VERÃO 2010. DIRETO DE MURIÚ, JACUMÃ, ...BARRA DO RIO E .... E O QUE ACONTECER DE INTERESSANTE NAS NOSSAS PRAIAS.


Caros leitores do "Esporte e Saúde".
A partir de hoje, sábado(26/12), estaremos postando nossas matérias sobre esporte diretamente de Muriú. Como lá não terei acesso fácil à internet, farei postagens semanais. Daremos destaque  a uma pescaria de aratu que acontece em Barra do Rio entre irmãos da Família Torres da Rocha.
Algumas postagens que prometemos e que não foram postadas este ano ficarão para 2010.
Obrigado aos leitores do "Esporte e Saúde" pela participação neste ano com comentários e críticas. Esperamos que 2010 seja um ano de muitas realizações no esporte da nossa terrinha. Que os projetos desenvolvidos em 2009 possam ser melhorados em 2010.
Um abraço a todos e a todas que acessaram o "Esporte e Saúde" neste 1o ano de existência. Até 2010.
Pedro Torres da Rocha.

PT SAUDAÇÕES !!!
Leia Mais

PELO MENOS HOJE.


Contrário àqueles que afirmam que família só presta pra tirar foto, acredito que pelo menos hoje, Natal(25/12), poderemos ter um momento em que as pessoas aproveitem  para, com o coração aberto, buscar ficar mais próximo dos familiares. Não é a toa que estamos na mesma família. É nela em que encontramos as maiores dificudades de relacionamentos. Então, aproveitemos este momento, pelo menos este, para ficarmos juntos, nem que seja para saborearmos a ceia de Natal. Que Jesus possa abençoar todas as famílias reunidas em seu nome. Abençoai todas elas. Olhai também para àqueles lares onde reina a desarmonia para que a paz esteja presente, pelo menos hoje.
Aos leitores assíduos que nos acompanham desde a criação do "Esporte e Saúde", obrigado pelos comentários, críticas... Tenham todos um feliz Natal e um 2010 melhor que o ano que está indo embora.
PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

Excessos de final de ano colocam as comemorações e a saúde em risco .


Fartura de comidas e bebidas, horas e horas de divertimento, troca de presentes. As festas de fim de ano são regadas de prazeres. O problema é que as comemorações chegam acompanhadas de muitos exageros. E, são eles, os vilões da saúde e do bem-estar. Passar dos limites com a quantidade de comida e de bebida, passar muitas horas sem dormir e até mesmo se descontrolar com as finanças tem seu preço. A seguir, confira quais são estes prejuízos e as dicas para afastá-los das festas.


 Exagerar na comida
Com a ceia posta à mesa e as diversas opções de pratos saborosos é difícil não encher o prato bem além do que a sua fome manda. O problema é que esta atitude, além de prejudicar a dieta, pode te deixar indisposta para aproveitar a festa. "Comer em excesso em qualquer período do ano coloca o regime em risco. No Natal, as preparações típicas são ricas em gorduras e açúcares e, por isso, levam ao maior consumo de calorias", explica a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. "Entretanto, é importante curtir o momento e, no dia seguinte, retomar uma alimentação balanceada e com menor quantidade calórica para que volte a eliminar peso", diz.  Mas, aproveitar o momento não significa comer muito de tudo, como explica a nutricionista. Que tal fazer um prato equilibrado com todos os grupos alimentares. "Comer demais pode sobrecarregar o sistema digestivo causando má digestão, além de provocar desconfortos como refluxo e dores abdominais. O ideal é sempre comer em pequenas quantidades, sem se privar dos alimentos favoritos", explica Roberta.

Encher o copo
Espumante, vinho, cerveja, caipirinha. As festas de final de ano costumam ser recheadas de bebidas alcoólicas e extrapolar pode significar uma noite inteira passando mal e com uma ressaca daquelas. "Consumir álcool em excesso pode trazer prejuízos para o fígado e, dependendo da pessoa e do organismo, pode resultar até mesmo em um coma alcoólico", diz o clinico geral do Hospital HCor, Abraão Cury.
A dica do especialista para não acabar a noite em um hospital é se hidratar antes de consumir bebidas alcoólicas, e claro, não abusar. "Antes de começar a tomar as bebidas com álcool, a melhor dica é beber muita água. Já, durante a festa, intercale um copo de vinho, por exemplo, com uma de água ou até mesmo de suco. Assim, os efeitos da bebida não aparecem com tanta intensidade e a ressaca do dia seguinte também não", explica.

Matéria postada no MSN (Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

Manter o cérebro ativo é a senha da longevidade.


Um dos maiores temores do envelhecimento é a perda da autonomia, especialmente quando ela vem acompanhada do declínio das funções mentais. Nesse terreno, as demências são os maiores fantasmas que assombram quem cruza a fronteira da terceira idade. São síndromes que envolvem o comprometimento de funções cognitivas sem, no entanto, afetar a consciência da pessoa. Essas doenças afetam especialmente a memória, a inteligência, a capacidade de orientação, de julgamento e de convívio social.Elas podem ser degenerativas, como o Mal de Alzheimer, ou secundárias, em conseqüência de algum outro mal, por exemplo a arteriosclerose, o hipotiroidismo ou o alcoolismo.                           

O Mal de Alzheimer, por exemplo, atinge cerca de 20% dos octogenários. Ainda não se sabe ao certo como preveni-lo e ele não tem cura. No máximo, algumas drogas podem retardar seu progresso. Em 8 ou 12 anos, o Mal costuma levar à morte. Para quem já é portador destas doenças os medicamentos mais avançados para seu tratamento apenas retardam a sua evolução com pouca ou nenhuma resposta terapêutica, portanto sem resultados eficientes , conta a médica geriatra Luciane Páscoa, de São Paulo. Entre os transtornos psiquiátricos, a depressão está entre os problemas mais comuns nessa faixa etária. Em alguns casos, pode até sinalizar a instalação de outra doença, como o Parkinson.
Um dos segredos para manter a cabeça jovem é manter-se ativo a vida inteira. É preciso investir em relacionamentos, em hobbies, em atividades que exijam concentração e interação social. Tudo isso favorece a massa cinzenta. Os especialistas recomendam, por exemplo, que os idosos façam trabalhos manuais, leiam muito, aprendam coisas novas. A leitura, especificamente, melhora atenção, memória e fluência verbal, revelou um estudo americano com mais de 500 idosos.                                                          

Manter essas funções em ordem é também uma questão de sobrevivência: a taxa de mortalidade aumenta quando essas capacidades despencam. Sim, manter o cérebro ativo pode ser sinal de longevidade

 
 
 
 
 
Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).
 
PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

Cãibra é comum nos treinos iniciais, saiba como aliviar o formigamento.



Quem já experimentou uma corridinha, sabe bem como ela incomoda: a cãibra corta o pique e chega a dar raiva quando demora a passar. Causada por uma contração involuntária dos músculos, ela não representa nada grave. Mas pode atrapalhar bastante o seu rendimento se começar a aparecer com muita freqüência. É verdade que a carência de alguns minerais (como sódio, magnésio e potássio, perdidos na transpiração) favorece o surgimento do problema. Daí, aliás, a importância de uma boa hidratação com água, sucos e isotônicos. Mas não é só isso. Sabe-se também que uma musculatura pouco tonificada e mal alongada é mais sujeita às cãibras. Então, antes de treinar, estique todos os principais grupos musculares, avisando seu corpo de que o treino está prestes a começar. Também inclua banana, tomate e uvas passas na sua dieta elas são exemplos de alimentos ricos em potássio. E, na hora que o formigamento chato aparecer, pare tudo e faça uma massagem suave na região. Se possível, também coloque uma bolsa de água quente no local com a dilatação, os músculos relaxam e a dor desaparece rapidinho.

Para prevenir:
1. Tome muito líquido durante o dia, e não apenas enquanto treina
2. Se o seu treino dura mais de 50 minutos, reponha os sais minerais perdidos na transpiração com bebidas isotônicas
3. Alongue-se sempre antes e depois do treino;
4. Nunca treine pesado dois dias seguidos;
5. Inclua alimentos ricos em potássio na dieta;
6. Fortaleça seu corpo com séries de exercícios localizados

Quando o mal-estar aparecer, apele para estas dicas:
1. Alongue, devagar, as áreas que estiverem com cãibra;
2. Faça uma massagem bem suave no local, estimulando a circulação sangüínea;
3. Reponha os sais minerais perdidos, tomando algum isotônico
4. Faça uma compressa quente, relaxando os músculos contraídos indevidamente.

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!




Leia Mais

Seu corpo dá 13 motivos para você começar a correr já!!!


Correr sempre foi seu sonho. Mas a falta de tempo, o fôlego curto e a preguiça acabam adiando até a passadinha numa loja  para a compra de um tênis novo. Você nem imagina o que está perdendo , afirma Valéria Alvim, especialista em fitness do Minha Vida. Esse esporte é uma atividade física completa, que faz bem ao corpo todo. Duvida? Então confira abaixo a lista de benefícios que o exercício proporciona a você. Mas não se deixe enganar: para usufruir de tudo isso, é necessário dar piques regulares. O ideal para quem está começando é correr em dias alternados, de três a quatro vezes por semana, e fazer outra atividade aeróbia como bicicleta e natação nos outros dias , sugere Valéria. Se você já corre há muito tempo, vale fazer treinos mais puxados e específicos de três a quatro vezes por semana e treinos moderados ou leves nos outros dias.A personal trainer informa que o tempo também pode variar de acordo com o condicionamento físico do aluno, as necessidades e os objetivos dele. Mas é possível ter benefícios com 30 a 60 minutos a cada prática. Em todos os casos, entretanto, a musculação e os alongamentos são essenciais para dar um bom suporte ao corpo, além de ajudar a melhorar a performance na corrida , completa. E, antes de começar, não deixe de ir ao médico e fazer uma avaliação física. Isso vai prevenir lesões e outros problemas de saúde que podem prejudicar a sua motivação.
1. Coração: a corrida exige que o coração aumente o fluxo de sangue para todo o corpo. As fibras do músculo se fortalecem e a cavidade aumenta. Há uma hipertrofia excêntrica do miocárdio (alteração na parede e na cavidade do ventrículo esquerdo) melhorando a ejeção sanguínea. Desta forma o coração bombeia mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente. Com o aumento da circulação sangüínea pelo corpo, cresce a entrada de oxigênio nos tecidos.
2. Pulmões: correr faz com que o volume de ar inspirado seja maior, aumentando a sua capacidade de respiração. Há também um aumento da quantidade de oxigênio absorvido do ar atmosférico.
3. Ossos: estimula a formação de massa óssea, aumentando a densidade óssea evitando problemas como a osteoporose.
4. Pressão arterial: correr estimula a vasodilatação, o que reduz a resistência para a circulação de sangue. Há trabalhos específicos para alunos hipertensos, como trabalhar a velocidade em terrenos planos. Uma maneira de diminuir a sua pressão é trabalhando a velocidade em terrenos plano.
5. Cérebro: aumenta os níveis de serotonina, neurotransmissor que regula o sono e o apetite. Em baixas quantidades, essa substância está associada ao surgimento de problemas como a depressão.
6. Peso: quanto maior a intensidade do exercício maior a queima calórica e de gordura. A corrida ajuda a gastar muitas calorias, favorecendo a perda ou manutenção do seu peso. Em uma hora de treino, um atleta chega a queimar até 950 calorias.
7. Colesterol: diminui os níveis de LDL (colesterol "ruim"). Corredores de longas distâncias têm o nível mais alto de HDL (colesterol bom ), encarregado de transportar os ácidos graxos no sangue e de evitar o seu depósito nas artérias.
8. Estresse: com a corrida, há liberação do hormônio cortisol, aliviando o estresse e a ansiedade.
9. Sono: fazer atividade física, melhora a qualidade de sono. Correr faz a pessoa dormir melhor. Após o exercício, o corpo libera endorfina, substância que provoca a sensação de bem-estar e ajuda a relaxar.
10. Músculos: a corrida ajuda a melhorar a resistência muscular e também queima a gordura dos tecidos musculares, deixando-os mais fortes e definidos.
11. Rins: com o aumento da circulação, há também uma melhora da função dos rins, que filtram o sangue e reduzem o número de substâncias tóxicas que circulam pelo corpo.
12. Articulações: correr torna a cartilagem das articulações mais espessa, o que protege melhor essas regiões tão frágeis do nosso corpo.
13. Aumenta a libido: após 30 minutos de corrida, há um aumento da testosterona que permanece assim, por mais uma hora aproximadamente. No caso das mulheres, também há um aumento dos hormônios relacionados ao desejo, além de aumentar a auto-confiança.
Se você está indo para o litoral neste verão, é um bom momento de começar a correr. Depois é só encontrar um tempo após o trabalho e dar continuidade. O seu corpo agradece!!!

Matéria postada do MSN (Corpo& Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!


Leia Mais

QUE NÃO ACONTEÇA COM MURIÚ, PORTO MIRIM E JACUMÃ O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM BARRA DE MAXARANGUAPE/RN.


Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades significativas de água é também expressiva.

O estudo da balneabilidade de uma praia compreende a medida das condições sanitárias, objetivando a sua classificação em PRÓPRIA e IMPRÓPRIA para o banho, em conformidade com as especificações da resolução CONAMA nº 274/2000.
Importância da determinação das condições de balneabilidade
No Estado do Rio Grande do Norte, as praias se destacam principalmente pela sua rara beleza, águas cristalinas, limpas e mornas, além da existência de clima convidativo, motivos pelos quais elas se apresentam entre as maiores atrações turísticas do Estado, contribuindo de forma expressiva para o desenvolvimento sócio-econômico regional.
Além de grande atração turística, as praias são também utilizadas como importantes áreas de recreação e lazer nos centros urbanos. Assim, o monitoramento sistemático e a conservação das praias, mantendo-as em condições PRÓPRIAS para recreação primária, e informando aos banhistas das suas condições de balneabilidade, se apresenta como uma grande preocupação do Governo Estadual, expressado através das ações do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – IDEMA.

CATEGORIA LIMITE DE NMP DE COLIFORMES FECAIS / 100 mL

EXCELENTE-Máximo de 250 em 80% ou mais das amostras
MUITO BOA- Máximo de 500 em 80% ou mais das amostras
SATISFATÓRIA- Máximo de 1000 em 80% ou mais das amostras
IMPRÓPRIA-Acima de 1000 em mais de 20% das amostras.

VEJA AQUI O QUADRO GERAL DA QUALIDADE DE TODAS AS PRAIAS DO RN



ANTES DE VOCÊ PROGRAMAR SUAS FÉRIAS OU VIAGENS AO LITORAL DO NOSSO ESTADO, OBSERVE ESTE QUADRO PARA NÃO TER  UMA DESAGRADÁVEL SURPRESA AO RETORNAR PARA SUA CASA.

UM ABRAÇO E BOAS FÉRIAS. EVITE PRAIAS QUE, SEGUNDO O IDEMA, ENCONTRAM-SE IMPRÓPRIAS PARA O BANHO NESTE VERÃO.
A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA A NOSSA MOVIMENTADA PRAIA DE BARRA DE MAXARANGUAPE, DEVE FUNCIONAR PARA A SECRETARIA DE TURISMO DE NOSSA CIDADE COMO UM EXEMPLO PARA NÃO FAZERMOS O MESMO COM NOSSAS PRAIAS: MURIÚ, PORTO MIRIM E JACUMÃ.
O DESENVOLVIMENTO DESTAS PRECIOSIDADES DEVE ESTAR ATRELADO À QUALIDADE DE VIDA DE NOSSO POVO.
NESTE VERÃO O "ESPORTE E SAÚDE FICARÁ EM ESTADO DE ALERTA PARA A REALIDADE DOS ESGOTOS E LIXO NESSAS PRAIAS.


PT SAUDAÇÕES!!!


ESTA MATÉRIA FOI POSTADA DE ACORDO COM  INFORMAÇÕES  OBTIDAS NO RELATÓRIO  DO IDEMA DO  DIA 17/12/2009.



Leia Mais

CONVITE - GESTAR 2 - CONFRATERNIZAÇÃO NATALINA

CONVITE GESTAR 2
      
       Convidamos os professores cursistas  de Língua Portuguesa e Matemática para participar da confraternização do final do PROGRAMA DE FORMAÇÃO - GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR - GESTAR 2, no dia 28/12/2009, às 11 horas, na CHURASCARIA PICANHA DO VALE.
        Na ocasião destacaremos a festa maior  da Cristandade: O NATAL DO SENHOR JESUS.
         A despesa será dividida entre os participantes, exceto a bebida que será da responsabilidade de que optar pelo seu consumo.
         Contamos com a participação de todos.
         Agradece
Os formadores e coordenadores:
Francisca Lopes.
Fernando Siqueira- 3274-3712  /  9957-5099
Júnior Vitorino- 9146-8234
José Walter- 3274-3624 / 9141-5752
Alberto Nicácio(Beto)- 9609-6665 / 8852- 4953

QUALQUER INFORMAÇÃO ENTRAR EM CONTATO POR UM DOS TELEFONES ACIMA.





Leia Mais

BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE - TRATOR DE CARRETEL- RESGATE DA NOSSA MEMÓRIA CULTURAL - POR FRANCISCO MARTINS.


Quando criança eu tive a alegria de brincar com o TRATOR DE CARRETEL. Esperava que mamãe me desse um carretel de madeira, quando a linha acabava. Então eu ia em busca do material para fazê-lo. Precisava de dois pedaços de parafina, uma borracha, a metade de um fósforo e com a faca fazia dentes nas laterais do carretel. Estava feito. Dava corta, girando várias vezes o palito preso ao elástico e quando soltava ele enfrentava todos os obstáculos. Que fantasia eu vivi com meu Trator de Carretel.

Postado por Francisco Martins em seu blog: franciscomartinsescritor.blogspot.com

PT SAUDAÇÕES!!!


Leia Mais

BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE - CARROS DE LATA - RESGATE DA NOSSA MEMÓRIA CULTURAL - POR FRANCISCO MARTINS.


Dando continuidade as postagens sobre a temática de brinquedos antigos. Trago hoje os carros de lata. Toda criança da década de sessenta e meados de setenta chegou a ter entre seus brinquedos um carro de lata. Praticávamos a reciclagem e nem sequer sabíamos da importância que tinha nossa tarefa de fabricar carros com latas de óleo, de sardinha, roladeiras com latas de leite, telefones com latinhas de leite condensado, etc.

Os carros de lata permancem ainda hoje vivos, mas não como brinquedos do cotidiano das crianças, e sim como peças de arte. Eu nunca fui um grande artesão para fazer esses carros, o máximo que consegui era algo semelhante a foto, o mais simples que poderia existir. Já meu irmão, o Chico Novo, mais velho do que eu, este sim, sabia abrir um lata de óleo ou várias e juntá-las formando um bonito carro de lata.



Postagem feita por Francisco Martins em seu blog: franciscomartinsescritor.blogspot.com

PT SAUDAÇÕES!!!

Leia Mais

BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE - JOGO DA ONÇA - RESGATE DA MEMÓRIA CULTURAL - POR FRANCISCO MARTINS.


Jogo da Onça, é bem provável que ainda seja capaz de nos depararmos com pessoas que jogam num tabuleiro igual a este. Jogo da Onça era constante na minha infância, tanto pela manhã, mas principalmente à noite, quando riscávamos as calçadas, desenhando o tabuleiro para jogarmos. A Pedra maior é a onça, as demais são os cachorros. O jogo tem a lógica de empurar a onça, com os cachorros para dentro do triângulo, que é a forca, onde definitivamente a onça será morta. Jogo simples e no entanto encantador.

Postado por Francisco Martins em seu blog:  franciscomartinsescritor.blogspot.com

PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

BRINQUEDOS DE ANTIGAMENTE- CARRO DE PESCOÇO - MEMÓRIA CULTURAL DE FRANCISCO MARTINS.


Na década de setenta, quando eu morava na cidade de Ceará Mirim, havia sempre em frente as grandes casas comerciais, além do próprio mercado público, adolescentes e rapazes com carros de pescoço. Eles serviam para brincar, mas também para ganhar um dinheiro extra, levando as compras que eram feitas nos armazéns até as residências dos clientes. Os carros de pescoço perderam seu espaço para os carros de mão. Lembro-me bem que lá em Tudo Rico existiam vários carros iguais a este para levar as bancas das feiras.

Resgate da memória cultural(Brinquedos de Antigamente I) - Por Francisco Martins- Neto de Benígna.
Em outro momento apresentaremos outros brinquedos antigos postados por ele em seu blog.

PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

POR ONDE ANDAM OS NOSSOS CRAQUES DO FUTSAL?


Em setembro/09 estive participando da Liga Nordeste com a Sel. de Ceará-Mirim  em Fortaleza/CE e andei conversando muito com Maycon Xavier, destaque de nosso futsal local nessa competição. Senti a necessidade de perguntar sobre seu irmão Messias, um dos nossos talentos no futsal em todos os tempos. Maycon me informou que Messias, após ter  uma passagem gloriosa nas equipes do sul do Brasil, estava agora jogando na Espanha.                                      

Ao voltar de Fortaleza/CE, tive a curiosidade de procurar informações sobre esse talento do nosso futsal. Encontrei pouca coisa. No entanto, no MSN tive o prazer de conversar on-line com Messias. Porém, quando me preparava para postar uma matéria no "Esporte e Saúde" , tive um problema no meu computador e perdi a longa conversa que tive com Messias.

Hoje, ao entrar no orkut de Messias encontrei diversas fotos desse jogador que só tem acumulado vitórias em sua carreira como jogador de futsal. Talento saído de nossas quadras e brilhando no mundo esportivo, assim como outros: Cacau, Serginho...

Não gostaria nessa primeira matéria colocar o conteúdo da minha conversar com Messias, mas prometo que em outro momento propício possa postar uma matéria completa desse craque que brilha nas quadras européias de futsal.   Ficam apenas nessa primeira matéria algumas fotos e um vídeo que por si só, falam mais que qualquer palavra.

Messias e família de férias em Florianópolis(SC).
UM ABRAÇO A MESSIAS E CONTINUE COM O SUCESSO QUE VOCÊ JÁ ALCANÇOU ATÉ AGORA EM SUA CARREIRA.
PT SAUDAÇÕES!!!
ASSISTA AO VÍDEO DE UM GOL DE MESSIAS CONTRA A MALWEE DE SANTA CATARINA.



Leia Mais

DESING E PERSONALIZAÇÃO DE BLOGS.


Se você gosta de postar em blogs e deseja que ele tenha um desing mais moderno, organizado por links de acordo com o assunto postado, enfim, super prático e bonito, tem um profissional aqui na nossa cidade que fará isso para você por um preço ótimo. Esse profissional é Valdir Machado. Em apenas poucas horas ele transforma aquele seu antigo blog meio "engessado" em uma verdadeira "obra de arte". Estou muito feliz com a transformação que esse profissional fez no "Esporte e Saúde". Por isso, indico sem medo esse artista para qualquer um. Mas aí você deve estar a se perguntar: onde posso encontrar Valdir Machado? Bem, é fácil. Valdir trabalha atualmente para Dilú Confecções e seu telefone é: (84)9191-1807. Você não vai se arrepender em contratar esse profissional. Prometo. 
Um abraço e PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

RETROSPECTIVA DO ESPORTE LOCAL. O QUE TIVEMOS DE MELHOR NO ANO QUE ESTÁ SE DESPEDINDO?


A cada ano, ao chegar o mês de Dezembro, costumamos escutar as pessoas dizerem: " O ano passou rápido, voou...". A nossa vida é tão cheia de obrigações: trabalho, família...,  estamos sempre correndo. Quando chega Dezembro, mês de festas..., ficamos com uma ligeira impressão de que as pessoas tem mesmo razão ao afirmar que o ano passou muito rápido. Mas a verdade é que a nossa passagem aqui na terra é mesmo muito rápida. As atribulações que vivemos aqui são para alguns, provas. Para outros, são expiações. Como nossa passagem aqui nesse planeta é como um piscar de olhos, o ano vai embora e não lembramos o que de bom aconteceu em todos os setores de nossa vida. Como este blog foi criado para divulgar o esporte local, focaremos daqui para o final do ano de 2009, aquilo que de melhor aconteceu na área esportiva em Ceará-Mirim. Começaremos por mostrar o que melhor aconteceu no mês de Janeiro, Fevereiro... e assim por diante. Então, fique atento. A partir de amanhã começaremos a fazer essa retrospectiva do esporte local. Aguardem!!!
Um abraço a todos os nossos leitores que tem acompanhado nossas postagens desde o mês que o "Esporte e Saúde"  foi idealizado, em especial, para aqueles que, além de acessar, construiram esse blog com seus comentários, críticas, sugestões... A todos, muito obrigado!!!
PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

CONTEÚDO INFANTIL... QUE OS ADULTOS PEGAM CARONA...








ESTAS POSTAGENS SÃO PARA MENORES DE 10 ANOS. MAS SE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE... NÃO TEM PROBLEMA... BOA LEITURA... UM ABRAÇO E PTSAUDAÇÕES!!!
Bibliografia consultada: Meu 1o Larousse dos porquês/ tradução Ricardo Lísias- São Paulo/SP. Larousse do Brasil-2004.
Leia Mais

PERGUNTAS SIMPLES QUE MUITAS CRIANÇAS AINDA NÃO SABEM A RESPOSTA... E MUITOS ADULTOS TAMBÉM NÃO...








ESTE MATERIAL É DEDICADO AS CRIANÇAS. MAS OS ADULTOS TAMBÉM PODEM PEGAR CARONA!!!  UM ABRAÇO.
 PT SAUDAÇÕES!!!
Bibliografia consultada: Meu 1o Larousse dos porquês/ tradução Ricardo Lísias- São Paulo/SP. Larousse do Brasil-2004.

Leia Mais

Defesa de monografia, dissertação, tese..., momento bastante aguardado por quem está a concluir curso superior. Não foi diferente com o nosso Prof. de Educação Física e Jornalista Iran Costa. Este momento tão esperado aconteceu neste ano de 2009 e contou com a presença de familiares, amigos e um ilustre personagem ainda em atividade no nosso futebol potiguar. Estamos nos referindo ao Grande narrador esportivo Hélio Câmara. Sua voz e narração são inconfundíveis no jornalismo esportivo norteriograndense. Pois bem, foi tendo como um dos  componentes da banca  examinadora esta personalidade que, Iran Costa teve o prazer de apresentar seu trabalho de conclusão do Curso de Jornalismo concedido pela UNP este ano de 2009. Esteve presente também, familiares e, não poderia faltar, o amigo e editor de esporte do Jornal Litoral, Iranildo Pontes.

Iranildo Pontes, além da relação profissional com Iran Costa, tem uma amizade que ultrapassou os bancos escolares. Iran costa, quando ainda exercia a profissão de professor de Educação Física do antigo Ginásio Industrial, formou uma equipe de futsal que ficou marcada pela relação carinhosa entre eles. Prova disso é que os mesmos tem se reunido todos os anos. Este ano foi o 12o encontro e aconteceu no Ginásio de Esporte Aderson Eloy, neste domingo que passou. Infelismente não pude participar pois estava com meu filho Daniel doente e hospitalizado.
Quanto ao trabalho de monografia do Professor de Educação Física e Jornalista Iran Costa, segundo me confidenciou Iranildo Pontes, o mesmo irá se tranformar em um livro no ano  de 2010. Quem ganha com isso é o esporte local. Parabéns, um pouco atrasado, a Iran Costa, profissional que merece todo o nosso aplauso pelo que vem fazendo no jornalismo local.
Um abraço e PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

Melancia combate dificuldades de ereção. Com efeito semelhante ao Viagra; a fruta também aumenta a libido.



Os poderes afrodisíacos da pimenta e das ostras para aumentar a vida sexual já são bastante conhecidos. Mas ninguém nunca desconfiou que a melancia também pudesse esquentar a vida sexual dos casais.

Investigando a fruta, pesquisadores do Centro de Aprimoramento de Frutas e Vegetais da Universidade A&M do Texas (estados Unidos), descobriram que ela é rica num fitonutriente reconhecido como vasodilator: a citrulina. A substância é convertida em arginina, precursora na formação do óxido nítrico no interior dos vasos sanguíneos. O óxido nítrico, por sua vez, leva à vasodilatação e ao relaxamento vascular (não á toa, ele é dos componentes do Viagra).
A mesma lógica também elege a fruta como eficaz no combate aos problemas cardiovasculares, à medida que ela aumenta o fluxo sangüíneo. Mas os efeitos libidinosos do consumo podem não ser notados por todo mundo. Não podemos afirmar que toda a citrulina será convertida em arginina, nem que toda arginina será usada pelo organismo na produção de óxido nítrico , esclarece a nutricionista funcional Daniela Jobst. Cada metabolismo reage de acordo com as necessidades do indivíduo .
A citrulina, no entanto, concentra-se principalmente na casca e nas sementes da melancia. Por isso, é necessário o aproveitamento de toda a fruta, mudando hábitos de consumo dos brasileiros , afirma a chefe da equipe nutricional do MinhaVida,Roberta Stella. O suco também é eficaz contra febres e as sementes aliviam a pressão alta , diz a especialista.
Uma talha com 100g de melancia é aliada suculenta da sua dieta: conta com apenas 31 calorias e ainda é rica em sais minerais (ferro, cálcio e fósforo) e vitaminas (complexo B, A e C). Por ser rica em água, ela tem ótima atuação no sistema digestivo e na limpeza das vias urinárias. Também tem grande quantidade de licopeno e glutationa, que protegem contra o câncer e o envelhecimento precoce.
Confira os outros alimentos que atiçam sua libido:
Alimento: Mel
Ação: Estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Também fornece boro, mineral que ajuda a metabolizar o estrogênio (hormônio sexual feminino).
Alimento: Aveia
Ação: Cereal rico em fibras solúveis, que aumenta da quantidade de testosterona disponível no sangue. Esse é o hormônio responsável pelo clímax tanto no homem quanto da mulher.
Alimento: Ostra
Ação: Ela e os outros frutos do mar contêm minerais (como o zinco) que são componentes indispensáveis dos hormônios sexuais.
Alimento: Castanha do pará e soja
Ação: Ambos são ricos em arginina, aminoácido que é matéria prima na formação do óxido nítrico, que faz o relaxamento dos vasos melhorando a circulação. (efeito do viagra).

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!

Leia Mais

O que é a obesidade? Entenda mais sobre a doença.


O que é

Ser obeso signifca ter uma quantidade de gordura tão grande em seu corpo, que isso coloca sua vida em risco. O excesso de gordura pode levar ao desenvolvimento de diabetes tipo 2, doenças do coração, pressão alta, artrite, apnéia e derrame. Por causa do risco envolvido, é bom que você perca peso mesmo que não esteja se sentindo mal agora. É difícil mudar seus hábitos alimentares e fazer exercícios. Mas, se você planejar, pode conseguir.

Como posso saber se sou obeso?
Você pode usar uma medida chamada Índice de Massa Corpórea (IMC) para verificar se o seu peso está num nível perigoso para sua saúde. O IMC é uma combinação de altura e peso. Se você tem um IMC maior do que 30, seu peso extra coloca sua saúde em risco.
O lugar onde você concentra a gordura pode ser tão importante quanto o peso em si. Pessoas com gordura localizada na barriga, mais do que nos quadris, têm maior propensão a ter problemas de saúde. Nas mulheres, uma cintura de 89 cm aumenta a chance de doenças. Nos homens, o equivalente seria uma cintura de 100 cm. Nas pessoas asiáticas, os problemas começam a surgir com uma cintura menor, de 80 cm para mulheres, e de 90 para homens.

O que causa a obesidade?
Quando você ingere mais calorias do que gasta, você ganha peso. O que você come e as atividades que você faz ao longo do dia influenciam nisso. Se seus familiares são obesos, você tem mais chances de também ser. Além disso, a família também ajuda na formação dos hábitos alimentares. A vida corrida também torna mais difícil planejar refeições e fazer alimentações saudáveis. Para muitos, é mais fácil comprar comidas prontas e comer fora. Não há soluções de curto prazo para a obesidade. O segredo para perder peso é ingerir menos calorias do que você gasta.
Já tentei várias dietas, mas sempre recupero o peso depois. O que fazer?
Foque na saúde, não em dietas.
As dietas são mais difíceis de se manter e normalmente não funcionam a longo prazo. É duro se manter numa dieta que inclui mudanças muito radicais nos seus hábitos alimentares. Em vez de uma dieta, foque em mudanças no estilo de vida que melhorarão sua saúde e o ajudarão a encontrar o equilíbrio. Pequenos passos podem significar muito. Perder cerca de 4,5 kg pode fazer uma grande diferença na sua vida.
Faça um plano de mudanças.
Trabalhe com seu médico para desenvolver um plano de trabalho. Peça a amigos e familiares que te ajudem a se manter na meta. Seu médico também pode indicar uma dieta para facilitar a montagem de um cardápio. Quando você se desviar do programa, não se zangue. Descubra o que fez você fugir dele e como você pode consertar isso.
Como posso me manter no programa, mudando meus hábitos?
É difícil mudar hábitos. Mas você precisa ser firme. Tenha certeza de que essa é a hora para você. Você está pronto para encontrar as mudanças? Tem o apoio de familiares e amigos? Sabe quais são os primeiros passos. Ser saudável é um projeto para a vida toda. A maioria das pessoas tem mais sucesso quando faz pequenas mudanças. Um passo de cada vez. Pesquisas mostram que quem fica de olho naquilo que come se dá melhor na perda de peso. Mantenha um caderno onde você pode escrever tudo aquilo que você come e bebe todos os dias. Você pode se surpreender com o tanto que está comendo e bebendo. Uma calculadora de calorias também pode ser útil. Da mesma forma, veja quantas calorias gastou com as atividades físicas que realizou.
É possível tomar remédios ou fazer uma cirurgia?
Cirurgia e remédios não fazem nada sozinhos. A maioria das pessoas precisa também de mudanças nos hábitos alimentares e nos exercícios físicos. Antes que o médico prescreva remédios ou cirurgias, ele provavelmente lhe dará uma dieta de umas seis semanas. E mesmo depois dos remédios e da cirurgia, você precisará adotar novos hábitos alimentares para o resto da vida.

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!




Leia Mais

Cerveja : A causa da barriga saliente?

O nome já aponta o culpado: barriguinha de chopp. Mas será que este é realmente o vilão responsável pela gordura a mais na região abdominal?No entanto, o estudo não traz novidades para aqueles que são adeptos à "bebida com moderação". Pois, segundo a nutricionista, Lucinete Souza, a ingestão freqüente e exagerada de cerveja pode levar a um excesso de peso sim. "A cerveja ingerida em excesso associada à falta de exercícios e uma alimentação incorreta colabora para uma barriga a mais, já que o acúmulo de gordura se concentra mais na região abdominal", esclarece ela.

Outro fator agravante é que o choppinho geralmente vem acompanhado de amendoim, batata frita, queijo ou outros petiscos bastante calóricos. Além disso, o efeito diurético do álcool contido na cerveja aumenta a produção de urina, favorecendo a eliminação de vitaminas e minerais, antes que eles sejam absorvidos pelo organismo.
A nutricionista diz que a dose recomendada de cerveja é de uma lata de 290 ml para as mulheres e duas para os homens, por dia. Esta quantidade não causa nenhum mal para a saúde e para o físico.

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

Por que o número de corredores tem aumentado tanto? O esporte pode fazer maravilhas por quem busca amigos e qualidade de vida.


Matéria escrita por Mariana Klopfer--


Na sociedade que vivemos a medida de sucesso é quanto de dinheiro este individuo consegue ganhar e acumular. Para isso o sistema impõe as pessoas uma dedicação enorme que ultrapassa os limites de saúde, a conseqüência disto é um crescimento desmedido de doenças associadas ao estresse e a obesidade, tornando-se problemas de saúde publica em muitos países independente da renda per capta deste. Para tentar amenizar esta situação, instituições públicas e privadas promovem atividades em pró de uma melhor qualidade de vida, sendo a caminhada/corrida uma das grandes formas de incentivo, pois, para a prática, o individuo não depende de muitas coisas para realizar corrida, basta um intervalo de tempo, um tênis e uma roupa adequada. E, além de ser fácil de fazer, promove muitos benefícios (sociais, metabólicos, bioquímicos, psicológicos....) Por estes motivos o número de corredores nos últimos 10 anos vem crescendo em progressão geométrica. Mas, tão importante quanto começar a correr é continuar a correr. A prática da corrida exige alguns cuidados que a maioria das pessoas não sabe quais são. O maior problema é que depois de um tempo que iniciaram a corrida por falta de cuidado acabam se machucando e parando de praticar.
Quais são estes Cuidados? Existem quatro cuidados básicos que são bem importantes e que podemos chamar de processo de recuperação.
A recuperação dos treinos é tão importante quanto a realização. Por que? Se não recuperarmos bem o nosso organismo do exercício com o tempo o indivíduo pode ter, fadiga, lesões e diminuição da imunidade, entre outros problemas.
Os cuidados são:
- Alimentação: Disponibilidade de nutriente para o organismo se refazer, dando o nutriente ideal na hora certa e estimular o processo de fornecimento e aproveitamento correto destes
- Hidratação: Estimular o hábito de beber líquidos (água, água de coco, sucos, isotônicos). A partir deste estimulo vamos desenvolvendo o hábito. Com isso garantimos que o individuo sempre esteja com um grau de hidratação ideal para a prática da atividade física e para reposição pós atividade.
- Descanso das estruturas utilizadas (músculos, tendões, articulações etc..). Dar um tempo para que as estruturas corporais se refaçam e estejam prontas para uma nova seção de exercício. O tempo necessário de descaso esta relacionado com o tipo e intensidade de exercício que foi realizado.
- Sono. Quantidade e qualidade de horas dormidas. O indivíduo tem acordar descansado. Este é um ponto fundamental, sem ele a nossa capacidade de recuperar fica completamente comprometida.



Mariana Klopfer é formada pela Universidade de São Paulo. Sócia Propreitária da Nutricius (Nutrição esportiva, metabolismo e qualidade de vida), com estágio no laboratório de estudos integrados de psicologia, nutrição e atividade física da Universidade de Leeds, na Inglaterra e participante do laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicado a Atividade Motora EEFE-USP.

Matéria postada n MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!




Leia Mais

VOCÊ COSTUMA FAZER EXERCÍCIOS FÍSICOS ESTANDO GRIPADO? CUIDADO...


A gripe é um processo infeccioso, normalmente, desencadeado quando seu corpo apresenta baixa resistência imunológica. Por isso, quem corre precisa dedicar atenção em dobro à alimentação: o exercício envolve um alto gasto energético, enfraquecendo o organismo que não estiver devidamente preparado. Além disso, é preciso levar em conta as alterações na temperatura do corpo, que acontecem durante o treino, e as variações de clima que se apresentam a quem pratica esportes ao ar livre.Tem muita gente que, mesmo com o nariz congestionado e o corpo dolorido, sai para correr, a justificativa é que o treino ajudaria a desintoxicar o organismo. Cuidado com isso. Uma doença é sinal de que você está frágil e precisa poupar energia para combater os microorganismos causadores do problema. O efeito preventivo das atividades físicas, entretanto, não deixa dúvidas. Um estudo recente, publicado na revista do American College of Sports Medicine (um dos mais importantes centros de pesquisa em medicina esportiva do mundo) constatou: o exercício, quando praticado com regularidade e num ritmo agradável, diminui as chances de surgirem infecções. Mas os exageros fazem o inverso. Os corredores que treinam de maneira árdua estão mais suscetíveis a gripes e problemas respiratórios. A explicação para essa aparente incoerência está num aminoácido chamado glutamina, presente no tecido muscular. Consumida pelo corpo durante o treino, ela também alimenta os leucócitos (células de defesa imunológica).A saída para garantir apenas o bom efeito da atividade física é a moderação ou, no caso dos esportistas profissionais, a suplementação. Os aminoácidos de cadeia ramificada, conhecidos como "BCAAs", são usados na produção de glutamina e podem suprir essa carência, diminuindo as chances de doenças como gripes e resfriados. Já é comprovado também que os exercícios regulares estimulam a produção de citocinas, imunoglobulinas e das células chamadas natural killers. Estas últimas, como o próprio nome inglês diz, são definidas como assassinas naturais, pois têm a capacidade de reconhecer e matar células tumorais.
Estudos recentes revelaram que a atividade física regular e moderada regula o sistema imunológico, fazendo com que ele fique preparado para resistir a infecções. Já os treinamentos intensos, e sem um cuidado maior, debilitam as defesas do organismo humano.

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).
 
PT SAUDAÇÕES!!!
Leia Mais

Suar emagrece! Mito ou Verdade. Esclareça suas dúvidas e emagreça com saúde.



Mito-Transpirar durante a atividade física significa que está emagrecendo.
Verdade - Algumas pessoas forçam a transpiração com a falsa sensação de que estarão emagrecendo se aumentarem a quantidade de suor. A transpiração é resultado da intensidade do exercício e, principalmente, da temperatura e umidade ambiente. Assim, praticar exercícios quando o sol está a pino força uma maior eliminação de água pelo organismo. Emagrecer não significa perder água, mas sim, eliminar gordura corporal (Começar minha dieta) .
Além disso, a água eliminada será reposta quando feita uma nova hidratação. Para evitar mal estar, cãibras e ter um bom rendimento físico, a hidratação deve ser adequada antes, durante e após o exercício. Durante a atividade física, consumir água em pequenas quantidades, mas em espaços constantes de tempo é recomendado.
Dica de Verão
Faça exercícios antes das 10h da manhã e depois das 17h evitando o calor excessivo, prevenindo, assim, a desidratação. Tenha sempre com você uma garrafinha de água durante o exercício. Hidratando-se corretamente, você evite cãibras e tem um melhor rendimento.
Os isotônicos são indicados para exercícios de longa duração, repondo além da água, minerais importantes para o organismo.

Matéria postada no MNS(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!

Leia Mais

Conheça as lesões mais comuns entre os atletas que praticam corrida. Veja como elas acontecem e saiba como deve ser a prevenção e o tratamento.



Elas até já ficaram conhecidas por lesões de corredor. Comuns entre quem escolher o esporte para entrar em forma, alguns tipos de inflamação e de fraturas podem fazer sofrer até mesmo os atletas mais experientes.

Claro que a experiência e um bom preparo diminuem as chances de que problema venha a ocorrer. Mas certos casos são resultado mesmo do esforço exigido para segurar o pique, mesmo com noites mal dormidas ou com o tempo curto para cumprir as séries de alongamento e musculação.
De qualquer forma, uma boa avaliação física é grande aliada na prevenção da maioria dos inconvenientes. Ela alerta para suas principais fragilidades e permite que o professor indique maneiras de superá-las. A seguir, você fica conhecendo as lesões mais comuns entre os corredores e aprende como lidar com elas.
1) Canelite (periostite tibial): ela acontece, principalmente, na região da frente da canela e pode surgir por excesso de esforço ou por treinos feitos em condições inadequadas (como correr em áreas irregulares e sem tênis com amortecimento indicado para sua pisada). A falta de alongamento também aumenta os riscos de lesões na canela. O tratamento é feito com repouso até que a inflamação acabe, fisioterapia e compressas indicadas pelo médico.
2) Joelho de Corredor (síndrome da banda iliotibial): campeã de reclamações, esta lesão tem múltiplas causas e acontece quando há sobrecarga nos joelhos. Postura inadequada, musculatura sem preparo, FALTA DE ALONGAMENTO exagero nos treinos e tênis sem amortecimento são agentes que favorecem o problema. É mais um tipo de inflamação, que causa dor sempre que as pernas são esticadas ou flexionadas. O tratamento é feito cm fisioterapia, exercícios de correção postural e remédios antiinflamatórios. Para prevenir, fortaleça os músculos das pernas e alongue-se sempre antes e depois de treinar.
3) Osteotite do Púbis: entre os atletas amadores, este problema não é tão freqüente. Trata-se de uma inflamação provocada na região do púbis, graças à movimentação de quadril exigida pela corrida. Causa muita dor e, para melhorar, exige fisioterapia e acompanhamento médico.
4) Tendinite no tendão de Aquiles: a falta de um tênis adequado para sua pisada e de alongamentos são as principais causas deste tipo de lesão, que provoca dor na região de trás do calcanhar. Pode ocorrer desde uma inflamação no tendão calcâneo até pequenas rupturas neste ligamento. O tratamento é feito com repouso, compressas e remédios antiinflamatórios. Combatido cedo, o problema some em um mês. mas ficar convivendo com a dor pode agravar a tendinite, exigindo fisioterapia e até mesmo impedindo você de voltar a correr.
5) Torções no tornozelo: o problema é comum e aflige principalmente quem está começando a correr e ainda não tem muita noção sobre os movimentos e os impactos causados na pisada. A inversão acontece quando você vira o pé para dentro e afeta os ligamentos laterais externos do tornozelo. Já a eversão ocorre quando você gira o joelho e vira o pé para fora, soltando os ligamentos internos. Nos dois casos, o tratamento é feito com compressas de gelo e repouso. Uma consulta no ortopedista é necessária para que ele avalie o grau da lesão, as mais graves são corrigidas apenas com cirurgia. A prevenção é feita com séries de alongamento antes e depois do treino, além de exercícios para fortalecer os músculos das pernas.

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!



Leia Mais

Respeite seus limites e aumente o nível de treino sem preocupação. Aprender a se observar é uma das primeiras lições de quem corre.


A prática de qualquer esporte é, antes de tudo, um exercício de auto-conhecimento. No começo, quando a quantidade de informações que temos sobre nosso corpo é menor, é necessário usar avaliações médicas, que incluem exames e uma boa conversa com especialistas (um cardiologista, um ortopedista e um professor de educação física). Todos esses cuidados servem ao momento inicial. Mas, sozinhos, não bastam para quem deseja treinar com saúde e segurança. Eles só funcionam realmente se forem associados à outra ferramenta, simples e gratuita: a auto-observação. Enquanto corre e, mesmo, depois de terminar suas atividades é indispensável reparar na forma como seu organismo responde ao esforço. Na dúvida sobre a marcação de limites, mantenha um ritmo mais leve nas primeiras semanas. E vá aumentando a dose de maneira gradativa, combinando ciclos de treinos moderados e fortes com treinos leves.De preferência, siga uma periodização de treinamento. Um freqüencímetro pode ajudar bastante nesse processo presente nos chamados relógios de corrida , ele mede o seu tempo de treino e a variação de batimentos cardíacos, sinalizando se houver excessos. Outro meio bastante comum é a escala de Borg, que pode ser customizada segundo os limites de freqüência cardíaca de cada individuo numa tabela, o aluno indica, a cada dia, o grau de esforço que o treino exigiu: de nenhum até forte demais. Uma pessoa com freqüência cardíaca máxima em torno de 180bpm ou 30bpm em 10 segundos, por exemplo: nas primeiras semanas, o ideal é não passar de 5 ou 6 dentro da escala que vai de 0 até 10. Para se aventurar a ritmos mais fortes, o melhor é monitorar essas variações (esforço e batimentos cardíacos associados). Em geral, seis semanas são necessárias para que haja a adaptação ao treino inicial. Só depois dessa fase, o aumento na intensidade do programa pode ser feito sem risco para o aluno que antes era sedentário.

Matéria postada no MSN(Corpo & Saúde).

PT SAUDAÇÕES!!!



Leia Mais