O frescor e o vigor da escrita jovem de Tatiana Barroso e de Talita Bruto
Eu finalmente estava sendo a protagonista de uma série, a minha série. (Tatiana Barroso, p. 44) A arte deve causar estranheza.(Talita Bruto, na mentoria on-line de Leitura Crítica do EEC Social) No último episódio das resenhas de meu blog, analisei Cem anos de solidão, de Gabriel…
O jogo genial do tempo cíclico e simultâneo em Cem anos de solidão, de Gabriel García Marquez
(…) mas somente encontrou-a na imagem que saturava a sua própria e terrível solidão. (Gabriel García Marquez, p. 75) Esta resenha começou a ser escrita há muito tempo. Para ser exata, há quase 20 anos de carreira literária que farei em novembro de 2024. Costumo…
Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, como um ponto de transformação
Algum dia, a carga que estamos carregando conosco poderá ajudar alguém. (Ray Bradbury, p. 197) Em algum texto do meu blog, informo que sou graduada em Ciências da Computação, uma área totalmente diferente do que exerço hoje, após descobrir o amor à palavra escrita. Mas…
Emily e Charlotte Brontë: em busca de uma melhor Escrita Criativa
Primeira Parte: O morro dos ventos uivantes, de Emily Brontë Bem, a longo prazo, devemos cuidar de nós mesmos, e os meigos e generosos têm mais justificativas para serem egoístas do que os tiranos. (Emily Brontë, p. 74) Quarta-feira de cinzas, 14 de fevereiro de…
Por que tomamos para nós os palimpsestos dos Brontë e a necessidade da escrita
Mesmo que deixemos de existir, os livros sobrevivem (…). (Heritage em Brontë, p. 26) Um livro é sempre o registro de uma época, de uma vida, de uma pessoa. Mas também é um espelho da própria alma de quem o lê – feito o verso…
As cidades como laboratório de escritores: uma reflexão sobre Hemingway em Paris
E como ele aprendeu o que, embora possa ser estimulado, não pode ser ensinado. Tornou-se escritor. (Amabile, p. 15) Conto? Não conto? Abro esta resenha sobre a tese em Teoria da Literatura, transformada em livro (ou romance), do tão queridíssimo Luís Roberto Amabile, com um…
Passante, de João Fernando Calsavara, é uma não ficção com técnicas refinadas de ficção
Crescer é desencantar-se, perder as ilusões infantis. (Calsavara, p. 130) Toda vida daria um livro. Esta é uma grande verdade. Mas não é toda pessoa que pode ser um bom escritor. Contrariando o que é ensinado Brasil afora nas oficinas literárias e cursos de Escrita…
Um homem e uma mulher livres na perspectiva de Lourival Holanda
Acho que devemos emprestar-nos aos outros e dar-nos a nós próprios. (Montaigne em Holanda, p. 45) Em marco de 2013, há dez anos, eu assistia na qualidade de ouvinte à disciplina “A poética do ensaio”, no Programa de Pós-graduação em Letras da UFPE, ministrada pelo…
O papel de quem escreve para a sociedade, e, principalmente, para si no Livro das mil e uma noites
Este livro, enfim, também os levará ao deleite e à felicidade nos momentos de amargura provocados pelas vicissitudes da fortuna, encobertas de sedutora perversidade.(Livro das mil e uma noites, p. 39) Sentido de vida. Este é o sentimento que aflora de maneira avassaladora após a…
A autobioficção de Vincent van Gogh e seus resquícios de realidade
As pessoas agem como sentem. (Vincent, p. 10) Escrevo sobre Vincent van Gogh: Minha história: A vida do pintor contada por ele mesmo, da professora, editora e doutoranda em Teoria Literária pela Uniandrade, Joinville, Santa Catarina, Ana Lúcia Corrêa Darú. Escrevo às vésperas do meu…