quarta-feira, 15 de setembro de 2010

POR QUE E COMO TRANSFORMAR O LIXO EM LUXO?


ESCOLA ESTADUAL CORONEL ANTONIO PAES DE BARROS

BARÃO DE MELGAÇO, 15 DE SETEMBRO DE 2010

DESENVOLVENDO O PROJETO PEDAGÓGICO – TRANSFORMANDO O LIXO EM LUXO – E REFLETINDO SOBRE O GÊNERO TEXTUAL: ARTIGO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

TEXTO 1 : Lixo, Reciclagem e sua História

A Revolução do Plástico

A origem da palavra plástico, do grego plastikós, que significa adequando à moldagem, define a sua principal característica, que é a flexibilidade. Produzido principalmente a partir do petróleo, o plástico é um dos mais recentes materiais utilizados pelo homem, mas sua história teve início há milhões de anos.

O planeta Terra sofreu grandes transformações ao longo de milhões de anos. Variações climáticas, tempestades, terremotos e erosões causaram soterramento de resíduos de animais e plantas, depositando no fundo de mares e lagos de água salgada. Foram-se acumulando camadas de sedimentos, e desse processo resultou no aparecimento de um escuro óleo de pedra, conhecido como petróleo.

Como uma grande alternativa para a substituição de outros materiais escassos ou com custos mais elevados, o plástico é utilizado em quase todos os setores da indústria, principalmente por sua versatilidade.

As suas características de alta resistência e leveza permitiram o seu aproveitamento em uma gama tão extensa de produtos que hoje a humanidade praticamente não poderia imaginar-se sem ele. O plástico também conhecido como termoplástico, pela sua facilidade de moldagem industrial ao sofrer aquecimento e solidificando-se após o resfriamento. A identificação universal dos termoplásticos é:

1- PET Polietileno Teraftalato

2- PEAD Polietileno de Alta Densidade

3- PVC Policloreto de Vinila

4- PEBD Polietileno de Baixa Densidade

5- PP Polipropileno

6- PS Poliestireno

7- OT Outros plásticos especiais de engenharia

TEXTO 2: A História dos Principais Materiais Recicláveis

O plástico é utilizado em quase todos os setores da economia, como: construção civil, lazer, telecomunicações, indústrias eletroeletrônica, automobilística e médico-hospitalar e no transporte de energia. Atualmente, o setor de embalagens é o que mais se destaca na utilização do plástico. Aproximadamente 30% das resinas plásticas consumidas no Brasil destinam-se à indústria de embalagens.

Utilização do Plástico no Brasil

Embalagens 30%

Automobilística 20%

Eletroeletrônica 15%

Construção 15%

Têxtil 15%

Outras 5%

Para cada utilização o plástico tem uma variação, de acordo com a resina da qual tem origem. Por exemplo:

1- PET Frasco para refrigerantes

2- PEAD Utilidades domésticas e produtos de limpeza

3- PVC Tubos e conexões, frascos de água mineral

4- PEBD Sacos de lixo e embalagens flexíveis

5- PP Auto-peças, fios têxteis e postes em geral

6- OS Copos descartáveis

7- OT CDs e eletrodomésticos

Apesar de sua recente história, a indústria do plástico é um dos setores da economia que mais se desenvolveu nos últimos anos em todo o mundo. No Brasil a produção desse material apresenta números bastantes expressivos.

  • Mais de 6 mil empresas transformadoras de plástico no mercado nacional.
  • Crescimento de indústias petroquímicas de 2ª geração.
  • Faturamento global do setor de aproximadamente US$ 5 bilhões/ano.
  • Geração de 200 mil empregos diretos.
  • Recolhimento de impostos na ordem de US$ 1,5 bilhões/ano
  • Consumo anual e crscente de mais de 4 milhões de toneladas de resina termoplásticas.

Não obstante os benefícios do plástico, a maior crítica em sua utilidade é em relação a sua baixíssima biodegradabilidade ambiental. Uma garrafa de água mineral jogada no meio ambiente poderá ficar alí intacta por mais de 100 anos.

A preocupação mundial com a preservação do meio ambiente gerou na década de 1970 o despertar da sociedade para o reaproveitamento dos resíduos sólidos, principalmente os urbanos, no qual o plástico se inclui. Para entender a essa necessidade, foram desenvolvidos programas de conscientização que acabaram por introduzir novos conceitos ambientais, difundindo a importância da reciclagem do plástico. Cada vez mais a sociedade envolvida com a produção do plástico vem considerando a preservação do meio ambiente como uma das questões fundamentais em seus princípios. Ao contrário do que se imagina, a reciclagem de plástico no Brasil é feita desde o início de sua produção.

TEXTO 3: A história do plástico e sua reciclagem

Desde 1862, quando o inglês Alexandre Parker produziu o primeiro plástico, a fabricação de produtos com a utilização dessa matéria-prima nunca mais parou. Hoje o plástico é considerado um material de fabricação de produtos de alta resistência, durabilidade e de baixo custo. A preferência pelo plástico também é dada à praticidade de conservação do produto, que muitas vezes até pode ser de finalidade descartável. Porém, quando ocorre o descarte irregular do plástico no ambiente, este torna-se nocivo devido a sua demorada decomposição, as diversas formas de poluição por ele geradas, problemas ambientais e urbanos, e por propiciar o surgimento de doenças, tais como, Dengue e Tétano. No entanto, uma saída responsável e eficiente é a reciclagem que além de beneficiar o meio ambiente, diminui a demanda da extração natural e dos resíduos plásticos que são acumulados no lixo. Esse processo de reciclagem do plástico é bem simples quando comparado com o processo de remediação decorrente do seu impacto em longo prazo gerado no meio ambiente, além de ser bem significativo para melhora da qualidade de vida.

TEXTO 4: Mas de onde vem o plástico?

O plástico vem das resinas derivadas do petróleo e que pode ser moldade de várias formas, sem se quebrar. Pertence ao grupo dos poímeros, moléculas muito grandes, com características especiais e variadas. Algumas das razões para tanto sucesso do plástico são sua leveza (o que facilita o transporte), o fato de ser maleável e não se estilhaçar quando se quebra. As sacolas de plástico podem permanecer mil anos no meio ambiente.

Com a quantidade de petróleo necessária para fabricar uma bolsa de plástico, um carro poderia percorrer 115 metros.

Hoje o plástico faz parte de nossa vida. Observando o ambiente, nota-se que grande parte dos utensílios – dos óculos à sola de sapato – , é feita deste material.

TEXTO 5: O que é PET

O PET – Poli (Tereftalato de Etileno) – é um poliéster, polímero termoplástico.

Simplificando, o PET é o melhor e mais resistente plástico para fabricação de garrafas e embalagens de refrigerantes, águas, sucos, óleos comestíveis, medicamentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, destilados, isotônicos, cervejas entre vários outros como embalagens termoformadas, chapas e cabos para escovas de dente.

O PET proporciona alta resistência mecânica (impacto) e química, além de ter excelente barreira para gases e odores. Devido as características já citadas e o peso muito menor que das tradicionais, o PET mostrou ser o recipiente ideal para a indústria de bebidas em todo o mundo, reduzindo custo de transporte e produção. Por tudo isso, oferece ao consumidor um produto substancialmente mais barato, seguro e moderno.

As embalagens PET são 100% recicláveis e a sua composição química não libera nenhum produto tóxico.

TEXTO 6: HISTÓRIA DO PET

A primeira amostra desse material foi desenvolvida pelos ingleses Whinfield e Dickson em 1941. As pesquisas que levaram à produção em larga escala do poliéster começaram somente após a Segunda Grande Guerra, nos anos 50, em laboratórios dos EUA e Europa. Baseavam-se, quase totalmente, nas aplicações têxteis. Em 1962, surgiu o primeiro poliéster pneumático. No início dos anos 70, o PET começou a ser utilizado pela indústria de embalagens.

O PET chegou ao Brasil em 1988 e seguiu uma trajetória semelhante ao resto do mundo, sendo utilizado primeiramente na indústria têxtil. Apenas a partir de 1993 passou a ter forte expressão no mercado de embalagens, notadamente para os refrigerantes. Atualmente o PET está presente nos mais diversos produtos.

TEXTO 7: História Do Lixo – Linhas Gerais

No início dos tempos, os primeiros homens eram nômades. Moravam em cavernas e sobreviviam da caça e pesca, vestiam-se de peles e formavam uma população minoritária sobre a terra. Quando a comida começava ficar escassa , eles se mudavam para outra região e os “lixos” , deixados sobre o meio ambiente, eram logo decompostos pela ação do tempo.

Na medida que foi “civilizando-se” o homem passou a produzir peças para promover o seu conforto: vasilhames de cerâmica, instrumentos para o plantio, roupas mais apropriadas. Começou também desenvolver hábitos como construção de moradias, criação de animais, cultivo de alimentos além de se fixar de forma permanente em um local. A produção de lixo consequentemente foi aumentando, mas ainda não havia se constituído em um problema mundial.

Naturalmente, esse desenvolvimento foi se acentuando com o passar dos anos. A população humana foi aumentando e, com o advento da revolução industrial – que possibilitou um salto na produção em série de bens de consumo – a problemática da geração e descarte de lixo teve um grande impulso. Porém, esse fato não causou nenhuma preocupação maior: o que estava em alta era o desenvolvimento e não suas conseqüências.

Entretanto, a partir da segunda metade do século XX iniciou-se uma reviravolta. A humanidade passou a preocupar-se com o planeta onde vive. Mas não foi por acaso: fatos como o buraco na camada de ozônio e o aquecimento global da terra despertaram a população mundial sobre o que estava acontecendo com o meio ambiente. Nesse “despertar”, a questão da geração e destinação final do lixo foi percebida, mas, infelizmente, até hoje não vem sendo encarada com a urgência necessária.

“O lado trágico dessa história é que o lixo é um indicador curioso de desenvolvimento de uma nação. Quanto mais pujante for à economia, mais sujeira o país irá produzir. É o sinal de que o país está crescendo, de que as pessoas estão consumindo mais. O problema está ganhando uma dimensão perigosa por causa da mudança no perfil do lixo. Na metade do século, a composição do lixo era predominantemente d matéria orgânica, de restos de comida. Com o avanço da tecnologia, materiais como plásticos, isopores, pilhas, baterias de celular e lâmpadas são presença cada vez mais constante na coleta. Há cinqüenta anos, os bebes utilizavam fraldas de pano, que não eram jogadas fora. Tomavam sopa feita em casa e bebiam leite mantido em garrafas reutilizáveis. Hoje os bebês usam fraldas descartáveis, tomam sopa em potinhos que são jogados fora e bebem leite embalado em tetrapak ao final de uma semana de vida, o lixo que eles produzem equivale, em volume, a quatro vezes o seu tamanho.

Um dos maiores problemas do lixo é que grande parte das pessoas pensa que basta jogar o lixo na lata e o problema da sujeira vai estar resolvido. Nada disso. O problema só começa aí.”

Http//www.ufmg.br/proex/geresol/lixohistoria.htm






6 comentários:

  1. Olá moçada!
    Deixe aqui as respostas dadas às perguntas da proposta 2 sobre os textos acima.
    abraços
    Rosemary

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  2. Texto escolhido: “ O que é PET”

    1-Qual é o objetivo do texto?

    R= Informar sobre o PET.

    2-O artigo apresenta vocabulário técnico científico da área de conhecimento abordada?

    R= Sim, mas não extremamente técnico científico.

    3-As informações são comprovadas com experiências ou vivência dos alunos?

    R= Com experiências.

    4- O texto apresenta exemplos?

    R= Sim, o texto apresenta exemplos.

    5- A linguagem é acessível ao público leitor?

    R= Sim, é uma linguagem compreensível a qualquer leitor.

    6- Qual é o Gênero desse texto?

    R= O gênero é artigo de divulgação científica.



    Alunas: Cristyane Pinheiro e Daniele Marques

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  3. Parabéns Raissa!
    Como sempre cumprindo com suas obrigações!
    Senti-me abraçada com muito carinho.
    Falta postar a pesquisa sobre "A Revolução Industrial", não se esqueça. OK?

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  4. PROPOSTA N° 1. Pesquizar sobre Revolução Industrial

    A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.
    Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo.

    PROPOSTA N° 2.
    Texto escolhido: A história do plástico e a sua reciclagem
    1-Qual é o objetivo do texto?

    R= O objetivo do texto é informar sobre a história do plástico e a sua reciclagem.

    2-O artigo apresenta vocabulário técnico científico da área de conhecimento abordada?

    R= O artigo apresenta um padrão formal para que todos possa entender sobre o assunto, e não técnico.

    3-As informações são comprovadas com experiências ou vivência dos alunos?

    R= Com vivência, pois estas informações estão presente no nosso dia a dia.

    4- O texto apresenta exemplos?

    R= Sim ,o texto apresenta explos

    5- A linguagem é acessível ao público leitor?

    R= Sim, totalmente acessível a qualquer leitor.

    6- Qual é o Gênero desse texto?

    R= O gênero do texto é artigo de divulgação ciêntifica.

    Alunos: Raissa, Guttenberg.

    OBS: Professora a atividade postada acima não é minha é de Daniele Marques e Cristiane Pinheiro.

    Beijokas!!!!!

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  5. TEXTO 5: “ O que é PET”

    1-Qual é o objetivo do texto?

    R= Informar que é o melhor e o mais resistente plástico para fabricação de embalagens como: Refrigerantes, águas ,sucos, etc.

    2-O artigo apresenta vocabulário técnico científico da área de conhecimento abordada?

    R= Sim, pois apresentam do que é feito o PET, ou seja, as substâncias que compõe o mesmo.

    3-As informações são comprovadas com experiências ou vivência dos alunos?

    R= Comprovadas pelas experiências e vivências dos alunos.

    4- O texto apresenta exemplos?

    R= Sim, exemplos de como são utilizados.

    5- A linguagem é acessível ao público leitor?

    R= Sim, é uma linguagem de fácil entendimento aos leitores.

    6- Qual é o Gênero desse texto?

    R= É do gênero artigo de divulgação científica.

    Revolução Industrial

    A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
    A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderância do capital mercantil sobre a produção. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.
    Discente: Ediane

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  6. TRABALHO DE PORTUGUẼS
    Proposta 1=
    O QUE É REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
    A substituição das ferramentas pelas máquinas da energia humana motriz e do modo de produção doméstica pelo sistema fabril constitui a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
    A Revolução Industrial aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo, a fase de acumulação primitiva de capitais e de preponderancia do capital mercantil sobre a rodução. Completou ainda o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra no século XVII.
    FONTE= http://www.culturabrasil.pro.br/revoluçãoindustrial.htm

    Proposta2=
    texto escolhido= HISTÓRIA DO LIXO- LINHAS GERAIS
    Qual o objetivo do texto?
    O objetivo deste texto é informar sobre a história do lixo, do começo ate os dias atuais.

    O artigo apresenta vocabulário técnico ciêntifico da área de conhecimento abordada?
    Não, pois não apresenta uma linguagem de difícil compreênção.

    As informações são comprovadas com experiência ou vivencia os alunos?
    Basta olharmos com atenção para o problema do lixo que estará comprovado; Passamos diariamente por situações semelhantes às informações apresentadas no texto.

    O texto apresenta exemplos?
    Sim, relaciona algumas situações de anos atrás com situações preocupantes dos dias de hoje.

    A linguagem é acessível ao público leitor?
    Sim, apenas as pessoas desinteressadas no assunto social abordado, é que não fazem questão de entender.

    Qual é o gênero desse texto?
    O gênero deste texto é, Artigo de Divulgação Ciêntifica.


    Alunas= Jennifer Rúbia Rodriguês de Arruda e Elizangela Élida da Silva Pinho

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