RSS

Bolo de Urso

10 out

Como o dia das Crianças está chegando, pensei em fazer algo para comemorar e também incentivar as mamães a repetir em casa. Pode até parecer difícil, mas não é não.

O maridex quando viu o bolo montado, na primeira foto, me perguntou se era o Mickey. No facebook, se era um porco. Com pequenas alterações dá pra fazer qualquer um desses. Aumente a orelha, ou mude o formato, vai da imaginação e criatividade de cada um. Vale até a ajuda da criançada.

Vejam como fazer:

Você vai fazer o bolo de sua preferência, eu fiz uma nega maluca. E vai precisar de:

– 1 forma de fundo removível, tamanho 22cm;

– 1 latinha de milho, ervilha, para as orelhas; (se for fazer o Mickey use uma lata de compota de frutas);

–  bico chuveirinho; (abaixo eu coloquei a foto para que possam identificar);

Prepare o bolo escolhido como de costume. Unte bem a forma e a latinha com margarina, ou manteiga e leve para assar. Na revista onde vi esse bolo, eles usaram uma folha de papel manteiga na latinha. (ver foto) Eu decidi arriscar e pra mim deu certo sem o papel. Eu apenas tive que virar a lata depois do bolo assado e retirar todo o fundo da lata, com o abridor de latas, para empurrar o bolinho.

Depois de frios, desenforme os bolos e coloque sobre o prato onde irá montar. Notem que a parte superior do bolinho da latinha, vira o fucinho do urso. Vejam como ficou o meu:

Eu não cortei a boca, esse pedaço que saiu, na verdade é porque o bolo  da latinha cresceu muito e derramou sobre a forma maior. Quando tirei do forno, ficou esse buraco.

O passo seguinte é cobrir o bolo:

E por fim, é a hora de usar o saco de confeiteiro com o bico chuveirinho para fazer a cobertura final. Eu fiz uma chantily de chocolate usando 350g de creme de leite fresco (nata) e duas colheres de chocolate em pó. Bata na batedeira até ficar um creme expesso. Cuidado para que o creme de leite esteja bem gelado e acompanhe de perto o batimento, pois se bobear vira manteiga e aí tchauzinho cobertura… aconteceu comigo…

Para usar o bico e dar a impressão de pêlo do urso, deixe a cobertura por alguns minutos no refrigerador para que ela fique bem gelada. Eu percebi que a medida que ia fazendo o pêlo, minhas mãos acabavam aumentando a temperatura do creme e o acabamento não ficava tão bom.

Por último faça os olhos, o nariz, e o que mais achar interessante.

Observação: eu decidi por não dividir o bolo em camadas e rechear, mas se você quiser, pode fazer com o recheio e a cobertura de sua preferência. Apenas observe a cor da cobertura, para que fique próximo ao animal ou personagem escolhido.

Um abraço e Feliz Dia das Crianças!

Alessandra

 

Tags: , , , , , , ,

5 Respostas para “Bolo de Urso

  1. Avental e Aventuras

    11 de outubro de 2011 at 11:36

    Que gracinha de bolo! A criançada vai amar! Parabéns!!!!!!
    Bjos
    Tania (Avental e Aventuras)

     
    • Alessandra

      11 de outubro de 2011 at 13:47

      Oi, Fê, Tania, Tulio e Vania! Obrigada pela visita e pelos comentários. Fiquei toda boba!
      Bjus

       
  2. Fê Dayrell

    11 de outubro de 2011 at 10:50

    Alessandra ficou 1000! Uma lindeza o urso.
    Parabéns
    Bjo

     
  3. Guloso e Saudável

    10 de outubro de 2011 at 20:03

    Alessandra,
    O urso está uma graça, uma deliciosa graça, o passo a passo ficou muito didático.
    Beijo
    Vânia

     
  4. Macho Gourmet (@machogourmet)

    10 de outubro de 2011 at 19:45

    Ale, olha que confeitaria nem é a minha praia. Confesso que, bolo, eu adoro solado! E que só me aventuro a fazer bolo fofo com aquelas misturas de caixinha. Mas não é que deu vontade de fazer esse? kkkkkkk Adorei!!!!!