quinta-feira, 22 de outubro de 2009

CONCURSO DA POLÍCIA CIVIL EXIGINDO APENAS NÍVEL MÉDIO PODE DENOTAR FALTA DE INTERESSE DOS GESTORES EM TRAZER MELHORIAS PARA A INSTITUIÇÃO

Apresentada pelo Sindicato dos Policiais Civis do Acre – SINPOL/AC - a Proposta do Nível Superior, para ingresso nas carreiras da Policia Civil, visa trazer à instituição grandes melhorias, com uma maior efetividade das ações de polícia judiciária e, também, melhor atender às necessidades da população, evitando a evasão dos quadros da polícia para outras carreiras de nível superior e, por conseqüência, reduzir gastos com concursos, cursos de formação e contratação de novo pessoal, tornando a carreira policial mais atrativa.
Diante do quadro que hoje vivemos, na área de segurança pública, percebemos que toda e qualquer melhoria trazida à instituição é sempre bem vinda, por corroborar o enfrentamento da criminalidade crescente de nossa cidade. Então, como não acatar e dizer que tal proposta não é boa para a população e para a Polícia Civil acreana?
A elevação para nível superior foi uma conquista de 22 estados da federação que só trouxe benefícios à população e às instituições policiais que abraçaram tal proposta, pois além da qualificação do policial trouxe:
• Melhoria do atendimento ao cidadão;
• Aumento da produtividade;
• Eficiência na coleta de provas;
• Elevação do índice de resolução de crimes;
• Auto-estima da corporação e valorização da Instituição;
• Maior facilidade no cumprimento do Planejamento Estratégico;
• Melhor efetividade na modernização da Polícia;
• Melhoria na execução de projetos.
No entanto, no último dia 7 de setembro, o Governador anunciou o lançamento de edital de Concurso para 239 (duzentos e trinta e nove) vagas para os cargos de Agentes de Polícia Civil ainda este ano. Ao que tudo indica, mesmo diante da apresentação da proposta de nível superior, que tende a trazer tantos benefícios ao povo acreano, tal concurso poderá trazer em seu edital a exigência tão somente de nível médio, fragilizando a Polícia Civil que tanto necessita de servidores capacitados nas mais diversas áreas de conhecimento, para implementação e utilização de novas tecnologias de combate ao crime. Além disso, diante dos avanços percebidos nos demais estados, a exigência da formação de nível médio acarretaria em um atraso mínimo de 4 (quatro) anos até a abertura de um novo concurso, talvez exigindo nível superior.
Seria justo a população acreana esperar tanto por ações que já vêm sendo implantadas por outros estados há mais de oito anos?
É preciso que políticos, legisladores e a sociedade civil que vivem a insegurança em seu dia-a-dia, abram seus olhos e os dos nossos gestores, manifestando-se em favor desta causa. Que este concurso não seja confundido apenas como mais uma ação política visando votos, mas, sim, a manutenção de uma instituição da qual a sociedade muito depende e que precisa ser ainda mais fortalecida, através de ações sempre eficientes e de políticas que verdadeiramente visem o respeito e o bem estar da populção.
Dizer sim a abertura de um concurso de nível médio para a Polícia Civil é apoiar a uma ação de enfraquecimento da instituição e de suas ações.
Por outro lado, um concurso de nível superior para a Polícia Civil é mostrar comprometimento com a população acreana e promover melhorias reais na área de segurança pública.

9 comentários:

  1. SOU ESPECIALISTA EM SEGURANÇA PÚBLICA GOSTARIA DE DEIXAR CLARO QUE MUDARÁ SIM PARA MELHOR CON CERTEZA. MAIS TAMBEM TEM A QUESTÃO DE INFELIZMENTE OS SECRETARIOS DE SEGURANÇA E DIRETORES SEREM PESSOAS QUE EM SUA MAIORIA NÃO ENTENDEM O SUFICIENTE DE SEGURANÇA PÚBLICA DEIXANDO DE CRIAR PROJETOS EXCLUSIVOS DE REAPARELHAMENTOS EQUPAMENTOS TATICOS ESPECIAIS COMO PO EXEMPLO:
    ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA, ROUPAS TÁTICAS ESPECIAIS,ARMA SUFICIENTES PARA CADA POLICIAL DE PLANTÃO EXEMPLO TEM DELEGACIA QUE SO TEM UMA METRALHADORA, COMPUTADORES NAS VIATURAS COM INTERNET VIA SATÉLITE PARA PODER ANALISAR FICHA CRIMINAL DO INFRATOR OUTRO FATOR QUE ME DEIXA INDIGNADO É O CURSO DE FORMAÇÃO DOS POLICIAIS CIVIS DO ACRE ENQUANTO UM POLICIAL NÃO DA CEM TIROS NO CURSO DE FORMAÇÃO AQUI NO ACRE, UM POLICIAL CIVIL DO GER (GRUPO ESPECIAL DE RESGATE) EM SP CHEGA A DAR MAIS DE OITO MIL TIROS POR MÊS. ESSE É O MEU COMENTÁRIO ESPERO QUE O GOVERNO OLHE MAIS PARA PCAC

    ResponderExcluir
  2. To torcendo muito para que esse concurso seja para nivel medio, pois pretendo fazer e ainda não me formei. Vcs q trabalham na pc na verdade não tão nem aí se vai melhorar a segurança ou não, vc's estao interessados mesmo é no aumento de salario q vai ter se mudar para nivel supeior, isso sim. Sejam sinceros pô!!!!

    ResponderExcluir
  3. Me chamo Francisco,
    Pode até parecer verdade o que você diz meu caro anônimo ao reportar-se do aumento salarial, vez que , para as funções que exercemos nosso salário é baixo mesmo. Mas, somente nós, que já estamos na lida é que sabemos onde o sapato aperta e os problemas que temos que enfrentar.
    Paciência pra você! Estude e depois junte-se a nós na luta por uma polícia civil e um estado melhor!

    ResponderExcluir
  4. Sr."anônimo", se alguém, aqui, não está preocupado com a melhoria da segurança pública e da Polícia Civil é você, que só está pensando em si próprio. Se pretende fazer concurso, sinceramente, espero que não seja aprovado nem na primeira fase, pois não precisamos de imbecis como você em nossa instituição. Tente outra carreira, "anônimo", porque na nossa lealdade e compromisso são pré-requisitos de entrada.

    ResponderExcluir
  5. Como voces querem aumento de salario se voces tratam mal a populacao, e se sentem Deus, so pq tem posse de arma e poder de policia para intimidar as pessoas. Vao trabalhar, voces ganham é muito em vista da sociedade que vivemos, principalmente a acreana, sou a favor de aumentar os salarios do sul e centro-sul, que la sim eles trabalham e nao é essa mordomia que voces fazem aqui nao. Quando voces abordarem uma pessoa na rua digam " Sr.(a) por favor temos que fazer uma revista no Sr.(a) por gentilileza me acompanhe. pois voces fazem assim: encosta ai velho da p... malandro, cade o bagulho.

    E isso quando fazem revista, pois so ficam enfurnado dentro de uma delegacia jogando baralho.

    Nao tive em coragem de me identificar para nao ser hostilizado por algum policial estilo Cateslo Branco Assasino.

    Vao procurar a Deus. Em vez de tirar a oportunidade de que tem nivel medio no Acre, que no Caso e quase 99,99% com nivel medio claro que isso é apenas uma suposicao, so descrevir isso para dizer que é a maioria. pois o estado dar pouca oportunidade de acesso a nivel superior, como é nos casos dos estados que voces citaram que aderiram somente como nivel superior, pois ate universidade estadual eles tem, diferentimente do Acre.

    Se querem salario de nivel superior vao fazer consurso para nivel superior. Como a maioria do funcionarios do estado do Acre que recebem r$ 2.100,00

    ResponderExcluir
  6. será muita covardia se esse concurso for só para nível superior, pois ainda não mr formei e estou estudando para esse concurso desde março. Gastei dinheiro com pré concurso, com material, apostilas e etc.....Tenho uma filha que precisa desse dinheiro e eu arrisquei nos meus estudos para passar no concurso da policia civil...quero ser policial pq eu gosto de ver um bom policial trabalhando e quero fazer igual ou melhor. Por isso eu repito, será a maior falta de respeito com quem não tem formação completa....

    "A democracia... é uma constituição agradável, anárquica e variada, distribuidora de igualdade indiferentemente a iguais e a desiguais."

    Platão

    ResponderExcluir
  7. É indignante, desestimulador, para nos escrivães do ultimo concurso que apos ter conseguido transpor todas as faces do ultimo concurso que nos levava a crer da valorização da nossa categoria, dada as exigencias e a dificuldade do concurso, lutamos durante dois anos e aguardamos atras do sonho de fazer parte desta instituição, ver nossas perspectivas pelo chão, nosso sonho de perpetuar na carreira criando assas é resumindo nosso sentimento em uma unica palavra "INDIGNANTE", Não digo mais que um escrivão de policia é o braço direito do delegado, mas o parceiro de caminhada, fazemos tudo e mais um pouco, reconhecido nosso trabalho é dentro das delegacias, somos incentivados a lutar pelo reconhecimento somos sim dentro das delegacias, mas ate hoje nenhum delegado abriu o verbo para falar a favor daquele que certfica seus papeis, porque nos simples escrivães somos os unicos a ter FÉ PUBLICA e mais ninguem dentro da delegacia tem esse atributo, guardamos armas, damos conta de pacotes de droga, laudos, inqueritos enfim flagrantes quem é que toma a frente??? o escrivão!!!! quem é que segura o dedinho do conduzido???? o escrivão!!!, quem da conta em tempo da entrega de inqueritos?? o escrivão!!!, e nada pode sumir do cartorio, pq quem da conta é o escrivão, escrivão faz de tudo, pq a "clientela" é absurda, e depois de dois anos de varias faces transpostas de um curso com professores de alta patente e inclusive uma palestra dada pelos proprios ex-governandor com promessas de vlaorização, o que temos ate hoje??? o escrivão não recebeu nenhuma valorização, em contrapartida aqueles do lado, aqueles "nossos parceiros" que so se manifestam dentro do cartorio, que dizem lutem voces precisam ser valorizados, aqueles que nao querem largar o seu fiel escudeiro, ou o seu jumento, não se manifestaram por nos. Um escrivão não recebe nem 1800 reais, (considerando descontos) e se adoecer isto cai para 800 senão 700 reais, e sabem qual ultimo aumento dos nossos "camaradas" delegados???? 2000 reais, fora os 8000 mil que ja embolsam, sem considerar as produtividades que são conseguidas como???? presionando o escrivão!!!. temos nivel superior!, temos a policia no coração! somos capacitados!, para passar no ultimo concurso so quem tinha cohecimento em direito! não foi facil! mas infelizmente ja fazemos as malas e ja ha desistencias, deixar inqueritos defazarem, é triste, pq se perguntar pro delegado este nao sabera dizer onde estao!! o governando Binho parece não conhecr uma delegacia. Governador quem vc sempre encontra numa regional???? o escreivão!!!! e numa especializada??????????????????? !!!!! claro que o escrivão!!!!, com nivel superior, estamos vendo nosso sonho pelo chão e nossa autoestima pisoteada.

    ResponderExcluir
  8. SE DEUS QUISE E EM NOME DE JESUS ESSE CONCURSO , JÁ É PRA NIVEL MEDIO , O GOVERNO VAI AGRADAR O POVO , NAO ESSE APCS VELHOA ANALFABETOS QUE INGRESSARAM LÁ SEM CONCURSO. VCS NAO TÃO NEM AÍ PARA A SEGURANÇA PÚBLICA , VCS SÓ PENSAM EM DINHEIRO E NO AUMENTO. NESSE ESTADO DE MERDA , TUDO SÓ FUNCIONA EM ANO DE ELEIÇÃO , PO ISSO JOVENS DE TODO ACRE ESSE CONCURSO SERÁ PARA O 2º GRAU .

    GARANTO , NÃO AO NIVEL SUPERIOR .JÁ !!

    ResponderExcluir
  9. De nada adiantaria mudar para nível superior, se não investir mas nosso processo de fomação dos policiais e enstruturação das unidades; bem como, equipar as policias com equipamentos que lhes permitam á ezecutar um bom trabalho.Pois todos sabem que a policia federal é nivel superior e mesmo assim os escandalos ocorrem; por isso sou contra ao processo de passa apolicia civil a nivel superior e a favor a uma boa formação; logo assim o interesse estar mais relacionado a salario do que mesmo a realização de um bom serviço

    ResponderExcluir