segunda-feira, 27 de setembro de 2010

         Clipes Musicais e as bandas de pagode

         O mercado musical atualmente é muito disputado, podemos observar que no decorrer do tempo essa disputa desenfreada pelo sucesso e a tentativa de continuidade da fama a cada dia só aumenta e torna-se sem limites, quando pensamos em ritmos musicais tradicionais como o pagode. Para tentar driblar a concorrência, bandas vêm investindo pesado em divulgação, principalmente via Internet e através de redes sociais, que utilizam como grandes armas para essa divulgação o videoclipe.
          Ferramenta essa que já fez com que bandas até então desconhecidas no mercado nascessem para a fama como a banda Cupim na Mesa, que somente fez sucesso após a entrada do ex-cantor do grupo Bro’z Andre Nascimento que já era reconhecido e investir pesado em sua música carro-chefe, Foi Deus, a divulgando massivamente na Internet e conseguindo fama, outro exemplo é o grupo Disfarce que a muito tempo não rondava as paradas de sucesso e após o videoclipe da música Sintonia de Amor voltou para o topo das paradas do Rio de Janeiro. Mas a verdade é que mesmo o mundo atualmente sendo digitais e muitos artistas se promoverem pela Internet como Lady Gaga, bandas de pagode ainda estão engatinhando no que diz respeito a videoclipes.          
          Um exemplo de sucesso nas rádios cariocas os grupos Nosso Sentimento, Disfarce, Pique Novo e Sorriso Maroto, já perceberam que para se manter no topo das paradas de sucesso, investir em videoclipes é de importância estrondosa, pois mostra não só o produto da banda que é a música como mostra a “imagem” da banda que pretendem passar ao público, podendo influenciar fãs a aderirem a estilos parecidos com os deles (roupas, modo de falar e etc.) ainda mostrando o estilo (ritmo musical) do grupo e até reproduzirem a própria identidade da banda, ou seja, o videoclipe acaba por ser um grande leque de vendas da banda ou simplesmente uma embalagem perfeita do artista ou banda.
          Em entrevista com o Produtor musical das bandas Nosso Sentimento, Disfarce e Pique Novo, Niko Oliver, fica clara a intenção de se investir em clipes.
-“Hoje se fazer um clipe e jogar o vídeo na Internet parece ser algo muito simples, porém trabalhoso, mas que pode trazer um grande retorno para a banda, pois divulga a imagem e música do artista, apesar de o mundo dos videoclipes estar apenas nascendo no pagode temos que ter noção do quanto é importante para qualquer banda um videoclipe ou um site sobre ela”.
           E ainda mostra como um clipe tem o poder de mostrar a identidade da banda.
“-O clipe da música Sintoma de amor é um exemplo de como um videoclipe deixa clara a identidade da banda, todo mundo sabe que o Grupo Disfarce segue a linha do pagode romântico, que atualmente é bem diferenciado, e o videoclipe mostra exatamente como é a linha musical da banda, além de ter ajudado em muito os meninos a voltarem as paradas de sucesso.”





Videoclipe da música Sintoma de amor-Grupo Disfarce


          Outro ponto importante a ser destacado é a mensagem que muitos clipes podem passar para as pessoas, as influenciando ou lembrando-se de algo importante que acontece na Sociedade. Um clipe bem comentado na Internet é o da música pedra maldita da dupla de funk mc Jack & mc Pê que mostra os horrores do crack.



Videoclipe da música Pedra Maldita- mc Jack & Pe

          A batalha pelo sucesso é grande, mas poucas bandas utilizam das armas certas para o sucesso, se deve acordar para a realidade digital e não deixar suas origens musicais de lado, pois essa é a arma para o sucesso e bandas como Fundo de Quintal já mostraram como se deve ser, mesclando a Era digital com a tradição do pagode e por isso ainda sobrevive nesse campo minado chamado música. E bandas de outros ritmos musicais como o NxZero souberam se beneficiar dos videoclipes para consolidar no mercado, chegando ao topo das paradas brasileiras com músicas como Cedo ou Tarde e Além de mim. O diretor desses videoclipes Ricardo Laganaro conta qual é ligação da banda na produção do videoclipe e o que é preciso para se fazer um bom videoclipe.



Entrevista de Ricardo Laganaro ao blog clipestesia.com.br



 











O videomaker Ricardo Laganaro

http://clipestesia.com.br/2010/08/entrevista-com-ricardo-laganaro-diretor-de-tres-videoclipes-do-nx-zero/

Não podemos esquecer que tudo atualmente se inova e com a música não é diferente, a utilização de vídeos para o sucesso de uma banda só aumenta com o decorrer do tempo e isso interfere diretamente no que diz respeito a fama e sucesso.


Saiba mais:

*A História do videoclipe
http://pt.wikipedia.org/wiki/Videoclipe

*Produtora das Bandas Nosso Sentimento, Pique Novo e grupo Disfarce
http://www.jpproducoesartisticas.com.br/

*Tudo sobre Clipes


Trabalho de GQ1(Jornalismo Digital)

Francisco Rafael de Sousa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário