homenageados é o superintendente do Ministério da Fazenda em Minas Gerais, Eugênio Ferraz.

Conheça alguns dos agraciados que confirmaram presença:
 

ANTONIO AUGUSTO ANASTASIA - GOVERNADOR DE MINAS GERAIS 

Nascido em Belo Horizonte-MG no dia 9 de maio de 1961. É  político, professor e advogado. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1983.

Entre 1995 e 1999, exerceu o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho, no governo federal. Em 1999, tornou-se secretário-executivo do Ministério da Justiça. Em 2003, assumiu a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Em 2005,  assumiu  a área de segurança pública no Estado de Minas Gerais  e em 2006 fez parte da chapa da reeleição do já então governador de Minas, Aécio Neves. Em 2010 foi eleito Governador do Estado de Minas Gerais.


DOM GERAL LYRIO ROCHA - PRESIDENTE DA CNBB

Nascido em Fundão-ES, no dia 14 de março de 1942. Estudou Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus,  em Belo Horizonte e Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino, em Roma. Especializado em Liturgia, pelo Pontifício Instituto Santo Anselmo, também em Roma.

Em 1984, o Papa João Paulo II o nomeou bispo auxiliar de Vitória, no Espírito Santo. Em 1990, o Papa João Paulo II o nomeou primeiro bispo diocesano de Colatina. Em 2002, João Paulo II o designou para ser Arcebispo de Vitória da Conquista. O Papa Bento XVI o nomeou no ano de 2007, arcebispo de Mariana. Durante a 45ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil, em Itaici Dom Geraldo foi eleito Presidente da CNBB.

MYRIAN DAUELSBERG - EMPRESÁRIA

Myrian Dauelsberg, empresária, presidente da Dell`Arte, professora titular da UFRJ,   figura de destaque no cenário educativo cultural. Foi chefe do gabinete do MEC, membro de inúmeros conselhos interestaduais, do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, realizou inúmeros seminários, palestras e  políticas de meio ambiente.

Entre as condecorações que recebeu, figuram: Prêmio Estácio de Sá (Governo do Rio de Janeiro), Medalha Pedro Ernesto, Ordem do Rio Branco e L’Ordre des Arts et des Lettres (França). Em 1998 foi escolhida pelo Conselho Nacional de Mulheres do Brasil como uma das 10 mulheres mais importantes do ano pelo seu trabalho em prol da música clássica no Brasil e o titulo de cidadã benemérita do Estado do Rio de Janeiro.



EDUARDO BRANDÃO DE AZEREDO - EX GOVERNADO DE MINAS

Nascido em Belo Horizonte-MG, no dia 9 de setembro de 1948. Formado em Engenharia mecânica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com Pós-Graduação em Engenharia econômica pela Fundação Dom Cabral.

Foi um dos fundadores do PSDB em 1988 e neste mesmo ano foi vice-prefeito de Belo Horizonte,.Assumiu a prefeitura com a renúncia do então prefeito Pimenta de Veiga. Em 1994 foi eleito Governador do Estado de Minas Gerais. Em 2002 foi eleito senador. Atualmente é deputado federal pelo PSDB de Minas Gerais.


ALOÍSIO PIMENTA - EX MINISTRO DA CULTURA

Aluísio Pimenta, nascido em Peçanha-MG, no dia 9 de agosto de 1923. É formado pela Faculdade de Odontologia e Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais. Em fevereiro de 1967, deixa o cargo de reitor da UFMG. Cassado pelo AI-5, passou 17 anos exilado do Brasil.

Em 1983, a convite do governador de Minas Gerais Tancredo Neves, retorna ao Brasil e assume a presidência da Fundação João Pinheiro. Eleito depois como presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento - Seção Minas Gerais. Em 1985 é nomeado e empossado ministro de estado da Cultura pelo presidente da república José Sarney.


ALCEU JOSÉ TORRES MARQUES - PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA

Nascido em Belo Horizonte-MG, na data de 1962, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, e em Engenharia Elétrica pelo Centro Federal de Tecnologia de Minas Gerais.

Ingressou no Ministério Público em 1987, como Promotor de Justiça. Oi promovido ao cargo de Procurador de justiça em 1994. Exerceu o cargo de Procurador-Geral de Justiça, em setembro de 2000. Foi presidente da Associação Mineira do Ministério Público no biênio 2001/2003.  No biêno 2005/2006 foi Procurador Geral de Justiça Adjunto Institucional.  Procurador-Geral de Justiça nomeado para o biênio 2009/2010 e reconduzido para o biênio 2011/2012.


JOSÉ CARLOS DE CARVALHO - EX  MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

Nascido na cidade de Jerônimo Monteiro (ES) no dia 5 de setembro de 1952. Bacharelado em Engenharia florestal pela Universidade Federal do Espirito Santo.

Atuou como diretor geral no Instituto Federal de Florestas - IEF de Minas Gerais. Na Administração Federal, foi Secretário e Presidente do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal. Assumiu também o cargo de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e posteriormente foi nomeado Ministro do meio Ambiente.Foi também Secretário de Estado de Meio Ambiente e Dsenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais durante os oito anos do governado Aécio Neves.


ELIANE PARREIRAS - SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

Atua nas áreas de gestão e produção cultural há mais de 15 anos, em instituições públicas e privadas com ampla experiência na gestão de espaços culturais e em marketing cultural. Foi Assessora de Comunicação do Museu de Arte da Pampulha, no período de 1997 a 1999. Trabalhou na Fundação Clóvis Salgado, no período de 1999 a 2002, como Assessora de Marketing e Captação e Superintendente de Programação.

No Governo de Minas, integrou a equipe executiva do Circuito Cultural Praça da Liberdade, onde participou do desenvolvimento do modelo de gestão do Programa. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado no período de dezembro de 2009 a dezembro de 2010. Este ano assumiu como Secretária de Estado da Cultura de Minas.


PAULO SAFADY SIMÃO - PRESIDENTE DA CBIC

Paulo Safady Simão, mineiro, é Engenheiro Civil com especialização em Administração de Empresas. Foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais - Sinduscon/MG, no período de 1986 a 1992 e membro do Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço-CCFGTS, de 1989 a 1993; entre outros. Foi presidente da Turminas - Empresa Mineira de Turismo entre 1995 e 1998, na gestão do governador Eduardo Azeredo. Atualmente, além de presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção - CBIC, gestão 2003/2005 - reeleito para a gestão 2005/2008, é, também, membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e diretor presidente da Wady Simão - Construções e Incorporações.




ADRIANO MAGALHÃES - SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE

Como Gestor de Grandes Projetos da Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG estruturou e gerenciou a implantação de diversos projetos na área de distribuição, transmissão e geração de energia elétrica e foi instrutor da Escola de Formação de Profissionais da CEMIG, em Sete Lagoas.
Ex-presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais – INDI e ex-assessor do Governador do Estado de Minas Gerais, atuou interagindo com o Governo, as Secretarias de Estado, Empresas da Administração direta e indireta, Entidades de Classe e Empresas Privadas, buscando um alinhamento estratégico em todas as áreas de interesse do Governo de Minas. Atualmente é Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais e do Conselho do Programa Minas Sustentável da Fiemg.


ISABEL FILARDIS - ATRIZ

Começou sua carreira aos 11 anos como modelo e aos 15 já era profissional. Dois anos mais tarde, por insistência de sua agência, a Ford Models, fez o teste e marcou a sua estréia como atriz no papel de "Ritinha" na telenovela Renascer, exibida pela Rede Globo.

Isabel ficou grávida de seu segundo filho, Jamal Anuar, e dois meses após o nascimento da criança, descobriu que ele era portador da Síndrome de West, um tipo epilepsia que altera o desenvolvimento mental. Sensibilizada, decidiu lutar pela causa dos portadores da doença e, em 2006, lançou a campanha A Força do Bem, dedicada a promover auxílio a pessoas que necessitam de cuidados especiais. Em 2003 funda a ONG Doe Seu Lixo, uma instituição atuante na área socioambiental e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida, ao proporcionar a redução dos impactos ambientais e gerar emprego e renda a população carente através da coleta seletiva de resíduos sólidos, doados por empresas e residências.


JOSÉ FERNANDO APARECIDO DE OLIVEIRA - DEPUTADO FEDERAL

José Fernando Aparecido de Oliveira, natural do Rio de Janeiro em 18/05/1974. Bacharel em Direito, é filho do Embaixador José Aparecido de Oliveira. Foi prefeito de Conceição do Mato Dentro (MG). Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Assuntos Municipais e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo de Minas Gerais, 1998-2000; Diretor-Geral da TV e Rádio Bom Jesus - FM 98.7, Conceição do Mato Dentro, MG. Foi Presidente do Conselho Diretor do Programa Mineiro de Incentivo à Produção de Aguardente - Pró-Cachaça..
Sempre teve atuação destacada na área cultural, tende exercido mandato de deputado federal pelo PV- MG na última legislatura. Atualmente é o delegado da representação do Ministério da Cultura em Minas Gerais.


MARCOS FROTA - ATOR

Nasceu em Guaxupé (MG), em 29 de setembro de 1956. Desde cedo mostrou interesse pelas artes, sendo que sua preferência sempre foi o circo. Na televisão, começou na Rede Globo em 1976, fazendo a novela: "A Escrava Isaura". Depois, atuou em inúmeras outras produções da emissora, como: " O Pecado Rasgado", " Malu Mulher" e "Carga Pesada". Desde então, dezenas de novelas se sucederam sempre com grande sucesso. Mas foi em 1993 que Marcos Frota fez o melhor papel de sua carreira. Iterpretou "Tonho da Lua", na 2ª montagem da novela: " Mulheres de Areia". A repercussão foi enorme. Na seqüência de seu trabalho televisivo vieram: " A Próxima Vítima", " Malhação"; " Hilda Furacão", " O Clone", " Chocolate com Pimenta" e em "América", atuou como Jatobá, um deficiente visual que marcou sua carreira. Sua paixão por circo se materializou, quando há alguns anos, montou o seu circo, onde também atua, em números de trapézio. Além disso mantém uma escola para formar artistas circenses. É onde ele se dedica de corpo e alma.

DJALMA MORAIS - PRESIDENTE DA CEMIG

 O Sr. Morais nasceu em 16/03/1937. É formado em engenharia pelo Instituto Militar de Engenharia, tendo concluído estudos de pós-graduação em telefonia e informática no mesmo instituto. De 1995 a 1998, foi Vice-presidente da Petrobras Distribuidora S.A., a empresa de petróleo brasileira. De 1993 a 1994, exerceu o cargo de Ministro das Comunicações do Brasil. Ocupou também vários outros cargos, como diretor presidente da Telecomunicações de Minas Gerais S.A. -Telemig; gerente da Telecomunicações Brasileiras S.A. -Telebrás; diretor de operações da Telecomunicações de Mato Grosso -Telemat; diretor de operações da Telecomunicações do Amazonas -Telemazon; e gerente da Telefônica Municipal S.A. -Telemusa.

IVAN ZURITA - PRESIDENTE DA NESTLÉ

Nascido em Araras (SP), cidade onde a Nestlé instalou a primeira fábrica no Brasil, em 1921, a história de Ivan Zurita se confunde com a da corporação. Ainda criança, se deliciava com o cheiro que emanava das instalações da empresa. Em 1973, conseguiu seu primeiro estágio na companhia e nunca mais a deixou.

Como presidente da Nestlé no Brasil, suas decisões se refletem diretamente sobre o dia-a-dia da maioria dos brasileiros, já que os produtos da empresa estão em 97% dos lares nacionais. A Nestlé foi identificada, em pesquisas recentes, como uma das marcas mais parceiras da mãe brasileira. Sinônimo de preocupação com o consumidor, foi pioneira na instalação do serviço de atendimento no país. Também foi pioneira em adotar a licença-maternidade de seis meses no país.


JARBAS SOARES JUNIOR - PRESIDENTE DA AMBRAMPA

Mineiro de Montes Claros, cursou direito na PUC Minas. Foi chefe de gabinete na Procuradoria da República em Minas Gerais. Em agosto de 1989, fez concurso para o MP ingressando na carreira. Foi Promotor de Justiça em Januária, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, chegando em Belo Horizonte em 1992. Foi Promotor de Meio Ambiente em Belo Horizonte por nove anos e primeiro Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Meio Ambiente de Minas Gerais.
Foi eleito pela classe Procurador Geral do Ministério Público de Minas Gerais e atualmente preside a ABRAMPA - Associação Brasileira do Ministério Público de Meio Ambiente e a Comissão de Acompanhamento Legislativo e Defesa de Prerrogativas Institucionais do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais. Integra também o recém-criado Conselho Político do Ministério Público Brasileiro.


GENERAL ILÍDIO GASPAR FILHO - COMANDANTE DA 4ª REGIÃO MILITAR 

 Nascido em 30 de novembro de 1951, no Rio de Janeiro, ingressou no Exército em março de 1968, sendo declarado Aspirante a Oficial da Arma de Comunicações em dezembro de 1974. Foi promovido a General da Brigada em 25 de novembro de 2004. Além dos cursos militares regulares da carreira, possui os títulos de Mestre e Doutor em Ciências Militares o Curso de Comando e Estado Maior do Exército e é formado em Engenharia Civil. Ao longo da carreira recebeu a Medalha do Mérito Militar no Grau de Comendador; a Medalha Militar de Ouro; a Medalha do Pacificador; a Medalha de Corpo de Tropa; a Medalha da Vitória; o Distintivo de Comando Dourado e o Distintivo de Comando Prateado.
Como Oficial Superior desempenhou as funções de Comandante da 9ª Companhia de Comunicações; Chefe do Serviço de Comunicações da Academia Militar de Agulhas  Negras; Oficial de Gabinete do Ministro do Exército; Adjunto da Comissão do Exército Brasileiro em Washington - EUA; Comandante do 17° Batalhão Logístico e Subdiretor de Avaliação e Promoções.


LUIS INÁCIO DE LUCENA ADAMS - ADVOGADO GERAL DA UNIÃO 

Nasceu em Porto Alegre, no dia 02 de março de 1965. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul, especializou-se em Direito, pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Foi Procurador-Geral da Fazenda Nacional (PGF) de 2006 até ser nomeado Advogado-Geral da União em outubro de 2009. Em 2004, foi Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Em 2003, Consultor Jurídico do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Coordenou a Comissão Deliberativa responsável pela gestão do Sistema Integrado de Controle das Ações Judiciais da União (SICAU).


DESEMBARGADOR CLÁUDIO COSTA - PRESIDENTE DO TJMG

Ingressou na magistratura pelo quinto constitucional da advocacia, tendo sido nomeado para o extinto Tribunal de Alçada em 31 de maio de 1980. Ocupou o cargo de Vice-Presidente do extinto Tribunal de Alçada entre 1985 a 1986 tendo sido o seu Presidente entre 1986 e 1988. Foi promovido para o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, com nomeação em 29 de agosto de 1991, e posse em 30 de agosto de 1991. Foi Vice-Presidente e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral, além de ter exercido as funções de Corregedor desse Tribunal. Ocupou o cargo de Primeiro Vice-Presidente do Tribunal de Justiça, para o qual foi eleito em 28 de janeiro de 2008 com mandado de dois anos, tendo tomado posse em 05 de março de 2008. Foi eleito Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais em eleição realizada no dia 22 de fevereiro de 2010.

 
ANTONIO ROBERTO - DEPUTADO FEDERAL PV - MG

Nascido em 20/6/1942 em Montes Claros, MG. Administrador e Consultor Empresarial em Comportamento Humano. Graduado pela Faculdade de Direito da UFMG, e em Administração pela FUMEC. Foi superintendente geral de recursos humanos da ACESITA e Gerente de Recursos Humanos da MANNESMAN; Enveredou-se para a programação televisiva, com o programa Canal Direto, na TV Horizonte, e posteriormente o programa Antônio Roberto e Você, na TV Alterosa, que vai completar doze anos no ar em 2011.
Em 2006, candidatou-se a Deputado Federal, tendo recebido uma expressiva votação. Foi re-eleito em 2010 para novo mandato pelo PV-MG. É membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados.


SAULO LEVINDO COELHO - PROVEDOR DA SANTA CASA DE BH

Eleito provedor da Santa Casa em 30 de maio de 2000, encontra-se no terceiro mandato e vem fazendo uma gestão revolucionária à frente da entidade, reforçando o compromisso  com a excelência dos serviços prestados à comunidade mineira. Formado em Administração de Empresas, exerceu altos cargos na administração pública e iniciativa privada, entre os quais o de Presidente da Telemig e o de Diretor Administrativo da Açominas. É Presidente da FEDERASSANTAS - Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de MG.

Mineiro atuante e político fiel às necessidades de Minas e do país, foi Deputado Federal por três mandatos. Trabalhou na diretoria do BDMG e foi ouvidor da Anatel durante a gestão de Pimenta da Veiga no Ministério das Comunicações. É natural de Ubá e filho do ex-governador de Minas, Ozanan Coelho.


CARLOS MOSCONI - DEPUTADO ESTADUAL  PSDB - MG

Carlos Mosconi fez seus estudos básicos em Andradas (MG). É médico formado pela UnB, com residência no Hospital das Clínicas da USP.Fez sua vida profissional em Poços de Caldas e foi professor de Urologia da Faculdade de Medicina de Itajubá, da Faculdade de Medicina de Alfenas e diretor da Unifenas em BH. Deputado federal por quatro mandatos iniciou sua carreira política em 1982. Em 1985, foi secretário de Saúde do DF. Em 1986, reelegeu-se deputado federal e foi relator da Saúde na Constituinte. Foi secretário nacional de Assistência à Saúde (1992/94), presidente do extinto Inamps (1992/93), secretário de Assuntos Municipais MG (1997/98), vice-presidente da Comissão de Saúde do Parlamento Latino-americano (1995/2002), presidente da Fhemig (2003) e assessor especial do governador Aécio Neves (2004). Foi presidente do PSDB/MG de 1988 a 1991 e de 1998 a 2000. Eleito Deputado Estadual em 2006, com expressiva votação, Mosconi vêm realizando seu trabalho na Assembléia Legislativa de Minas Gerais.
 

TIAGO ULISSES - DEPUTADO ESTADUAL PV-MG

Advogado e empresário. Formado em Direito pela UFMG em 1996, Tiago Ulisses é filho do ex-deputado federal José Ulisses de Oliveira e da ex-deputada estadual Maria Olívia. Foi advogado voluntário do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) durante a primeira gestão do governador Aécio Neves.
Cursou pós-graduação em Direito da Economia da Empresa na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e fez MBA em Finanças no Ibmec. Disputou, em 2006, sua primeira eleição pelo PV, sendo o segundo mais votado do partido. Nos dois primeiros anos como deputado, ocupou a 2ª-Secretaria da Mesa da Assembleia. Em 2010, disputou novamente a eleição, obtendo mais de 103 mil votos, sendo o mais votado do PV e o quinto geral. Nos dois primeiros anos da atual legislatura, vai liderar o Bloco Parlamentar Social (PV, PSL, PSB, PMN, PSC e PP). As principais regiões de atuação política são Centro-Oeste e Sul.


PEDRO BISMARK - HUMORISTA

Aos dezoito anos, Pedro Bismarck mudou-se para Juiz de Fora, onde criou seu principal personagem: Nerso da Capitinga. Em 1984, fez sua primeira apresentação ao público, onde fazia imitações, cantava e contava piadas. Passou a adotar o nome artístico de Pedro Bis, que posteriormente foi modificado para seu pseudônimo atual. Foi convidado por Chico Anysio para participar do programa Escolinha do Professor Raimundo. Posteriormente, participou de outros programas, como Estados Anysios de Chico City, Você Decide e Brava Gente, bem como uma participação especial no filme O Menino Maluquinho II. Atualmente, Pedro Bismarck integra o elenco do programa humorístico Zorra Total.


ANTONIO CARLOS DE ANDRADE - PRESIDENTE TCE (MG)

Natural do Rio de Janeiro, tem 49 anos. Formado em Direito, é professor universitário licenciado de Direito Constitucional e Ciência Política. É especialista em Direito Público /Puc-MG e em Controle da Administração Pública/CAD-Universidade Gama Filho e foi mestrando em Direito e Instituições Políticas/Fumec. É membro da Academia Barbacenense de Letras. Foi Vereador (1989/1992) e relator da Lei Orgânica Municipal de Barbacena, e Prefeito eleito (1993/1996) mais jovem da história da cidade. Deputado Estadual por duas legislaturas (1999/2002 - 2003/2006).
Eleito pelo plenário da Assembléia Legislativa para a vaga aberta de Conselheiro do Tribunal de Contas, em 8 de março de 2005, foi nomeado pelo Governador Aécio Neves, em 12 de março do mesmo ano. Tomou posse em 16 de fevereiro de 2006.



AELTON DE FREITAS - DEPUTADO FEDERAL  PR-MG

Com mandato de Deputado desde o começo de 2007, Aelton Freitas substituiu o empresário e atual vice-presidente José de Alencar como senador de 2003 a 2007.   Aelton Freitas é engenheiro agrônomo, empresário e produtor rural. Foi prefeito de Iturama, no pontal do Triângulo Mineiro, eleito em 1992. Ocupou a presidência da Emater de Minas Gerais, no governo de Itamar Franco. Foi secretário-executivo estadual do Ministério do Desenvolvimento Agrário, no governo de Fernando Henrique Cardoso.
  
Voz ativa de Minas e do Partido da República no Congresso, as prioridades do deputado Aelton são a agricultura, o meio ambiente, o turismo, o transporte e desenvolvimento das pequenas empresas. Aelton Freitas é titular de importantes comissões da Câmara, como a de Finanças e Tributação. Outra marca registrada de sua atuação política é a defesa das pequenas e médias cidades.


SILVESTRE GORGULHO - FOLHA DO MEIO AMBIENTE

O jornalista Silvestre Gorgulho (31/12/1946) é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, em 1972. Foi professor- visitante (1981-1982) na University of Minesota (EUA) e antes de criar seu próprio jornal, a Folha do Meio Ambiente, em 1989, foi repórter do Diário do Comércio (Belo Horizonte); redator das revistas Veja, Quatro Rodas e Escola, da Editora Abril, em Belo Horizonte; e colunista do Jornal de Brasília por 10 anos.
“O verdadeiro Brasil foi-me apresentado por Orlando Villas-Boas. Ele me ensinou a ser brasileiro. Por onde passei e por onde ainda hei de passar, meu lema de vida continuará sendo o dele: para a criança ser a dona do mundo, nós temos que ter muita garra, ser audaciosos, humildes e aventureiros. Tudo para defender nossas culturas, conservar nossa biodiversidade, preservar nossas florestas, proteger nossos rios e contactar, sempre, em nome da paz.





MARCELO MATTE


Marcelo Matte é Diretor Geral da Rede Globo Minas.










MOMENTO HISTÓRICO: COMENDA DAS ÁGUAS SERÁ ENTREGUE EM SÃO LOURENÇO