terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Lanterna da DT na Intruder?

Quando disse que a gente nunca está satisfeito com as mudanças na nossa moto, é a mais pura verdade! Apesar de ter ficado muito mais proporcional do que o "tijolão" que vem de fábrica na Intruder, ainda não estou totalmente realizado com a mudança. A idéia é colocar uma lanterna tipo "tartaruga", rente ao paralama e a placa acima dela.

Mudança na lanterna - Lente de acrílico


Quando coloquei a lanterna traseira da Yamaha DT 180 ano 1982, não consegui a lente original que é de acrílico mas a de plástico, comprada nas lojas do "paralelo".

Semana passada fui numa concessionária Yamaha e consegui, em estoque antigo esta lente original que custou R$30,00 (carinho não acham?). Mas como dizem, não se faz omelete sem quebrar os ovos!

De cara nova - mais custom ainda!

Para quem curte customizar uma moto, ela nunca está totalmente "pronta".
Sempre pensamos em um detalhe, algo que a faça parecer bem mais diferente do que qualquer outra que já vimos. Nada que impeça de alguém copiar as idéias. Idíeas estão aí para serem copiadas mesmo!

A curva do guidão facilita a pilotagem

Observe-se a curvatura do guidão, menos brusca que os outros modelos.

Ainda o guidão - outro ângulo

Gosto é gosto dizia uma velha sem dentes comendo capim! Eu prefiro este guidão da Virago ao anterior, da Yamaha XT 180.

Guidão da Virago - Confortável e 100% Custom

Depois de muito ouvir opiniões, procurar e experimentar alguns modelos de guidão, optei pelo da Virago. Não precisou fazer nenhuma troca de cabos.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Chuva e frio - uma desconfortável combinação!

Muita chuva e frio. A temperatura estava em torno de 17ºC mas a sensação térmica era de 12ºC, isso em pleno início de janeiro!
Tínhamos apenas um jogo de roupa para chuva. Dividimos - eu com a jaqueta e minha esposa com a calça.

A roupa molhada era trocada a cada parada para abastecimento ou descanso.

Bem, quem deseja aventura deve estar preparado para qualquer suspresa!

Seis horas abaixo de mau tempo! Ninguém merece...mas aventura é isso!

Depois de viajarmos mais ou menos uns 75km, já em Pelotas, iniciamos nossa aventura molhada... chuva forte e constante... o céu desabou!

Voltando antes - Fugindo da chuva

Voltaríamos no domingo, após o "check-in" mas o tempo feio fez com que decidissemos retornar no sábado ainda pela manhã.

Hora da gelada! - Afinal ninguém é de ferro!

Na segunda pousada, a Esquina do Sol, ficamos numa suíte muito boa. O tempo não estava legal... cara de chuva... Aí o melhor é deitar na rede e beber uma "loira". Afinal, as loiras são as melhores!

Virada de ano na beira da praia


Fomos com amigos para a beira da praia assistir à queima de fogos de artifício. Um show!

Primeira Pousada - Cabana's Apart Hotel

Na primeira pousada, a moto ficou na rua, no jardim do Cabana's Apart Hotel deixando meu coração "preocupado" apesar do vigia dizer que ficaria "de olho". Ainda bem que nada aconteceu.

Grill - Parada obrigatória

Saímos às 08:00h da manhã, com o tempo relativamente bom. O céu estava claro mas com algumas nuvens. Não havia previsão de chuva.

Enfim chegou o Dia D!

Depois de planejar por uns dois meses, finalmente chegou o dia.

Agora é só viajar!

Na verdade nós "intrudeiros" nunca ficamos totalmente satisfeitos e estamos sempre pensando no que podemos fazer para acrescentar mais um "tempero" na nossa moto, deixando-a mais atraente e "ajeitada".

Pronta para "pegar" a estrada!

Depois de mandar confeccionar as plataformas Dalavas que foram parafusadas sobre as chapas anteriores que eu havia colocado, Intruder está pronta para "pegar" a estrada!

Visão do freio - A importância de uma boa regulagem

Deve-se ter muita atenção na instalação do sistema de freio traseiro do Comando Avançado pois ele é parte fundamental para a segurança do piloto.
Depois de instalado verifique se a lanterna de freio está acendendo ao pisar no pedal. Caso a luz não acenda, observe a colocação da mola da cebolinha do freio.
A regulagem é individual, ou seja, cada piloto prefere de um jeito; uns mais alto, outros mais baixo.

Visão do câmbio - mais macio!

O câmbio ficou mais macio em função do braço mais comprido (princípio da alavanca).
A posição do câmbio deve ser regulada após a instalação devendo satisfazer o piloto.
Deve-se pensar no tipo de calçado utilizado, ou seja, partindo sempre do maior para o menor. Se o piloto regular para usar com tênis baixo por exemplo, quando ele trocar para uma bota a mesma não irá passar no vão. Se o piloto costuma usar vários tipos de calçados, é importante fazer a regulagem para o calçado com a ponta mais alta.

Vista de outro ângulo a Intruder fica com cara de "estradeira"

Não importa se ela é uma 125cc e nunca será uma grande estradeira apesar de nossos esforços na colocação de acessórios. O que interessa para nós que amamos as custom é que podemos "brincar" à vontade customizando nossa moto e desta maneira realizando uma parte de nosso sonho - uma Harley-Davidson!

Visão da moto com o Comando Avançado - Uma "encorpada" na 125

De roupa nova, a Intruder 125 parece maior pois o Comando Avançado "engordou" a frente da moto que parecia mais "magrinha" em razão dos alforjes.

Comando Avançado Dalavas - Enfim conforto e segurança ao pilotar!

Enfim o Comando Avançado Dalavas! A instalação foi fácil e relativamente rápida. O que mais dá trabalho é a retirada do freio original (na verdade, a retirada e recolocação das molas) mas mesmo assim ninguém precisa pagar mecânico para fazer a instalação.

Ainda os faróis auxiliares - Bonitos e baratos


Os interessados encontrarão na internet uma variedade de marcas e preços.
Procure adquirir aquele que já é fabricado para ser colocado na sua moto, evitando assim adaptações e modificações quando da instalação.
Por uma questão de ética e respeito ao espaço aqui oferecido, não fornecerei preços nem empresas que comercializam este tipo de acessório, mas quem desejar pode entrar em contato comigo deixando um comentário no final do tópico correspondente ao assunto desejado.

Eles são bonitos e úteis - Eles são os faróis auxiliares ou faroletes


Os faróis auxiliares ou faroletes tem um papel importante no que diz respeito à segurança do piloto. O farol principal na maioria das motos e a Intruder não seria exceção, é fraco e não oferece a luminosidade exigida nas vias urbanas brasileiras, que são mal iluminadas, esburacadas e muitas vezes com armadilhas mortais, como os bueiros rebaixados, como é o caso aqui em Porto Alegre. Muitas vezes só enxergamos o perigo quando estamos a poucos metros dele e dependendo da sorte ou do azar, não temos tempo para evitar um acidente. Se os faróis fossem mais eficientes (ou quem sabe as ruas melhor pavimentadas e iluminadas) não correríamos este risco.
Os faróis auxiliares são fáceis de serem colocados mas é importante lembrar que uma instalação mal feita pode comprometer todo o sistema elétrico da moto.
É necessário que se utilize um relé adequado, fios novos, terminais, capas de terminais e de preferência que o serviço seja realizado por um profissional que entenda do assunto, sob pena de termos superaquecimento e a bateria descarregada.
Importante lembrar que os faróis auxiliares só deverão ser utilizados à noite quando realmente for necessário.
Lembre-se sempre que eles são primeiro funcionais, depois estéticos.
Desde que os cuidados acima sejam tomados, a colocação dos faróis auxiliares só trará beneficíos.
Os da foto foram ligados juntamente com a luz alta, com relé, é claro.

Ainda o banco novo - um estilo "estradeiro" e muito conforto para viagens!

Mandar fazer o banco novo partiu da necessidade de conforto, que o banco original não proporciona; nem ao piloto, nem ao carona.
Além disso, o visual "custom" dá um certo ar de "estradeira" na pequena mas corajosa Intruder 125, que de roupa nova fica mais próximo daquilo que o consumidor deseja numa motocicleta deste estilo.
Por que os fabricantes não perguntam ao consumidor aquilo que desejariam ter na sua moto? Por que não somos ouvidos nos aspectos mais importantes do veículo que adquirimos?
Bem, por isso muito cuidado! Os concorrentes andam por aí tentando não cometer os mesmos erros.
A confecção do banco foi obra do Sr. José, mais conhecido por Saci. (Saci Bancos) que localiza-se em São Leopoldo-RS.
A fabricação leva em conta a altura, peso, e é claro, o gosto pessoal do piloto e do carona (quando for o caso).
As espumas utilizadas variam de densidade em função dos fatores acima descritos.
O material de revestimento é de altíssima qualidade com as costuras impermeabilizadas.
Enfim, os bancos não ficam devendo nada em qualidade, conforto e beleza aos de outros fabricantes muito conhecidos em outras partes do Brasil.

Banco novo - conforto e visual "custom"


O banco novo, estilo "custom" dá uma cara nova a Intruder que sai de fábrica com uma aparência "street". Ora, se eu quisesse uma "street" compraria uma Yes e não uma Intruder.