1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13

sábado, 18 de dezembro de 2010

FORÇA TAREFA DO MP REQUER AFASTAMENTO DE GESTORES DE QUIXERAMOBIM

A força tarefa resultou no ajuizamento de 09 ações de improbidade administrativa.
O Ministério Público do Estado do Ceará, através dos promotores de Justiça, Hugo Frota Magalhães Porto Neto, Emilio Timbó Tahim e Maria Jacqueline Faustino de Sousa, no exercício da função institucional relativa à proteção do patrimônio público, promoveu uma força tarefa junto ao Município de Quixeramobim visando, dentre outros, efetivar os julgamentos promovidos pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), quando da análise das prestações de contas dos gestores daquele Município.
A força tarefa resultou no ajuizamento de 09 ações de improbidade administrativa, 02 ações executivas e 06 ações penais em razão da  prática de delitos praticados contra a Administração Pública, fraudes em procedimentos licitatórios e contratações públicas, gastos ilegais, sonegação de documentos e informações ao TCM, todos pertinentes a ações realizadas por gestores públicos no âmbito daquele município.
O ajuizamento de tais ações resultou de trabalho conjunto desenvolvido pela 2ª Promotoria de Justiça do município, e o Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Ceará, como resposta à má gestão de administradores públicos e tendo em vista o advento do Dia Nacional de Combate à Corrupção, comemorado no último dia 09 de dezembro de 2010.
Com previsão para ser concluída no primeiro semestre do ano de 2011, a força tarefa apresentou seus primeiros resultados à sociedade e aguarda o pronunciamento judicial, em especial acerca das liminares que objetivam o afastamento dos agentes públicos envolvidos nas citadas ações, os quais ainda se encontram no exercício dos respectivos cargos.

FONTE: REVISTA CENTRAL

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

GARANTIA SAFRA

Clique para Ampliar
Multidão de trabalhadores rurais lotou o ginásio poliesportivo municipal, querendo receber o boleto para o pagamento da taxa de adesão ao Garantia Safra
FOTO: ALEX PIMENTEL

Aumento de número de vagas em programa de emergência leva multidão para ginásio poliesportivo municipal
Quixadá. Mais de quatro mil trabalhadores desta cidade do Sertão Central estão recebendo o boleto da taxa de adesão ao Garantia Safra. Para ter direito ao seguro têm até o fim do mês para efetuar o pagamento, de R$ 6,40. De acordo com a Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá, o número de vagas praticamente dobrou.

No ano passado 2.380 tiveram acesso ao subsidio do Governo para quem teve suas plantações perdidas na estiagem. Para o próximo ano, 4.365 agricultores deste Município poderão contar com o seguro especial.

Conquista
Segundo o técnico da Secretaria de Agricultura de Quixadá e membro da Comissão Municipal do Garantia Safra, Paulo Pinto, seu Município conquistou um maior número de vagas no programa emergencial porque justificou a necessidade junto à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

"Argumentamos que a maior parte da nossa população mora na zona rural, vivem da agricultura familiar. Comprovamos por meio dos cadastros feitos pelas associações e laudos técnicos", esclareceu.

De acordo com o coordenador estadual do Garantia Safra, Arimatéia Gonçalves, ao contrário de 67 Municípios com redução no número de vagas no programa emergencial, Quixadá pode duplicar o número de beneficiados em razão da Resolução 004, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Na norma fica estabelecido como critério para definição do número de vagas os dados do IBGE, alusivos à agricultura familiar, relativos a 2006. Havendo maior número de famílias no campo não há motivo para reter vagas, conforme enfatiza.

Quanto aos Municípios onde houve redução de vagas para o Garantia Safra, Gonçalves explicou ter sido adotado o mesmo critério que beneficiou Quixadá. Mesmo assim, as prefeituras ainda puderam solicitar revisão e apresentar justificativas.

Onde os critérios técnicos realmente comprovam as necessidades, as solicitações são atendidas. Somente no fechamento dos cadastros, no último dia do ano, será possível saber qual deles teve a maior redução de vagas no programa. Os dados serão fornecidos pelo MDA.

Otimismo
Apesar da preocupação com o seguro governamental, o quadro para o inverno é otimista. Por esse motivo a SDA pretende abastecer todos os armazéns da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematece) até o dia 15 de janeiro próximo.

De acordo com o coordenador estadual da Agricultura Familiar, responsável pelo programa Hora de Plantar, Itamar Marques, a distribuição de sementes vai ocorrer tão logo comece a chover em cada região, como já está acontecendo no Cariri. Ainda não chegaram aos postos de distribuição porque são selecionadas. Precisam passar por análise.

O lançamento do Hora de Plantar já ocorreu no Cariri, no início do mês.

A próxima região a ser visitada pela equipe da SDA será o Sertão dos Inhamuns. A solenidade deve ocorrer na próxima segunda-feira, dia 20, em Tauá. O próprio governador Cid Gomes deverá estar presente.

Mais de 143 mil agricultores receberão sementes selecionadas antes do período ideal para os plantios. Além dos especialistas da Funceme, os agricultores estão otimistas com a perspectiva de um bom inverno.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria do Desenvolvimento Agrário : (85) 3101.8002/ Sec. de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural de Quixadá: (88) 3414.4680
ALEX PIMENTELCOLABORADOR

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE / REGIONAL

DESARTICULADA QUADRILHA QUE ATACOU 29 BANCOS NO CEARÁ

Clique para Ampliar

Durante todo o dia de ontem, policiais federais e PMs fizeram buscas em várias cidades cearenses, prenderam bandidos, revistaram veículos e cumpriram mandados de busca e apreensão
FOTOS: DIEGO MORENO
Clique para Ampliar
A Polícia também confiscou documentos que podem identificar outros integrantes da quadrilha. Uma das diligências feitas pela PF ocorreu em um parque de vaquejada da cidade de Quixeramobim
Clique para Ampliar
Prisão preventiva: um dos acusados de participação no grupo criminoso chega na sede da superintendência da PF algemado
Clique para Ampliar
Jandercheiton Rabelo é um dos bandidos que ainda está sendo procurado
FOTO: DIVULGAÇÃO
Clique para Ampliar
Thairone Barreto, assaltante de bancos e sequestrador, foi capturado ontem
FOTO: DIVULGAÇÃO

Operação conjunta das polícias Civil, Federal e Militar mobilizou 180 homens e prendeu nove integrantes do bando
Dois meses de investigação sigilosa, envolvendo as polícias Civil, Federal e Militar, além da Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) resultaram na identificação e desarticulação da quadrilha responsável por 29 ataques a bancos, postos dos Correios, agências lotéricas e assaltos a ônibus de sacoleiros no Interior do Estado do Ceará. Ontem, a segunda etapa da ´Operação Dezoito", resultou na prisão de nove pessoas implicadas nos crimes, entre eles, um policial militar.

Em entrevista concedida à Imprensa local na tarde de ontem, as autoridades policiais fizeram um balanço da investigação, revelaram o ´modus operandi´ da organização criminosa e citou os principais integrantes do banco. Agora, já são 11 pessoas presas (dois PMs) e outras seis continuam sendo procuradas no Ceará e nos Estados de Goiás, Pernambuco, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.

Operação
Na operação desencadeada ontem, foram mobilizados, nada menos, que 180 policiais, sendo 80 federais e 100 militares. À frente das diligências estiveram pessoalmente o delegado da Polícia Federal, Francisco de Assis Castro Bomfim, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio; e o tenente-coronel PM Hervano Macedo Júnior, comandante do 1º BPM (Russas).

Durante todo o dia foram realizadas buscas e apreensão e prisões em Fortaleza e nos Municípios de Boa Viagem, Quixadá, Ibicuitinga, Ipu, Morada Nova, Pacajus, Quixadá, Quixeramobim e, ainda, na Serra da Ibiapaba. Também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na cidade de Goiânia (GO).

Um dos primeiros a ser preso durante a ´Operação Dezoito´ foi o sargento da PM José Ribamar da Silva, destacado no Pelotão de Morada Nova (a 16Km). Segundo as investigações, o sargento dava apoio logístico aos criminosos e participava do resgate deles em estradas e matagais quando a Polícia cercava o bando durante as fugas. Segundo o coronel Macedo, o sargento tinha envolvimento direto com os assaltantes, assim como o soldado PM Mário Kenno Victuriano Ribeiro, preso na primeira etapa da operação, no dia 16 de novembro último.

Além do sargento Ribamar também foram capturados, ontem, as seguintes pessoas: Rone Wellington Rabelo do Nascimento, o ´Roney´ (detido em Ibicuitinga); Elineudo Oliveira Silva, o ´Pipoca´; e o irmão dele, Edilberto Oliveira Silva, o ´Beto Pipoca´ (presos em Quixadá); Cristiano da Silva (preso em Boa Viagem), Nazareno Pereira dos Santos, Ricardo Oliveira da Silva e, por último, o assaltante de bancos, de carros-fortes e sequestrador Francisco Thairone Barreto de Freitas (cercado pela Polícia em Morada Nova).

Todos os acusados foram detidos por força de mandados de prisão preventiva decretada pelo juiz titular da comarca de Boa Viagem, Magno Gomes de Oliveira. Na primeira etapa da operação, além do soldado Kenno também, haviam sido presas outras quatro pessoas.

Foragidos
Além dos suspeitos já presos, outros cinco acusados continuam sendo procurados, entre eles, o assaltante de bancos e pistoleiro Jandercheiton Rabelo Maciel, conhecido também por ´Jandercleiton´, natural de Quixadá e dono de uma extensa ficha de crimes, entre eles, uma chacina ocorrida no Município de Ibicuitinga, em maio de 2004, quando foram fuziladas, de uma só vez, sete pessoas.

Além dele, também estão foragidos Paulo Diego da Silva Araújo, Herculano Martins Alves, Dárcio Lira da Rocha, José Fabiano Nunes Alencar e Antônio Fábio Borges.

PERICULOSIDADE 

Criminosos agiam com muita violência
Bandidos ousados, extremamente violentos e que não medem as consequências de seus atos criminosos. A maioria já tem longa ficha criminal por delitos como ataques a bancos, roubo de malotes em carros fortes, sequestros e pistolagem. Assim é o perfil dos 25 homens acusados de integrar a quadrilha responsável pelos 29 ataques contra agências bancárias no Ceará em 2010, numa sequência de roubos nunca registrada no Estado.

Em entrevista aos jornalistas na sede da Polícia Federal, o secretário da Segurança Pública, delegado Roberto Monteiro; e o superintendente da PF no Ceará, delegado Aldair da Rocha, reforçaram as declarações dos homens que estiveram no comando da segunda etapa da ´Operação Dezoito´.

Segundo o delegado Francisco de Assis Bomfim, "se eles fizeram 29 ataques, pode ter certeza de que a Polícia evitou que eles praticassem o dobro disso". Assim como o tenente-coronel PM Hervano Macedo, Bonfim explica que, entre os ataques planejados pela quadrilha, e que não foi executado graças a ação da Polícia, estava o assalto a agência do Banco do Brasil de Iguatu, onde eles planejavam roubar cerca de R$ 22 milhões.

"Poderia ser até mesmo no aeroporto daquela cidade", informaram as autoridades. Segundo o delegado Bonfim, a mais recente ação dos criminosos foi contra a agência do BB da cidade de Itapiúna (a 110Km de Fortaleza), ocorrida na madrugada do último dia 3, quando eles usaram dinamite para explodir os caixas. Há informações, não confirmadas pela direção do banco, de que, somente neste ataque, os ladrões teriam roubado cerca de R$ 500 mil.

Já o secretário da Segurança Pública informou que, os repetidos assaltos contra bancos nos últimos meses no Interior cearense tornaram-se uma grande preocupação não apenas para ele, mas também para o governador Cid Gomes.

Por conta disso, no dia 1º de novembro, ele reuniu-se com o governador para tratar exclusivamente do problema. Foi, então, traçada uma soma de esforços entre todas as forças policiais do Estado, com a participação da Justiça (especialmente da Comarca de Boa Viagem), do Ministério Público e da Superintendência da Polícia Federal. "O trabalho vai continuar", advertiu o delegado Bomfim, sinalizando sobre novas prisões.

Fique por dentro 

 Assalto milionário não aconteceu
A operação dezoito foi assim batizada porque, segundo o delegado Francisco Bomfim, nas investigações foi descoberto que, no dia 18 (não revelou o mês), 18 bandidos reuniram-se no quilômetro 18 de uma estrada que corta o Ceará e ali planejaram assaltar um banco de onde poderiam roubar cerca de R$ 22 milhões. Mas, a intensificação da presença da Polícia nas cidades que estavam nos planos dos ladrões evitou que a trama fosse realmente concretizada.

A Polícia Militar, através do seu Comando do Policiamento do Interior (CPC), montou a "Operação Inquietação´, em que policiais eram acordados no meio da madrugada para vigiar as rodovias e entradas das cidades interioranas. Aquela era a hora que a quadrilha costumava agir, surpreendendo a população e a própria Polícia. Muitos ataques foram precedidos de sequestros de gerentes ou outros funcionários das agências.

Os bandidos também bloqueavam estradas e incendiavam os carros que eles próprios usavam nas fugas e no transporte de caixas e cofres.

FERNANDO RIBEIRO/NATHÁLIA LOBO

 EDITOR DE POLÍCIA/REPÓRTER

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE / POLÍCIA

ACIDÊNTE GRAVE NA RODOVIA Pe. CÍCERO, ENTRE BANABUIÚ E SOLONÓPOLE






















Um vigilante foi diretamente para Fortaleza com ferimentos gravíssimos.
A nova rodovia que ainda está em execução entre os municípios de Banabuiú a Solonópole, no Sertão Central cearense, registrou o seu primeiro acidente de natureza grave na manhã desta quinta-feira,16. Segundo informações, um motociclista seguia no sentido Solonópole, no quilometro 12, próximo da localidade conhecida como Serra, quando uma F-250 cabine dupla colidiu frontalmente deixando o condutor em estado grave.
Na moto estava duas pessoas, o condutor Antonio Valdiran Lopes da Silva, 30 anos, solteiro, natural de Quixadá, foi socorrido e transferido às presas para o Hospital Dr. José Frota na cidade de Fortaleza. Ele é vigilante do Hospital de Banabuiú.
Quem trafega por aquela rodovia tem que ficar muito atento, tendo em vista que a CE ainda encontra-se em construção e principalmente sem sinalização. Sem sinalização e muitos percursos inacabados por porque estão em fase de desapropriação, aumenta a necessidade dos condutores  trafegar em baixa velocidade.
 
Paulo Simião e Lúcio Alcântara
Colaboraram com o portal Revista Central
Jackson Perigoso
Foto


FONTE: REVISTA CENTRAL

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

MURO DE ESCOLA DESABA E CAUSA MORTE DE JOVEM DE 13 ANOS EM MADALENA

Um lamentável episódio chocou os moradores do Distrito de São José da Macaóca, em Madalena, no Sertão Central cearense, na manhã desta quinta feira,16, quando parte do muro da Escola Vicente Patrício de Almeida, veio a desabar sobre a adolescente  da 6ª série, Gilma da Cruz Silva de 13 anos de idade. A vítima foi socorrida as pressas ao Hospital Mãe Totonha em Madalena, porém, já chegou sem  nenhum sinal de vida.
Segundo informações preliminares fornecidas pelo Diretor do Hospital, Dr. Genilson Gomes, a equipe médica que atendeu a jovem tendo a frente o Médico plantonista Dr. Hovanês suspeitou de fratura da coluna cervical, porém, o laudo oficial será fornecido pelo IML de Canindé  para onde o corpo foi levado  a fim de ser necropiciado.
O Prefeito Municipal de Madalena, Wilson de Pinho, que se encontrava em Fortaleza ao ser informado do fato determinou por telefone a alguns assessores que fosse prestada toda assistência necessária a família, ligando em seguida para o pai da vítima expressando sua solidariedade e comunicando que na parte da tarde estaria chegando ao Município.
Quanto às causas  que levaram a queda do muro, será aguardado o laudo da Péricia Forense que deverá sair em quinze dias. A menor era filha do casal José Alves de Sousa e Maria Helena da Cruz. A família está em estado muito abalada.
 
FONTE: www.chicoalmir.blogspot.com

QUIXERAMOBIM GANHA SINALIZAÇÃO TURÍSTICA

Uma das grandes reclamações de quem visita a terra de Antônio Conselheiro é a falta de sinalização onde levasse o visitante ou transeunte aos pontos importantes da cidade.
A partir desta quinta feira, 16, a cidade está ganhando mais 20 placas de sinalização turística, para facilitar o acesso aos principais pontos e saidas para cidades vizinhas. As placas de sinalização estão sendo colocadas em pontos estratégicos e de fácil visualização. Moradores gostaram da colocação das placas, muitos colocaram como um elemento a mais para enfeitar a cidade, deixando lugares antes sem nenhuma utilidade com uma informação para quem necessita procurar algum local, como prefeitura, bancos, Igreja. “Alem de informar, elas são bonitas, estávamos precisando de uma sinalização dessa, ” comentou o moto-taxista Francisco de Sousa.
O Sr. Antônio Duarte, que passa férias no município, gostou do que viu, “ Agora fica mais fácil sabermos pra onde devemos seguir, estava procurando a casa de Antônio Conselheiro e o centro geográfico do Ceará, e agora não preciso mais perguntar a ninguém,” indagou.

PF PRENDE EM BOA VIAGEM, IBICUITINGA, QUIXADÁ E QUIXERAMOBIM ACUSADOS DE ASSALTOS A BANCOS

Onze pessoas foram presas, inclusive um Sargento da Polícia Militar.
A mega Operação Dezoito da Polícia Federal, realizou na manhã desta quinta-feira,16, nas cidades de Boa Viagem, Ibicuitinga, Quixadá e Quixeramobim, todas no Sertão Central cearense, além das cidades de Ipú, Morada Nova de Pacajus, cumprimento de mandado de buscas e apreensões expedidas pela justiça estadual contra acusados de participar de uma quadrilha criminosa autora de vários assaltos a bancos no ano de 2010 no Estado do Ceará. Em Quixadá até um empresário foi preso.
Segundo informações colhidas pelo portal Revista Central, junto à assessoria de imprensa da Polícia Federal em Fortaleza, nos informou que um Sargento da Polícia Militar foi preso acusado de facilitar fuga de presos e de transportar armas dos assaltantes, ele trabalhava em Morada Nova. Na “operação dezoito” atuam 50 policiais federais e militares e chega a sua segunda etapa. A PF investigou o bando por dois meses.
Hoje foram presas nove pessoas, porém, os nomes dos envolvidos na operação não foram revelados porque as investigações correm em segredo de justiça. A polícia encontrou armamento bélico, drogas e muitas munições. Os acusados estão presos provisoriamente na Superintendência da PF, só o PM que foi para o quartel da polícia Militar.

FONTE: REVISTA CENTRAL

SERVIDORES PÚBLICO DE QUIXADÁ REALIZAM PROTESTO

Decisão de Rômulo Carneiro poderia quebrar a previdência municipal.
Servidores municipais de Quixadá, no Sertão Central cearense, realizaram nesta quarta-feira,15, mais uma manifestação contra uma decisão do prefeito Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro (PT), que poderia colocar a previdência do município em estado delicado.
Uma assessoria jurídica contratada recentemente pela administração resolveu modificar a regra de desconto previdenciário da folha de pagamento dos servidores. A medida foi tomada após uma análise nas leis municipais. Discordando da atitude, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixadá- Sindsep, resolveu convocar todos os servidores para uma assembléia no inicio deste mês, e por decisão da maioria foi aprovado o movimento com objetivo de reverter a desastrosa decisão do chefe executivo.
Segundo a presidenta do órgão representativo, Luciene Oliveira, anteriormente a prefeitura recolhia 11% em cima do salário base, gratificações e demais vantagens da folha de pagamento dos servidores, sendo que o executivo ainda acrescentava de contribuição mais 14% (contribuição patronal) usando o mesmo calculo o que no fim seria recolhido um valor que garantiria estabilidade da previdência municipal. Com a nova regra de recolhido, a administração pública iria continuar descontando o percentual de 11%, e contribuindo com 14%, porém, apenas em cima do simples salário base. “Se continuasse com essa forma de recolhimento a previdência municipal iria quebrar em menos de um ano”, garante a representante da categoria.
O portal Revista Central simplifica por meio do exemplo: O servidor com salário mensal de R$ 510,00 reais e recebendo R$ 150,00 de gratificação, este contribuía com 11% em cima de R$ 660,00 reais, ou seja, com R$ 72,60 reais. Acrescentado com mais 14% da prefeitura que somaria R$ 92,40. No fim a previdência receberia o valor de R$ 165,00 reais de um único trabalhador. Com a nova regra o funcionário no caso hipotético só teria o desconto em cima do valor de R$ 510,00 reais, o que seria apenas R$ 56,10, com os 14% da prefeitura também em sobre do salário base R$ 71,40, no fechamento a previdência só receberia R$ 127,50 reais. Em pouco meses a arrecadação seria menor do que a folha de pagamento dos aposentados.
Segundo Luciene Oliveira, o sindicato buscou diálogo para retornar com o regime anterior, porém, o prefeito em nenhum momento atendeu a reivindicação da categoria, não tendo alternativa cerca de 350 servidores saíram às ruas da cidade em protesto pela arbitrária decisão, conforme classificou a líder.
O prefeito Rômulo Carneiro mais uma vez não apareceu, porém, mandou uma comissão composta pelo chefe de gabinete, Henrique Jorge Lélis Rabelo; Secretário de Planejamento e Finanças, José Hernando de Queiroz Filho; Secretária de Administração, Dra. Gardênia Moreira Menezes; além da Controladora Geral do Município, Patrícia Maria Almeida de Queiroz. No fim ficou acordado que voltará a ser recolhido na forma anterior.
Algumas atitudes oriundas do chefe do executivo municipal, tem levado os servidores a realizar atos em buscar de garantir direito e impedir o avanço desacertado dos administradores, só em 2010, aconteceram três manifestações.

Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Fotos
Mais informações:
Sindsep
(88) 3412.2111

FONTE: REVISTA CENTRAL

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

CRIADORES DO PROJETO PINGO D' ÁGUA EM QUIXERAMOBIM RECEBEM TÍTULO DE CIDADÃO CEARENSE

Prefeito e presidente da Câmara participaram da solenidade.
A Assembléia Legislativa realizou na tarde desta terça-feira, 14, sessão solene para a entrega do título de Cidadão Cearense aos franceses Julian Burte e Rémy, Joseph, Julian Riand, e ao paulista Gerhard Otto Schararder, pela elaboração e execução do Projeto Pingo D’água em Quixeramobim. O autor da homenagem foi o presidente da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-árido, deputado Cirilo Pimenta (PSDB).
O parlamentar destacou que, até hoje, a seca prejudica famílias cearenses. Disse que à fundação do projeto Pingo D’água foi extraordinária, pois permite a distribuição de água de forma organizada. “Devemos agradecer a esses cidadãos que fizeram os estudos iniciais e trabalhos de implantação deste projeto, se preocupando com um dos problemas mais graves do Ceará”, afirmou Cirilo Pimenta.
O geólogo Rémy, Joseph, Julian, destacou que o papel das comunidades foi fundamental na implantação do projeto que consiste na perfuração de poços artesanais em áreas de aluvião de forma manual e simples. “Agradeço ao prefeito de Quixeramobim, à população e ao deputado Cirilo Pimenta, que me ajudaram a cumprir a promessa feita à comunidade de não ser mais humilhada”, concluiu.
O Engenheiro Agrônomo, Julian Burte, por sua vez, disse de sua alegria e satisfação em receber o título que o torna cearense de coração. “O projeto teve sucesso por ser o primeiro, mas também passou por dificuldades. É bom vermos que juntamente com a comunidade, conseguimos fazer um futuro melhor”, afirmou.
O geólogo Gerhard Otto assinalou que foi uma honra ter participado do projeto e estar recebendo o Título de Cidadania. Participaram do evento os deputados Professor Teodoro (PSDB) e Neném Coelho (PSDB); o prefeito municipal de Quixeramobim, Edmilson Correia e o presidente da Câmara Municipal de Quixeramobim, Carlos Roberto Mota.

FONTE: REVISTA CENTRAL

PREVISÃO POPULAR DAS CHUVAS


Clique para Ampliar
Grupo de "estudiosos" da natureza, que fazem seus prognósticos observando os sinais da natureza
FOTO: ALEX PIMENTEL

Começa a mobilização para os profetas das chuvas divulgarem suas previsões sobre a ocorrência do inverno
Faltando 24 dias para a 15ª edição do Encontro dos Profetas das Chuvas, seus idealizadores e organizadores, João Soares e Helder Cortez, começaram a distribuir os convites. Segundo eles, aproximadamente 40 profetas já confirmaram suas presenças.

Alguns convidados especiais também deverão participar da festa, dentre eles os sociólogos, doutores em Antropologia, Karen Penesi, do Canadá, e Reiser Tadeu, da Unicamp. Entretanto, admiradores e curiosos de todos os cantos poderão entrar livremente para assistir o Encontro.

Segundo João Soares, quem também deve participar da comemoração é o cantor Raimundo Fagner. A confirmação estava sendo aguardada na tarde de ontem. Considerado um dos maiores nomes da música popular brasileira, Fagner sempre se identificou ao longo de sua carreira com suas raízes sertanejas.

Emocionado, Helder Cortez destacou o status nacional e internacional conquistado pela proposta criada em meados de 1997 na cidade de Quixadá. À medida que o tempo passava, as experiências dos homens do sertão ganhavam credibilidade e conquistavam o mundo. Ele cita como exemplo o interesse dos cientistas sociais Karen e Reiser. Seus doutorados foram baseados nas vivências e nas experiências dos personagens principais dessa herança peculiar, passada geralmente de pai para filho. Agora é comemorar.

Apesar do clima de festa e de chuva, João Soares apimenta um pouco o tempero do encontro. Do ponto de vista dele, nos desafios com a Funceme, as previsões dos cientistas populares frustraram as expectativas somente este ano. A maioria deles previu um inverno acima da média no Ceará. As poucas chuvas frustraram as expectativas otimistas, principalmente dos agricultores. "Mesmo assim, quem definiu mal o período invernoso atribuiu o erro à própria natureza", justifica.

Protagonistas de praticamente todos os Encontros, Paulo Costa, Antônio Lima, Chico Leiteiro e Joaquim Muqueca elogiam a iniciativa de João Soares e Helder Cortez. Sem eles a tradição sertaneja de prever a chegada das chuvas já teria caído no esquecimento. Quanto ao desafio com a Funceme, para eles, todas as máquinas utilizadas pelo órgão estatal para prever o tempo, a chegada das chuvas foram criadas pelo homem. "Apenas as antenas são maiores do que as das abelhas. Com certeza o acerto pode ser maior", ressaltou Antonio Lima.

Na véspera do encontro, seis duplas de cantadores de viola saúdam os observadores da natureza. A noitada cultural do VI Encanta Quixadá acontece no Centro Cultural Rachel de Queiroz, ao lado do Memorial da escritora, no Centro da cidade. Nos motes de viola, os repentistas serão desafiados a improvisarem na cantoria temas relacionados ao hábito secular sertanejo de anunciar os sinais da próxima quadra invernosa.

O espetáculo está previsto para as 20 horas. A entrada é franca. O Encontro dos Profetas da Chuva e o Encanta Quixadá são promovidos pelo Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central. Segundo João Soares, presidente do Instituto, até o encerramento desta edição nenhum órgão oficial e empresas haviam confirmando nenhum tipo de patrocínio.

Participação
40 é a quantidade média de profetas que participam dos encontros realizados em Quixadá. 1,5 mil é o público esperado para o 15° Encontro. R$ 20 mil são investidos no evento

MAIS INFORMAÇÕES
XV Encontro dos Profetas das Chuvas, dia 8 de janeiro, a partir das 8 horas, antigo clube do Agrônomo (Açude do Cedro),     (88) 9635.0828

ALEX PIMENTEL

 COLABORADOR

FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE / REGIONAL

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

ESTADO DE CONSERVAÇÃO DO TERMINAL RODOVIÁRIO DE QUIXERAMOBIM É CRÍTICO



O terminal Rodoviário Professor Osvaldo Martins, construído no ano de 1987, amanheceu alagado na manhã deste domingo devido a chuva que caiu sobre a cidade na madrugada.

Passageiros que transitavam pelo local tinham que desviar da água que se acumulava no pátio do terminal, devido a muitos buracos no teto, que podiam ser vistos com facilidade pelos presentes. Outro motivo de reclamação por parte dos usuários de transporte interurbano foi a quantidade de lixo acumulada no local. Garrafas de refrigerante, papel, copos descartáveis e pontas de cigarro se espalhavam pelo pátio junto a água, demonstrando o cenário de abandono que se completa com os banheiros fétidos.

Sendo Quixeramobim um município pólo do sertão central e o terminal o único existente, a população espera que os problemas físicos e sanitários, além da segurança do local, que a noite é utilizado como ponto de uso de drogas e prostituição, sejam solucionados.

O abandono do local já fez com que uma empresa de ônibus deixasse de utilizar o terminal para embarque e desembarque de seus passageiros, vindo a adquirir um ponto comercial nas proximidades da rodoviária, o que configura uma perda para o município, que deixa de arrecadar com os boxes do terminal, e também para a população, que aos poucos vai perdendo um espaço público que foi marco do desenvolvimento da cidade e do surgimento do bairro conhecido como bairro da Rodoviária, que na realidade chama-se bairro José Aírton Machado.
FONTE: SISTEMA MAIOR DE COMUNICAÇÃO

PROJETO SEGUNDO TEMPO DE CHORÓ ENCERRA 2010 COM GRANDE FESTA


Neste ultimo dia 11 de Dezembro na cidade de Choró, se deu o encerramento das atividades do Programa Segundo Tempo (PST) Federal no ano de 2010.
Na cerimônia de encerramento, tivemos palestras para um publico de quase 200 crianças e adolescentes que participam do Programa Federal, dirigido pelo coordenador do núcleo de Choró, o professor de educação física Willame Silva, assessorado por seus  monitores/professores: Paulo, Ricardo e Raquel.
Na oportunidade foram distribuídas cestas de lanches ofertadas pelo Programa, para todos os jovens participantes do projeto. O Programa Segundo Tempo de caráter social e esportivo, oferece em Choró diversas modalidades, dentre elas o futsal, vôlei e atletismo, as crianças que participam do PST, também recebem acompanhamento pedagógico e até psicológico.
Nos dias do Programa todas as crianças recebem lanche e participam de várias atividades, lúdicas e esportivas. Em Choró o PST atende cerca de 200 crianças, que esperam que o convênio seja renovado para o ano de 2011, visto que na cidade o PST além de social, funciona como uma das únicas atividades de lazer para a juventude local.