Parabéns Aline Fabri de Bona


No sábado (24), a trevisana Aline formou-se em bacharel administração de empresas pela Unesc.
Na foto com meus pais Antonio e Eliete.

Partidas decisivas, Bocha 2013 Taça 15 Anos Metal Soares Metalúrgica


SEMI-FINAL JOGOS DE IDA.
DATA: 27/08 TERÇA FEIRA
HORÁRIO INICIO DO JOGO: 19:30 HORAS
CANCHA: AUTO RIO MAINA
AUTO RIO MAINA X BEBIDAS ROSSO

DATA: 28/08 QUARTA FEIRA
HORÁRIO INICIO DO JOGO: 19:30 HORAS
CANCHA: JORDÃO
JORDÃO X SÃO MARTINHO AUTO

SEMI FINAL JOGOS DA VOLTA
DATA: 03/09 TERÇA FEIRA
HORÁRIO INICIO DO JOGO: 19:30 HORAS
CANCHA: RIO FIORITA
BEBIDAS ROSSO X AUTO RIO MAINA

DATA: 04/09 QUARTA FEIRA
HORÁRIO INICIO DO JOGO: 19:30 HORAS
CANCHA:SÃO MARTINHO AUTO
SÃO MARTINHO AUTO X JORDÃO

As partidas do Rio Jordão e Rio Fiorita terão transmissão ao vivo pela Web Tv Sidera. As partidas do Alto Rio Maina e São Martinho serão gravadas e depois transmitida as gravações. No Alto Rio Maina e São Martinho nao temos conexão internet.  

Resumo do esporte 27/08

Nessa terça 27/08 a equipe de futsal adulta de Siderópolis volta as quadras pela segunda rodada do regional da LAC. Depois de estrear com derrota para Içara diante de sua torcida 4 x 5, a equipe vai até Araranguá buscar os 3 pontos diante da Faculdade/Futurão e se recuperar na competição. Com 5 rodadas restantes e adversários de peso no caminho, a equipe precisa trazer esses 3 pontos de Araranguá para não ficar para trás. Com intervalo curto de uma partida para outra, a equipe não conseguiu treinar, mais o treinador Serginho garante que Siderópolis vai forte em busca dos 3 pontos.
O jogo acontece as 20:45 da noite na cidade de Araranguá.


TORNEIO DE CANASTRA FEMININO DE SIDERÓPOLIS 2013.

Terça feira acontecera sétima rodada do campeonato feminino de canastra de Siderópolis sempre com inicio, às 19h30min, no restaurante Gran Belluno Grill, com a participação de 10 duplas

PREMIAÇÃO

1 LUGAR -200.00 REAIS- TROFÉU E MEDALHA
2 LUGAR-100.OO REAIS –TROFÉU E MEDALHA
3 LUGAR-100.00 REAIS- TROFÉU E MEDALHA
4 LUGAR-MEDALHA






ABERTURA

CAMPEONATO MASCULINO DE CANASTRA DE SIDERÓPOLIS 2013

DATA: 29 DE AGOSTO QUINTA FEIRA INÍCIO ÀS 19h.
NO RESTAURANTE GRAN BELLUNO 
INSCRIÇÕES ABERTAS NO VALOR DE R$ 40,00 A DUPLA COM DIREITO A DOIS JANTARES
( FEIJOADA )
AS INSCRIÇÕES PODERÃO SER FEITAS NO LOCAL E NO GINÁSIO DE ESPORTE 19 DE DEZEMBRO OU PELOS

TELEFONES:CLEBER 96385065 / VINÍCIUS 96549515
SÉRGIO 96147897 / NEREU 34353934

FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO! PARTICIPE!




Siderópolis sediará campeonato de kart.

Entre os dias 31 de agosto a 1° de setembro as ruas centrais de Siderópolis receberam a IV etapa do circuito sul catarinense de Kart.

O evento deste ano contara com inúmeras atrações para o publico, dentre elas exposições de karts antigos, e karts com dois lugares que serão utilizados para o passeio dos visitantes.

O 1° Sider Mônaco tem o apoio da fundação municipal de esportes de Siderópolis, e terá transmissão ao vivo das finais no domingo pela web tv sidera.




CAMPEONATO REGIONAL DA LUD DE FUTEBOL DE CAMPO CATEGORIA DE BASE.

DATA: 31/08 SÁBADO
LOCAL: SIDERÓPOLIS CAMPO ITAÚNA
HORÁRIO DO INÍCIO DOS JOGOS: 8:30 MANHÃ

SIDERÓPOLIS/FTC/RESICOLOR X C.M.E SANGÃO
CATEGORIAS: SUB 11 SUB 13 SUB 15


CAMPEONATO REGIONAL DA ADESC FUTSAL CATEGORIA DE BASE.

DATA: 31/08 SÁBADO
LOCAL: JAGUARUNA GINÁSIO MUNICIPAL
HORÁRIO DO INÍCIO DOS JOGOS: 14:00 HORAS
SIDERÓPOLIS/FTC/RESICOLOR X C.M.E JAGUARUNA
CATEGORIAS: SUB 09 SUB 11 SUB 13 SUB 15

CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SUÍÇO DE SIDERÓPOLIS 2013.
Taça Vanderlir Sebastião Martins, o eterno Vanda.

3 RODADA
SÁBADO DIA-31/08
LOCAL: ESTRELA VERMELHA
JOGOS
14:00-HS- ESTRELA VERMELHA X SÃO MARTINHO
15:00-HS – JORDÃO X TUBOZAN

DOMINGO- DIA-01/09
LOCAL:TUBOZAN
JOGOS
10:00- HS -SANTA LUZIA X AJAX
11:00- HS –ROBERGE X MENINOS DA VILA

A SEGUNDA RODADA SERA FEITA DURANTE A SEMANA DATA A DEFINIR.

Casamento comunitário em Siderópolis

Na tarde deste sábado, 24 de agosto, 04 casais, uniram-se em matrimônio na Igreja Matriz N.Senhora Aparecida

A belíssima celebração uniu familiares, amigos e membros de pastorais ligadas à família, que ofereceram aos nubentes um momento inesquecível. Já vivendo em união estável puderam regularizar sua situação pelas bençãos do vínculo matrimonial.

A celebração, assistida pelo padre Claudio Petrers contou com momentos de muita emoção, especialmente quando a Eucaristia pode, enfim, ser recebida por casais que estavam em situação irregular frente os sacramentos.

Bem como todos os casamentos tradicionais o casamento comunitário conta com a celebração religiosa, festa e todas as etapas que um enlace matrimonial tem direito, a única diferença é que os casais ficam isentos de qualquer valor dos preparativos e todas as etapas são realizadas coletivavemente.

A PASCOM da paroquia Nossa Senhora Aparecida, no qual puderam registrar um dos momentos mais emocionantes de suas vidas.

Após a celebração, cerca de 100 pessoas foram recepcionadas pelo movimento familiar cristão e pastoral da família, no salão de festas da matriz.

Os casais – Contidio/Lair, Ricardo/Cleia, Alexandre/Lidiani, Roberto/Maria.

Árvore -simbolo do município de Siderópolis

Por Ronaldo David

A Secretaria municipal da Agricultura de Siderópolis está realizando campanha para a escolha da “ÁRVORE-SÍMBOLO” do município.  A população escolherá até dia 24 de agosto entre Ingá-feijão (IngamarginataWilld), Quaresmeira (Tibouchina granulosa Cgn) e Sibipuruna (Caesalpinia peltophoroides Benth). Uma delas será esta árvore-símbolo.
Por mais belas que sejam as espécies sugeridas, existem outras, no entorno de Mata Atlântica que pertence a Siderópolis, nas proximidades da Barragem e no Jordão Alto, e em vários locais do município com preservação da mata nativa, que poderiam perfeitamente estarem entre as espécies vegetais, municiando e aprimorando esta enquete e e posteriormente serem divulgadas ou plantadas em locais específicos do nosso município, como na Praça da Matriz, tais como:
1 – Euterpe edulis – o popular palmito-juçara;
2 – Nectandra membranacea – a canela-branca (belíssima e imponente);
3 – Hyeronima alchorneoides – o cajueiro-bravo ou lucurana;
4 – Cedrella fissilis – o cedro;
5 – Ficus luschnathiana – figuinho do mato ou figueira doce (extremamente bela e que pode atingir até 16 metros – há muito na região).
Estas opções poderiam perfeitamente estar entre as possíveis escolhidas, além de várias outras, ampliando o leque de discussões e o tempo de escolha, ao invés de acabar amanhã este prazo.

Afinal, é um símbolo importante e o tempo não pode ser premente para uma discussão mais ampla.

Siderópolis adere ao programa Lar Legal para regularização fundiária

A Prefeitura de Siderópolis, aliada a órgãos do governo do Estado, ao Ministério Público e ao Poder Judiciário, assinou a adesão, para fazer a regularização fundiária de propriedades do município por meio do Projeto Lar Legal. É um processo de intervenção pública que tem por objetivo legalizar as áreas urbanas ocupadas em desconformidade com a legislação ambiental, urbanística, civil e registral (loteamentos clandestinos) cujos moradores não possuam reconhecimento formal de sua posse (títulos de propriedade registrados no cartório de registro de imóveis) 

Conforme o diretor de habitação da Secretária de Estado Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Anselmo Granzotto, nesta primeira etapa, uma empresa credenciada pela SST visitará para fazer um estudo, com o objetivo de identificar as áreas que têm problema com regularização fundiária. “Quando o imóvel é identificado, e diante do interesse do proprietário em buscar a regularização fundiária, a empresa, indicada pelo governo do Estado, faz o levantamento topográfico, com medição da residência.”
Ele acrescenta que a empresa está credenciada para realizar essas tarefas: confecção da planta e memorial descritivo da área; identificação das famílias; montagem do processo com a juntada da documentação necessária para a regularização fundiária; e acompanhamento da ação judicial até a decisão final. 
O prefeito Helio Cesa, o Alemão acredita que o projeto é um mecanismo capaz de possibilitar “dignidade às famílias” que residem nessas áreas consolidadas, mas sem escritura pública. “Com o programa Lar Legal vamos oferecer a escritura dos terrenos, através da qual o proprietário irá regularizar a situação do imóvel. Eles serão os verdadeiros donos e irão tomar posse pela segunda vez. Estamos trabalhando para que todos se legalizem”. 
Em Siderópolis deverão ser regularizados em torno de 1.550 terrenos. Com o envolvimento de órgãos do governo do Estado de Santa Catarina, Ministério Público e Poder Judiciário, ficará bem mais fácil alcançar a regularização fundiária da propriedade.  O público alvo do Programa Lar Legal são “famílias em situação de vulnerabilidade social”, inseridas no cadastro único (CADÚnico) do Governo Federal com renda de 0 a 3 salários mínimos.

Centenário da criação do Distrito de Nova Belluno, hoje Siderópolis, em 23 de agosto de 1913

Por Ronaldo David

Para protagonizar o chamado da sociabilidade e realizar-se humana e estruturalmente, o homem imigrante, no sul catarinense, empreendeu rituais e cenários para sua entronização entre florestas, fez-se ator e espectador, numa multiforme objetivação das circunstâncias de espaço e de tempo em que lhe fosse dado viver. E o homem dos campos da Seção da Estrada para Urussanga, da Seção Jordão, da Seção Rio Fiorita, do São Defende, todos do Núcleo Belluno da Colônia Nova Veneza, naquele início de segunda década do século XX, respeitava o passado na Itália, preservava a tradição, mas queria personalizar o presente para os seus, para os que lutavam consigo para o aprazado grande momento, discutido nas casas e na capela de São João Batista, tornada então uma bela Igreja.
O homem da colônia, por representantes, já havia feito uma solicitação formal ao Conselho Municipal de Urussanga para sua transformação em Distrito, e a ratificação do nome do Núcleo como seu epíteto. Homens como Antonio Remor, de Jordão, o braço-direito do Reino da Itália como agente consular, sempre em trânsito por todas aquelas paragens, escutara os anseios dos seus amigos, tornando-se o verdadeiro artífice do pedido de criação do Distrito de Nova Belluno. Ele era também Conselheiro do município de Urussanga, e seria protagonista do evento cívico e histórico de 23 de agosto de 1913.
Com Remor, seguiram, a cavalo ou de carroça, a pé, como alguns de São Defende e São Geraldo, até a sede do município, para assistirem a uma sessão histórica, companheiros de luta diária no campo e na lavoura como Giovanni Pescador, Emilio Adam(e)ante, Giovanni De Bona Porton,  Archangelo Pattel, Serafino Mezzari, Giuseppe Frasseto,  Angelo Scaldi, Angelo Dal Farra, Jeronymo Feltrin, Giuseppe De Mattia, Hildebrando Pessi (que depois assumiria como Juiz de Paz), Jordão Costa (do Costão), Giuseppe Cesa, Angelo Albonico, João Carminati, Celeste Canapini, Antonio Daleffe, Carlos Fabro, Agustinho Cividini, Stefano Nesi, Francisco Maestrelli, Augusto Savaris, Giuseppe Quarti, Cesare Manenti, José Coppietti, Arcangelo Feltrin, Luiz Tomazi, Angelo Bianchini, Silvestro Cecconi (que seria o primeiro cartorário em Nova Belluno, em 1º de fevereiro de 1917), Luiz Piovesan, Pedro De Col (que seria o segundo cartorário de Nova Velluno, em 1926), Deffendi Damian, Domingo Brunatto, Antonio Ferraro, José Luzietti, Lourenço Biz, Flavio Donadel, Antonio Vendrame, Pedro Coppetti, Domingos Niot, Angelo Pasquali, João Trento, Clemente Trento, Luigi Possamai, Pedro Falcheti, Luiz Baldesar, José Talamini, Andrea Tezza, Giacintho Salvador e outros que a história deixou de citar, mas que sabem o que se passou naquela entrada de noite de inverno calmo.
Naquele 23 de agosto de 1913, uma segunda-feira, às 18 horas, na sexta sessão extraordinária do Conselho Municipal de Urussanga, na sede da administração municipal, no centro, foi criado  o Distrito de Nova Belluno, com a aprovação unânime  da Lei nº 60, pelos conselheiros Sebastião Bez Fontana, Jacomo De Brida (sucederia a Lucca Bez Batti, como Superintendente, em 21 de setembro de 1914), Antonio Remor (um dos grandes responsáveis pela conquista, e de Jordão – construtor das casas de pedra daquela localidade) e Stefano Giordani, e com a anuência dos outros conselheiros titulares e suplentes, como Jacintho De Brida, Attilio Cassol Bainha, Giuseppe Búrigo, José Peruchi, Antonio Baricchelo (de Nova Treviso) e Domingos Fontanella (de Nova Belluno). Em seguida, a lei foi sancionada por Lucca Bez Batti, prefeito (superintendente) de Urussanga.
Na saída da sessão, aconteceu um foguetório sem precedentes, realizado pelos bellunenses, que foi contado com orgulho por duas gerações.
Nova Belluno tornava-se distrito, mas sua história ainda teria momentos não tão gloriosos, mas lamentáveis, como a  supressão e substituição de seu nome por Siderópolis, ainda como distrito, em 31 de dezembro de 1943, em ato do então intendente do governo ditatorial no Estado, Nereu Ramos, pelo decreto-lei estadual nº 941. Nova Belluno deixava de ser um nome oficial, e tornava-se, até o presente, um estado de espírito, e de raiz de um povo para tornar-se um ente cultural e histórico para os descendentes daqueles lutadores de um século atrás.

Parabéns, SIDERÓPOLIS, pelo Centenário do Distrito de Nova Belluno!

Rio Jordão se classifica e agora joga com São Martinho Alto

Na quinta (22), jogando na cancha da COHAB, a equipe de bochofilos do Rio Jordão empatou em 1 x 1, com a equipe da Vila São Jorge, e com este placar carimbou passaporte para as semifinal do municipal de bocha 2013, Taca 15 Anos Metalúrgica Metal Soares, o sera contra a forte equipe do São Martinho Alto, que eliminou na ultima quarta (21), a equipe da ARUS. A outra semifinal sera Alto Rio Maina x Bebidas Rosso. 

Zelindo Trento e Cia Ltda

Está selecionando candidatos para a seguinte vaga:

Mecânico
Ter experiência com montagem de caixa de câmbio, motor, diferencial e manutenção em geral de veículos pesados.

Interessados deverão enviar currículo para ztltransrh@gmail.com ou comparecer no escritório da ZTL em Siderópolis.
Endereço: Av. Municipal,129.(Em frente a praça da igreja matriz)
Pessoa para contato: Luanna Frassetto


Telefone: (48) 3435-3344 ramal 3.