Exemplo de maquete sobre ferroviária e cidade




Exemplo do maquete da ferrovia.



Segue algumas ideias para a construção da
maquete:



1. Coleta do material, os alunos são orientados a trazer basicamente frascos de plástico e aparas de papelão e madeira. Por sua flexibilidade, canudos de refresco podem ser bastante úteis para representar os trilhos. Os dormentes podem ser improvisados a partir de palitos de fósforos ou sorvete, de acordo com a escala definida. É interessante frisar que sucata não é lixo: o material deve estar em condições de absoluta limpeza e integridade física. Não se esqueça também de conseguir cola branca e cola plástica, além de espátulas e pincéis de vários tamanhos.

2. Elaboração de um mapa ferroviário como base para a construção da maquete. Deve-se incluir o maior número possível de elementos de paisagem, como porto marítimo ou fluvial, serra (atravessada por túnel), vegetação e cidade. Mapas, diagramas e fotos aéreas podem ser usados como fontes de pesquisa.

3. Construção do cenário com ênfase para o relevo e cuidado na distribuição dos elementos envolvidos no sistema ferroviário: navios no porto, armazéns para estocagem do produto, guindaste para carregamento das composições, estações ferroviárias urbanas (interligações da malha), indústrias para descarregamento do material transportado e integração com transporte rodoviário, fluvial ou aéreo. A proposta pode ser dimensionada de acordo com o número de alunos envolvidos e o interesse dos professores, observando-se que quanto maior a maquete mais difícil se torna manter a escala, além das exigências maiores de espaço, material e trabalho. Os materiais podem ser variados: gesso ou massa corrida (para o relevo), papel craft (imitação de madeira), celofane (simulação de água), caixas de fósforo (construções), embalagens de dentifrício (composições), vitamina C (vagões-tanque) e tinta acrílica (acabamento).

4. Construção e distribuição dos elementos móveis: trens, outros veículos, pessoas, animais, elementos de sinalização e detalhes que emprestem realismo à construção. Alguns dos materiais já citados podem facilitar nesta etapa.

5. Exibição da maquete, que pode fazer parte de um projeto maior da escola. É interessante a presença de legendas, textos explicativos e de um ou mais alunos fornecendo informações pertinentes ao projeto.


Não se esqueça: todo projeto só pode ser considerado concluído após o registro cuidadoso de todas as fases e da avaliação final de todos os participantes.



*Informações tiradas do blog hobby trem