segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Como afinar as mudanças!!!

Bem vindos Riders!!
Neste post vou dizer como afinar as mudanças, também tenho que dizer questões de mecanica.
Primeiro de tudo a que limpar todo!! Todo o sistema de transmissão deve estar limpo de lama e lubrificado. Se não limparem não vão conseguir afina-las.
Os cabos dos desviadores não devem ter folgas, para verem isso ponham as mudanças no carreto e na cremalheira mais pequena, depois puxam o cabo e se estiver esticado está optimo, se não tiram a folga desapertando o parafuso que o prende, esticar e voltar a apertar.
Agora vou começar pelo desviador traseiro.
Tanto o desviador dianteiro como o traseiro têm dois parafusos, parafusos normalmente identificados com H e L, servem para afinar os limites máximos e mínimos do "braço" que guia a corrente.
Para afinar o desviador traseiro, rodar o parafuso do limite máximo de maneira a que não consiga colocar a corrente no carreto maior, depois rode o parafuso até que esta volte a entrar nesse carreto sem esforço, tente depois colocar outra mudança acima para verificar se a corrente não salta para fora dos carretos, se estiver bem afinado o desviador vai manter a corrente no carreto maior. Verifique se o braço do desviador está alinhado com esse carreto. Agora está afinado para o maior, repete-se o procedimento para o carreto mais pequeno
Agora o desviador da frente
Com a corrente no carreto maior e cremalheira mais pequena, rodar o parafuso L até que o espaço entre a corrente e a parte interior do guia da corrente não ultrapasse 0.5mm. Com a corrente no carreto mais pequeno e na cremalheira maior, ajustar o outro parafuso até que o espaço entre a corrente e o lado exterior do guia não exceda os mesmos 0.5mm
Para acabar, caso seja necessário vamos coordenar os selectores com as mudanças, isto é feito através do parafuso de ajuste do cabo no próprio desviador. Começar com a corrente na cremalheira do meio e percorrer as mudanças traseiras reparando se a corrente muda bem. Caso contrário, rode no outro sentido.
PEDALEM MUITO!!!

1 comentário:

Pedro Ribeiro disse...

Ola, meu nome é Pedro e isto me ajudou muito.
Obrigado pela boa explicação.