A escola se localiza a 30 Km ao Sul do Município. Sua população é composta em sua maioria por migrantes vindos do Nordeste, Minas Gerais e moradores antigos do local. A maioria são trabalhadores autônomos que vivem da construção civil e turismo local. No bairro, não há atividades comunitárias sociais nem lazer.
Assembleia
NOSSO COMPROMISSO
- Formar alunos leitores que busquem seu próprio conhecimento;
- Melhorar a qualidade de vida da comunidade em nosso entorno;
- Fazer com que as atividades de ensino e aprendizagem sejam significativas e motivantes para alunos e professores.
Plenária |
PRINCÍPIOS NORTEADORES
Fundamentamos nosso trabalho em:
1. Freinet com os temas geradores;
2. Fernando Hernandes baseado no centro de interesse e projeto de trabalho;
3. José Pacheco com projeto educativo baseado na autonomia e integração da comunidade escolar;
4. Paulo Freire com a educação libertária.
PRÁTICAS PERMANENTES
- Alunos do 2º ciclo agrupados por tema de interesse desenvolvendo projeto de conhecimento e pesquisa.
- O 1º ciclo desenvolvendo projeto de alfabetização agrupado por fase da escrita.
- Todos em contraturno desenvolvem atividades de leitura, jogos matemáticos, informática e recreação, de 8h às 16h.
Literatura e alfabetização |
Plenária para fonte de comprovação de resultados |
AVANÇOS: O QUE NOS DÁ ORGULHO DE TER ALCANÇADO:
Escola de TEMPO INTEGRAL em caráter educativo desenvolvendo atividades diversificadas de aprendizagem em parceria com as monitorias.
Prática de estudo diária dos professores e monitores.
Pesquisa
Recreação e lazer
Pesquisa em sala-de-aula |
Olá,
ResponderExcluirgostei muito de saber o projeto da escola, bem interessante.
Como posso saber mais sobre o assunto? Esse projeto é característica só dessa escola ou as outras também trabalham assim? Como conseguiram desenvolver este trabalho?