Facebook: Fan Page ou Perfil

Mais uma contribuição interessante da nossa aluna Marília Maciel, da 2a turma da Pós Graduação em Marketing Digital da FIT. Nesse post, Marília traça um paralelo entre dúvidas que geralmente acontecem nas agências: Criamos um perfil ou uma fan page da marca?

Já reparou que parece que todo mundo está no Facebook? Desde o primo do vizinho do seu tio até as top celebridades do momento. E as marcas, então? Estão cada vez mais se infiltrando nesse “país” virtual e interagindo com seus mais de 500 milhões de habitantes.  Afinal, nada melhor que investir em uma super comunicação para os quatro cantos do mundo e estreitar o relacionamento com clientes sem comprometer o budget.

Mas ai surge um problema: tem muita marca usando o espaço errado do Facebook, o que, a princípio, pode não parecer grande coisa, mas que com o passar do tempo pode comprometer (e muito) essa interação e divulgação. Afinal, você conhece a diferença entre perfil e Fan Page? Sabe por que é mais interessante para uma empresa/marca ter uma página? E principalmente, sabe como criar essa Fan Page? É #facin! Vamos lá!

#dica – A regra é clara

Pessoas físicas têm perfis.  Empresas/marcas ficam com Fan Pages. Ainda não entendeu por quê? É simples. O perfil é a nossa identidade nesse “país”. Por meio dele a gente expõe a nossa vida, divide informações pessoais, compartilha momentos engraçados (ou não), adiciona amigos, etc.

A marca por sua vez não deve usar um perfil porque não é permitido publicidade e o número de “amigos” é limitado, o que não é interessante para uma empresa. Por tanto, ao entrar no Facebook, a marca deve criar uma Fan Page. Nela a marca não tem amigos, mas sim fãs, logo, o número é ilimitado! Todo mundo pode “curtir” a marca (uhu!). E o melhor, se você não for com a cara do curtidor, pode deletá-lo do posto de fã.

Dentro da Fan Page também é possível criar vários separadores de páginas com conteúdo personalizado e ainda escolher qual será primeiramente visualizado pelos fãs. Você consegue saber quantas pessoas gostaram do que você divulgou, a porcentagem de homens e mulheres, quantas não gostaram, quantas passaram a curtir a página, quantas (e quando) te abandonaram… Dá pra fazer muita coisa! Ah, e o melhor: você pode fazer publicidade de produtos que são pagos! Afinal, você é uma empresa (e não pessoa)!

#dica – Detalhe

Quando for criar uma Fan Page, é interessante você também criar um perfil (de pessoa física) para que este possa administrar o conteúdo da página, convidar pessoas para curti-la, mandar mensagens privadas quando necessário, etc.

Marília Maciel (@ia_maciel)
Texto publicado no Blog Estratégia + Digital: http://blog.digipronto.com.br/

Sobre Felipe Morais

Especialista em planejamento estratégico digital
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Uma resposta para Facebook: Fan Page ou Perfil

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