segunda-feira, 30 de maio de 2011

CLC 7 -CULTURA LÍNGUA E COMUNICAÇÃO

   OBJETIVOS:        


-Intervém de forma pertinente, convocando recursos diversificados das dimensões cultural,
linguística e comunicacional.
 -Revela competências em cultura, língua e comunicação adequadas ao contexto profissional
em que se inscreve.


-Formula opiniões críticas, mobilizando saberes vários e competências culturais, linguísticas e
comunicacionais.
-Identifica os principais factores que influenciam a mudança social, reconhecendo nessa
mudança o papel da cultura, da língua e da comunicação.


Fizemos trabalhos de grupo:



MANIFESTAÇÕES CULTURAIS/ARTÍSTICAS


As manifestações artísticas expressam-se de diferentes formas. De acordo com a evolução o homem encontra novos meios para manifestar as emoções,os pensamentos,as idéias e as descobertas.As novas tecnologias da comunicação e informação possibilitam distintas maneiras de codificar a informação. 

Podem ser através da Dança,da Música,do Teatro,da Pintura,do Cinema,da Comunicação Digital,etc.

                              ARTE DIGITAL
Arte digital ou Arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais.
Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. 
Existem diversas categorias de arte
digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros.

                      DANÇA 
A dança é uma arte. É um conjunto de regras para realizar algo com perfeição.
 Exige habilidade e compromisso ao dedicar-se, todavia é uma forma de expressão artística coordenada, que carece de sentimentos e idéias através do movimento corporal.
 Na maior parte dos casos, a dança, com passos cadenciados é acompanhada ao som e compasso de música e envolve a expressão de sentimentos potenciados por ela.

                           MÚSICA
A música apesar de toda a discussão já apresentada, quando 
composta e executada deliberadamente
é considerada arte por   qualquer das facções. E como arte, é criação, representação e comunicação.

                      CINEMA
 
O cinema, abreviação de cinematógrafo, é a técnica de projetar fotogramas (quadros) de forma rápida e sucessiva para criar a impressão de movimento ,bem como a arte de se produzir obras estéticas, narrativas ou não, com esta técnica.Como registro de imagens e som em comunicação, o Cinema também é uma mídia.
                   TEATRO 
 
A palavra teatro define tanto o prédio onde se podem  apresentar várias formas de artes quanto uma determinada forma de arte.
O vocábulo grego Théatron estabelece o lugar físico do espectador, "lugar onde se vai para ver". Entretanto o teatro também é o lugar onde acontece o drama frente à audiência, complemento real e imaginário que acontece no local de representação.  Ele surgiu na Grécia antiga, no século IV a.C..
Toda reflexão que tenha o drama como objeto precisa de se apoiar numa tríade:quem vê, o que se vê, e o imaginado. O teatro é um fenómeno que existe nos espaços do presente e do imaginário, e nos tempos individuais e coletivos que se formam neste espaço.
                        Fotografia


A palavra Fotografia vem do grego  ("luz"),  e significa "desenhar com luz e contraste"..
Por definição, fotografia é, essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta  uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando juntas ou em paralelo ao longo de muitos anos
Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet.






                    Pintura
A pintura refere-se genericamente à técnica de aplicar pigmento em forma líquida a uma superfície, a fim de colori-la, atribuindo-lhe matizes, tons e texturas.
Em  sentido mais específico, é a arte de pintar uma superfície, tais como papel, tela, ou uma parede (pintura mural ou de afrescos). A pintura a óleo é considerada por muitos como um dos suportes artísticos tradicionais mais importantes; muitas das obras de arte mais importantes do mundo, tais como a Mona Lisa, são pinturas a óleo.
                       Escultura
Escultura é uma arte que representa imagens plásticas em relevo total ou parcial. Existem várias técnicas de trabalhar os materiais, como a cinzelação, a fundição, a moldagem ou a aglomeração de partículas para a criação de um objeto.
Vários materiais como a pipeta  prestam a esta arte, uns mais perenes como o bronze ou o mármore, outros mais fáceis de trabalhar, como a argila, a cera ou a madeira.
Embora possam ser utilizadas para representar qualquer coisa, ou até coisa nenhuma, tradicionalmente o objetivo maior foi sempre representar o corpo humano, ou a divindade antropomórfica. É considerada a quarta das artes clássicas.

                          Museus
Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade.
Os Arquivos em Portugal
Breve Abordagem Histórica
Em Portugal a primeira referência a documentos arquivados data do Séc. XI e refere-se à Metra de Braga, permitindo verificar que além de propriedade, recebeu também documentos provenientes do Mosteiro de S. Martinho de Barbudo e dos cartórios particulares de Aragunte Midas. Desde cedo se procedeu a incorporações de documentos constituindo-se em sub-sistemas de outros arquivos de abrangência superior. Mas já em 994, há referência ao “Kartório” de Paço de Sousa.
No Séc. XII e Séc. XIII, desenvolveram-se os Arquivos Municipais onde se conservavam novos tipos de documentos que resultavam de modificações no âmbito administrativo. Assim além de contratos e testamentos, surgem também séries de actas, minutas de correspondência, assentos contabilísticos e recibos.
     ARQUIVOS NA ACTUALIDADE
 Os primeiros Arquivos Distritais foram criado entre 1916 e 1918 em Leiria, Évora, Bragança e Braga. Em 1927 é decretado a criação de um Arquivo Distrital em cada distrito a fim facilitar a consulta dos Estudiosos aos núcleos documentais dispersos nos distritos.
Até aos anos 90 a situação dos Arquivos não foi alterada e em 1990 foi inaugurada as novas instalações da Torre do Tombo, e foi criado o programa Pram que serve de apoio à criação dos Arquivos Municipais.
                                 CONCLUSÃO
Manifestações culturais/artísticas é um conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.
considerei este módulo importante porque me ajudou a perceber um pouco mais sobre os conteúdos acima referidos.
Insere-se na minha vida o facto de adorar música e fotografia.






Sem comentários:

Enviar um comentário