Aprendizagens Significativa: Até que ponto as atividades planejadas são apropriadas para a aprendizagem significativa dos alunos?
Segundo Antoni Zabala, a intervenção pedagógica deve contemplas atividades que:
1. Permitam conhecer os conhecimentos prévios dos alunos em relação aos novos conteúdos de aprendizagens.
2. Os conteúdos sejam colocador de tal modo que sejam significativos e funcionais para os alunos.
3. Possam inferir que são adequado para o nível de desenvolvimento dos alunos.
4. Apareçam como um desafio acessível para o aluno, isto é, que levem em conta suas competências atuais e façam avançar com a ajuda necessária, que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir.
5. Provoquem conflito cognitivo e promovam a atividade mental do aluno necessária ao estabelecimento de relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios.
6. Fomentem uma atitude favorável , isto é, que sejam motivadoras em relação à aprendizagem de novos conteúdos.
7. Estimulem a auto-estima e o autoconhecimento em relação ás aprendizagens propostas, isto, é que com elas o aluno possa experimentar que aprendem em algum grau, que seu esforço valeu apena.
8. Ajudem a fazer com que o aluno vá adquirindo destrezas relacionadas com o aprender a aprender que lhe permitam ser cada vez mais autônomos em sua aprendizagens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário