quarta-feira, 20 de abril de 2011

A ESTRUTURA E FUNÇÃO DAS IMUNOGLOBULINAS - ANTICORPOS

ISOTIPOS
A.Definição     
 Isotipos são determinantes antigênicos que caracterizam classes e subclasses de cadeias pesadas e tipos e subtipos de cadeias leves.
      Se a IgM humana é injetada em um coelho o coelho irá reconhecer determinantes antigênicos na cadeira pesada e cadeia leve e produzir anticorpos contra eles. Se esse anti-soro é adsorvido com IgG humana os anticorpos para os determinantes de cadeia leve e quaisquer determinantes em comum entre IgM e IgG humanas serão removidos e o anti-soro resultante irá reagir somente com a IgM humana. Na verdade, os anticorpos somente reagirão com a região constante da cadeia μ. Anticorpos para a região variável são raros talvez porque apenas alguns poucas cópias de cada região variável diferente estão representadas na IgM e por conseguinte a imunização não ocorre. Os determinantes que são reconhecidos por tais anticorpos são chamados determinantes isotípicos e os anticorpos para esses determinantes são chamados anticorpos anti-isotipos. Cada classe, subclasse, tipo e subtipo de imunoglobulina tem seu próprio conjunto de determinantes isotípicos.
B.Localização

       Isotipos de cadeia pesadas são encontrados na porção Fc da região constante da molécula enquanto que isótipos de cadeia leve são encontrados na região constante. A localização de determinantes isotípicos está ilustrada na Figura 1.
 C.Ocorrência        
         Isotipos são encontrados em todos os indivíduos NORMAIS na espécie. O prefixo  ISO quer dizer o mesmo em todos os membros da espécie. Alguns indivíduos com imunodeficiências podem não ter um ou mais isótipos, mas indivíduos normais têm todos os isótipos.
D.Importância       
      Anticorpos são usados para a quantificação de classes e subclasses de  Ig em várias doenças, na caracterização de leucemia de células B e no diagnóstico de várias doenças de imunodeficiência.
ALOTIPOS
A.Definição
                
Alótipos são determinantes antigênicos especificados por formas alélicas dos gene de Ig.
         Alótipos representam poucas diferenças nas sequência de aminoácidos de cadeias pesadas e leves de diferentes indivíduos. Mesmo a diferença de um único aminoácido pode levar a um determinante alotípico, embora em muitos casos o que tem ocorrido é a substituição de vários aminoácidos.
        Diferenças alotípicas são detectadas pelo uso de anticorpos dirigidos contra determinantes alotípicos. Esses anticorpos podem ser preparados pela injeção de Ig de uma pessoa para outra. Na prática, entretanto, nós obtemos anti-soro anti-alotipo de mulher que tenha tido gravidez múltipla ou de pessoas que receberam transfusão ou de alguns pacientes com artrite reumatóide.
B.Localização         
         No Homem diferenças alotípicas são localizadas na região constante das cadeias pesada e leve. C.Ocorrência         
         Alótipos individuais são encontrados em indivíduos membros de uma mesma espécie. Todos os alótipos não são encontrados em todos os membros da espécie. O prefixo Alo quer dizer diferente em indivíduos de uma espécie.
D. Alótipos de Ig humanos
       Nomenclatura – Alótipos de Ig humanos são denominados com base na cadeia pesada ou leve na qual está localizado. Assim, um alótipo de uma cadeia pesada Gamma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário