sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Catarata em cães e gatos - Prevenção e tratamento.

A catarata é uma doença dos olhos que pode afetar cães e gatos. Ela provoca a opacidade da lente ou cristalino, estrutura que permite a passagem da luz até a retina favorecendo a focalização dos objetos, em estágios avançados pode ocasionar a perda de visão. É bastante frequente entre os cães, e um pouco mais rara entre os felinos
Conforme sua intensidade, a catarata pode ser detectada facilmente ou passar despercebida aos olhos do proprietário. Mesmo donos cuidadosos podem não perceber uma catarata inicial, pois o exame preciso só é possível com a pupila dilatada, por isso é recomendável que seja feito por um oftalmologista veterinário. Algumas formas de catarata podem evoluir muito rapidamente, como as cataratas diabéticas que por vezes se desenvolvem em apenas alguns dias, daí a importância do acompanhamento regular de um médico veterinário. No entanto, o proprietário pode fica atento a alguns detalhes como mudanças na movimentação do animal, cães que tropeçam, mostram-se agressivos e/ou medrosos. Vale observar também modificações na cor das pupilas, que podem se mostrar esbranquiçadas.
Em muitos casos o tratamento da catarata será por meio de procedimento cirúrgico. Mas em determinadas situações, é possível com medicamentos e vitaminas, manter a transparência do cristalino suficiente para que o animal conserve a função visual, pelo menos temporariamente. Como alternativa o uso das medicações homeopáticas pode ser uma opção. Apesar de a homeopatia estar associada ao tratamento de seres humanos, sua aplicação na recuperação de animais tem se mostrado eficaz na prática veterinária. A homeopatia pode ser vista também, como uma alternativa econômica e eficiente para tratamento de enfermidades. Uma das medicações homeopática mais utilizada para o cuidado nos casos de catarata senil, opacidade da córnea e do cristalino é o Colirio de Cinéraria Marítima.

Fonte: DR. Provets (http://www.provets.com.br/pet/drprovets-pet/catarata-em-animais-prevencao-e-tratamento)

Veja mais em www.dogworld.com.br

2 comentários:

  1. Dr,
    minha cachorra foi tomar banho e tosa e dois dias depois percebi que ela estava com sintomas da catarata canina. Isso pode ter alguma relação com algum produto usado no banho e que pode ter caido no olho dela?
    obrigada.
    Safira

    ResponderExcluir
  2. Provalvelmente não tem nada a ver, pois todo banho e tosa deve usar produtos de qualidade, mas seria muito bom voce leva-la ao veterinário para uma avaliação.

    ResponderExcluir