sexta-feira, 26 de março de 2010

Substâncias orgânicas e inorgânicas

Substâncias Orgânicas

As moléculas orgânicas naturais são as sintetizadas pelos seres vivos e denominadas biomoléculas. Os açúcares, as proteínas e os lipídios são substâncias orgânicas encontradas nos tecidos vivos. Glicose, sacarose, frutose, lactose, por exemplo, são substâncias empregadas pela indústria alimentícia na fabricação de balas, bombons, biscoitos, bolos. Elas são açúcares e também são empregadas pela indústria farmacêutica.

Diariamente consumimos produtos derivados do leite, um alimento essencialmente orgânico. A indústria de cosméticos também usa substâncias orgânicas de origem animal e vegetal na fabricação de xampus, óleos, loções, cremes, sabonetes, etc. Na composição desses produtos também entram compostos orgânicos sintéticos, como acontece com os detergentes, os pigmentos aromatizantes, etc. As refinarias de petróleo fabricam diversos produtos utilizados pelo homem em sua vida diária e que também alimentam outras indústrias

Substâncias Inorgânicas

Substâncias inorgânicas são todas aquelas que não são orgânicas, como os minerais, por exemplo. A água é uma substância essencial à nossa vida. Está presente nos alimentos, nas células do nosso corpo, nos outros animais e nos vegetais.

O sal de cozinha é uma substância inorgânica presente em nosso dia-a-dia. Extraído da natureza, o sal é parte de nossa alimentação e se for consumido moderadamente contribui para a manutenção da nossa saúde.

SUBSTÂNCIAS ORGÂNICAS E INORGÂNICAS

 Inorgânicas - água e sais minerais

 Orgânicas - glicídios, lipídios, proteínas e enzimas, vitaminas, ácidos nucléicos - produzidas e encontradas só em células.

Substâncias inorgânicas

ÁGUA

 Importante para o metabolismo, pois dissolvidas as substâncias reagem mais facilmente

 METABOLISMO = conjunto de transformações físicas, químicas e biológicas das substâncias nos organismos vivos

 Funções: 1.reações de hidrólise 2.solvente de substâncias 3.equilíbrio hidrossalino 4.equilíbrio térmico 5.transporte 6.composição de fluidos corporais

SAIS MINERAIS

 Funções: 1.formam ossos e dentes 2.transmitem impulsos nervosos 3.transporte de O2 4.equilíbrio hidrossalino 5.participam da fotossíntese 6.controlam o ph celular

________________________________________

Substâncias orgânicas

GLICÍDIOS

 Também chamados de Hidratos de Carbono ou Carboidratos

 Funções: 1.principal fonte de energia 2.forma estruturas como membrana celular

Classificação de acordo com o tamanho:

1. Monossacarídeos ou Oses - os menores, não podem ser quebrados; moléculas simples

• Trioses

• Tetroses

• Pentoses

• Hexoses - glicose (mais usada para energia), frutose, galactose

2. Dissacarídeos - formados por duas oses; ao se juntarem, perdem uma molécula de água

• Maltose - 2 glicoses

• Sacarose - glicose + frutose

• Lactose - glicose + galactose

3. Polissacarídeos - união de 10 ou mais oses; insolúveis em água

• Amido - reserva de energia dos vegetais

• Glicogênio - reserva de energia dos animais

• Celulose - reforço externo da célula vegetal

• Quitina - forma o esqueleto externo dos artrópodes

• Polissacarídeos Nitrogenados - dentre eles, o ácido hialurônico é o principal, que age como uma cola entre as células.

LIPÍDIOS

 Insolúveis em água

 Funções: 1.reserva de energia acumulada no panículo adiposo 2.isolante térmico pelo panículo adiposo

 Os mais comuns são os ÉSTERES, formados por álcoois + ácidos graxos

Classificação de acordo com o que os forma:

• Glicerídios - álcool + 3 ác. graxos - óleos vegetais e gorduras animais

• Cerídios - ceras

• Lipídios conjugados/fosfolipídios - contêm outras substâncias além de álcoois e ácidos graxos - estão na membrana celular e nos neurônios

• Esteróides - não têm ácidos graxos - sais biliares, vitamina D, hormônios sexuais
PROTEÍNAS

 Substância orgânica mais abundante

 Função estrutural - formam praticamente todas as estruturas celulares

 Formadas da combinação e sequência de AMINOÁCIDOS

 Podem sofrer desnaturação por excesso de calor ou acidez

 Desnaturação = rompimento das ligações da proteína, destruindo suas propriedades

 Estrutura de uma proteína:

* Primária > sequência de AA

* Secundária > assume a forma de uma hélice ou torcida

* Terciária > Se torce de novo, formando novelos ou fibras

* Quaternária > Associação de vários novelos ou fibras

 Proteínas simples - são formadas apenas por AA

 Proteínas conjugadas - proteína + radical não-protéico

Aminoácidos

 Cadeias de Carbono formadas por 1 grupo Carboxila + 1 grupo Amina

 Ligação peptídica - entre AA (peptídio = carboxila + amina)

 AA naturais - produzidos pelo organismo

 AA essenciais - obtidos na alimentação, pois não podem ser formados a partir de outros, pelos animais

ENZIMAS

 Proteínas especiais que controlam o metabolismo

 No metabolismo, é preciso muita energia de ativação para iniciarem as reações. Os catalisadores diminuem a quantidade de energia necessária

 As enzimas agem como catalisadores para o metabolismo, evitando o prejuízo da estrutura celular: elas diminuem a Eat das reações

 As enzimas possuem um CENTRO ATIVO, com formato capaz de encaixar nos reagentes da reação - os SUBSTRATOS

 Ao encaixar nos substratos, ela enfraquece as ligações das moléculas

 Após o processo, a enzima se separa do produto e pode repetir o processo com outros reagentes

 Só catalisam reações cujos reagentes tenham forma complementar à sua - encaixe - por isso são CATALISADORES ESPECÍFICOS - cada tipo de enzima serve para determinada reação

 Algumas têm atividade reversível

Principais fatores que influenciam na atividade enzimática:

 Temperatura - depois da velocidade máxima, a proteína sofre desnaturação

 pH - Ação em pH específico - cada enzima tem sua alcalinidade exata, quando sua atividade é máxima. Acima ou abaixo desse pH, a atividade diminui

VITAMINAS

 Agem como coenzimas - ativam várias enzimas importantes para o metabolismo

 Atuam em quantidade mínima

 Produzidas por vegetais e alguns organismos unicelulares. Os animais as obtêm da alimentação

 AVITAMINOSE/HIPOVITAMINOSE/DOENÇA DE CARÊNCIA - distúrbios causados pela falta de certas vitaminas

 Algumas vitaminas são obtidas dos alimentos sob a forma de PROVITAMINAS, uma forma ainda inativa da vitamina. A Provitamina A se transforma em vitamina A no fígado e no intestino; a provitamina D2 passa a vitamina D na pele, pela ação dos raios solares.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Present Continuous

Significado

Observe as seguintes frases:

I am taking the hood off his head (Eu estou tirando o capuz da cabeça dele).

He is wearing a long black overcoat (Ele está usando um sobretudo longo e preto).

We are both running along the tunnel (Nós dois estamos correndo pelo túnel).

Nessas frases, a forma verbal se refere à ação do sujeito no momento em que está sendo praticada. Essa simultaneidade é expressa pelo Present Continuous.

Na escrita, normalmente é usado com expressões de tempo, como now (agora), right now (agora, já) e at the moment (neste momento). Na linguagem falada isso não ocorre, pois o diálogo corresponderá à ação desempenhada no momento da fala.

Formas
Aparecesse sempre o verbo “to be” e um verbo principal no present continuous. Isso ocorre porque o Present Continuous é um tempo composto: é formado por um verbo auxiliar e um principal. Os tempos simples, como, por exemplo, o Simple Present, são formados somente por um verbo principal. Necessitam de verbos auxiliares apenas para a construção de frases negativas e interrogativas.

Para formar o Present Continuous usamos o verbo to be (am, is, are) e o verbo principal na sua forma – "ing".

Exemplos:

I am walking in a long dark tunnel (Eu estou andando em um longo e escuro túnel).

He is waiting for me. (Ele está esperando por mim).

O verbo to be é o auxiliar, portanto fundamental à construção de frases negativas e interrogativas.

Frases Negativas
Formamos as frases negativas, acrescentando "not" após o verbo to be.

Exemplos: He is not looking at me. (Ele não está olhando para mim).

I am not waiting for the man (Eu não estou esperando pelo homem).

Frases Interrogativas
Formamos as frases interrogativas, colocando o verbo to be antes do sujeito.

Exemplos: Are you having a nightmare? (Você está tendo um pesadelo?)

Where is the man walking? (Onde o homem está andando?)

Simple present

O simple present é formado pelo verbo em sua forma original na maioria das pessoas, com exceção da terceira pessoa do singular.

Veja estas frases com o verbo drink (beber) como exemplo:

I drink orange juice every day.

You drink beer in the bar.

We drink champagne in New Year’s Eve.

Entretanto, a 3ª pessoa do singular tem necessidade de uma conjugação.

He drinks wine with his parents.

She drinks water after gym.

Há alguns casos em que acrescentar o "s" à terceira pessoa do singular exigirá mudanças no próprio verbo.

Verbos terminados em Y: Os verbos terminados em Y precedido de consoante, como study (estudar), try (tentar), fly (voar) e outros, perderão o Y, que será substituído por "ie" + "s", ficando então.

Ex: He studies, she studies.

Os verbos também terminados em Y só que precedidos de vogal, como play (jogar), say (dizer), não terão esta alteração. A sua flexão se fará como qualquer outro verbo.

Ex: I play, he plays, she plays, they play.

You say, he says, she says, we say.

Verbos terminados em SS, SH, CH, Z, X, O: Os verbos terminados com estas letras, como guess (adivinhar), push (empurrar), watch (assistir), buzz (zumbir), receberão um "e" antes do "s" na terceira pessoa do singular.

I watch the games but he watches a different movie every night.

Uso
É usado em poucas situações e elas são facilmente percebidas através de algumas palavras que aparecem com certa freqüência: os advérbios de tempo.

terça-feira, 16 de março de 2010

Exercícios de substantivo

1. Numa das seguintes frases, há uma flexão de plural grafada erradamente:

a) os escrivães serão beneficiados por esta lei.

b) o número mais importante é o dos anõezinhos.

c) faltam os hifens nesta relação de palavras.

d) Fulano e Beltrano são dois grandes caráteres.

e) os répteis são animais ovíparos.

2. Assinale o par de vocábulos que fazem o plural da mesma forma que “balão” e “caneta-tinteiro”:

a) vulcão, abaixo-assinado;

b) irmão, salário-família;

c) questão, manga-rosa;

d) bênção, papel-moeda;

e) razão, guarda-chuva.

3. Assinale a alternativa em que está correta a formação do plural:

a) cadáver – cadáveis;

b) gavião – gaviães;

c) fuzil – fuzíveis;

d) mal – maus;

e) atlas – os atlas.

4. Indique a alternativa em que todos os substantivos são abstratos:

a) tempo – angústia – saudade – ausência – esperança– imagem;

b) angústia – sorriso – luz – ausência – esperança –inimizade;

c) inimigo – luz – esperança – espaço – tempo;

d) angústia – saudade – ausência – esperança – inimizade;

e) espaço – olhos – luz – lábios – ausência – esperança.

5. Assinale a alternativa em que todos os substantivos são masculinos:

a) enigma – idioma – cal;

b) pianista – presidente – planta;

c) champanha – dó(pena) – telefonema;

d) estudante – cal – alface;

e) edema – diabete – alface.

6. Sabendo-se que há substantivos que no masculino têm um significado; e no feminino têm outro, diferente. Marque a alternativa em que há um substantivo que não corresponde ao seu significado:

a) O capital = dinheiro;

A capital = cidade principal;

b) O grama = unidade de medida;

A grama = vegetação rasteira;

c) O rádio = aparelho transmissor;

A rádio = estação geradora;

d) O cabeça = o chefe;

A cabeça = parte do corpo;

e) A cura = o médico.

O cura = ato de curar.

7. Marque a alternativa em que haja somente substantivos sobrecomuns:

a) pianista – estudante – criança;

b) dentista – borboleta – comentarista;

c) crocodilo – sabiá – testemunha;

d) vítima – cadáver – testemunha;

e) criança – desportista – cônjuge.

8. Aponte a seqüência de substantivos que, sendo originalmente diminutivos ou aumentativos, perderam essa acepção e se constituem em formas normais, independentes do termo derivante:

a) pratinho – papelinho – livreco – barraca;

b) tampinha – cigarrilha – estantezinha – elefantão;

c) cartão – flautim – lingüeta – cavalete;

d) chapelão – bocarra – cidrinho – portão;

e) palhacinho – narigão – beiçola – boquinha.

9. Dados os substantivos “caroço”, “imposto”, “coco” e “ovo”, conclui-se que, indo para o plural a vogal tônica soará aberta em:

a) apenas na palavra nº 1;

b) apenas na palavra nº 2;

c) apenas na palavra nº 3;

d) em todas as palavras;

e) N.D.A.

10. Marque a alternativa que apresenta os femininos de “Monge”, “Duque”, “Papa” e “Profeta”:

a) monja – duqueza – papisa – profetisa;

b) freira – duqueza – papiza – profetisa;

c) freira – duquesa – papisa – profetisa;

d) monja – duquesa – papiza – profetiza;

e) monja – duquesa – papisa – profetisa.

11.O plural dos substantivos “couve-flor”, “pão-de-ló” e “amor-perfeito”, é:

a) couve-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;

b) couves-flores; pães-de-ló; amores-perfeitos;

c) couves-flores; pão-de-ló; amor-perfeitos;

d) couves-flores; pão-de-lós; amores-perfeitos;

e) couves-flores; pães-de-ló; amor-perfeitos.

12. Indique o grupo de substantivo que só admite o artigo “o” :

a) cal, dó, sentinela;

b) contralto, eczema, aluvião;

c) hosana, apêndice, apendicite;

d) telefonema, eclipse, afã;

e) trama, elipse, omoplata.

13. Indique a alternativa que apresenta erro na forma do plural:

a) sol: sóis; fúsil: fúseis; anão: anões;

b) peão: peões; guardião: guardiãos; caráter: caracteres;

c) órgão: órgãos;corrimão: corrimãos; mel: méis;

d) sótão: sótãos; álcool: álcoois; cônsul: cônsules;

e) faisão: faisães; anil: anis; capitão: capitães.

14. Assinale a alternativa que contiver todos os termos com plural correto:

a) luso-brasileiras; rosas-chá; sapatos-areia; decretos-lei;

b) guardas-marinha; prócers; procônsules; totens;

c) grã-cruzes; chefes-de-seção; surdo-mudos; primas-donas;

d) saias-calças; ouvidores-mor; baixos-relevos; gatos-pingados;

e) sapatos-de-cristais; coronéis-de-barrancos; olhosde-gatos.

15. Entre os substantivos aqui relacionados, há um que é do masculino qual?

a) hóstia;

b) Anátema;

c) Ráfia;

d) Antífona;

e) Estenia.

GABARITO:

1. D
2. C
3. E
4. D
5. C
6. E
7. D
8. C
9. E
10. E
11. B
12. D
13. B
14. A
15. B

16 – Assinale a única alternativa que possui substantivo sobrecomum.

a) crocodilo

b) colega

c) cavalheiro

d) indivíduo

e) imperador

Resposta: D

17 – Marque a alternativa que possui apenas substantivos femininos:

a) formicida, conde, poeta.

b) cal, ênfase, guaraná.

c) matinê, apêndice, imperador.

d) barão, omoplata, caneta.

e) derme, gênese, alface.

Resposta: E

18 – Assinale a alternativa que o plural metafônico está incorreto:

a) fogo (ô), fogos (ó)

b) olho (ô), olhos (ó)

c) jogo (ô), jogos (ó)

d) esforço (ô), esforços (ô)

e) bolo (ô), bolos (ô)

Resposta: D

19 – Assinale a alternativa que os substantivos estão flexionados no plural incorretamente:

a) más-línguas, bananas-maçã

b) cachorros-quentes, pombos-correio

c) grão-duques, tico-ticos

d) bananas-maçãs, altos-falantes

e) terças-feiras, pés-de-moleque

Resposta: D

quarta-feira, 10 de março de 2010

Substantivo

Substantivos simples e compostos

Substantivos simples: são aqueles formados por um só radical, ou seja, uma só palavra. Ex. sol, moleque, rua, prédio.
Substantivos compostos: são aqueles que apresentam mais de um radical. Ex. pé-de-moleque, dia-a-dia, girassol, guarda-chuva, passatempo.

Substantivos primitivos e derivados

Substantivos primitivos: são aqueles que não resultam de outra palavra da língua. Ex. pedra, flor, gato.
Substantivos derivados: são aqueles que se originam de um substantivo primitivo. Ex. pedreira, floricultura, gatarrão.

Em relação ao ser que nomeia, o substantivo pode ser comum, próprio, concreto e abstrato.

Substantivos concretos e abstratos

Substantivos concretos: são aqueles que nomeiam seres reais ou fictícios. Ex. deuses, duendes, fadas, cadeira, caderno.
Substantivos abstratos: são aqueles que derivam de verbos ou adjetivos. Ex. viagem, qualidades, ações, sensações.

Substantivos próprios e comuns

Substantivos próprios: são concretos e designam particularmente os seres, como nomes, países, cidades. Ex. João, Brasil, Goiânia. Devem obrigatoriamente ser iniciados com a letra maiúscula.
Substantivos comuns: designam seres de uma mesma espécie. Ex. rio, criança.

Os substantivos coletivos se encaixam nos substantivos comuns, pois designam um grupo de seres da mesma espécie. Ex. videoteca, arquipélago.

 
Substantivo é toda a palavra que é determinada por um artigo, pronome ou numeral, ou modificada por um adjetivo.

De acordo com a gramática portuguesa, um substantivo dá nome aos seres em geral e pode variar em gênero, número e grau.
Para transformar uma palavra de outra classe gramatical em um substantivo, basta precedê-lo de um artigo, pronome ou numeral.

Formação:

Quanto à existência de radical, o substantivo pode ser classificado em:

• Primitivo: palavras que não derivam de outras. Ex: flor,pedra,jardim,leite,goiaba,ferro,cobre,uva,maçã,metal

• Derivado: vem de outra palavra existente na língua. O substantivo que dá origem ao derivado (substantivo primitivo) é denominado radical. Ex:floricultura,pedreira,motorista,jardineiro,queijo.

Quanto ao número de radicais, pode ser classificado em:

• Simples: tem apenas um radical. Ex: água, couve, sol

• Composto: tem dois ou mais radicais. Ex: água-de-cheiro, couve-flor, girassol, lança-perfume.

Tipo:

Quando se referir a especificação dos seres, pode ser classificado em:

• Concreto: designa seres que existem ou que podem existir por si só. Ex: casa, cadeira.

Também podem ser concretos os substantivos que nomeiam divindades (Deus, anjos, almas) e seres fantásticos (fada, duende), pois, existentes ou não são sempre considerados como seres com vida própria.

• Abstrato: designa ideias ou conceitos, cuja existência está vinculada a alguém ou a alguma outra coisa. Ex: justiça, amor, trabalho, etc.

• Comum: denomina um conjunto de seres de maneira geral, ou seja, um ser sem diferenciar dos outros do mesmo conjunto. Ex: lobo, pizza, mascara.

• Próprio: denota um elemento individual que tenha um nome próprio dentro de um conjunto, sendo grafado sempre com letra maiúscula. Ex: Jeferson, Ariane, Yasmim, Brasil, Rio de Janeiro, Fusca , Bruna.

• Coletivo: um substantivo coletivo designa um nome singular dado a um conjunto de seres. No entanto, vale ressaltar que não se trata necessariamente de quaisquer seres daquela espécie. Alguns exemplos:

• Uma biblioteca é um conjunto de livros, mas uma pilha de livros desordenada não é uma biblioteca. A biblioteca discrimina o gênero dos livros e os acomoda em prateleiras.

• Uma orquestra ou banda é um conjunto de instrumentistas, mas nem todo conjunto de músicos ou instrumentistas pode ser classificado como uma orquestra ou banda. Em uma orquestra ou banda, os instrumentistas estão executando a mesma peça musical ao mesmo tempo.

• Uma turma é um conjunto de estudantes, mas se juntarem num mesmo alojamento os estudantes de várias carreiras e várias universidades numa sala, não se tem uma turma. Na turma, os estudantes assistem simultaneamente à mesma aula.

Flexão do substantivo

Gênero:

Os substantivos flexionam-se nos gêneros masculino e feminino e quanto às formas, podem ser:

Substantivos biformes: apresentam duas formas originadas do mesmo radical. Exemplos: menino - menina, traidor - traidora, aluno - aluna.

Substantivos heterônimos: apresentam radicais distintos e dispensam artigo ou flexão para indicar gênero, ou seja, apresentam duas formas uma para o feminino e outra para o masculino. Exemplos: arlequim - colombina, arcebispo - arquiepiscopisa, bispo - episcopisa, bode - cabra, Ovelha - Carneiro.

Substantivos uniformes: apresentam a mesma forma para os dois gêneros, podendo ser classificados em:

• Epicenos: referem-se a animais ou plantas, e são invariáveis no artigo precedente, acrescentando as palavras macho e fêmea, para distinção do sexo do animal. Exemplos: a onça macho - a onça fêmea; o jacaré macho - o jacaré fêmea; a foca macho - a foca fêmea.

• Comuns de dois gêneros: o gênero é indicado pelo artigo precedente. Exemplos: o dentista, a dentista.

• Sobrecomuns: invariáveis no artigo precedente. Exemplos: a criança, o indivíduo (não existem formas como "crianço", "indivídua", nem "o criança", "a indivíduo").

Número:

Os substantivos apresentam singular e plural.

Os substantivos simples, para formar o plural, acrescenta-se à terminação em n, vogal ou ditongo o s. Ex: elétron/ elétrons, povo/ povos, caixa/ caixas, cárie/ cáries; a terminação em ão, por ões, ães, ou ãos; as terminações em s, r, e z, por es; terminações em x são invariáveis; terminações em al, el, ol, ul, trocam o l por is, com as seguintes exceções: "mal" (males), "cônsul" (cônsules), "mol" (mols), "gol" (gols); terminação em il, é trocado o l por is (quando oxítono) ou o il por eis (quando paroxítono).

Os substantivos compostos flexionam-se da seguinte forma quando ligados por hífen:

• se os elementos são ligados por preposição, só o primeiro varia (mulas-sem-cabeça);

• se os elementos são formados por palavras repetidas ou por onomatopéia, só o segundo elemento varia (tico-ticos, pingue-pongues);

• nos demais casos, somente os elementos originariamente substantivos, adjetivos e numerais variam (couves-flores, guardas-noturnos, amores-perfeitos, bem-amados, ex-alunos).

1-PRIMEIRO CASO.

(Substantivo + Substantivo)

Os dois elementos vão para o plural.

Veja exemplos:

couve-flor = couves-flores (Substantivo + Substantivo)

homem-rã = homens-rãs (Substantivo + Substantivo)

No caso acima, todos os termos são substantivos, portanto, todos vão para o plural.

Atenção: nos casos em que o segundo substantivo indica característica do primeiro, não é obrigatório passar o segundo termo para o plural.

Veja:

Comi uma banana-maçã.

Comi duas bananas-maçã. (é correto pluralizar só o primeiro termo)

Comi duas bananas-maçãs. (também é correto pluralizar os dois termos)

As duas formas do plural estão corretas.

2-SEGUNDO CASO.

(Dois substantivos ligados por preposição)

Somente o primeiro termo irá para o plural.

Veja os exemplos abaixo:

estrada de ferro = estradas de ferro (Subst.+ preposição + Subst.)

pé de moleque = pés de moleque (Subst.+ preposição + Subst.)

Nos casos apresentados acima, o fato de os substantivos receberem uma preposição (de) como elo de ligação entre si, permite que apenas o primeiro termo vá para o plural.

3-TERCEIRO CASO.

(Substantivo + Adjetivo ou Adjetivo + Substantivo)

Os dois elementos vão para o plural.

cartão-postal = cartões-postais (Subst. + Adjetivo)

má-língua = más-línguas (Adjetivo + Subst.)

No primeiro exemplo temos o substantivo CARTÃO + o Adjetivo POSTAL e no segundo, temos o Adjetivo MÁ + o substantivo LÍNGUA. Todos vão para o plural.

4- QUARTO CASO.

(Verbo + Substantivo)

Somente o segundo elemento irá para o plural.

vira-lata = vira latas (Verbo + Substantivo)

beija-flor = beija-flores (Verbo + Substantivo)

Sempre que o primeiro termo for um verbo, somente o segundo passará para o plural.

5- QUINTO CASO.

(Palavra invariável + Palavra variável)

Só o adjetivo vai para o plural.

Veja este exemplo:

sempre-viva = sempre-vivas (Invariável + Variável)

Nesse caso o substantivo composto é formado pelo Advérbio, (palavra invariável) SEMPRE + o Adjetivo (e portanto variável), VIVA. Lembre-se, as palavras invariáveis não flexionam.
6- SEXTO CASO.

(Palavras repetidas)

Apenas o segundo termo vai para o plural.

Veja o exemplo:

o pula-pula = os pula-pulas

o tico-tico = os tico-ticos

Nas palavras formadas por termos repetidos só o segundo passa para o plural.

7- SÉTIMO CASO.

(substantivos compostos formados com o uso da palavra GUARDA)

Quando a palavra GUARDA for usada no sentido verbal, utilizamos a regra descrita no QUARTO CASO desta página. Veja:

guarda-roupa = guarda-roupas (verbo+substantivo)

guarda-pó = guarda-pós (verbo+substantivo)

guarda-chuva = guarda-chuvas (verbo+substantivo)

Nesses casos a palavra (guarda) está sendo utilizada como verbo, no sentido de guardar algo. Aplicando a regra do quarto caso, temos que, somente o Substantivo passa para o plural.

Nos casos em que a palavra GUARDA é usada no sentido de Substantivo aplicamos a regra do TERCEIRO CASO descrito acima, pois, o segundo termo vira adjetivo do primeiro. Veja:

guarda-noturno = guardas-noturnos (Substantivo + Adjetivo)

guarda-florestal = guardas-florestais (Substantivo + Adjetivo)

Dica:

GUARDA é substantivo quando se refere a pessoas e profissões.

GUARDA é adjetivo quando se refere a móveis ou objetos.

PLURAL DOS SUBSTANTIVOS


Terminação (regra geral)      Plural                      Exemplos

vogal e ditongo               acrescenta s       mesas, pais

consoante (r, n, s e z)     acrescenta es   flores, líquenes, países, raízes

Terminação (particularidades)                      Plural                            Exemplos

-ão                                            muda para -ãos, -ães ou -ões     mãos, cães, leões

-m                                             muda para -ns                            homens, tons

-al, -oi, -ul                                 muda para -ais, -ois, -uis            casais, bois, pauis

-el, -ol                                       muda para -éis, -óis                    anéis, faróis

-il tónico                                    muda o l em s                             funis, barris

-il átono                                     muda para -eis                           répteis, fósseis

-ás, -ês                                      acrescenta es                             gases, franceses

-s, -x                                         não mudam                                lápis, pires, pírex, inox



Grau:

Os substantivos possuem três graus, o aumentativo, o diminutivo e o normal que são formados por dois processos:

• Analítico: o substantivo é modificado por adjetivos que indicam sua proporção (rato grande, gato pequeno);

• Sintético: modifica o substantivo através de sufixos que podem representar além de aumento ou diminuição, o desprezo ou um sentido pejorativo (no aumentativo sintético: gentalha, beiçorra), o afeto ou sentido pejorativo (no diminutivo sintético: filhinho, livreco).

terça-feira, 2 de março de 2010

Funções das organelas citoplasmáticas

Retículo Endoplasmático (RE)
Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas.

RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado RE granular.

RE liso - retículo endoplasmático sem ribossomos; local de síntese de lipídios e de carboidratos complexos; também denominado RE agranular.

Ribossomos
Tem a função de síntese de proteínas.

Complexo Golgiense
Armazenam substâncias produzidas pela célula.

Lisossomos
Fazem a digestão intracelular; em alguns casos, extracelular.

Peroxissomos
Tem a função de decomposição de peróxido de hidrogênio (H2O2), subproduto de reações bioquímicas, altamente tóxico para a célula.

Vacúolos
São cavidades limitadas por membrana lipoprotéica. Os vacúolos podem ser digestivos, autofágicos ou pulsáteis.

Vacúolo Digestivo - As partículas englobadas são atacadas pelas enzimas lisossômicas, formando um fagossomo.

Vacúolo Autofágico - Digere partes da própria célula.

Vacúolo Pulsátil - Controla o excesso de água da célula; comum nos protozoários de água doce.

Centríolos ou Diplossomos
Tem a função de orientação do processo de divisão celular.

Cílios e Flagelos
Tem a função de movimentação da célula ou do meio líquido.

Mitocôndrias
Possuem DNA, sintetizam proteínas específicas e se auto-reproduzem. Produz energia na célula, sob forma de ATP.

Parede celular
Tem a função de proteger a célula de danos mecânicos e também evita que a célula arrebente quando mergulhada em um meio hipotônico.

Grãos de armazenamento e gotículas lipídicas
As células podem armazenar substâncias de reserva em seu citoplasma.

Centríolos
Estruturas de forma cilíndrica compostas de microtúbulos protéicos. Durante a divisão celular, em seu redor, forma-se o fuso mitótico.

Cloroplastos
Há, nas células vegetais, organelas relacionadas com a síntese de glicídios, os plastos. Os cloroplastos são os plastos mais abundantes nos vegetais. Têm cor verde, pois apresentam grande quantidade do pigmento clorofila, responsável pela absorção de luz no processo de fotossíntese. Assim, como as mitocôndrias, os cloroplastos possuem duas membranas concêntricas que delimitam uma região coloidal, o estroma. Mergulhado no estroma, existe um sistema de membranas. Parte da fotossíntese acontece no conjunto de membranas internas e parte se dá no estroma do cloroplasto.

Núcleo
Nos eucariontes, o núcleo abriga o genoma, o conjunto total de genes que é responsável pela codificação das proteínas e enzimas que determinam a constituição e o funcionamento da célula e do organismo.

Membrana plasmática
A membrana consegue controlar a passagem das substâncias polares para dentro e para fora da célula. As proteínas de membrana, além de constituírem a estrutura da membrana, atuam como transportadores de solutos específicos recebem sinais externos, dão identidade antigênica à célula e atuam como enzimas.

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