terça-feira, 31 de maio de 2011

Apóstolo Arão Amazonas - Inteligência Emocional como instrumento de formação de equipes de êxito

Líderes tóxicos

Ninguém aguenta mais chefes embriagados de arrogância e tóxicos. Nos dias atuais, nas empresas e em vários setores sociais em que existe o exercício de lideranças, fica claro que o modelo dominante e arcaico de liderar pessoas não é mais cabível em hipótese alguma.

O que vemos é que muitas vezes, os líderes, caso não cuidem, criam em sua esfera de atuação um local opressor, por seu estilo de liderança dominante e tóxica que envenenam seus funcionários e até seguidores.

Em tais lideranças rígidas, não há espaço para outras sugestões, compartilhar de novas ideias ou novos projetos. Tudo é de cima para baixo, a preço de coerção e/ou perda de posição, até mesmo redução salarial.

Como podemos detectar sinais de uma liderança tóxica de um chefe ou patrão:

- Suas reuniões são intoxicantes – sempre impositivas, ninguém participa ou dá opiniões. Tais encontros são desagradáveis e indigestos. As pessoas saem chateadas de tais eventos e desestimuladas à produção.

- O estresse diário do patrão é transpirado em sua fala nas reuniões; traz fardo à sua equipe e muitas críticas. É raro elogiar o bom desempenho.

- Deixa de liderar e passa a gerenciar – trata os colaboradores como meros empregados e não se importa em simpatizar com os mesmos.

- Quer todo mundo girando em torno de sua órbita; ninguém abaixo dele, em sua própria equipe, pode aparecer mais do que ele na empresa.

- Apenas suas opiniões são importantes.

- Sempre cita coisas ou tem atitudes de empatia que provocam insatisfação, tristeza em sua equipe.

- Seus liderados adoecem emocional e fisicamente por conta das diferentes pressões constantes.

Em ambientes insalubres como esses, é visível percebermos competição entre a própria equipe, desapegos entre seus membros, intolerância e confusão. Ali também encontramos funcionários tendenciosos a desenvolver emoções mortais que geram doenças como: depressão, ansiedade, isquemia cerebral, problemas de pele e outros transtornos emocionais. Quando percebemos tais doenças entre funcionários de certas companhias, é óbvio afirmarmos que tais pessoas estão sendo envenenadas emocionalmente no próprio ambiente de trabalho.

Líderes tóxicos fazem com que o ambiente da empresa torne-se um lugar selvagem e difícil de conviver. Além do que tais lideranças criam verdadeiras muralhas de proteção a sua volta e impedem até mesmo aqueles que caminham ao seu lado entrem em suas recâmaras mais íntimas, isolando-se completamente em si mesmos.

As lideranças tóxicas e dissonantes não têm contato com os sentimentos dos liderados, e levam o grupo e a equipe à frustração e inseguranças e muita chateação. As pesquisas comprovam que líderes otimistas e entusiásticos têm mais facilidade para reter o seu pessoal do que os chefes propensos a humores negativos e instabilidades emocionais. A troca de funcionários constantes de uma empresa nem sempre está associada aos baixos salários, mas também à satisfação do colaborador dentro da instituição.

Quando as emoções são canalizadas de modo negativo, os líderes geram dissonância, destruindo os alicerces emocionais que permitem que as pessoas se destaquem.

O líder sábio e de coeficiente emocional elevado treina-se e investe em seu modelo atualizado na arte de liderar novas gerações e cria as condições diretamente responsáveis pela capacidade das pessoas de trabalharem bem, fazendo com que as pessoas produzam mais e sintam-se parte integrante da empresa.

Ele lidera, ouve as pessoas, busca ser democrático e envolvente. E o mais importante: ele se mantém emocionalmente saudável e rodeado de pessoas dispostas a pagarem qualquer preço dentro da empresa a favor de si e de suas conquistas. Isso é liderança emocionalmente inteligente que produz resultados bem lucrativos a curto, médio e, especialmente, a longo prazo.

Apóstolo Arão Amazonas

Doutor em aconselhamento pela FCU-USA. É preletor internacional e trabalha na formação de equipes e de lideranças há muitos anos, fazendo uso da Inteligência Emocional como instrumento de formação de equipes de êxito

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