A verdadeira adoração

A Verdadeira Adoração – Pregação do dia 19/01/2013 – Victor Duarte de Freitas

“E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém, dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.’ Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho.”
(Mateus 2:1-12)

“Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.”
(João 4:24)

Como é adorar Deus em espírito e verdade? Como podemos fazê-lo? O que é adorar?

Antes de ler esta pregação, pense com você mesmo: Qual a primeira coisa que te vem à cabeça quando o assunto é adoração?

Quando o assunto é adorar Deus, a definição mais apropriada é: Atribuir a Ele valor supremo, pois somente Ele é digno.

O que podemos aprender sobre adoração com os magos que vieram do oriente para visitar Jesus em seu nascimento?

A bíblia diz que após terem viajado por um período aproximado de dois anos, finalmente os magos vindos de uma terra ao oriente de Israel chegaram a Jerusalém, e logo começaram a perguntar pelo recém-nascido Rei dos Judeus. O povo da cidade ficou alarmado com tal pergunta, pois sabiam que um dia viria o Messias para reinar em Israel, mas ninguém imaginava que um povo gentio viria perguntando por Ele.

Ora, vemos que estes magos tinham algo que pouquíssimas pessoas da época, e até mesmo de hoje, têm: FÉ. Eles tinham muita fé pois, como alguém passaria dois anos viajando em busca de algo ou alguém que até então não conheciam? É claro que foi dada a eles uma revelação da parte de Deus sobre o nascimento do Messias. O fato é que eles tinham fé, que é o primeiro passo para verdadeiramente adorarmos a Deus pois, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Na dúvida do que é fé, Hebreus 11:1 nos dá uma definição: “Fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem”, e tal fé vemos que os magos tinham.

Depois disso, vemos que os magos deram o próximo passo que todos devemos dar para adorarmos a Deus: Eles tiveram SEDE, sede por saber onde estava o recém-nascido Rei dos judeus. Eles não descansaram, perguntaram a todas as pessoas que puderam na cidade, até que conseguiram uma informação de que o Rei teria que nascer em Belém. Os magos nos ensinam que devemos ter sede por Jesus. Nós não podemos nos contentar com o “leite espiritual” citado em Hebreus 5:12, mas devemos sempre aprimorar nossa busca pelo conhecimento de Deus, e buscar o “alimento sólido”. Não podemos perecer por falta de conhecimento.

Quando os magos finalmente chegam em Belém, na casa onde estava Jesus, eles nos mostram qual é o próximo passo para a verdadeira adoração: CONHECER Jesus. Os magos pararam, ficaram olhando e admirando a Glória do recém-nascido Jesus, Rei dos judeus. Eles devem ter ficado maravilhados, devem ter ficado um bom tempo ali, apenas olhando, contemplando a Glória do nosso Senhor. Finalmente, após dois anos de viagem de muita fé e busca, seus olhos podem contemplar nosso Senhor Jesus. Este deve ser o nosso alvo, devemos cada vez mais conhecer o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Pois conhecer Cristo nos leva ao próximo passo para verdadeiramente adorá-lo.

Os magos, após verem Jesus, se PROSTRARAM diante dEle. Curvar-se enfatiza o modo pelo qual o israelita julga apropriado que um adorador achegue-se à presença santa de Deus: ele deve curvar-se em humilde reverência e prostração. Nós somente podemos nos curvar com verdadeira reverência diante de um Deus que de fato conhecemos. Como, pois, vamos nos curvar para alguém que não conhecemos, não sabemos quem é? Portanto a verdadeira reverência vem após conhecermos o Deus a quem servimos. Nossa aproximação, portanto, será feita com a constante percepção de nossa fraqueza e pecaminosidade, e da santidade do nosso Deus, e aí nos aproximaremos com o devido temor e reverência, como nos orienta Hebreus 12:28-29. Não podemos ser irreverentes e “tomar liberdades” com o Deus que, além de misericordioso, é também fogo consumidor.

Após se prostrarem, mostrando devida reverência, então os magos O ADORARAM. Adoramos Jesus com nossas orações, nossos cânticos, louvores, nossos estudos da Palavra, pregações, etc. Quer saber como ou por que adorar a Deus? Leia o livro de Salmos, que nos apresenta diversos motivos e modos para adorarmos a Deus. Esta é a verdadeira adoração: Ter fé em Jesus, buscar conhecimento, conhecê-lo, se prostrar e adorar.

E os efeitos da verdadeira adoração? Quando de fato adoramos a Deus, nós O entregamos o nosso melhor: nosso talento, nosso tempo, nossos dons. Os magos trouxeram o que havia de melhor em sua terra: ouro, incenso e mirra. Do mesmo modo, devemos dar o nosso melhor para Deus. Se sabemos cantar, que cantemos. Se sabemos escrever, que escrevamos. Sabemos tocar algum instrumento? Então toque. Sabe pregar? Então pregue. Mas, o que quer que seja, faça com todas as forças, pois Deus é merecedor do nosso melhor.

Ore para que o Espírito Santo use esta palavra para falar não somente ao seu coração, mas também a muitas outras vidas. Que Deus o abençoe.

Esse post foi publicado em Pregações e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário