Um vídeo "upado" no You Tube, mostra imagens fortes do acidente no carnaval de Bandeira do Sul. O material mostra o desespero dos foliões diante a várias vitimas caidas ao chão, já sem vida, logo após ao curto circuito causado pelas "serpentinas laminadas" que entraram em contato com a rede elétrica.

Trio Elétrico pouco antes do acidente
Vitimas caídas ao chão
São imagens fortes, daquelas que nunca gostariamos de ter visto deste lamentável acontecimento, que marcou com uma nuvem negra as festividades de Momo naquela cidade.


De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o choque da fiação contra o trio elétrico causou o acidente e matou as pessoas que estavam em cima do carro.

O camihão participava de uma festa de pré-Carnaval, chamada Carnaband, ( abreviatura de carnaval de Bandeira do Sul )  que contou com mais de dez mil participantes. Após o acidente, o fornecimento de energia e o serviço de telefone fixo foram interrompidos em Bandeira do Sul.



FOLIA DA MORTE: VIDEO MOSTRA IMAGENS DA TRAGÉDIA EM BANDEIRA DO SUL

O número de mortos no acidente com um trio elétrico em Bandeira do Sul (MG), a 427 km de Belo Horizonte, subiu para 17, de acordo com informações da Polícia Militar. Ao menos 50 pessoas ficaram feridas. 


 O trio participava de uma festa de pré-Carnaval chamada Carnaband, que atraiu mais de 10 mil foliões para as ruas da cidade, que tem cerca de 6.000 habitantes. 

Testemunhas e a PM afirmam que o choque do trio contra fios elétricos de postes de rua causou o acidente, matando as pessoas que estavam em cima do veículo. 

"Alguém soltou um foguete que partiu o fio do poste. Aí caiu o fio em cima do trio, que estava totalmente lotado", afirma Daniel de Oliveira Castro, 25, que trabalha em um frigorífico da cidade. Ele faz parte da diretoria de um dos blocos que participavam da festa. 

"Então foi o caos. As pessoas foram eletrocutadas, muita gente caiu do trio. A luz acabou na hora. Foi um horror", disse ele, por telefone. 

O Corpo de Bombeiros e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Poços de Caldas, que fica a 24 km de Bandeira do Sul, estão fazendo o resgate das vítimas, que estão sendo levadas para a Santa Casa de Poços de Caldas, cidade vizinha. 

Após o acidente, o fornecimento de energia elétrica e o serviço de telefonia fixa de Bandeira do Sul foram interrompidos.

As vítimas e os feridos receberam a descarga elétrica ao redor do veículo. Em cima do trio estava apenas equipamentos de som.

Os feridos foram levados para hospitais de quatro cidades. Além de Bandeira do Sul, há vítimas em Poços de Caldas, Botelhos e Campestre. Centenas de moradores foram para a frente do hospital de Bandeira do Sul após o acidente.

A cidade, que tem cerca de 5,3 mil habitantes, está sem energia elétrica. De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a cidade ficará sem energia elétrica até segunda ordem. O objetivo é evitar outro curto-circuito. Parte da cidade de Botelhos também ficou sem energia, mas a situação lá foi normalizada. Bandeira do Sul está sem linhas telefônicas também.

O Carnaval antecipado de Bandeira do Sul começou na sexta-feira (25) e foi organizado pela prefeitura de Bandeira do Sul. O evento acontecia na praça central do município. Neste domingo (27) estavam previstas as apresentações de duas bandas. Na hora do acidente, o trio elétrico estava parado na praça central. Nenhuma banda havia se apresentado.

FOLIA DA MORTE: ACIDENTE COM TRIO ELÉTRICO MATA 17 NO SUL DE MINAS



O Lúciu's Restaurante, no comando do Amigo Lúcio e sua esposa Priscila, vem encantando o paladar do São Lourencianos.


Com cardápio variado e aquela comidinha caseira, o restaurante encanta pela simpatia no atendimento (quem conhece o Lúcio sabe o que estou falando!) e pelo asseio e higiene impecável, facilmente notado nos funcionários, no salão e na Cozinha do restaurante.



Ambiente familiar
Com 2 belíssimos "Richôs" Self-service por Kilo, e com o Cigarrete mais aclamado da Cidade, o Lúcios Restaurante é um verdadeiro deslumbre Gastronômico, que deixa sempre um gostinho de "Quero mais" a quem experimenta o sabor da verdadeira CCM  (culinária caseira mineira.).

Parabéns ao amigo Lúcio por trazer para São Lourenço essa nova maneira de comer bem, sendo sempre bem servido e gastando muito pouco! 


Lúcios Restaurante - Onde se come Bem em São Lourenço!
Av. D. Pedro II, n° 78 - Centro - próximo aos Bombeiros, em frente a quadra Charlo Lage!
Tel: (35) 8818-5330
   
 





LÚCIU'S RESTAURANTE, BEM NO CENTRO DE SÃO LOURENÇO!

O Ministério da Agricultura estabeleceu novas regras para monitorar a qualidade do café. O produto vai ser fiscalizado também depois de torrado e moído. Até então, somente os grãos passavam pela classificação. Com a mudança, o governo federal quer definir um novo padrão de qualidade para o consumidor.


A alteração foi determinada pela instrução normativa 16, que já está em vigor. Para fazer valer a norma, falta a formação de novos profissionais para o serviço de fiscalização, que será feito através da coleta e análise de grãos nos pontos de venda. Novos cursos serão oferecidos para que isso aconteça o mais rápido possível. A Ufla (Universidade Federal de Lavras) é uma das instituições que oferecem laboratórios aptos à capacitação dos fiscais.

O Brasil é o maior produtor da café do mundo e exporta para países como Alemanha, Itália e Japão. Dentro do país, o consumo médio é de 4,3 quilos de café torrado e moído por habitante ao ano.

CAFÉ: GOVERNO VAI FISCALIZAR PRODUTO DEPOIS DE TORRADO E MOIDO

Imagem ilustrativa
“O telefone não toca. O telefone nunca vai tocar... nunca. Pois só os celulares mais caros, dos casais mais ricos e influentes, devem tocar”. O desabafo faz parte de uma correspondência anônima encaminhada semana passada à redação do  Jornal Correio do Papagaio, denunciando um esquema criminoso e corrupto de venda e compra de um recém-nascido em São Lourenço. Pelo conteúdo é possível perceber, de forma clara, que a carta foi escrita por um dos casais que aguarda na fila de espera para adoção e está revoltado com a forma desonesta com que a criança foi entregue a outra pessoa – que não estava na fila de espera e não respeitou a Lei e os procedimentos legais. O caso envolve a mãe da criança; uma enfermeira, que intermediou a entrega do bebê; além da receptadora, namorada de um conhecido empresário local.

A partir da carta, a reportagem do Jornal Correio do Papagaio começou a investigar a denúncia e apurou que no dia 5 de maio do ano passado, Jovelita Placides deu à luz uma criança, no hospital de São Lourenço. De acordo com a conselheira tutelar Olga Maria Almeida Mota, no mesmo dia o hospital entrou em contato com o Conselho Tutelar de São Lourenço informando que Jovelita, a mãe biológica, desejava doar a criança. Duas conselheiras foram ao hospital, colheram o depoimento da mãe e a aconselharam ficar com o filho. Ainda segundo Olga, no dia seguinte, Jovelita entrou em contato novamente com o Conselho e declarou que havia desistido de doar a criança. As duas conselheiras que foram ao local colheram outro depoimento da mãe biológica, que inclusive assinou uma declaração de que ficaria com a criança.

Dois dias após o parto, 07/05/2010, Jovelita obteve alta médica. Na porta do hospital, entregou o recém-nascido para Cláudia Costa, que a partir de então, passou a exercer a guarda da criança, como se houvesse transcorrido um processo normal de adoção. “No dia 8 de maio, o Conselho Tutelar foi alertado de que a mãe biológica havia entregue, de forma ilegal, a criança para uma mulher. Eu cheguei a receber, em casa, um telefonema anônimo onde uma mulher acusava, de forma absurda, o Conselho de ter vendido o bebê. Como o meu telefone tem bina, no dia seguinte eu encaminhei um ofício para o juiz, com o conhecimento de todos os conselheiros, informando sobre o fato. No mesmo documento foi encaminhado também o número do telefone da pessoa que ligou, para que, mediante a quebra do sigilo telefônico, fossem tomadas as devidas providências contra a grave calúnia que nós sofremos”, relata a conselheira Olga Mota.

Com base no telefonema anônimo, membros do Conselho Tutelar foram à casa de Jovelita, que confirmou ter dado o filho para Cláudia Costa. Diante disso, o Conselho encaminhou o caso para a Vara Criminal, Execução Criminal e da Infância e Juventude da Comarca. Ciente dos fatos, o juiz Fábio Garcia Macedo Filho, titular da Vara, determinou através de mandado de busca e apreensão que a criança fosse levada para a guarda provisória de uma mãe social e negou o pedido de adoção impetrado por Cláudia Costa.

A partir daí, instalou-se uma verdadeira batalha judicial. Inconformada, Cláudia entrou com um processo junto à 2ª Vara Cível, requerendo a guarda da criança. O pedido foi julgado procedente e o juiz Fernando Catapano Prince Xavier, titular da Vara, concedeu ganho de causa para Cláudia, que recuperou a guarda do bebê. A questão gerou o denominado Conflito de Competência (CC) e o caso subiu para 2ª Instância. A instauração de um processo de CC ocorre para decidir qual autoridade judiciária tem poder para agir em determinada situação. A ação pode ser proposta pela parte interessada, pelo Ministério Público ou por uma das autoridades em conflito.

Concluídos os trâmites legais, o juiz Fábio Garcia obteve ganho de causa, mas Cláudia entrou com recurso para embargo. O objetivo foi ganhar tempo, uma vez que, com isso, o processo principal fica sobrestado (parado). O recurso tramita na forma legal e, enquanto se aguarda a decisão judicial, a criança permanece com Cláudia.

Por ser um caso que envolve guarda de menores, o processo corre em segredo de Justiça. Mas é importante destacar o excelente e competente trabalho realizado pelo Conselho Tutelar, pelo setor de Assistência Social, pelo promotor Leandro Pannaim Rezende, e pelo juiz Fábio Garcia Macedo Filho.

A reportagem do jornal Correio do Papagaio procurou Jovelita para uma entrevista, mas ela não foi localizada.


O que diz a Lei

Juridicamente, a adoção é um processo legal e irreversível que transfere o poder familiar dos pais biológicos para uma família substituta, que não tem laços sanguíneos com a criança adotada. Trata-se de uma opção judicial que tem por objetivo, em primeiro lugar, garantir o bem-estar do menor e seu direito fundamental ao convívio social.

Em vigor desde 2009, a nova Lei de adoção trouxe importantes mudanças em benefício não apenas da criança que será adotada, como também da família interessada. Pelo novo texto, toda mãe que desejar doar um(a) filho(a) deve, em primeiro lugar, procurar o Conselho Tutelar de sua cidade ou a Vara da Infância e Juventude, onde ela será devidamente orientada e acompanhada. O ato de entregar uma criança para outra pessoa ou casal, “de boca”, sem passar pelos órgãos competentes, além de ilegal, pode causar sérios problemas no futuro para a criança e a família adotiva – como por exemplo, o fato de que a mãe biológica pode se arrepender da decisão e pedir o(a) filho(a) de volta.


Fonte: Correio do Papagaio

SÃO LOURENÇO: VENDA DE RECÉM NASCIDO VIRA CASO DE JUSTIÇA

Uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas após capotarem com o carro na madrugada deste domingo (20) na rodovia 383, na zona rural de Soledade de Minas, no sul de Minas Gerais. O grupo vinha de uma festa de carnaval e voltavam para Caxambú. Jonatam Nogueira de Assis, de 24 anos, que dirigia o carro, foi arremeçado para fora do veículo.

O passageiro, César Dias Santos Silva, de 22 anos, teve ferimentos leves no rosto. Uma terceira integrante do veículo também teve ferimentos leves e dispensou socorro, por isso, não foi idenficada.

SOLEDADE: JOVEM CAPOTA CARRO E MORRE NA VOLTA DE CARNAVAL

Terminou à meia-noite de sábado (19) o horário de verão em dez  Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Distrito Federal --nesses locais, os moradores devem atrasar os relógios em uma hora. O horário de verão ficou em vigor do último dia 17 de outubro até 19 de fevereiro.
Segundo dados divulgados nessa sexta-feira (18) pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), a economia de energia no período foi de 4,4% da demanda máxima (entre 18 e 20h), abaixo da média de 5% prevista pelo governo, e em percentual equivalente a R$ 30 milhões.

  
moradores dos estados em destaque devem atrazar o relógio em 1 hora





 Conforme o ONS, a economia gerada pode representar ganhos para o consumidor ao longo do ano, com redução nas tarifas de energia elétrica. A queda foi de 0,5% nos subsistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste, o que equivale a cerca de 8% do consumo mensal da cidade do Rio de Janeiro, com 6.323.037 habitantes, e 10% do consumo mensal de Curitiba, com 1.746.896 habitantes.
Pelo balanço divulgado na sexta, a redução foi da ordem de 2.376 megawatts --1.821 megawatts no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e 555 megawatts no subsistema Sul.
Em nota, o diretor geral do ONS, Hermes Chipp, afirmou que a redução da demanda no horário de ponta tem duas consequências principais: “O aumento da segurança e a diminuição dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional”.
De acordo com Chipp, o aumento da segurança operacional é resultado de fatores como a diminuição dos carregamentos na rede de transmissão e a redução de cortes de carga em situações de emergência nesses horários.

Horário de pico

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o horário de verão tem como objetivo principal o melhor aproveitamento da luz natural em relação à artificial, adiantando-se os relógios em uma hora. Com isso, é reduzida a concentração de consumo no horário entre 18h e 20h, e a diminuição na coincidência de consumo entre as várias utilizações prolonga esse período de maior consumo até as 22h, reduzindo o seu valor máximo, chamado de demanda.
A redução da demanda máxima impacta também na redução da necessidade de novos investimentos em geração e transmissão de energia elétrica. Pelos cálculos do ministério, essa redução tem evitado investimentos de R$ 2 bilhões anuais na construção de novas fontes geradoras de energia.


TERMINOU O HORÁRIO DE VERÃO, ATRASE O SEU RELÓGIO!


 A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej) divulgou, esta semana, a listagem das cidades que sediarão o Minas Olímpica Jogos do Interior de Minas (Jimi 2011) e o Minas Olímpica Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg 2011).
De acordo com a listagem, a etapa estadual dos Jimi acontecerá em Patos de Minas, no Alto Paranaíba. Já a etapa estadual dos Jemg, será em Juiz de Fora, na Zona da Mata.


As inscrições para as duas competições, Jimi e Jemg, que é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), estão abertas e podem ser feitas nos sites oficiais (www.jimi.mg.gov.br e www.jemg.mg.gov.br).

Para ver as sedes das competições, clique aqui (Arquivo em PDF).

ESPORTE: VEJA A LISTA DAS CIDADES SEDE DO JIMI E DO JEMG 2011

BELO HORIZONTE - O decreto assinado pelo governador Antonio Anastasia determinando que órgãos e entidades da administração pública que desenvolvem programas sociais terão, a partir de agora, obrigação de contribuir com ações educativas e preventivas de combate às drogas, coloca o Estado de Minas Gerais mais uma vez em destaque no cenário nacional em medidas de prevenção às drogas. Publicado nessa quinta-feira (17), no Diário Oficial do Estado, o decreto estabelece que órgãos e entidades envolvidos terão que destinar até 1% dos recursos orçamentários para elaboração, implementação e execução de projetos que tenham por objetivo o combate às drogas.

O secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, ressalta que Minas Gerais mais uma vez sai na frente. “Com o novo decreto, ampliaremos nossa capacidade de enfrentar o uso das drogas e seus desdobramentos na criminalidade.” O subsecretário de Políticas sobre Drogas da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Cloves Benevides, também salienta que o decreto reafirma a posição de vanguarda de Minas Gerais no que diz respeito às políticas sobre drogas. Cloves já visitou vários estados para a apresentação das políticas públicas mineiras sobre drogas e as ações de atendimento ao dependente químico e seus familiares.

Números

Na prática, o decreto determina que todos os projetos que tenham abrangência social passem a dedicar um componente em relação ao combate às drogas. “Esta posição de destaque ocupada por Minas Gerais se deve à coragem e determinação do governador Antonio Anastasia em criar um modelo único. Nosso Estado é o único que tem um órgão específico para tratar de questões relativas a este tema”, destaca o subsecretário.
As estratégias implementadas e a alocação crescente de recursos possibilitaram ao Estado implantar políticas públicas efetivas sobre drogas, com a realização de 317 conferências municipais e 36 regionais e de 50 eventos temáticos em todas as regiões; a especialização de 335 profissionais e formação de 76 agentes; o estabelecimento de parcerias com 31 entidades, que asseguraram a abertura de 5.420 vagas para o atendimento ao dependente químico em várias modalidades; e o financiamento de 27 projetos de reinserção.

O repasse de recursos pela administração pública estadual possibilitou ainda, segundo Cloves Benevides, levar campanhas de conscientização, como a Folia Segura e De Cara Limpa, a 626 municípios mineiros, o equivalente a 73,4% das cidades do Estado. E ainda implantar programas como o Papo Legal e realizar concursos anuais de vídeos de animação e de redação, frases e desenhos, para a conscientização de crianças e jovens sobre os problemas decorrentes do uso e abuso de álcool e outras drogas, além de formas de prevenção e ações de atenção aos dependentes químicos.

Prioridades 

O subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides, ressalta ainda que a Subsecretaria, em 2010, deu continuidade à política de estruturação dos Conselhos Municipais Antidrogas pertencentes à Rede Integrada de Conselhos (Ricomad), com a entrega dos equipamentos cedidos pela administração estadual. 
O atendimento ao dependente químico e seus familiares é prioridade para o Governo de Minas. De janeiro a novembro de 2010, a Subsecretaria atendeu 9.633 pessoas interessadas em orientações sobre o uso e o abuso de substâncias psicoativas e ações de atenção ao dependente químico. Através do número 155 do LIG-Minas (Linha de Informações do Governo), 2.637 pessoas ligaram solicitando informações sobre os serviços prestados pelas instituições que compõem a Subsecretaria, como o Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), o SOS Drogas, entre outros. 

Já no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas (Cread), o público atendido foi de 6.996 pessoas entre atendimento presencial, por telefone e de grupos de apoio (família, acolhimento, ser e conviver e Amor Exigente). No Cread/SOS Drogas a população tem acesso a cursos, seminários, simpósios e fóruns referentes à temática de álcool e outras drogas, além de orientação gratuita a educadores, familiares e usuários de álcool e outras drogas e, quando necessário, o encaminhamento para tratamento em instituições especializadas ou grupos de mútua ajuda. 

Ações integradas

O decreto assinado pelo governador também cria o Comitê Coordenador da Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, formado por representantes de diversas Secretarias de Estado com a participação de representantes da sociedade. Órgãos da administração pública terão prazo de 90 dias para encaminhar ao comitê as propostas das ações preventivas que pretendem implementar. Entre as ações estão tratamento e recuperação de usuários de drogas. 

O decreto ainda autoriza as Secretarias de Estado de Casa Civil e de Relações Institucionais e de Planejamento e Gestão (Seplag) a convocar Conferências de Serviços para decidir questões relativas à implementação da agenda. Inédito na administração pública brasileira, a Conferência de Serviços é um mecanismo de decisão compartilhada que simplifica os processos administrativos. 

A criação dessa Agenda Intersetorial de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas está sendo realizada em conformidade com a Lei Delegada 180, que prevê a integração de órgãos e entidades da administração pública estadual, agrupando-os em áreas temáticas básicas. No caso, a integração está sendo feito na área de Direitos Sociais e de Cidadania.

Fonte: Agência Minas

MINAS GERAIS INTENSIFICA COMBATE AS DROGAS

O aumento proposto pelo governo para o salário mínimo supera o índice da inflação verificado em 2010, mas está abaixo de outros indicadores econômicos importantes do país registrados em 2010, segundo levantamento do G1. O valor aprovado na quarta-feira (16) pela Câmara dos Deputados é de R$ 545. O projeto segue agora para o Senado, sob protestos de sindicalistas, que afirmam que o trabalhador terá perda de poder aquisitivo.

A correção do salário de R$ 510 para R$ 540 em janeiro e para R$ 545 de fevereiro deste ano representa uma variação de 6,78% sobre o ano passado. Descontada a inflação de 6,47%, o aumento real no período será de 0,31%.

Veja abaixo variação dos principais indicadores e dados econômicos:


VARIAÇÃO 2010 PROJEÇÃO 2011 *                           O QUE É
Salário Mínimo
6,78%
13%
Valor mínimo mensal  a ser pago pelo empregador em contratos de trabalho no país
IGP-M
11,32%
6,33%
Índice Geral de Preço do Mercado (É utilizado para balizar os aumentos da energia elétrica e dos contratos de aluguéis)
IGP-DI
11,3%
6,28%
Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (É usado como indexador das dívidas do estado com a união)
INPC
6,47%
5,79%
Índice Nacional de Preços ao Consumidor  (Utilizado na metodologia do governo para reajuste do mínimo)
INCC
7,77%
Não divulgado Índice Nacional de Custo da Construção  (É usado para reajustar as parcelas do valor dos imóveis durante a construção)
IPCA
5,91%
5,75%
Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (Adotado pelo Governo Federal para medição das metas inflacionarias. Também é utilizado para calcular a Taxa Selic, que influencia nas taxas de juros praticados por instituições bancárias e financeiras)
IPC-Fipe
6,4%
5,47%
Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Usado para reajustar alugueis de imóveis especificamente no município de SP. Mede a variação de preços para o consumidor com base nos gastos de quem ganha de um a vinte salários mínimos)
ICV
6,40%
Não divulgado Índice do Custo de Vida (É utilizado em negociações coletivas por vários sindicatos em todo Brasil. )
PIB
 7,5% **
4,5%
Produto Interno Bruto (Somatório de tudo o que foi produzido no Brasil, descontados os custos dessa produção)
(*) projeções do mercado financeiro
(**) valor estimado, dado relativo ao ano ainda será publicado
    



Alimentação e aluguéis

O economista da Tendências Consultoria, Thiago Curado, ressalta que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é o indicador mais adequado para corrigir o valor do salário mínimo - metodologia que já é utilizada pelo governo federal.

A fórmula de aumento do salário mínimo considera o INPC do ano anterior e o crescimento do Produto Interno bruto (PIB) de dois anos antes. A correção do salário mínimo de R$ 510 para R$ 540 em janeiro e R$ 545 de fevereiro deste ano em diante representa uma variação de 6,78% sobre o ano passado.

Curado observou, entretanto, que olhando para os itens da inflação de forma separada, há perda de poder de compra do salário mínimo em alguns casos, como alimentação e aluguéis. No ano passado, a inflação dos alimentos avançou mais de 10%, segundo ele, enquanto que o reajuste dos contratos de aluguel, que têm por base o IGP, deverão avançar cerca de 11% neste ano - com base na variação registrada no ano passado.

"O ano de 2010 foi difícil para os alimentos, que se comportaram de forma ruim. Subiu bastante o preço de commodities agrícolas. Mas olhar para os grupos separadamente é muito difícil. Se a gente quiser que o salário mínimo recompense, a revisão [aumento, que seria maior] geraria mais pressões inflacionárias. A medida que tem que ser é o INPC. Por mais que existam grupos que venham acima, tem outros grupos que cresceram menos", declarou ele.

O economista observou que, no caso dos transportes, o aumento do ano passado, de 2,4%, ficou abaixo do crescimento de 6,78% do salário mínimo estipulado para este ano. No caso de Educação, segundo ele, a inflação do ano passado ficou em cerca de 6,2%, também abaixo da variação do salário mínimo, enquanto que os gastos com saúde avançaram 5,06% em 2010.

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) calcula o valor do salário mínimo necessário para atender ao comando constitucional de prover a população com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social. De acordo com o Dieese, o salário mínimo necessário seria de R$ 2,22 mil em dezembro do ano passado. O valor está acima do registrado no fim de 2009, quando era de R$ 1,99 mil.

Poder de compra

O poder de compra do salário mínimo caiu 70 anos depois de o benefício ter sido criado, de acordo com o Dieese.  Quando foi instituído em 1940, durante o governo de Getúlio Vargas, o piso salarial valia R$ 1.202,29 em valores corrigidos pela inflação. 

Nos anos 80 e 90, o piso salarial apresentou uma expressiva desvalorização: em janeiro de 1996, era equivalente a R$ 266,17 em cifras corrigidas. A partir de 2001, o mínimo voltou a se valorizar. O Dieese destacou que "pode ser controversa a consideração de valores reais por um período histórico tão longo, de cerca de 70 anos, com sucessivos ciclos de surtos inflacionários", mas oferece uma demonstração da trajetória histórica do poder de compra.

SALÁRIO MÍNIMO: AUMENTO REAL É DE APENAS 0,31% APROVADO PELOS DEPUTADOS

O Corpo de Bombeiros de Três Corações continuará as buscas para encontrar o motorista de um caminhão que caiu no Rio Lambari na BR-267, entre Cambuquira e Lambari, no Sul de Minas, por volta das 4h30 desta quinta-feira (17). A operação se encerrou no final da noite desta quinta-feira (17), mas prosseguirá na manhã de sexta-feira (18).


Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão Edson de Resende Pereira, com placas de Lagoa Dourada (MG), transportava 25 toneladas de pisos, quando passou direto numa curva. O acidente atraiu muitos curiosos.

Para o Corpo de Bombeiros, a pressão da carga teria arrancado a cabine, que está submersa no rio, dificultando o resgate. Soma-se a isso as condições do local e aprofundidade do rio.

Um guincho conseguiu retirar a carroceria, bem como o chassi do caminhão.


CAMBUQUIRA: CAMINHÃO CAI NO RIO E MOTORISTA DESAPARECE


Amigos de Tulinho, apelido pelo qual Túlio de Castro Bento era tratado, não deixaram de prestar as últimas homenagens ao colega. "Estamos muito mal. Encontrei-me com Túlio ontem e ele estava muito feliz porque ia ser pai [o filho do casal se chamaria Olavo]", contou Leandro Silveira, jogador de futebol e amigo da vítima.

Assista o Depoimento do Caminhoeneiro
A família estava em choque. Que o diga André Nicolau, primo de Tulinho, que hesitou várias vezes em chegar próximo ao caixão. "Uma coisa surreal, parece cena de cinema. Ninguém está acreditando. Ontem mesmo ele esteve nesta quadra e estava muito feliz com a nova vida de casado", lamentou-se o primo.


Visão Popular:

O Falecimento do Professor Túlio e de seus entes, nos mostrou o verdadeiro sentido da palavra "Popular". Em meus 35 anos de vida, eu nunca tinha presenciado o cemitério com tantas pessoas,  uma verdadeira multidão, pessoas que vieram de toda a região dar o adeus ao querido professor e prestar sua solidariedade a família das vítimas do trágico acidente, deixando um aglomerado de Gente e veículos nas proximidades do cemitério, causando até mesmo congestionamento no local.



 Só para se ter uma ideia da popularidade de Túlio, o n° de visualizações da materia sobre sua passagem chegou a 4.998, sendo que a matéria do risco de enchente, uma das mais visualizadas teve 2.926.


Mas uma certeza, tem de ser dita: Túlio vai fazer muita falta para os alunos que ja  conviveram com ele e muito mais para os que viriam a conviver com ele, pois era uma pessoa do bem, sempre dizia aos seus alunos, que era possivel se divertir sem alcool ou drogas e era um bom exemplo para uma juvetude, que nos tempos de hoje, precisa muito de bons exemplos.

 

SÃO LOURENÇO: VELÓRIO DE TÚLIO, CAMILA E TULINHO COMOVE A CIDADE

A Cidade de São Lourenço está abalda diante de uma tragédia imcompreensível, no inicio da noite desta Segunda feira (14-02) o Professor de Educação física Marcos Túlio Bento, muito querido pelos seus alunos e colegas de trabalho, sofria um acidente de carro fatal. No veículo estavam Túlio de Castro Bento, seu filho, Camila Lemes de Campos, sua nora, a qual estava Grávida.

Túlio deixa Saudades, por sua personalidade alegre.
Segundo o Reporter Jodil Duarte, que teve acesso aos dados do acidente e divulgou em seu plantão no Rádio, O Professor Túlio acidentou-se, próximo a Piranguinho e segundo as informações, O motorista do caminhão afirmou que estava trafegando em sua mão, quando em uma curva deparou-se com o Veículo dirigido pelo professor Túlio invadindo a pista em rota de colisão, e que tentou desviar do carro, que acabou batendo na lateral do seu Caminhão. 

O Professor Túlio, foi levado para o Hospital de Santa Rita do Sapucaí ainda com vida, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Já Tulinho e Camila e o Bebê, morreram no local do acidente.

A Maioria das Escolas na Cidade de São Lourenço estão com as aulas suspensas, em luto pelo falecimento de um dos profissionais mais queridos e carismáticos da sua área.

O Corpo do Professor Túlio está sendo velado no Gínásio Pedro Melo, em São Lourenço. O Sepultamento será as 17:00 no Cemitério Municipal de São Lourenço.

TRAGÉDIA ABALA SÃO LOURENÇO: PROFESSOR TÚLIO, SEU FILHO, NORA E NETO MORREM EM ACIDENTE DE CARRO

O bebê Jonathan Rhyan da Silva Lima, de dois meses, que foi agredido pelo pai morreu na tarde deste domingo (13), na UTI do Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, onde estava internado há nove dias.


O bebê está sendo velado na Funerária Moreno, no Bairro Medicina. O enterro, que acontecerá no Cemitério Municipal de Pouso Alegre, está maracado para às 17h desta segunda-feira (14).

O caso

Segundo a assessoria de comunicação do hospital, o coração do menino parou às 15h. O hospital havia aberto um procedimento para diagnosticar a morte cerebral da criança. O resultado estava previsto para a última sexta-feira (11), mas foi adiado.

O pai do garoto, o servente de pedreiro Quitério de Lima, de 25 anos, confessou ter jogado o filho no chão duas vezes. Ele disse “ouvir vozes” para que fizesse mal à criança. Segundo a mãe, a criança teria ficado sozinha com ele por poucos minutos, mas ao voltar achou estranho porque ele não parava de chorar.

O bebê foi levado para o hospital pelo Corpo de Bombeiros, em 4 de fevereiro, com traumatismo craniano. A possibilidade de agressão foi levantada porque o menino tinha várias lesões pelo corpo.

O pai foi preso após prestar depoimento e a mãe foi ouvida e liberada. Em seu depoimento, a mãe disse ter deixado o bebê por alguns instantes com o pai, mas que na volta pecebeu algo estranho, pois a criança chorava muito.

INACEITÁVEL: MORRE O BEBÊ AGREDIDO PELO PRÓPRIO PAI EM POUSO ALEGRE

A declaração do Imposto de Renda 2011 começa no próximo dia 1º de março, mas é bom se preparar antes. A recomendação é para que os documentos de 2010 estejam preparados antes para se evitar atropelos. O prazo final é até 29 de abril.


Neste ano, o imposto deve manter a correção de 4,5% na tabela. São várias as mudanças, a principal delas é a proibição de entrega via formulários. O contribuinte precisa reunir extratos bancários, recibos médicos, de dentistas, despesas com educação e também os que se referem à venda de bens.

A declaração precisa ser feita obrigatoriamente por quem recebeu mais de R$ 22.487,25 em 2010. Abaixo dessa quantia, deve-se preencher a declaração de isento, cujo limite de rendimento mensal não tenha excedido R$ 1.499,15. Quem não entregar a declaração no prazo deve pagar multa mínima de R$ 165,74.

O declarante pode optar por enviar sua declaração por meio do formulário simplificado ou completo, avaliando qual a melhor opção para seu caso. Na declaração simplificada, o contribuinte pode deduzir 20% do montante dos valores tributáveis recebidos de Pessoa Física e Jurídica, não podendo ultrapassar, entretanto, o limite anual de R$ 13.317,09.

Caso o total das deduções exceda esse limite, a melhor opção é fazer a declaração completa, aconselhável ao contribuinte que tenha despesas consideráveis para dedução. A declaração mais detalhada permite que sejam deduzidos gastos com educação, planos de saúde, pensão alimentícia fixada judicialmente, despesas com dependentes, doações e até contribuições realizadas à previdência oficial e privada, observados os limites de dedução previstos para cada modalidade, à exceção dos gastos com despesas médicas, Previdência Oficial e pensão alimentícia.

LEÃO: DECLARAÇÃO DO IR COMEÇA DIA 1° DE MARÇO

A Equipe do Popular.net flagrou na tarde deste domingo (13-02) um rapaz caido no asfalto no trevo da empresa de águas em São Lourenço.


Aparentemente inconciente, o rapaz não esboçava reação, as pessoas paravam para ajudar, mas o mesmo só foi removido com a chegada dos Bombeiros, que mesmo passando no local, por conta de estar atendendo outra ocorrencia, rapidamente parou a UTI móvel e removel o rapaz do local para o Hospital de São Lourenço.

Os Bombeiros apareceram em menos de 3 minutos!
 Populares não souberam informar o nome do rapaz, mas disseram que o mesmo parecia estar embriagado e perdeu o controle da bicicleta sozinho, tendo desmaiado após o tombo.

Parabéns mais uma vez ao corpo de Bombeiros de São Lourenço, que sempre presente, garante um pouco mais de tranquilidade para o cidadão, no caso de uma emergência.




SÃO LOURENÇO: RAPAZ SOFRE ACIDENTE DE BICICLETA PRÓXIMO A ILHA

O 3º Pelotão de Bombeiros, com sede em São Lourenço, por volta das 10h45mim do dia 09 de fevereiro de 2011, combateu um incêndio em residência no bairro Vila Nova em São Lourenço. 


O incêndio ocorreu na manhã da quarta-feira (10/02), onde as Guarnições do ABT-0537, ASL-0347 e APF-1120 Comandadas Pelo 1º Ten BM Richelmy, combateram um incêndio em uma residência com 5 (cinco) cômodos, Rua Doutor Olavo Gomes Pinto, Bairro Vila Nova em São Lourenço/MG. O fogo iniciou em um dos quartos, onde, de imediato, foram iniciadas as ações de combate com total extinção do incêndio, evitando assim que os demais cômodos e residências vizinhas fossem atingidas. 

Segundo informações da moradora, a causa provável teria sido um curto circuito na instalação elétrica.

SÃO LOURENÇO: BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO NA VILA NOVA

CAXAMBU: CARRO PEGA FOGO NA BR-354

O Corpo de Bombeiros de São Lourenço encontrou nesta quarta-feira (9) os corpos de Danilo Barros dos Reis, de 21 anos, e Jocimar José dos Reis, 14, no rio Baependi.

Os amigos estavam desaparecidos desde o último domingo. Os corpos foram encontrados a aproximadamente um quilômetro de onde eles se afogaram. Desde o início do ano, já são ao menos 15 vítimas de afogamento no Sul de Minas.

BAEPENDI: BOMBEIROS ENCONTRAM CORPOS DOS JOVENS DESAPARECIDOS

Uma criança recém-nascida que estava engasgada foi salva pela mãe após receber orientações por telefone do Corpo de Bombeiros de Alfenas, na manhã deste domingo (6).

De acordo com os bombeiros, a bebê Sofia Humeni se engasgou após tomar um remédio. Durante a ligação com a mãe, uma viatura dos bombeiros seguiu a caminho da casa da família.

Antes da chegada da equipe, a mãe conseguiu fazer com que a filha voltasse a respirar seguindo os procedimentos passados.

Sofia foi levada para o hospital e passa bem.

lembre-se, em caso de  Emergência ligue 193

LIGAÇÃO PARA OS BOMBEIROS AJUDA A SALVAR VIDA DE CRIANÇA

Na mesma estratégia usada pelo Planalto para assegurar tranquilidade na votação da presidência da Câmara, o adiamento das nomeações do segundo escalão federal será usada para permitir que o Congresso aprove um valor do salário mínimo compatível com a meta do governo. 

A definição do valor é o principal teste da fidelidade da base aliada que a presidente Dilma enfrentará neste início de governo. 

 
Enquanto as centrais sindicais exigem R$ 580, Dilma insiste no valor de R$ 545. O governo, entretanto, conhece a tradição dos parlamentares de sempre adicionarem um percentual ao valor sugerido pelo Executivo. 

O governo aceita discutir com o Congresso um reajuste para R$ 550. Anteontem, reunião do governo com as centrais não resultou em acordo. 

Sindicalistas ameaçaram radicalizar a negociação e, com isso, o problema deve se transferir para o Congresso. 

Além do empenho dos ministros da articulação política, Dilma tem alertado aliados sobre a responsabilidade de conter um valor que desequilibre as contas públicas. Ela avisou que o governo tem pressa no envio e na aprovação do reajuste. 

A medida também evita que o desgaste das negociações se prolongue. O plano é enviar ainda nesta semana a proposta ao Congresso. 

DISPUTA
 
Nos últimos dias, a presidente se reuniu com líderes do PMDB para discutir as nomeações para o setor elétrico, área pela qual tem uma atenção especial. 

Dilma escolheu para presidir a Eletrobras o ex-dirigente da Cemig José da Costa Carvalho Neto.Na Eletronorte, apesar de o PT tentar emplacar o irmão do ministro Antonio Palocci (Casa Civil), Adhemar Palocci --que é diretor da estatal--, o nome mais provável é o de José Antônio Muniz, que deixaria o comando da Eletrobras. Ele é ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).
Os problemas com o PMDB se agravaram nas últimas semanas com denúncias contra a gestão de Furnas, dirigida por nomes ligados ao deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Dilma escolheu o novo presidente da estatal. 

Há outros partidos que esperam ser atendidos com as nomeações do segundo escalão, entre eles, o PT. 

A Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco) é disputada pelo PSB e pelo PT. O PC do B também está descontente com a iminente escolha do ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, para chefiar a Autoridade Pública Olímpica. 

Amanhã e terça-feira, em reunião das bancadas do PT no Congresso, deputados e senadores serão avisados de que precisam defender a proposta do Planalto. 

Fonte: Folha on Line

DILMA "FREIA" NOMEAÇÕES ATÉ CONGRESSO VOTAR NOVO MÍNIMO

"Não somo gays. Não é porque usamos roupas coloridas que somos gays". Foi de maneira que o cantor Pe Lanza falou sobre as cores das roupas usadas pelo grupo. Eles abriram a última noite do Festival de Verão, neste sábado (5), no palco principal do Parque de Exposições de Salvador. Fluorescentes, eles subiram ao palco com energia e levantaram os fãs que esperavam com ansiedade pelo show. A primeira música tocada foi o hit "Recomeçar".


Pe Lu disse que a forma como se vestem não tem objetivo de criar moda. "É assim que nos vestimos todos os dias. A galera está se vestindo assim também e isso é legal. Ficamos sabendo que o Léo, do Parangolé, está olhando como nos vestimos, o nosso figurino e achamos isso legal. Isso nos orgulha e nos deixa honrados."

"Minhas cuecas estão ficando até mais famosas do que eu, de tanto que elas aparecem. Mas é porque a calça que uso é justa e, quando suo, elas escorregam. Ainda tem o retorno que usamos presos na cintura e isso pesa, deixando a calça escorregar também, mas isso é desculpa mesmo", disse Pe Lanza.

O Restart lançou o primeiro disco por gravadora independente, emplacou a faixa “Levo comigo” entre as principais rádios do país e virou febre na internet. "Deus abençoe a Bahia", disse Pe Lu, ao final do show.
"A gente tem orgulho de tem um Olodum. A gente sempre faz uma homenagem ao Michael Jackson nos nossos shows. Fiz essa homenagem ao Olodum porque eles são exemplo e seria um sonho fazermos uma parceria com eles", disse Lanza.

Pe Lu levanta a galera no palco do Festival de Verão em Salvador (Foto: Antonio Saturnino/Agência Edgar de Souza/Divulgação)

Sobre as críticas que receberam recentemente de bandas como Capital Inicial, o baixista disse que gosta de ouvir críticas e que aprende com elas. "Se são construtivas, que têm alguma coisa a nos acrescentar, eu considero e levo em consideração. Fico triste com o caso do Dinho [Ouro Preto], do Capital, porque ele fez críticas e nós somos fãs deles. Espero que eles continuem a fazer sucesso."

EMO WORD OU MARKETING LIVE? PE LANZA DIZ QUE NÃO É GAY!