Sobre nós...

A minha foto
Guifões, Matosinhos, Portugal
Este projecto surge do desafio da Junta de Freguesia de Guifões para a participação no concurso "Entidade mais Sustentável", no âmbito da Agenda 21 Local. Neste sentido, a equipa técnica das Estruturas Reabilitativas de Matosinhos da Associação de Familiares, Utentes e Amigos do Hospital Magalhães Lemos desenhou o Projecto 3D - Dinamizar, Difundir e Debater Guifões. O Projecto 3D visa a dinamização da comunidade local, através do intercâmbio entre instituições e cidadãos; a difusão das actividades resultantes desta interacção; e o debate destas vivências.

Escola Profissional Alternância (Pólo de Guifões)

A principal missão da instituição é o ensino e a formação profissional, principalmente para os alunos que abandonaram o sistema regular de ensino.

A EPA tem quatro pólos: dois no Porto, um em São Mamede de Infesta e outro em Guifões. Todos têm a mesma missão. A instituição é composta por um Director-Geral, um Sub-Director, um Director Pedagógico, serviços de gestão e serviços admnistrivos.

A EPA Guifões funciona de 2ª a 6ª feira, das 08h30 às 19h00. Aqui estudam 150 jovens, dos quais 75 integram o ensino secundário, e os restantes 75 integram o ensino básico. São ministrados os seguintes cursos: técnico de restauração (cozinha e pastelaria); técnico de organização de eventos;  técnico de restauração (mesa e bar); cozinheiro; empregado de mesa; empregado de bar; pasteleiro; e assistente familiar e apoio à comunidade.

A EPA não está envolvida no concurso "Entidade Mais Sustentável".
O tema do ambiente é trabalhado na formação escolar das áreas ambientais e na participação em eventos desenvolvidos nesta área pela Junta de Freguesia de Guifões.

Desenvolvem-se outras actividades, nomeadamente a participação em eventos públicos onde os alunos podem praticar os conhecimentos associados à organização de eventos, à cozinha e à pastelaria, e aos serviços de mesa e bar.

A vocação específica da EPA é fundamentalmente dirigida para o sector económico e profissional da restauração (cozinha, mesa, bar e pastelaria).

Entrevista realizada no dia 27 de Janeiro de 2011 pelos utentes Joaquim e Paula Cristina, junto do Dr. Carlos Borrego (Sub-director).

1 comentário:

  1. os polos no porto tambem têm o curso de técnico de restauração (cozinha e pastelaria)?

    ResponderEliminar