domingo, 22 de novembro de 2009

Matemática


MEDIDA E UNIDADE DE MEDIDA

COMPARAÇÃO E ORDENAÇÃO | MEDIÇÕES





SÓLIDOS GEOMÉTRICOS



SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA



Antes de trabalharmos o sistema da numeração romana aprendemos que...


Os diferentes povos, ao longo do tempo, sentiram necessidade de efectuar contagens. Um dos primeiros meios auxiliares de cálculo utilizado pelo Homem fora os dedos das mãos. Contudo, foram surgindo outras necessidades e este teve de recorrer a outras formas: amontoando pedras ou pauzinhos para contar os animais; fazendo cortes num pau ou numa casca de árvore, etc. Nessa altura não existiam números, mas hoje os números estão presentes em todo o lado! Portanto, tiveram que ser inventados! Com possuímos um conjunto de símbolos e de regras de combinação que nos permite representar todos os números, temos um sistema de numeração.


A numeração romana é constituída por dois tipos de símbolos: OS PRINCIPAIS (I, X, C e M) E OS SECUNDÁRIOS (V, L e D).










Depois aprendemos as regras da numeração romana:

A numeração romana utiliza apenas sete letras maiúsculas.

Só os símbolos principais podem ser repetidos, mas apenas até três vezes seguidas (se repetirmos cada símbolo principal duas ou três vezes (nunca mais de três) o número fica duas ou três vezes maior:

I=1; II=2; III=3;

X=10; XX=20; XXX=30;

(C=100; CC=200; CCC=300;

M=1000; MM=2000; MMM=3000

Os símbolos secundários V, L e D, não se podem repetir.

Se à direita de um símbolo se colocar outro de menor valor, somam-se os valores (por exemplo: LX=50+10=60).

Se à esquerda de um símbolo se coloca outro de menor valor, subtraem-se os valores (por exemplo: XL=50–10=40).


AGORA SABEMOS QUE O NOSSO SISTEMA DE NUMERAÇÃO É O ÁRABE, mas aprendemos também o SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA.

Os Romanos
A cultura romana não estudei
Mas a sua numeração conheci e aprendi
Na Península Ibérica se instalaram
E por ali ficaram
Mas os muçulmanos atacaram
E sem ela ficaram!

Flávio Brites


TABUADAS - FICHAS DE TRABALHO



EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA



Matemática

Número a saltar
Numeração romana a voar
As professoras a ensinar
Os meninos a acompanhar
Os desafio matemáticos difíceis de encarar!

Gonçalo Baptista


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