hamster anão russo



  • Os machos podem ter relações com até 5 ou 6 fêmeas em um só dia. Por sua vez, a fêmea chega a ter até 70 filhotes por ano. Cada ninhada, pode nascer de 1 a 17 filhotes. É que a alimentação, qualidade de vida e a genética influencia muito na quantidade e qualidade dos filhotes. As fêmeas dão cria quase todos os meses e normalmente nascem mais de 6 filhotes. O macho e a fêmea, com umas 8 semanas de vida já começam a procriar.
  • Quando estão no cio, a fêmea fica com um gênio forte e irritada. Tome cuidado nessa época.
  • Os filhotinhos nascem com um tom avermelhado, sem pêlo, pesa em média 2g e 2,5 cm de comprimento. Mas com apenas alguns dias seus olhos já começam a abrir e os pêlos a aparecerem. Não deixe os filhotes junto com outros adultos. Só com a mãe. Algumas espécies de hamsters não suportam a companhia dos outros e podem acabar ferindo os filhotinhos.
  • Durante a gravidez a mamãe hamster precisa de uma alimentação balanceada. Para que os filhotes nasçam saudáveis e vitaminados, faz-se necessário que a futura mãe seja bem alimentada durante toda a gravidez.
É aconselhado um aumento do número de vegetais na dieta normal, ovos cozidos, leite, pão molhado ao leite e ração de gato (de preferência sabor peixe, e não carne). Importante lembrar que essa não é a dieta básica, e sim apenas um complemento, ou seja, a dieta que você sempre deu, vai continuar no cardápio, essa só vai completar. Cada um dos itens deverá ser dado uma vez ao dia e alternadamente; isso significa que um dia você dá ovos, outro leite, outro pão molhado ao leite, outro ração; outro ovos, outro leite, etc.

TREINAMENTO E FAMILIARIZAÇÃO: Para seu novo amigo aprender alguns bons truques, depende só de você ter bastante carinho e calma, que você verá como ele aprende rápido.

No início da amizade dê um tempinho para ele se familiarizar com você, com a nova casa, com o movimento de sua casa, e não ponha a mão repentinamente na gaiola querendo pegá-lo, isso só vai assustá-lo. Coloque sua mão dentro da gaiola bem devagar e deixe-o cheirá-lo e dê algumas guloseimas (nunca doces).
As crianças podem ser ótimos amigos dos hamsters, para isso, se precisar de algum adulto para ensiná-lo e ajudá-lo, principalmente no início.
Para segurar um Hamster, não sendo um fêmea prenha, pode ser de qualquer maneira, desde que seja com cuidado (evitando quedas bruscas) e carinho e principalmente sem usar força física. Mesmo a força de uma criança é grande para uma animalzinho do porte do hamster. Evite segurá-lo quando estiver com as bolsas cheias de alimentos, pois poderemos machucá-los ou mesmo provocar um ruptura das mesmas.
Lembre-se que para ganhar a confiança e amizade de seu novo amiguinho, basta ter um pouquinho de calma e nunca fazer movimentos bruscos para não assustá-los.
Os hamsters não são animais muito sujeitos à doenças e dificilmente adoecem ou são atacados por pulgas ou vermes, desde que sejam mantidos em instalações adequadas e em boas condições de higiene. Impedir que os hamsters tenham contato com ratos e camundongos, para evitar que estes lhe transmitam doenças ou parasitas.
Não permita que pessoas com resfriado manuseiem o hamster.
Se estiver frio, lembre-se de cobrir a gaiola com algum pano e levá-lo para algum lugar abrigado de correntes de ar.

BRINQUEDOS COMPRADOS:

a maioria sebe quais são os brinquedos comprados más vou mostrar para quem não sabe

OS PRINCIPAIS: a roda de exercícios e a bola de acrílico

outros:                                                   







BRINQUEDOS CASEIROS

você pode fazer brinquedos caseiros basta usar a imaginação você pode cortar garrafas e colar ou encaixar em caixas de papelâo se pode pegar um caixa bem grande e fazer um parque fazer pontes e casas com palitos de picolé se estar sem ideia olhe as imagens abaixo nem
NEM TODOS BRINQUEDOS ABAIXO FUI EU QUE FIZ FOI RETIRADO DA NETE 









 SEXO DO HAMSTER:









HIGIENE DA GAIOLA:
 Existem no mercado gaiolas de arame, parecidas com as de pássaros só que com a roda de exercícios. Essa gaiolas apesar de serem mais baratas, não são nenhum pouco higiênicas, devido ao fato de terem o fundo raso, fazendo assim com que as fezes caiam para fora. Há, também, caixas de acrílico que são muito chamativas devido as cores vivas em que são apresentadas, mas além de serem fechadas são também muito delicadas o que poderia ocorrer uma rachadura ou mesmo uma quebra se não houver um certo cuidado para manuseá-las.


Como forração na gaiola, recomenda-se usar serragem, por seu um material absorvente. Quando se faz a limpeza total nas gaiolas (semanalmente ou no máximo a cada 10 dias) é feita tirando o animal e lavando todas as peças que a compõe em seguida secar muito bem e colocar uma forração nova e por fim voltar bichinho para o lugar dele.
Há possibilidades de se fazer uma higiene parcial na gaiola a cada 2 ou 3 dias, pois como os hamster escolhem um só local para suas necessidades fisiológicas, basta remover apenas essa parte da serragem úmida, substituindo por uma outra limpa e seca.
Lembre-se de dar diariamente água fresca e filtrada e trocar sua alimentação mesmo que ainda existam restos em sua vasilha.
Com estes procedimentos você evitará que a casinha de seu hamster se torne um ambiente propício para a formação de fungos e germes, o que com certeza irá prejudicar seu bichinho de estimação.

HIGIENE DO HAMSTER

O banho é muito importante para deixar seu animalzinho limpo tem dois tipo de banho um com água e outro com u pó para hamster o pó você compra em pet shop chamasse banho seco para hamster eu aconselho o da aguá porque o pó alguns hamster são alérgicos uns não sabe tomar e alguns se machucão o com água você que controla o seco você coloca num pote e deixa na gaiola vou ensinar o de água deixe a pia com água morna (mais para quente)  e passe no seu pelo sabão neutro ou shoompoo de bebe nunca deixe cair água em seus olhos e nem nas orelhas e o principal nunca afunde a cabeça ou deixe afundar seque bem com uma toalha e não coloque seu hamester molhado na gaiola porque ele pega pneumonia e morre veza os videos a seguir






















alimentação

para ter seu bichinho saudavel  de só as vezes os alimentos a seguir pão;biscoitos,queijo essas coisas pode dar más de vez enquanto 

alimentação saudavel

ração: Uma das fontes principais da alimentação do seu hamster, pois possui todos os nutrientes que seu animal precisa. Recomendo a ração da marca Alcon, que é especialmente desenvolvida para pequenos roedores, como o hamster. Há também no mercado vários mix de sementes que são muito nutritivas, o hamster adora e dificilmente enjoa. 
verduras:couve,couve-flor,pepino,brócolis,espinafre,vagem,almeirão,acelga,chicória , repolho,
frutas:morango,maçã,pera,pêssego,banana,caqui,mamão,kiwi,ameixa
LEGUMES:abobora,cenoura,nabo,pepino,beterraba

É importante saber que os dentes dos hamsters não param de crescer, por isso se faz necessário lembrar de oferecer sempre alimentos duros (milho, soja, ...) ou pedaços pequenos de madeira (existem nas lojas madeira própria para essa finalidade).
Sabendo que seu animalzinho vive em média de 2 a 3 anos (as vezes até mais) e para que tenha uma vida saudável só depende de uma boa alimentação balanceada e é claro de muito amor e carinho.

3 AVISOS:

1-LARVAR OS ALIMENTOS ANTES DE FORNECER AO HAMSTER

2-NUNCA FORNECER ALIMENTOS ACIDOS AO HAMSTER TIPO LIMÃO,ABACAXI E ETC

3-NUNCA DE ALGO MUITO SANGADO SALGADO POIS OS HAMSTER TEM O FÍGADO SENSÍVEL


cuidados

Como os hamsters são animais curiosos por natureza, nunca ponha nada plástico ao seu alcance, pois eles podem por na boca, o que levaria a morte por asfixia.
  • Não pegue a hamster grávida na mão, elas não gostam disso. A não ser é claro, se for pra verificar os mamilos ou coisa assim. Não a leve para passear; não brinque com ela. Resumindo: deixa-a em paz!
  • Não deixe faltar comida jamais e também não falhe na dieta da hamster.
  • Os filhotes virão um de cada vez, com um intervalo de tempo. Cada filhote que nascer, vai trazer junto consigo uma placenta e um pouco de sangue. Deste modo, o papel higiênico que você deu a ela vai ficar manchado de sangue, então não fique desesperado por causa disso. E a mamãe geralmente come as placentas.
  • Se no intervalo de nascimento entre um hamster e outro ela fizer um tour e por um acaso vir a ter filhotes foram do ninho. NÃO TOQUE NELES! Ela se encarrega de conduzi-los de volta ao ninho dentro de suas bochechas. E depois que todos os filhotes nasceram (um número que pode chegar até 17 filhotes) tudo que parece com comida ela leva para o ninho. Por isso não entupa a mamãe de comida pois neste período, mesmo sem fome ela irá recolher toda a comida que puder obter para sua casa.
  • Não toque nos filhotes até eles desmamarem e nem os deixe em lugares apertados. Faça ou deixe que a mãe faça uma caminha bem fofinha e com um bom espaço. Se por acaso algum filhotinho sumir, talvez esteja dentro da bolsa da boca da mãe. Quando presentem perigo, ou até mesmo para transportar de um lugar para outro, as mães carregam seus filhotes nessas bolsas. Também, pode ser que a mãe comeu o filhotinho. Isso acontece, mas não se preocupe. Se a mãe comeu, é porque provavelmente o filhotinho estava doente e futuramente iria ter sérios problemas. Sendo assim, a mãe quando sente falta de proteínas, aproveitam para comer o filho. É que na verdade, em seu estado selvagem, os hamsters comem pequenos insetos, minhocas, etc. No Japão encontra-se facilmente pequenos peixes secos próprio para hamsters. Esse alimento é bom para suprir a falta de proteínas e cálcio. No Brasil, você também pode dar de vez enquando um pouco de carne bem cozida, peixe seco, ou algum outro tipo de carne já preparada e que não contenha muitos condimentos. Em algumas lojas pode-se encontrar grilos e minhocas secas.
  • Uma dica: dê bastante verdura para a mãe. Isso fará com que produza mais leite. Se perceber que está fazendo mal ou que deu diarréia, diminua a quantidade de verdura ou suspenda por um tempo.

    TEMPO DE VIDA:

    de 3 ou 2 anos devida pode durar uns 5 anos quando bem cuidados e saudáveis

    tempo de gestação

    18 a 21 dias

    desenvolvimento do filhote

    1 DIA - os hamsters nascem cegos, surdos, sem pêlo e, como são roedores, com dentes 3 DIAS - começam a crescer os pêlos muito discretamente 6 DIAS - a pele já está toda coberta por uma pequena camada de pelo1 semana - eles já começam a comer pequenas quantidades de comida12 DIAS - eles já começam a andar pela gaiola, com os olhos  fechados16 DIAS - os olhos já estão bem abertos e eles estão bem ativos, andando por toda gaiola
    20 DIAS - agora eles mamam com menor intensidade e estão bem mais independentes.

5 comentários:

  1. Gostei, porém senti que faltou algo a mais sobre alimentação, mas adorei !!!!
    Cuide com os erros de português
    BJUSSS

    ResponderExcluir
  2. Realmente, me ajudou bastante! Eu vou ganhar um hamster em breve e estava completamente desorientada mas com seu blog eu aprendi muitas coisas! Poderia ter mais algumas coisas ;) mas isso ja esta otimo pra mim!!!

    ResponderExcluir
  3. Por favor, não faça um desserviço aos animais... Hamsters não tomam banho de jeito algum! Salvo se algum problema ocorrer (vierem a se sujar com algo tóxico ou pegajoso), do contrário, voce estará contribuindo para doenças respiratórias, aparelho auditivo e de pele.

    Banhos em hamsters são condenados e não procedem. Não divulgue erros, porque os animais é que vão "pagar a conta".
    Especialista em Hamsters.

    ResponderExcluir
  4. Gostava de saber se posso usar ramos de uma árvore qualquer para fazer brinquedos ou só podem algumas específicas?

    ResponderExcluir
  5. Gostava de saber se posso usar ramos de uma árvore qualquer para fazer brinquedos ou só podem algumas específicas?

    ResponderExcluir