hamster sírio


O hamster sírio, no Brasil às vezes também conhecido como hamster panda, em razão da cor que pode apresentar, é a espécie de hamster mais comum nos lares do Brasil e do mundo.
Em razão de seu temperamento dócil e da tolerabilidade ao manajamento, o hamster sírio é a espécie mais apropriada para crianças pequenas, que podem manuseá-lo sem riscos, desde que sob supervisão de um adulto.
Animal de hábitos inverteradamente solitários, jamais deve ser mantido com outro hamster na mesma gaiola, depois de 8 a 10 semanas de vida; caso contrário, brigas sérias podem acontecer, inclusive com a eventual morte de um dos animais.
Mede de 15 a 20 cm, com um pequeno rabo. Seus pés (4 nas patas da frente e 5 nas de trás) não possuem pêlos. Os hamsters sírios possuem, nas suas bochechas, bolsas que podem carregar até metade do peso do próprio corpo em comida ou material para a casinha.
O tempo de vida médio do hamster sírio é de 2 a 2,5 anos. Contudo, pode acontecer de eles viverem até 4 anos - desde que o dono zele bem do animal para que isso ocorra.

ALIMENTAÇÃO:

  • Os hamsters comem praticamente de tudo que encontra pela frente. Isso já vem dos seus instintos naturais, pois em sua vida selvagem no deserto - onde o alimento é escasso - comem quase que de tudo para sobreviver. Mas é justamente por causa desse seu apetite, que temos que tomar cuidado com alguns detalhes.
  • Os hamsters tem paladar e por isso sentem o gosto da comida.
  • Como eles tem bom apetite, é muito importante não ficar repetindo o tipo de alimentação.
  • Para os alimentos, é bom um vasilhame meio pesado e que caiba ele dentro. Se for leve, pode acabar virando e derramando todo o alimento.
  • A dieta de um hamster pode ter 80% em ração e o restante em alimentos como maçã,cenoura, milho, nozes,etc 

PODE
FRUTAS: maçã, uva, caqui, kiwi, banana, morango, pêra.
VERDURAS: repolho, pepino, brócoli, espinafre, vagem, couve-flor, acelga, chicória, almeirão, couve.
LEGUMINOSAS: cenoura, abóbora, nabo, batata inglesa, batata doce.
OUTROS: semente de girassol, outros tipos de sementes como alpiste, amendoim, nozes, milho, queijo, peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne devidamente cozida, ervilha, semente de abóbora, rações (gatos, cachorros e pássaros), sorgo, passas.
Uma observação: as frutas e verduras acima, podem ser naturais, mas nas lojas de animais você encontra também elas sêcas. É muito recomendado quando o hamster estiver com diarréia. Dê alface em pequena quantidade, porque pode dar diarréia e atacar o fígado.


NÃO PODE
abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces, aspargo, tomate, flores, carne crua, frutas cítricas (laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, semente de maçã, sorvete, almôndega, frituras.

Água
Ítem indispensável para a saúde do hamster. Forneça sempre água limpa e fresca.
  • Apesar de conseguirem tirar água dos próprios alimentos, nunca deixe faltar água para beberem. Utilize aqueles bebedouros que parecem uma mamadeira, pois se colocar água em qualquer vasilhame, eles podem se afogar ou engasgarem. Troque a água diariamente.
  • Nas lojas de animais de estimação, você encontrará uma linha variada de rações complementares. Em grandes lojas, poderá encontrar sementes de girassol (essencial), biscoitos, rações, etc, próprio para hamsters. A semente de girassol, é essencial, pois além deles gostarem, ajuda a desgastar os dentes que não param de crescer. Você poderá dar pedacinhos de madeira de árvores frutíferas para ele roer e brincar, mas tome cuidado com o tipo de madeira. As de pinus, cedro, peroba, oleosos e látex são tóxicas. O ideal é comprar a madeira nas lojas de animais.
  • Ao comprar o hamster, pergunte ao vendedor o que ele comia para que você possa ir adaptando aos poucos a novos tipos de alimentos. Não faça mudanças radicais, pois o hamster poderá ter problemas intestinais.
  • Lave bem as frutas e verduras em água corrente, mesmo aquelas que são vendidas sem agrotóxicos, para evitar uma intoxicação.
  • Junto com as frutas, verduras - estas devidamente picadas em um tamanho adequado - rações e outros tipos de sementes, sirva sempre semente de girassol à vontade. As sementes de uma forma geral, são ricas em hidratos de carbono e minerais.
  • Os hamsters tem uma espécie de bolsa na bochecha e armazenam comida nela para poder transportar. Por isso, quando estiver com a barriga cheia, não dê queijo, arroz e nem pão, pois podem ficar coladas na bochecha e ficar difícil de tirar.
  • Dieta Alimentar: Enquanto a mãe estiver amamentando, deve-se manter a dieta reforçada com ração de gato, ovos cozidos, leite ou pão embebido em leite.

AVISO LAVAR FRUTAS,LEGUMES,VERDURAS NUNCA DAR ALIMENTOS ACIDOS TIPO ABACAXI LIMÃO NÃO DAR ALIMENTOS COM MUITO SAL PORQUE O HAMSTER TEM FIGUADO FRACO E ISSO PODE PREJUDICA-LO

habitat                                                                                                                                                        

Em estado selvagem, os hamsters são animais noctívagos (activos durante a noite) que vivem em 
encostas com arbustos e estepes. Eles vivem geralmente sozinhos em túneis profundos (tocas), que 
garantem uma temperatura mais baixa e maior humidade do que a de um ambiente de deserto.
Por natureza solitários, os hamsters não prosperam com a companhia de outro hamster, muito pelo 
contrário. Por serem animais territoriais, não toleram a presença de outro no seu espaço., lutando até à 
morte! Isto aplica-se em qualquer género, seja fêmea com fêmea, macho com macho ou mesmo casal! 
Por esta razão, a regra básica é: “Um sírio, Uma gaiola!” – Por mais que tente uma aproximação, não 
dará em nada. O que normalmente as pessoas acham ser um amiguinho para ele, ele o verá como um 
inimigo (e vice-versa). Mesmo que se tolerem e não lutem, psicologicamente sentem-se incomodados 
com tal tortura.





No entanto, com o ser humano (o dono) o mesmo não acontece se for um animal bem tratado e morde, 
a não ser que o provoquem nesse sentido. Capaz de aprender truques (através do reforço positivo) e até 
de demonstrações de carinho. Os Hamsters são como os gatos em alguns aspectos: independentes; 
territoriais; dominantes; acham-se soberanos; donos do seu nariz!
Pois é, são uma caixinha de surpresas, até a mim me surpreendem de vez em quando. Cada um tem 
uma particularidade, o seu próprio carácter!
Uns mais preguiçosos, outros mais activos… uns mais comilões, outros pastelões… uns mais 
asseados, outros mais porquinhos! Mas todos eles têm isto em comum:

  • Curiosos


  • Espertos


  • Imprudentes em algumas situações – se for preciso atiram-se de qualquer sítio, independentemente da altura (e infelizmente nem sempre corre como eles esperam).


  • Gostam de trepar


  • Muito organizados - Tudo tem um lugar, e eles fazem questão de “arrumar” tudo nos devidos locais. Desde a comida, ao material do ninho… e há alguns que até os brinquedos “arrumam”. Há outros ainda que seleccionam tudo para a cama!


  • Não gostam da companhia de outro hamster

























POSIÇÃO DE DOMINÃNCÍA


Observações Gerais:
Para seu novo amigo aprender alguns bons truques, depende só de você ter bastante carinho e calma, que você verá como ele aprende rápido.
No início da amizade dê um tempinho para ele se familiarizar com você, com a nova casa, com o movimento de sua casa, e não ponha a mão repentinamente na gaiola querendo pegá-lo, isso só vai assustá-lo. Coloque sua mão dentro da gaiola bem devagar e deixe-o cheirá-lo e dê algumas guloseimas (nunca doces).
As crianças podem ser ótimos amigos dos hamsters, para isso, se precisar de algum adulto para ensiná-lo e ajudá-lo, principalmente no início.
Para segurar um Hamster, não sendo um fêmea prenha, pode ser de qualquer maneira, desde que seja com cuidado (evitando quedas bruscas) e carinho e principalmente sem usar força física. Mesmo a força de uma criança é grande para uma animalzinho do porte do hamster. Evite segurá-lo quando estiver com as bolsas cheias de alimentos, pois poderemos machucá-los ou mesmo provocar um ruptura das mesmas.
Lembre-se que para ganhar a confiança e amizade de seu novo amiguinho, basta ter um pouquinho de calma e nunca fazer movimentos bruscos para não assustá-los.
Os hamsters não são animais muito sujeitos à doenças e dificilmente adoecem ou são atacados por pulgas ou vermes, desde que sejam mantidos em instalações adequadas e em boas condições de higiene. Impedir que os hamsters tenham contato com ratos e camundongos, para evitar que estes lhe transmitam doenças ou parasitas.
Não permita que pessoas com resfriado manuseiem o hamster.
Se estiver frio, lembre-se de cobrir a gaiola com algum pano e levá-lo para algum lugar abrigado de correntes de ar.



Higiene na Gaiola:
Existem no mercado gaiolas de arame, parecidas com as de pássaros só que com a roda de exercícios. Essa gaiolas apesar de serem mais baratas, não são nenhum pouco higiênicas, devido ao fato de terem o fundo raso, fazendo assim com que as fezes caiam para fora. Há, também, caixas de acrílico que são muito chamativas devido as cores vivas em que são apresentadas, mas além de serem fechadas são também muito delicadas o que poderia ocorrer uma rachadura ou mesmo uma quebra se não houver um certo cuidado para manuseá-las.
No dia-a-dia em minha criação uso as gaiolas com fundo alto, são mais abertas e ao mesmo tempo são higiênicas e de fácil manuseio.
Como forração na gaiola, recomenda-se usar serragem, por seu um material absorvente. Quando se faz a limpeza total nas gaiolas (semanalmente ou no máximo a cada 10 dias) é feita tirando o animal e lavando todas as peças que a compõe em seguida secar muito bem e colocar uma forração nova e por fim voltar bichinho para o lugar dele.
Há possibilidades de se fazer uma higiene parcial na gaiola a cada 2 ou 3 dias, pois como os hamster escolhem um só local para suas necessidades fisiológicas, basta remover apenas essa parte da serragem úmida, substituindo por uma outra limpa e seca.
Lembre-se de dar diariamente água fresca e filtrada e trocar sua alimentação mesmo que ainda existam restos em sua vasilha.
Com estes procedimentos você evitará que a casinha de seu hamster se torne um ambiente propício para a formação de fungos e germes, o que com certeza irá prejudicar seu bichinho de estimação.

HIGIENE COM O HAMSTER

o hamster precisa de banho pois se não pode pegar sarna tem duas formas de banho o banho seco com um pó e o de água eu recomendo o de água  por que você que monitora o banho tem alguns hamster que são alergíco a pó outros não sabe tomar de pó e alguns se machucão pode cair pó no olho o de água é o seguinte você coloca água morna na pia numa profundidade que de pé para o animal com a pia tampada coloque-o dentro e passa shoompoo de bebe ou sabão neutro em seus pelos quando tirar seque bem com uma toalha nunca use secador quando estiver bem seco coloque de volta na gaiola nunca coloque o hamster molhado na gaiola pois pode causar fungo gripe e pneumonia veza os videos abaxio  
















































Um comentário:

  1. sinto muito mas você disse que n pode dar frutas cítricas, mas , uvas são sim frutas cítricas e você disse que poderia dar!

    ResponderExcluir