quarta-feira, 20 de abril de 2011

Páscoa

( Fonte: http://www.psmarcos.org.br/portal/formacao/artigo.php?aid=126)


Páscoa deriva da palavra hebraica "pessach" ("passagem"), que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu .
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição
E para você, querido aluno, o que significa? Ou, o que pode significar?
Aproveite esse tempo, assim como eu, para pensar :
- do que devemos nos libertar?
- qual vida queremos?
- o que estamos preparando para o futuro?

Um beijo no coração e montes de chocolates para cada um de vocês.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aula 05 e Estudo Dirigido: Revolução Francesa

 Aula 05: Revolução Francesa
( Clique na imagem para ampliar- Retirada de http://clioemquestao.wordpress.com/2010/03/11/revolucao-francesa-esquemas-de-aula/)

Queridos, podem consultar qualquer livro de Ensino Médio para estudar Revolução Francesa. Em sala ela será abordada de forma que vocês entendam. Gostaria que, antes de resolverem as questões façam alguma leitura complementar.E podem imprimir e colar no caderno também.
Algumas sugestões:

http://clioemquestao.wordpress.com/2010/03/11/revolucao-francesa-esquemas-de-aula/

http://bibariqueveralui.sites.uol.com.br/revfrancesa.html


http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-francesa.htm

http://www.culturabrasil.org/revolucaofrancesa.htm

http://profizabellecosta.blogspot.com/2010/07/franca-em-festa-14-de-julho-lembra-o.html

http://icrcjur.blogspot.com/2009/07/revolucao-francesa-e-seus-efeitos-no.html

E aqui, um vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=SAZArzPfxGU



Questões: ( Retiradas do livro História e Consciência do Mundo do Gilberto Cotrim)


1- SOCIEDADE DIVIDIDA: Responda
a- Como era constituída a sociedade francesa do século XVIII?
b- Como era composto o primeiro estado? De que provinha sua riqueza?

 c- Qual a situação da nobreza?
d- Quanto ao terceirto estado:
- quem compunha o terceiro estado?
-qual era o ponto comum a todo o terceiro estado?
-quem era a burguesia?
-a que parte da população correspondia o terceiro estado?

2-ECONOMIA EM CRISE: Explique:
a- a situação da agricultura e seus efeitos sobre a vida do povo francês no final do século XVIII:
b- a dificuldade em resolver o déficit público francês em função dos privilégios sociais do Estado absolutista:
c- Como a indústria se encaixava nessa crise econômica.

3- A REVOLTA ARISTROCRATA: Demonstre que a convocação da ASSEMBLÉIA DOS ESTADOS GERAIS foi mais uma tentativa do primeiro e segundo estados de manterem seus privilégios.

4- A ASSEMBLÉIA: Como a ASSEMBLÉIA DOS ESTADOS GERAIS foi utilizada pela burguesia para lutar contra a velha ordem absolutista?

5- A TOMADA DA BASTILHA. Analise o significado histórico da Queda da Bastilha.

6- DECLARAÇÃO DOS DIREITOS. Fundamente a frase seguinte com explicações e dados históricos: "A DECLARAÇÃO DOS DIREITO DO HOMEM E DO CIDADÃO, estabelecida pela Assembléia Nacional Constituinte, expressava os presupostos filosóficos da nova sociedade liberal burguesa.

7- MONARQUIA CONSTITUCIONAL.Quais foram os avanços estabelecidos pela Contituição Francesa com relação à:
a- sociedade:
b- economia:
c- religão

8-A REPÚBLICA E A CONVENÇÃO NACIONAL: Quais as diferenças entre os três gurpos políticos que se destacaram no período da Convenção Nacional?

9- GUILHOTINA E TERROR. Responda:
a- Qual a atuação jacobina na fase do Terror?
b- Ao nível internacional, qual a reação desencadeada contra a Revolução Francesa?

10- DITADURA JACOBINA. Quais as medidas de grande alcançe popular adotadas pela ditadura jacobina?

11- GOVERNO DO DIRETÓRIO. O que caracteriza a fase do a Diretório?

12- A ASCENSÃO DE BONAPARTE. Explique as condições que levaram Napoleão Bonaparte a chefiar o governo francês, estabelecendo o Consulado.