Chamada para publicação de Artigos Científicos

3 05 2013

Image





Professor Itamar Siebert é coautor do livro “A Ilha de Santa Catarina no século das Grandes Navegações”

3 05 2013

Image

Prezados(as),

Gostaríamos de compartilhar, com imensa satisfação, que na noite da última 5ª feira (25/04) o Prof. Itamar Siebert – Docente dos Cursos de Relações Internacionais da UNIVALI – participou, na Assembleia Legislativa do Estado, da cerimônia de lançamento do livro “A Ilha de Santa Catarina no século das Grandes Navegações”, do qual é autor do artigo: “A expedição Sanábria: entre o épico e o patético, o monumento e o esquecimento”.

Itamar Siebert

Prof. Msc. Itamar Siebert no lançamento do livro.

O livro Organizado pelo Historiador Evandro André de Souza, é composto por 14 artigos escritos por historiadores e geógrafos que aprofundam o estudo de diferentes aspectos da História na Ilha de Santa Catarina no século XVI: as condições técnicas das embarcações e de navegabilidade na era dos descobrimentos; a importância da posição estratégica da Ilha para todas as expedições que rumavam para o Atlântico sul; as diferentes visões produzidas pelas diferentes expedições europeias em seu contato com esta terra e seus nativos.





Univali sediará Encontro de Relações Internacionais em 2014

3 05 2013

 

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi escolhida para sediar a próxima edição do Encontro Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Eneri), em 2014. A decisão, definida por votação, foi anunciada no dia 18 de abril, em São Paulo, durante a reunião do Conselho Nacional dos Estudantes de Relações Internacionais (Coneri).

Universidades importantes de todo o Brasil apresentaram argumentos para candidatura ao Eneri. O grupo que representou Univali foi formado por estudantes de Relações Internacionais, pelos coordenadores Jorge Hector Morella Junior e Queila Jaqueline Nunes Martins,  e pelos professores Guilherme Bez Marques e Patrícia Duarte Peixoto Morella.

“Essa vitória é muito significativa para o curso de Relações Internacionais da Univali, pois coloca a universidade em foco no cenário nacional”, destaca Queila Jaqueline Nunes Martins, professora e coordenadora de Relações Internacionais.

O Eneri é um encontro tradicional e anual que conta com a participação de acadêmicos, pesquisadores e autoridades das relações internacionais. O evento traz palestrantes de renome e realiza diferentes atividades, como mini-cursos, workshops e conferências.

Mais informações: (47) 3261-1353| (47) 3341-7823, curso de Relações Internacionais.





Observatório de Políticas Públicas

3 05 2013

O Observatório de Políticas Públicas (OPP) consiste em um Projeto de Extensão da Universidade do Vale do Itajaí (CEJURPS) que visa atuar na formação, assessoramento de lideranças, organizações da sociedade civil, fóruns de Gestão de Políticas Públicas e Conselhos Municipais. Fortalecimento do Sistema de garantia de Direitos, no assessoramento e mapeamento dos representantes da Univali nos Conselhos Municipais de Gestão da Univali nos Conselhos Municipais de Gestão de Políticas Públicas, Lideranças Comunitárias, ONGs e Fóruns de Políticas Públicas.

A Equipe OPP é constituída pelos seguintes membros: Profa. Dra. Ana Cláduia D.C. Oliveira (Coordenadora Geral), além dos professores(as) Leila Andresia Severo Martins (Coordenação ITCP); Roberto Wohlke (Coordenação do NAJOSC); Eduardo Guerini e Fabio Henrique Pereira. Professores e alunos do Curso de Relações Internacionais da UNIVALI também atuam no projeto.

Confira abaixo algumas fotos das ações do Programa de Extensão Observatório de Políticas Públicas/OPP – ITCP/ Incubadora tecnológica de Cooperativas Populares e NAJOSC/ Núcleo de Assessoria Jurídica às organizações da Sociedade Civil.

Visite o site da OPP na página:  www.univali.br/Opp

Imagem

Visita ao Asilo da Fundação Paes Leme – Projeto Rondon 2013.1 – Ribeirópolis-SE

Imagem

Formação NAJOSC – Revolução dos Baldinhos – Florianópolis – SC

Imagem

Monitoramento OPP – Conselho Municipal do Idoso – Itajaí – SC

Imagem

Caderno de Cidadania na RIC Record – Itajaí – SC

Imagem

Monitoramento OPP – Seminário para novos Gestores Municipais – AMFRI – Itajaí – SC





Recrutamento Escritório de Relações Internacionais – ERi

30 04 2013

ImagemO Curso de Relações Internacionais (RI), por meio de seus Coordenadores Profa. MSc. Queila Jaqueline Nunes Martins (Campus BC) e do Prof. MSc. Jorge Hector Morella Júnior (Campus Itajaí e Responsável-Geral pelo ERI), informam a abertura de vagas para Voluntariado.

Leia o edital.

Recrutamento Escritório de RI





Lançamento do Vol. 1 – No. 2 da Revista Monções – UFGD

12 04 2013

Image

A Monções: Revista de Relações Internacionais da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD informa o lançamento do seu número (vol.1, n.2, 2012) – Dossiê: O Brasil no Mundo: a política externa brasileira em debate que se acessa aqui

A revista traz as seguintes contribuições:

  • Dossiê Brasil no Mundo: a política externa brasileira em debate, por Tomaz Espósito Neto;
  • Conferência de Abertura do V Encontro de Estudos da Realidade Brasileira promovido pelo POLITHICULT/PUC-SP de 10 a 12 de Setembro de 2012 – “O Brasil e a segunda guerra: 70 anos depois”, com o Prof. Dr.Oliveiros Silva Ferreira (PUC-SP/ USP);
  • Entrevista com o Professor Dr. André Reis Silva (UFRGS);
  • O Brasil e a bacia do Prata: interesses e divergências, por Shiguenoli Miyamoto;
  • Uma grande estratégia para o Brasil: elementos propositivos, por Paulo Roberto de Almeida;
  • Forças Armadas e Relações Internacionais no Cone Sul, por Carlos Riberi Lobo;
  • Cooperação Sul-Sul e desenvolvimento integrado como diretrizes da política externa brasileira: uma análise do plano de ação conjunta Brasil-China, por Alexandre César Cunha Leite;
  • A política externa brasileira para o FMI no nacional desenvolvimentismo, por Rodrigo Oliveira de Lima.
  • As relações do Brasil com os países Sul-americanos nos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula (1995-2010): “hegemonia consensual” e seus limites, por Fábio Borges;
  • A política externa brasileira para o meio ambiente: antecedentes e evolução da agenda até a RIO+20, por Rodolfo Ilário Silva;
  • De Receptor a Doador: Os desafios da cooperação para o desenvolvimento na política externa brasileira sob a ótica da relação estado/sociedade civil, por Rui Mesquita Cordeiro;
  • Ideias e Política Externa Brasileira: uma nova e tênue relação na nova república, por Lucas Mesquita;
  • Lições metodológicas para o estudo das relações bilaterais do Brasil, por Thiago Gehre Galvão;
  • A política de direitos humanos do Brasil e da África do Sul: o vínculo entre os fatores domésticos e a política externa, por Danielle Costa da Silva;
  • A “Ascensão do Resto” e o Declínio dos Estados Unidos: Ansiedades e Perspectivas, por Gustavo Mendonça;
  • A União Europeia e o Acervo de Schengen: entre a evolução criativa e a fragmentação destrutiva, por Marc Antoni Deitos;
  • Globalização e identidade: questões de fronteira, por Valdir Aragão do Nascimento;
  • Brasil e mediação de conflitos internacionais: um debate teórico para a construção do poder do Estado no século XXI, por Danielle Jacon Ayres Pinto;
  • Resenha do Livro: “Política Externa Brasileira: a busca da autonomia, de Sarney a Lula”, por Reinaldo Alencar Domingues.
  • Banco de Resumos de Teses e Dissertações.




Oportunidade de Publicação e fomento da Iniciação Científica.

12 04 2013

Imagem

OPORTUNIDAD DE FUTURO PARA SUS ALUMNOS Y PRESTIGIO INTERNACIONAL PARA SU UNIVERSIDAD
 
 
Quedan 18 días (hasta el 30 de abril) para finalizar el plazo de presentación de las candidaturas del programa Becas Fundación Botín para el Fortalecimiento de la Función Pública en América Latina.Por favor recomienden a sus alumnos que no esperen hasta el final; problemas técnicos locales e imprevisibles pueden afectar al envío de sus candidaturas.

A continuación le damos algunas indicaciones que pueden ayudar a sus alumnos a concluir el formulario:

  • El formulario de solicitud se divide en 9 bloques diferenciados. Todos los bloques se rellenan de la misma forma y tienen una apariencia similar.
  • Muchos apartados tienen un campo de ayuda.
  • Los campos obligatorios vienen definidos a simple vista al igual que la delimitación de caracteres.
  • Cada vez que completen los datos de uno de los bloques es muy importante que pulsen el botón “GUARDAR” situado en la zona inferior del formulario. Una vez guardados los datos podrán ser recuperados en cualquier momento.

DOCUMENTACIÓN SOLICITADA

  • Carta del rector: documento obligatorio.
  • Fotocopia del pasaporte: no es obligatorio.
  • Fotografía tamaño pasaporte: documento obligatorio.
  • Certificado acreditativo del nivel de inglés/español (para Brasil): no es obligatorio.
  • Declaración jurada firmada por el candidato: documento obligatorio.
  • Enlace del video Youtube, subido con la opción “OCULTO”. Una vez incluido el link del video deberán pulsar “GUARDAR”.

INFORMACIÓN QUE OFRECE EL FORMULARIO

En la página de inicio del formulario le irá indicando a sus alumnos el progreso de cumplimiento de su candidatura. Cuando llegue al 100% significará que todos los cambios obligatorios y la documentación han sido completados. No olvide pulsar el botón de ENVIAR para que la candidatura quede formalmente presentada.

LÍMITE INSCRIPCIÓN ONLINE: 30 DE ABRIL DE 2013INSCRIPCIÓN Y BASES DE LA CONVOCATORIA: www.fundacionbotin.org

EMAIL DE CONTACTO: pfi@fundacionbotin.org

 





Observatório de Políticas Públicas – CEJURPS

9 04 2013

ImageImage





COOPERAÇÃO CIENTÍFICA BRASIL – QUEBEC: Territórios e fronteiras como lugares de trocas, diálogos de inovação e criação

3 04 2013

Image

Dias 22, 23 e 24 de abril no Auditório Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa.

Público Alvo: Servidores públicos envolvidos nas temáticas Planejamento Urbano e Urbanismo, alunos, professores e pesquisadores das áreas da geografia, psicologia, ciência política, literatura e demais cidadãos interessados.

Objetivo: Reunir diversas áreas do conhecimento, procurando refletir as relações do Território com o Planejamento Urbano e suas questões ambientais.

Informações e inscrições no site da Escola do Legislativo (http://www.alesc.sc.gov.br/escola)
Utilize o e-mail informes.escola@alesc.sc.gov.br para obter ajuda na inscrição.





Chamada de Artigos – Revista Brasileira de Estudos de Defesa

3 04 2013

ImagemA Revista Brasileira de Estudos de Defesa, periódico quadrimestral da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, convida a comunidade de pesquisadores a submeter artigos e ensaios inéditos e resenhas para o seu primeiro número.

A RBED é um periódico científico destinado à publicação de estudos sobre as  instituições militares, as relações civis-militares, a segurança internacional, políticas de Defesa, análises geopolíticas e temas estratégicos. Visando ampla repercussão e elevado impacto na área, a revista será publicada em português e em inglês e nos formatos digital e impresso.

Instrução aos Autores

1. As propostas de matérias para publicação devem ser escritas em português, inglês ou espanhol e, nesta primeira edição, enviadas para o e-mail editoriarbed@gmail.com em arquivos Microsoft Word, OpenOffice ou RTF que não ultrapassam 2MB.
2. O prazo para submissão de artigos, ensaios e resenhas se encerra em 22 de abril de 2013.
3. Os artigos e ensaios devem conter entre 20 mil e 25 mil caracteres (sem espaços) e as resenhas de livros devem conter cerca de 6 mil caracteres (sem espaços); as
notas de rodapé restringem-se a esclarecimentos adicionais ao texto e devem ser sintéticas. URLs para referências devem ser informadas com as datas de acesso.
4. Os textos submetidos à RBED devem estar formatados em espaço simples, fonte de 12 pontos, com uso do itálico e/ou do negrito, evitando trechos sublinhados.
5. A bibliografia deve ser citada de acordo com o sistema Chicago (Autor, data), referenciando a literatura citada ao final do texto; no caso de resenhas de livros,
devem ser informados os dados completos e o ISBN da obra analisada. Os textos submetidos à RBED devem dispor de títulos concisos (máximo de 80 caracteres, com espaço) em português e inglês.
7. Os textos submetidos à RBED devem vir acompanhados de 4 palavras-chave e de resumo com até 50 palavras em português e inglês.
8. Os autores que tiverem sua proposição aprovada devem declarar que cedem os direitos autorais à Associação Brasileira de Estudos da Defesa, podendo esta incluir o trabalho publicado em bases de dados públicas e privadas, no Brasil e no exterior. Devem ainda declarar que são o os únicos responsáveis pelo conteúdo do texto e que o mesmo não contem nada que possa ser considerado ilegal ou difamatório de terceiros.
9. As submissões em desacordo com as Instruções aos Autores não serão admitidas para avaliação e seus propositores serão devidamente comunicados.

Fonte: http://mundorama.net/2013/04/02/chamada-de-artigos-revista-brasileira-de-estudos-de-defesa/