sexta-feira, 16 de abril de 2010

Curiosidade sobre a aplicação do conceito de polígonos



Você já deve ter reparado em alguns vídeos de criação de jogos a presença de uma malha ou rede de pequenos polígonos, que em conjunto formam os personagens e cenários. A esta ferramenta dá-se o nome de Polygon Mesh, uma das formas mais utilizadas na criação dos games.

Desta forma, o grande avanço envolvido na elaboração dos games se dá no fato de conseguir processar o maior número possível de polígonos em uma imagem, aumentando a qualidade dos elementos que a compõem e, consequentemente, a demanda por processamento.
Como funciona
Na realidade, grande parte da teoria que envolve o Polygon Mesh você provavelmente já conheça das aulas de matemática,são basicamente vértices, ligados por arestas, que formam polígonos, dando o molde desejado aos componentes de um game, como um personagem, suas armas, edifícios, carros, etc.
Sem dúvida na prática tudo isso é muito mais complexo, mas a idéia principal é de que quanto mais polígonos ligados um modelo tem, maior é a qualidade e a suavidade de seus contornos. Um ótimo exemplo do que a quantidade de polígonos interfere na qualidade da imagem é a comparação da Lara em 96, com cerca de trezentos polígonos, e em 2007, com praticamente cinco mil.

Mas é tão simples assim?
As diferenças em detalhes aplicados nos dedos, rosto e contornos do corpo ficam evidentes na comparação acima. Mas você deve estar se perguntando por que os desenhistas não criam personagens e cenários com milhões de polígonos para deixar os jogos mais bonitos.
O grande problema disso tudo é que quanto maior a quantidade de polígonos em uma imagem, maior o processamento requerido para rodá-la. Por isso os novos consoles vem sempre aumentando drasticamente sua capacidade em rodar jogos com cada vez mais polígonos.
Nos computadores, notamos uma evolução mais linear neste âmbito, já que novas peças e componentes surgem em intervalos de tempo bem menores que uma mudança de geração nos consoles. O grande desafio nesta área do desenvolvimento é criar jogos de ambientes e movimentação com muitos polígonos fazendo com que tudo pese o mínimo possível para o computador ou console rodá-lo, atendendo aos mais variados públicos neste quesito.
Prof.ª Carla Afonso

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