Por que a voz dos adolescentes muda?

É culpa dos hormônios, que perturbam o organismo da moçada nessa fase da vida. Na adolescência, tanto os garotos como as meninas começam a produzir os hormônios que realçam as diferenças sexuais. Nelas, aumenta a produção de estrógeno e progesterona. Neles, a testosterona explode, desencadeando uma série de transformações. Uma das mudanças é o crescimento da cartilagem da laringe, onde se localizam os músculos vocais que compõem a prega vocal. E é a vibração dessa prega durante a passagem do ar que sai dos pulmões que produz a nossa voz. Com o crescimento da laringe, os músculos vocais se esticam e aumentam de tamanho. “Com isso a estrutura vocal muda e a voz fica mais grave”, diz o otorrinolaringologista (especialista em ouvido, nariz e garganta) Reginaldo Raimundo Fujita, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Como o crescimento da cartilagem da laringe é muito maior no corpo masculino, só os garotos ganham nessa fase o famoso pomo-de-adão, ou gogó. Antes da adolescência, as crianças de ambos os sexos têm o mesmo tamanho de laringe, o que torna as vozes parecidas, entre 250 e 270 hertz (Hz) – unidade que verifica a freqüência das ondas sonoras. Na “fase das mudanças”, a freqüência da voz dos meninos e das meninas cai, tornando o som mais grave, ou seja, a voz mais grossa. Nas garotas, porém, como o estrógeno e a progesterona não fazem tanto efeito na laringe, a alteração na freqüência é menor (como dá para conferir no quadro abaixo). O engraçado é que na velhice a voz dos homens e das mulheres se aproxima novamente, pois há uma redução na produção de hormônios tanto masculinos como femininos. É por isso que às vezes não conseguimos distinguir no telefone se estamos falando com um homem ou uma mulher de mais idade.

Tá ficando grave

A freqüência sonora da fala cai bastante na adolescência

Voz de… – Crianças

Freqüência – 250 a 270 Hz

Voz de… – “Os” adolescentes

Freqüência – 90 a 120 Hz

Voz de… – “As” adolescentes

Freqüência – 180 a 220 Hz

Voz de… – Idosos

Freqüência – 120 a 180 Hz

Observação: quanto menor afreqüencia sonora, mais grave (ou grossa) é a voz

Fonte.

De onde vem a palavra nerd?

Nerd é uma gíria e, como a maioria das gírias, é difícil dizer quem a inventou. Há várias teorias. A mais comum é que a palavra foi lançada pelo escritor americano Theodore Seuss Geisel (Dr. Seuss), que criou livros infantis clássicos como If I Ran the Zoo (“Se Eu Dirigisse o Zoológico”), de 1950, no qual apresenta um personagem meio esquisitão chamado justamente Nerd. Em 1951, a revista Newsweek publicou uma matéria sobre os costumes dos jovens na cidade de Detroit, na qual dizia que os jovens “quadrados” (conservadores) estavam sendo chamado de nerds. Se os dois fatos têm alguma relação, é difícil de dizer, mas, ao que parece, a palavra não se popularizou ainda nos anos 50. “Quando eu era jovem, em Nova York, as pessoas que gostavam muito de estudar eram chamadas de egg heads (cabeças de ovo)”, diz o lingüista John Robert Schmitz, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), hoje com 70 anos, que cogita outra origem para a palavra. “Existe no idioma inglês a gíria nurt, que designa pessoas loucas. Nurt pode ter originado a palavra nurd, usada com o mesmo sentido de nerd”, diz Schmitz. Há ainda os que defendam que N.E.R.D era a sigla que funcionários da companhia canadense de telecomunicações Northern Electric Research and Development (ou Nortel) levavam no bolso da camisa. No Brasil, o termo se popularizou com o filme a Vingança dos Nerds, de 1984, no qual um grupo de CDFs decide peitar os jovens mais populares da faculdade.

Fonte.

O que é antimatéria?

É o inverso do que é a matéria. Ela é composta de antipartículas, que possuem a mesma característica das partículas (massa e rotação), mas com carga elétrica contrária. É o caso do pósitron, também conhecido como antielétron, que tem carga positiva. Ou do antipróton, que, diferente do próton, é negativo. O conceito de antimatéria foi proposto pelo físico inglês Paulo Dirac em 1928. Ele revisou a equação de Einstein, considerando que a massa também poderia ser negativa. Sendo assim, a fórmula ficaria: E=+ou-mc2. Com base na teoria, a comunidade científica passou a estudar o tema mais a fundo e descobriu uma potente fonte de energia, com 100% de aproveitamento. Hoje, o grande desafio é conseguir produzi-la em grande quantidade – já que ela não é encontrada na Terra.

Fonte.

Sinal verde e vermelho para os cosméticos na gravidez

Toda grávida tem o direito de viver a gravidez com muita saúde e beleza. Entretanto, é importante ter cuidado com o uso de cosméticos, especialmente no primeiro trimestre de gravidez. Veja abaixo o que se pode usar nesse período e o que ficará guardado na gaveta.

Sinal verde

Nos três primeiros meses de gestação, a futura mãe deve ficar longe da maioria dos cosméticos. A única exceção é para aqueles considerados mais suaves:

Hidratantes – podem e devem ser usados, pois seu uso aumenta a distensão da pele, ajudando a evitar o aparecimento de estrias;

Filtro solar – auxilia na prevenção de manchas através da proteção criada na pele que evita a penetração das radiações ultravioletas;

Maquiagem – não há contraindicação, cujos principais componentes são corantes, de essência inorgânica, com absorção apenas cutânea.

Esmalte e removedor de unhas – podem ser usados sem problemas;

As tinturas de cabelo semipermanentes – os chamados tonalizantes, que saem com as lavagens – podem ser aplicadas só a partir do quarto mês.

Sinal vermelho

Os médicos recomendam que mulheres grávidas não usem cosméticos à base de ácido retinoico, um tipo de vitamina A muito usado em cremes antirrugas e voltados a melhorar o aspecto da pele. Isso porque algumas pesquisas mostraram que altas doses dessa vitamina durante a gestação podem ser prejudiciais ao feto. Caso você já venha usando um creme que contenha ácido retinoico, tenha calma. Não há dados ainda indicando que as doses tópicas da substância causem problemas, mas os médicos preferem evitar qualquer risco de má-formação, daí o alerta.

A mesma recomendação vale para os cremes feitos com ácido salicílico, da família das aspirinas e usados no tratamento contra espinhas.

Estudos também indicaram que ingestão demasiada de ácido acetilsalicílico pode levar a anomalias no bebê e diversas complicações na gravidez.

Portanto, converse sempre com seu dermatologista durante a gravidez para obter maiores informações e ficar antenada com a sua saúde e a do seu bebê.

Fonte:  Bebê.com.br

Cuidados com o banho do bebê nos dias frios

Durante o inverno, o cuidado com a saúde das crianças tem de ser redobrado. Elas ficam mais susceptíveis a viroses e problemas causados pelas baixas temperaturas. Até momentos corriqueiros, como a hora do banho, exigem atenção. As crianças não podem ficar expostas ao vento nem ao frio. Por isso, nessa época, o patinho de borracha deve tirar férias. Nada que prolongue a permanência da criança na água é bem-vindo.

Confira algumas dicas:

– Dê apenas um banho por dia, de preferência no fim da tarde. Assim seu filho ficará limpinho e relaxado antes de dormir;

– Se for lavar o cabelo do seu filho nesse horário, seque com o secador em temperatura mediana. O cabelo molhado pode deixá-la doente, além de provocar problemas no couro cabeludo. Uma opção é lavar apenas a cabecinha dele em outro horário, pela manhã, por exemplo, e deixar o banho para depois;

– Não aumente a temperatura da água para compensar o frio; isso pode provocar queimaduras na pele do bebê. Para saber a temperatura ideal, coloque o cotovelo dentro da água. Se estiver agradável para você, estará para o seu filho. Você pode usar também termômetros específicos para banheira;

– Não leve brinquedos para o banheiro, isso distrai a criança e deixa o banho mais demorado. Nessa época do ano os banhos têm de ser rápidos;

– Evite o uso excessivo de sabonete. Passe apenas nas “dobrinhas” e órgãos genitais, para evitar o ressecamento da pele;

– Dê preferência a sabonetes neutros, em barra, e use hidratante à base de água para manter a pele do bebê hidratada;

– O banheiro é o melhor local para o banho, e mais higiênico. Por isso, não precisa levar tudo para o quarto. É só tomar cuidado para que as janelas estejam fechadas e não tenha corrente de vento;

– Se puder, aqueça o ambiente com um aquecedor elétrico antes de tirar as roupas de seu filho, para deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável.

Fonte.

Salão Infantil e Juvenil do livro de Minas Gerais

As crianças e adolescentes acabaram de ganhar um evento literário só para eles: é o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais. A primeira edição da feira começa no dia primeiro de setembro e será finalizada no dia onze, na Serraria Souza Pinto em Belo Horizonte.

Nesses dez dias nossas crianças e jovens poderão desfrutar de uma programação variada. Oficinas, espetáculos teatrais, narrações de histórias, cinema, leituras literárias, lançamento de livros e sessão de autógrafos estão na agenda do Salão. O público ainda vai se divertir com uma árvore que conta histórias.

Autores nacionais de renome também marcarão presença no salão. Ferreira Gullar, Luís Fernando Veríssimo, Marina Colasanti, Ronald Claver, Ruth Rocha, Sandra Bittencourt e Ziraldo são alguns escritores que passarão pelo evento.

A entrada é franca. De segunda a sexta o Salão funciona de 9 às 21 h, nos feriados e finais de semana vai de 10h às 21 e no dia de encerramento, 11, começa às 10 e termina às 20h.

Mais informações pelo site Salão do Livro.

Primeiro Passeio Ciclístico pela Paz do Vetor Norte

Nove quilômetros sob duas rodas para pedir paz no vetor norte. Esse é o objetivo do passeio ciclístico que será realizado no dia 11 de setembro, domingo, em Belo Horizonte. Uma bandeira branca será carregada durante todo o percurso e vai ser asteada na região no final do evento.

Além disso, todos os participantes serão convidados para pintar a palma das mãos e deixar sua marca na bandeira. A organização pede a todos que utilizem camisetas brancas.

Os ciclistas sairão da praça Jorge Alves na Avenida Saramenha às 9h. Para garantir a segurança deles haverá batedores no início e no final do passeio e ambulância.  Além disso, o participante poderá contar com pontos de apoio com água, comida e profissionais da saúde.

Festival Mundial de Circo

Até domingo, 4, acontece em Belo Horizonte o Festival Mundial de Circo. Os espetáculos e números circenses serão realizados na Cidade do Circo, criada nessa edição, ou debaixo da tradicional lona. Esses espaços circenses foram montados na Funarte que fica na rua Januária, 68 – Floresta.

Para assistir as apresentações de grupos brasileiros e internacionais a entrada é gratuita durante a semana. Nos finais de semana o valor da inteira é de R$5,00 para a Cidade do Circo. Para assistir o espetáculo da lona e aproveitar as atrações da Cidade do Circo é cobrado R$10,00 a inteira. Estudantes, menores de 21 e maiores de 60 anos, pagam meia.

Ao adquirir o ingresso para a Cidade do Circo o público terá a sua disposição uma vasta programação de espetáculos entre outras atividades. Nesse sentido o ingresso adquirido não corresponde a um único espetáculo e sim a programação inteira do Festival (exceto o espetáculo que acontece na lona. Para este é necessário ingresso específico).

Veja a programação no site Festival Mundial de Circo!