sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como economizar combustível


Colocando algumas destas dicas em prática, você pode economizar até 10% do seu gasto com o posto de gasolina:



  • Observe o limite de velocidade
    Dirigindo na estrada, mais de 50% da energia necessária para mover o veículo será gasta na superação do arrasto aerodinâmico (empurrando o ar para fora do caminho). Quando você dirige mais rápido a resistência aerodinâmica aumenta e por consequência também aumenta a resistência ao deslocamento. Como resultado, a velocidades superiores a 80 km/h a economia de combustível diminui rapidamente. Isto significa que quando você dirige a 100 km/h ao invés de 110 km/h, você estará economizando combustível. Claro que vai demorar mais tempo a chegar ao seu destino, mas para cada hora extra você gasta dirigindo você vai economizar pelo menos R$ 5,00. Os proprietários de caminhões maiores e veículos utilitários podem poupar mais de R$ 10,00 por cada hora extra de condução. Portanto, ficar dentro do limite de velocidade não é apenas uma questão de segurança e obedecer a lei, você também pode poupar dinheiro!
  • Dirija na marcha correta
    Não é de hoje que vemos carros sendo conduzidos de forma a consumir mais combustível com o uso de reduzidas ou até mesmo em quarta marcha quando já se pode engatar uma quinta. Dirigir na marcha certa pode melhorar a economia de combustível de seu carro durante a condução seja na cidade ou na estrada. Quando você usa a marcha certa do seu carro, diminui o giro do motor. Isso reduz o consumo de combustível e desgaste do mesmo.
  • Usando Piloto Automático
    Se você é um dos privilegiados que possuem este recurso no seu carro pode economizar combustível usando o controle de cruzeiro em viagens de estrada, que pode ajudá-lo a manter uma velocidade constante e, na maioria dos casos, reduzirá bastante consumo de combustível além de evitar multas por excesso de velocidade.
  • Dirigindo na cidade
    Dirigindo na cidade, quase 50% da energia necessária para alimentar o seu carro vai para a aceleração.
    Evite aceleração extrema, exceto em situações de emergência. Aceleração forte faz com que o seja injetada de forma menos eficiente o combustível no motor e prejudica drasticamente a mistura de combustível e ar que faz o carro funcionar.
    Se você antecipar as condições do tráfego à sua frente, você pode evitar frenagens desnecessárias e aceleração, e melhorar sua economia de combustível de 5-10%. Esta estratégia de condução defensiva não é apenas mais segura, mas também irá reduzir o desgaste de seus pneus e freios e poupar dinheiro.
  • Evite acelerar em ponto morto
    Aquecer o motor não é necessário para a maioria dos carros de hoje. Não importa o quão eficiente é o seu carro, em ponto morto não acelere pois é desnecessário e desperdiça combustível, custando-lhe dinheiro e poluindo o ar.
  • Mantenha seus pneus calibrados corretamente
    Seus pneus são projetados para operar com eficiência máxima somente quando eles estão calibrados com a pressão de ar adequada. Você pode ver qual é o máximo de pressão para os seus pneus no manual do seu veículo ou nas inscrições da lateral do pneu. Ao seguir a estas recomendações seu carro não só terá um desgaste correto do pneu, mas você vai começar a rodar mais com o mesmo combustível, porque o carro vai ter menos resistência aerodinâmica.
Existem muito mais dicas de como economizar combustível no livro O Segredo dos Carros de Michael Oliveira.
Acesse agora mesmo: www.osegredodoscarros.com.br

Por Michael Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário