Se você é como a maioria dos novos empreendedores, sua empresa significa muito para você, quase como se fosse seu filho (para nós é!). Você planejou a concepção dele, alimenta desde o nascimento, dá amor e carinho e tem muita esperança e desejos para o futuro dele.
Então, faz sentido escolher um nome para seu negócio como você escolheria para um filho.
Tenha em mente estas 7 dicas que vamos dar, na hora de escolher o nome para seu filho, ops, projeto:
1. Pense em um nome que faça sentido
Como geralmente o nome é a primeira coisa que a pessoa conhece do seu negócio, considere-o como uma importante ferramenta de marketing. Evite nomes vagos, sem sentido, pense no foco do seu negócio.
Algumas pessoas – principalmente artistas, fotógrafos, designers – gostam de incluir seus nomes ou sobrenomes em suas marcas. Isto pode ajudar a personalizar seu produto ou serviço e isto ajuda a evitar conflitos de marca (a menos que você tenha um nome muito comum!).
2. Certifique-se de que o nome é fácil de entender e de pronunciar
Como você quer que o nome da sua empresa seja passado pra frente, no boca a boca, tenha certeza de que é um nome de fácil entendimento e fácil de repetir.
Aqueles com nomes complicados sabem que isso pode significar um desafio, mas pode também se tornar uma marca inesquecível, quando as pessoas já o tiverem na cabeça.
Normalmente, nomes mais curtos são mais fáceis de memorizar e causam menos confusão. (Pto de Contato não concorda com a última frase :P)
3. Escolha um nome que possa crescer com a sua empresa
Pense a longo prazo para a escolha do nome, assim você poderá manter o nome quando sua empresa crescer.
Por exemplo, o nome Muquifo Conserto de VHS pode limitar a expansão do negócio para conserto de DVD, Blu-ray ou qualquer outro equipamento eletrônico.
Escolha um nome que seja amplo o suficiente para seu projeto crescer para fora da sua casa, mas restrito a ponto de não perder o poder de comunicação do negócio em si.
Além disso, certifique-se de que o nome vai durar mais do que modismos atuais.
4. Nome próprio e único
Quando você for registrar o nome da sua empresa, você terá que preencher formulários explicando a natureza do seu negócio, o foco e a área de atuação. O nome escolhido por você tem que ser único e exclusivo, duas empresas com mesmo nome não podem, legalmente, funcionar em uma mesma região.
Uma boa ideia é fazer uma lista com três ou quatro opções de nomes, caso alguém já tenha registrado a sua primeira opção.
Continua…
Ótimas dicas Fernanda. Escolher o nome é uma tarefa relativamente simples mas deve ser bem pensada e analisada com certeza.