segunda-feira, 12 de julho de 2010

Prodesp gera transtornos em cfcs

Notícias do ABC



http://www.dgabc.com.br/News/5810807/prodesp-gera-transtornos-em-cfcs.aspx

http://www.livremercado.com.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=1166:motorista-enfrenta-dificuldade-para-renovar-cnh-devido-falha-no-sistema&catid=9:ultimas-noticias&Itemid=13


Problemas de lentidão e queda no site da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão prejudicando os candidatos a motorista na hora de tirar a primeira via das CNHs (Carteiras Nacionais de Habilitação).

Em Santo André, a estudante Marina Machiaveli Savella, 18 anos, que está fazendo o curso de formação no CFC da Adepaesa (Associação dos Despachantes e Proprietários de Auto Escola de Santo André), relatou que o site da Prodesp estava inoperante em três dias na semana passada, e o professor que ministra suas aulas não conseguiu registrar a presença dos alunos através da impressão digital - procedimento obrigatório para o registro das sessões realizadas nas autoescolas.

"Eu trabalho e estudo. Não tenho disponibilidade para ficar vindo até o CFC para tentar registrar minha digital (em outros momentos). Afinal, corro o risco de o site não estar funcionando", disse.

Segundo o proprietário do CFC da Adepaesa, Batista Munhoz Sanches, os problemas no site da Prodesp são constantes e estão prejudicando o andamento dos cursos na unidade.

"Os alunos e o CFC são os que mais saem perdendo com esses problemas. No caso dos candidatos a motorista, eles acabam tendo que desembolsar o pagamento das conduções para vir até a unidade para registrar a digital. E nós arcamos com os gastos extras para pagar os professores que precisam estar presentes para registrar as presenças dos alunos", ressaltou.

captura das impressões digitais, porém, que técnicos da empresa foram acionados e estão trabalhando de forma concentrada, neste fim de semana, para garantir o funcionamento adequado dentro do menor prazo possível.

O Diário procurou o delegado titular da 23º Ciretran de Santo André, Darci Freitas, que informou que não havia sido notificado sobre nenhum problema nos CFCs da cidade. "Até o momento não chegou nenhum caso dese tipo ao nosso conhecimento, mas se formos informados sobre o problema vamos investigar o que está ocorrendo", declarou.

Aula noturna - A partir da segunda-feira as autoescolas deverão incluir aulas práticas noturnas aos seus alunos. Os candidatos podem fazer aulas práticas das 20h às 23h30.

Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a resolução não traz acréscimo na carga horária de prática de direção atual. Das 20 horas de aula exigidas para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), por exemplo, quatro deverão ser cumpridas à noite.

Sistema atrapalhou atendimentos em São Bernardo.

A 73º Ciretran, de São Bernardo, também foi alvo dos problemas da queda do site da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) e teve o atendimento comprometido durante alguns dias de abril.

O estudante Bruno Tadeu Talles, 19 anos, enfrentou filas para dar entrada no pré-cadastramento da sua carteira de habilitação. "Fiquei duas horas esperando o sistema voltar e como estava atrasado para a faculdade acabei desistindo de ficar lá e optei por voltar outro dia", disse.

"É uma falta de respeito da Prodesp com todas as pessoas envolvidas, se o programa ainda não estava 100% porque implantaram?", reclamou Talles.

Segundo o delegado titular da 73º Ciretran de São Bernardo, Gilmar Camargo Bessa, o problema foi resolvido com a instalação de um outro terminal de computador na sala. "O sistema da Prodesp ainda é novo e está em fase de amadurecimento", contou o delegado da Ciretran.


Fonte: Diário do grande ABC.



MOTORISTA ENFRENTA DIFICULDADE PARA RENOVAR CNH DEVIDO FALHA NO SISTEMA

Motorista enfrenta dificuldade para renovar CNH devido falha no sistema
Algumas pessoas que estão renovando a carteira de motorista, em São Bernardo, passaram por um transtorno no começo da última semana. As tentativas de registrar a digital das horas requisitadas no curso de Centro de Formação de Condutores (CFC) – das 18h40 às 22h50 – não foram confirmadas. É o caso do vendedor Odair Scavassi, 60 anos, que trouxe a denúncia ao conhecimento do Hoje Jornal. O curso que fez durante segunda, terça e quarta dessa semana não registrou sua digital. O problema atingiu outros 20 colegas de sala do vendedor. A proprietária do CFC disse que o “sistema funciona quando quer”. O problema é relatado no site mantido pelo Detran.

Algumas pessoas que estão renovando a carteira de motorista, em São Bernardo, passaram por um transtorno no começo da última semana. As tentativas de registrar a digital das horas requisitadas no curso de Centro de Formação de Condutores (CF) – das 18h40 às 22h50 – não foram confirmadas.
O vendedor Odair Scavassi, 60 anos, entrou em contato com a redação do Hoje Jornal, informando que o curso que fez durante segunda, terça e quarta-feiras dessa semana não registrou sua digital. O problema atingiu outros 20 colegas de sala do vendedor. “Além da lista de presença, é obrigatório o registro da digital, mas infelizmente não ocorreu em nenhum desses três dias.” Sobre a responsabilidade do ocorrido, Scavassi alegou que segundo a PRODESP (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), o problema não abrange somente a cidade de São Bernardo. “Entrei em contato com o pessoal de lá e me informaram que talvez o problema seja nacional.”
O descontentamento das pessoas não é para menos. Ele conta que um colega de sala trabalha durante a madrugada e também vai precisar ir aos dois horários, na incerteza de conseguir registro na digital. “O cara trabalha de madrugada, não tem condições de ir nesse horário, sendo que já alterou sua rotina por três vezes nessa semana”, esbravejou Scavassi. Para ele fica a dúvida se a culpa vem ou não da diretora do estabelecimento. “Não sei se ela é refém ou se não vai atrás.”
Procurada, a diretora do local, que não quis se identificar, afirmou que o problema vem da mudança de sistema do Detran. Ela explicou que todas as pessoas que realizaram um novo exame médico para a renovação da CNH, não conseguiram ter a digital identificada, justamente por esse período de alteração. “A questão do problema com a digital é a transição do sistema.” Na última quinta-feira, ainda segundo a proprietária do CFC, todas as pessoas que realizaram as aulas compareceram novamente ao local para conseguir o registro. Ela confirmou que naquele dia os alunos conseguiram obter o cadastro, mas acabou derrapando ao afirmar que o sistema “tem dia que entra e dia que não entra”. O site da e-CNHsp, sob controle do Detran, divulgou nota informando os 36 municípios de São Paulo que já dispõem do ineficiente sistema. Além de São Bernardo, Diadema, Mauá, Rio Grande da Serra, Santo André e São Caetano estão na lista.
Enquanto não consegue a renovação de sua habilitação, Scavassi fica temeroso quanto a uma possível blitz policial e a falta de documento legalizado. “E se um policial me parar? Vou falar o quê? Que a digital não funcionou?”, questiona.

Revista mais importante do ABC, Livre Mercado

Nenhum comentário:

Postar um comentário