LASER NO TRATAMENTO DE FERIDAS..

Atuação do Podólogo em Úlceras ou Feridas plantares

O podólogo ou podologista é o  profissional que tem como principais funções à prevenção e o tratamento das afecções dos pés, auxiliando profissionais da área da saúde.

Sendo responsável pelo  tratamento de patologias superficiais e as deformidades podais, utilizando-se de instrumentos  pérfuro-cortante, fototerapia, terapia foto dinâmica,ILIB, eletroterapia, ozonioterapia, órteses e próteses.

É bom enfatizar que devemos desempenhar nossas atividades sempre, respeitando  os níveis de competência a nós estabelecido.(1)

Podemos integrar equipes de profissionais da saúde compostas por médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, ortesitas, entre outros. Porém, mas, mantendo  autonomia em relação a estes profissionais, elaborando ele mesmo seus próprios diagnósticos podais e realizando os tratamentos que lhe parecer mais adequados; na fase diagnóstica de seu trabalho, caso se depare com um quadro clínico que sugira a intervenção de outro profissional da área de saúde, deve encaminhar seu paciente a procurá-lo.

Para tratar uma ferida, além de conseguir fazer um diagnóstico diferencial das úlceras MMII,  é necessário ter conhecimentos relevantes sobre anatomia, fisiologia da reparação tecidual, análise de custos dos materiais e também ter um bom relacionamento com o paciente e seus familiares. (2)

Primeiro, precisamos aprender a cuidar e entender o que vem a ser uma ferida e que as suas possíveis complicações podem evoluir para uma úlcera.

Obter um diagnóstico diferencial é a chave do tratamento de possíveis lesões mais sérias, ou seja, há necessidade de definir o diagnóstico da lesão com a exclusão das outras possíveis causas. Não é atribuição do podólogo dar um diagnóstico mas é um dever do podólogo entender aquilo que foi diagnosticado pelo médico. Uma ferida existente e que, já passadas quatro semanas, ainda não cicatrizou, deve ser vista como um sinal de alerta no sentido de que algo não vai bem com o organismo do paciente. As úlceras não afetam apenas as pernas. Elas também podem surgir nos pés, na região do calcanhar, na região plantar, nas pontas dos dedos e entre os dedos. São  doloridas, afetam a mobilidade do paciente e chegam a interferir na sua capacidade de trabalhar e na sua vida social. O paciente deve manter o tratamento do ferimento sob controle sempre monitorando o colesterol, o índice glicêmico e triglicerídeos. É recomendado o uso de sapatos adequados e confortáveis. Não devem ser usados calçados de salto alto por longos períodos, desconfortáveis ou que deixem os pés expostos. São cuidados estes que também devem ser observados especialmente se o paciente tiver diabetes (neuropatias). As lesões/arranhões que possam estar não cicatrizando de forma adequada e, assim, evoluírem para uma ferida/úlcera.Caso o profissional perceba que a ferida está levando um tempo maior que o normal para fechar/cicatrizar, o auxílio médico deverá ser buscado. Somente um médico especialista pode orientar e prescrever o melhor tratamento para cada caso específico.

Exames - anamnese no atendimento podológico.                                                                               Devemos ressaltar a importância da anamnese, que deve ser preenchida como avaliação inicial, antes de se iniciar qualquer procedimento podológico. Saber o histórico da saúde do nosso paciente é de grande importância, pois se dará o início de uma relação profissional, pois, sempre temos que estar aptos para qualquer esclarecimento entre paciente/profissional. É sempre importante questionar especificamente se o paciente ou algum membro da família é ou foi afetado por patologias dermatológicas, e indagar detalhadamente seu estado geral de saúde e eventuais fármacos utilizados. Sempre lembrando que o sigilo, profissional caracteriza o profissional como ético.( 7)

Laser no tratamento de úlceras. 

Laser atua como biomodulador, o que provoca a proliferação celular ( aumento das células), neoformação tecidual (formação de tecido novo )  , revascularização (fluxo sanguíneo), aumento da microcirculação com redução do edema e alívio da dor. A terapia fotodinâmica - TFD visa promover a inviabilização do crescimento microbiano local,baseado na combinação de um agente fotossensibilizador, luz comprimento de onda adequado, e presença de oxigênio, resultando de um tratamento antibiótico alternativo promissor para o tratamento dessas infecções.(3)

Aplicação da terapia ILIB- Intravascular Laser Irradiation of Blood  (irradiação de luz laser sobre o sangue). (tanto em pontos Sistêmicos quanto na Laserpuntura),

 laser vermelho ou infravermelho segura, não invasiva e sem efeitos colaterais. para ativação celular, é aplicado nós vasos sanguíneos, pode ser artéria radial (aquela que sentimos pulsar no punho), temporal, poplítea. Estimula a produção de prostaglandina (diminui a dor) , a reparação tecidual (diminuição do tempo de cicatrização)  redução de edemas e hiperemias (efeito anti-inflamatório, anti-edematoso e normalizador circulatório)(4)

ILIB – Laserterapia de amplo efeito sistêmico

O efeito da laserterapia localizada, ou seja, sobre um tecido lesionado e/ou em processo inflamatório, é bem conhecido: ocorre um alívio imediato da dor, redução do edema e aceleração da cicatrização.
Essas respostas bem sucedidas deram origem a uma técnica de tratamento que tem sido muito explorada há quase 30 anos: a irradiação com laser vermelho ou infravermelho dentro de vasos sanguíneos. O primeiro objetivo é melhorar a circulação sanguínea, linfática, e, também a resposta imunológica.
A terapia ILIB está indicada onde houver processos inflamatórios e dolorosos agudos e crônicos, doenças degenerativas, processos infecciosos, ou seja, todos os pacientes podem ser beneficiados.
Não há contra-indicações, desde que a dosimetria esteja adequada considerando a via de administração e a faixa etária.
O sucesso da terapia ILIB dependerá da dosimetria individualizada e revisada a cada sessão, ao longo do tratamento.(6)segura, não invasiva e sem efei

Úlceras ou Feridas plantares

Definição: Qualquer interrupção na continuidade da pele.

Ferida: Interrupção da continuidade dos tecidos devida a causa externa (traumatismo, intervenção cirúrgica), com ou sem perda de substância.

Úlcera: Tem as mesmas características da ulceração, entretanto tornou-se crônica, isto é, permanece sem regeneração por mais de 30 dias.

Perfurante Plantar: Consiste numa ulceração indolor, rodeada por uma zona de hiperqueratose, em geral, localizada no antepé (parte anterior do pé), especialmente na face plantar do hálux e no nível do primeiro e quinto metatarsianos. A lesão ocorre após um período mais ou menos longo, em que o paciente foi portador de um calo indolor, sobre o qual surgia posteriormente uma úlcera.

Efeitos Fotofísicos: Analgesia, anti- Inflamatório, cicatrizante e antimicrobiano.

Intervenção podológica:

Primeiro aplicamos a  da técnica ILIB laser vermelho ou infravermelho segura, não invasiva e sem efeitos colaterais. na dose de 180 joules (30 minutos). A região a ser tratada deve estar higienizada  e desinfetada, livre de líquidos, pomadas, cremes e secreções  sebáceas, que podem interferir na reflexão da luz.  Fazemos o desbastamento, sobre a ferida, coloque uma camada de gaze estéril, umedecida com o soro, em seguida promova o desbridamento.
      Devemos proceder de forma que não se exija esforço para o desbastamento, propiciando assim menos risco de outros ferimentos. Aguardamos o término do ILIB e aplicamos na  área da úlcera o TFD composto químico (azul de metileno 0,005% ), ocluir com gaze, plástico filme e  papel alumínio por 10 minutos (penetração da droga no local). Após 10 minutos retirar e descartar o material usado, sem nenhuma cobertura, para não haver reflexão. Aplicação de técnica pontual ou varredura mista do Laser Vermelho na dose de 8 j/cm2, sobre uma área expandida num raio de até 1cm ao redor da lesão. Aplicar em seguida, as coberturas necessárias. Duas a três sessões por semana.

OBS: normalmente a úlcera ou ferida é acompanhada pelo clínico e é associado a medicamento a este tratamento com ILIB e fotodinâmica.

Definição.

Além do conhecimento científico sobre fototerapia e fotodinâmica, que será utilizado na patologia a ser tratada, deve ser aliado o senso crítico/clínico do profissional, que somados, constituem um fator de grande importância no sucesso do tratamento  podológico..

É Necessário que o podólogo se dedique aos estudos da biofotônica. Conhecer os possíveis riscos durante a irradiação e dos cuidados existentes, são requisitos essenciais para todos os profissionais que utilizam o laser.

De modo geral verifica-se que a aplicação da luz na podologia otimiza os tratamentos com resultados satisfatórios

Podologista/ Podólogo Orlando Madella Jr

Referencias Bibliográficas                                                                                      (1) MADELLA.O.Jr – O que é a Podologia: Disponivel em < http://www.podologiabr.com/Exercer-podologia-_28.html > Acesso em 21 Jan. 2019-. (2) Enfermeira Pdga.Luciana Terrosse-  (3) Controle Microbiológico com ação fotodinâmica (pag. 251)-  (4)Novos Enfoques da Fototrapia.. Prof. Vanderlai S. Bagnato.Ed. CEPOF - ILIB - A terapia da vitalidade. https://mmo.com.br/pt-br/blog/199-ilib-a-terapia-da-vitalidade Dra.Fernanda Rossi Paolillo, Ph.D(Optics Group, IFSC-USP).  (5) Ortiz MCS, Carrinho PMP, Santos AAS, et al. Laser de Baixa intensidade: efeitos sobre os tecidos biológicos. Fisiot Brasil 2001- ( 6) LIZARELLI,R.F.Z.ILIB-Laerterapia de amplo efeito sistêmico. Disponível em: Acesso em 21jan.2019.

 

 

 

 

Podólogo Orlando Madella Jr.
Av. Paulista, 807 - Conj. 1012
Fone: (11) 3266-4710

Newsletter

  • Cadastre seu email.
    Receba noticias sobre podologia