Dica #04 – Vocabulário: uso apropriado, rico e variado; evitando clichês

[…] Chega mais perto e contempla as palavras.
Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra
e te pergunta, sem interesse pela resposta,
pobre ou terrível que lhe deres:
Trouxeste a chave?

Repara:
ermas de melodia e conceito
elas se refugiaram na noite, as palavras.
Ainda úmidas e impregnadas de sono,
rolam num rio difícil e se transformam em desprezo.

Carlos Drummond de Andrade. A Procura da Poesia.


Um dos pontos importantes para um texto bem estruturado, adequado à situação e aos objetivos do redator, é a escolha cuidadosa do vocabulário, ou seja, a questão lexical.  A seleção vai depender  da análise dos objetivos do texto. Dentre os critérios de avaliação das redações de vestibular está a adequação vocabular. Mas o que é isso afinal?

Muitas palavras podem assumir significados diferentes segundo o contexto. Nesse caso, dizemos que elas se encontram em sentido deslocado. Drummond, em Procura da poesia, diz: “cada uma (a palavra) tem mil faces sob a face neutra”. Mas isso não acontece à revelia, pois deve-se respeitar o raio de ação da palavra em questão para que não se cometa um erro de adequação vocabular. Agostinho Dias Carneiro, em seu livro Redação em Construção, destaca seis critérios de adequação vocabular: ao referente; ao ponto de vista; aos interlocutores; à situação de comunicação;  ao código; ao contexto.

Foi a partir dessas reflexões que desenvolvemos, no nosso 4º encontro, os seguintes temas:

  • adequação vocabular;
  • variantes linguísticas;
  • licença poética e neologismos;
  • vícios de linguagem;
  • clichê, chavão e frase feita.

O texto da aula já está disponível neste Blog no link Materiais. Informe-se sobre a proposta de redação da semana

Abraços,

Cyntia Silva

ofpalavra@uol.com.br

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