segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Bilhetes de trem na Europa




Comprar um bilhete de trem para viajar na Europa é relativamente simples. Há, porém, algumas coisas que devem ser observadas, principalmente por alguém que nunca viajou de trem por aquelas bandas.


Existem diversos sites onde se pode adquirir os bilhetes, mas o que oferece melhor relação "custo x benefício" é o da TGV-Europe. No portal deles é possível agendar a viagem, escolher a classe, o vagão, o assento e, até, o sentido em que, preferencialmente, se quer viajar (de frente ou de costas).

O processo de compra é simples, porém o site não está em Português. Para quem não fala outras línguas haverá uma certa dificuldade. Para comprar, basta acessar o site www.tgv-europe.com, escolher a língua e reservar o ticket, informando:

  • Ponto de partida
  • Ponto de chegada
  • Somente ida, ou ida-e-volta
  • Data e hora de saída dos pontos de partida (caso haja mais de um)
  • Número de passageiros
  • País de residência
O passo seguinte consiste em escolher o melhor "custo x benefício" entre horário e tarifa. Depois basta escolher o tipo de assento (ou o sentido em que se quer viajar): janela, corredor, lado-a-lado, mesa para 4, etc.
Em alguns casos é possível conseguir o que se quer, pois a escolha de assentos é quase uma loteria, visto que os vagões podem ser modificados minutos antes da viagem, e não existe um mapa de assentos.
Passo seguinte: escolher a forma de entrega do ticket, inserir os dados pessoais, aceitar os Termos e Condições e, ato contínuo, inserir os dados para pagamento.

Importante:
  • os tickets de viagem podem ser impressos em casa, ou retirados em uma estação minutos antes da viagem, ou ainda (o que eu achei o melhor dos mundos) entregue em casa *de graça*! Sim, eu recebi os meus tickets no meu endereço residencial no Brasil, sem nenhum custo extra. Mas o único site que oferece este serviço é o TGV-Europe. Os outros cobram pelo serviço de venda e, também, pela entrega, chegando a acrescentar em 50% o preço dos bilhetes!
  • os bilhetes devem ser "compostados" antes do embarque. A compostagem consiste em validar o ticket em antes de embarcar. Caso o bilhete não seja validado, você pode pedir ressarcimento da viagem não utilizada mais tarde. Porém caso você não valide e, ainda assim viaje, estará sujeito à multa, entre outras penalidades. 
 
Foto: Conexão Paris

Endereços onde é possível comprar os bilhetes de trem:

Nenhum comentário: