segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Motivação da leitura e a formação de leitores - Literatura Infantil

FICHA DE ACTIVIDADE

Referência: Motivação da leitura e formação de leitores - A literatura Infantil

Docente: Maria Raquel Nunes do Carmo

Escola: EB2/3 Sec. de Alcains Turma: 6ºE PCA Data:09/02/09

Nome e breve descrição da actividade:

Leitura Orientada da obra A horta do Senhor Lobo de Claire Bouiller, com ilustrações de Quentin Grébran.

Competências e conteúdos programáticos de referência:

• Criar e fomentar hábitos de leitura;
• Fomentar o prazer da leitura;
• Relacionar livros e outros textos com as suas vivências escolares e extra-escolares, com os seus gostos e preferências;
• Organizar informação recolhida sobre o texto.

Referenciais de execução (duração temporal, alunos…)
A actividade planificada terá a duração aproximada de noventa minutos e decorrerá na sala 2.3. do Edifício II.

1. MOTIVAÇÃO INICIAL
A professora distribuirá aos alunos as peças de um puzzle gigante que formam a capa do livro. Os alunos construirão, no quadro, o puzzle. A professora apresentará o livro à turma e distribuirá aos alunos uma ficha de leitura, que será preenchida pelos mesmos. (anexo um)


2. ACTIVIDADE DE PRÉ-LEITURA.
A professora distribuirá aos alunos palavras escritas em cartolina. Com essas palavras os alunos irão construir, no quadro, um pequeno texto que servirá de antecipação à história que se irá trabalhar. Será afixada, no quadro, pela professora, a primeira letra ou palavra de cada frase para que os alunos se possam orientar. Só será construída uma frase de cada vez.



3. Seguidamente, a professora pedirá a um aluno que leia o pequeno texto afixado no quadro.

O senhor Lobo anda esfomeado, e por isso decide organizar-se: fazer uma horta. O lobo abastece assim o seu armário de comida, e dá paz aos habitantes da floresta. Um dia o lobo encontra a sua horta desfeita: cheio de raiva, prepara-se para a vingança. Mas, um sábio conselho do mocho ajuda-o a resolver o problema de outra forma. Dali surge um trabalho em equipa e uma relação de amizade e partilha entre todos os animais.

4. Em diálogo com os alunos, a professora perguntará qual lhes parecerá ser a personagem principal da história que irão ler e se conhecem outras, das quais essa personagem também faça parte, activando os seus conhecimentos prévios sobre o assunto.

5. A professora afixará, no quadro, a imagem de quatro lobos: o lobo do Capuchinho Vermelho, o lobo dos Três Porquinhos, o lobo dos Sete Cabritinhos e o lobo de A Horta do Senhor Lobo.

6.Os alunos serão convidados a descobrir de onde vêm aqueles lobos, associando-os às respectivas histórias.

7. Seguir-se-á a leitura da história, feita pela professora, e comparação com as antecipações que os alunos fizeram.

8. DURANTE A LEITURA:
Em trabalho de pares, os alunos preencherão, em cartolina, um mapa de acções e/ou atitudes, que ajudarão a estabelecer relações de causa/efeito entre os diferentes acontecimentos e a estrutura da narrativa (anexo dois).

9. A actividade anterior será apresentada à turma, por cada um dos pares de trabalho.


10. APÓS A LEITURA:
Seguidamente, os alunos reflectirão sobre a caracterização da personagem principal, o “O Lobo da Horta” e os lobos dos Clássicos, pintando numa escala de Pólos Opostos, as qualidades e (ou) defeitos que os caracterizam (anexo três).

11. Para finalizar, e depois das conclusões sobre as atitudes/valores do Senhor Lobo, os alunos registarão as diferenças sobre o fim de cada um dos lobos das referidas histórias (anexo quatro)

Conclusão:A motivação inicial e a actividade de pré-leitura aguçou de tal forma o «apetite» dos alunos, que os mesmos estavam interessadíssimos em ouvir a leitura da história. Nada como experimentar determinadas actividades para se ter a prova de que as coisas não surgem ao acaso. Afinal, há sempre uma razão de ser!

1 comentário:

Professora Sónia disse...

O seu blogue tem sido uma grande ajuda. No contexto da formação de leitores, parti da actividade que desenvolveu para realizar uma na minha turma, no entanto gostaria, se possivel de consultar os anexos. Como é possivel consultà-los?
Obrigada pela ajuda!!!
Sónia Eugénio

e-mail: sbeugenio@gmail.com