quarta-feira, 14 de maio de 2008

História do Brasil...Inconfidência Mineira, realçaões de gênero no século 19

História do Brasil

Nível fundamental

Inconfidência Mineira


Objetivos
1) Conhecer os principais atores da Inconfidência Mineira;
2) Reconhecer o principal jogo de forças na Inconfidência Mineira: o conflito de interesses entre a Colônia e a Coroa Portuguesa.
Comentário
O tópico Inconfidência Mineira deve estar contextualizado dentro de um estudo mais abrangente sobre o período colonial. De acordo com a maturidade dos alunos, a abordagem do tema será mais ou menos complexa.
Material
O texto Inconfidência Mineira pode servir de base para o trabalho em sala de aula.
Estratégias
1) Agendar com antecedência uma pesquisa sobre a Inconfidência Mineira e a leitura prévia dos textos indicados;
2) Dividir a sala entre representantes da Coroa e os representantes da Colônia. Os alunos podem se revezar nesses papéis;
3) Promover um debate entre os representantes de cada parte, tornando visíveis as tensões políticas, ideológicas e sociais que deram origem ao episódio da Inconfidência.
Atividades
1) (Opcional) Confecção da bandeira da Inconfidência e colocação da bandeira na frente da classe; 2) Debate entre representantes da Coroa e dos Inconfidentes;
3) Criação na lousa de uma linha do tempo, com os principais acontecimentos da Inconfidência Mineira.
Sugestões e dicas
A atividade na sala de aula pode ser ampliada e transformar-se numa atividade extraclasse. Pode ser encenada uma peça com alunos no papel de inconfidentes e de outros personagens desse período histórico.

Relações de gênero no século 19

Introdução
A história do cotidiano permite o reconhecimento de aspectos relevantes das relações sociais no Brasil da segunda metade do século 19. Analisar com os alunos documentos dessa época evidencia o comportamento da sociedade em relação às mulheres nesse período, sem desconsiderar, inclusive, as mudanças que ocorreram.
Além disso, a leitura do que era veiculado pela imprensa possibilita o reconhecimento das tensões sociais então existentes. É fundamental que a análise do jornal proposto seja minuciosa, sem desconsiderar o local da publicação, a cidade do Rio de Janeiro, quando esta era capital do Império - um centro cultural que disseminava valores para outras regiões do país.
Objetivos
1. Análise das relações de gênero e das mudanças que ocorreram durante o século 19: conhecer quais os papéis sociais assumidos por homens e mulheres.
2. Análise de documento: texto da gazeta A Marmota na Corte.
3. Reconhecimento da importância da imprensa na disseminação de valores e padrões de comportamento.
4. Análise da idéia de temporalidade: diferentes mudanças exigem diferentes tempos.
Estratégias
1. Converse com os alunos sobre quais os papéis que homens e mulheres assumem na vida social atualmente. Discuta sobre a existência de preconceitos em relação aos gêneros feminino e masculino. Depois, pergunte à turma: "Em que época vocês acreditam que a idéia da inferioridade feminina foi criada ou esteve mais presente?".
2. Depois das respostas, peça que um aluno leia o texto A mãe de família, da gazeta A Marmota na Corte, para a turma. Observe as exclamações dos alunos e anote na lousa, enquanto o texto é lido, algumas das reações.
3. Peça que os alunos digam como seria a mulher, a mãe de família ideal, para o autor do texto em análise. Anote as observações na lousa e, formando uma tabela, registre como as mulheres eram idealizadas em 1851. O desconhecido autor do texto explicita, por meio de suas críticas, que mudanças ocorriam então nos hábitos femininos.
4. Para finalizar, reflita com os alunos sobre as mudanças nos costumes femininos em meados do século 19.
Atividades
1. Faça com a turma o exercício de reescrever coletivamente o artigo analisado - todos os alunos devem dar sugestões. Como seria a mãe de família ideal na atualidade? Quais seriam suas características, seus sonhos, seus hábitos, etc.?
2. Ao final, compare os dois textos, buscando salientar as rupturas de comportamento e, também, o que permaneceu arraigado ao imaginário social desde o século 19. Fazer esse tipo de comparação permite visualizar as relações de gênero no passado e na atualidade.
Sugestões
Há um plano de aula sobre o processo de emancipação feminina nos primeiros anos do século 20 que pode complementar este. Escolha como utilizar esse material, levando em consideração as características da sua turma (alguns alunos têm dificuldade em lidar com análises descontínuas).

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