ARUS se despede do municipal de bocha 2013 em Siderópolis

Jogando na quarta (21), na comunidade do São Martinho Alto, em Siderópolis, a equipe de bochófilos da Arus não conseguiu vencer as duas partidas que a classificariam. Na partida de ida realizada na cancha da ARUS, onde as duas equipes empataram em 1 x 1, e na partida de volta os donos da casa ganharam as duas partidas que os classificaram. Agora o São Martinho Alto espera o vencedor de Rio Jordão e Vila São Jorge, para definir a outra semifinal, pois uma já conhecemos, que será entre Alto Rio Maina e Bebidas Rosso.
Locais e datas a serem definidos.

1º Sidera Mônaco GP de Kart em Siderópolis

Nos dias 31 de agosto e 01 de setembro, na praça da matriz.  Com exposição de Karts antigos e Karts com dois lugares. Inscrições limitadas.


IV etapa sul catarinense de Kart


Evento que sera transmitido ao vivo pela sua Web Tv Sidera, no domingo.  

IV CONCURSO DE CRÔNICAS, CONTOS E POESIAS “PROFESSORA ALBA NEVES GIRARDI” – 2013

I – DO OBJETIVO:
O IV Concurso de Crônicas, Contos e Poesias  – 2013 é uma promoção cultural da ALASI e tem como objetivo o incentivo e a divulgação de novos talentos culturais, junto às Escolas e à Comunidade residente no Município de Siderópolis – S.C.

II – DO TEMA:
“ TEMA LIVRE ”
III – DA ORGANIZAÇÃO:
O Evento terá como coordenadores os Acadêmicos da ALASI: Irene Tibes Cancelier, Dilma Zuchinalli,  Pedrinha Felipe, Rosa Inês Machado Ribeiro e como colaborador Sr. Ronaldo Davi, que em comum acordo decidirão quantos e quais membros formarão a comissão julgadora.
IV – DOS PARTICIPANTES:
Poderão participar do IV Concurso de Crônicas, Contos e Poesias, os alunos e cidadãos residentes em Siderópolis,  interessados no engrandecimento cultural de nossa Cidade.
V – DO REGULAMENTO:
Art. 1º. O texto apresentado individualmente deverá ser inédito, seja na forma impressa, seja na forma eletrônica.
Art. 2º. Cada concorrente poderá participar nas 3 Modalidades com uma Crônica, um Conto e uma Poesia, em Língua Portuguesa, sendo vedada a co-autoria.
Art. 3º. As Crônicas e Contos, não poderão exceder 02 ( duas ) páginas. Os autores devem utilizar Fonte Arial, Tamanho 12, Espaçamento 1,5 entre as linhas.
Art. 4º. Os textos, em 03 ( três ) vias, com páginas devidamente numeradas, deverão conter o título ( Centralizado ) e o pseudônimo do concorrente ( alinhado à direita, logo após o título ).
Art. 5º.  Juntamente com esse material deverá ser encaminhado um envelope menor, lacrado, identificado externamente com apenas o título do trabalho e o pseudônimo do concorrente. O envelope menor deverá conter o título e o pseudônimo do autor, o nome do autor, endereço, telefone e endereço eletrônico.
VI – INSCRIÇÕES:
As inscrições poderão ser efetuadas a partir do dia 19.08.2013 até o dia 27.09.2013 via correio ou pela Internet da seguinte forma:

a)  Via postal (correio) – os trabalhos devem ser enviados em  (3) cópias cada, para:
ALASI – Academia de Letras e Artes de Siderópolis
IV Concurso Crônicas, Contos e Poesias– 2013
Avenida Dom Luiz Orione, 258, Centro Siderópolis / SC 88860-000.

b) Pela Internet – os trabalhos devem ser enviados em arquivo Word para o e-mail: alasidesidera@gmail.com
, em dois (2) arquivos, sendo um com o texto e outro com os dados de identificação solicitados abaixo como segue:
– Nome Completo;
– Pseudônimo com o qual assina a obra;
– Nome da escola e série que estuda ou Atividade exercida;
– Data e local de nascimento;
– Nº do RG ou Certidão de Nascimento;
– Endereço residencial;
– Endereço Eletrônico (Se houver)
– Título da Obra;
– Categoria a qual concorre.
VII – DO JULGAMENTO
1º)  A seleção dos trabalhos será realizada por uma Comissão Julgadora composta de 3 (três) a 5 (cinco) membros da ALASI.
2º) A Avaliação dos textos será realizada considerando: a originalidade, a criatividade, e a qualidade técnica.
3º) A divulgação dos resultados será realizada no dia 04.10.2013Sexta Feira , pela imprensa da região, Blog  e Facebook da Alasi http://alasisidera.blogspot.com.br
4º) A Premiação do Concurso acontecerá em um Eventopromovido pela ALASI no dia 09.10.2013 Quarta Feira a partir das 19:30hrs,  Local Centro Social, sendo que todos os trabalhos estarão disponíveis para visualização durante todo o período do dia promovendo assim a divulgação dos Talentos de nossa Cidade.
5º) Haverão premiados em categorias como:
a) ENSINO FUNDAMENTAL
b) ENSINO MÉDIO
c) ADULTO ( a partir de 18 anos de idade )
Alunos do ensino médio compreendem os que frequentam cursos profissionalizantes ou similares, sem limites de idade nesta modalidade.
Objetivando dar oportunidade para novos talentos, os candidatos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada modalidade do concurso terão seus textos divulgados na Internet e publicações da ALASI, e  terão como premiação:
– Livros Publicados pelos membros da Academia
– Certificado de Participação
– Medalha
As Produções Vencedoras estarão expostas para apreciação da Comunidade no dia 12.10.2013
Festa da Padroeira do Município.

6º)
Os casos omissos a este Regulamento serão analisados pela Coordenação do Concurso.

7º) Quaisquer outras dúvidas podem ser esclarecidas pela Organização através dos emails dos Acadêmicos abaixo:





A COORDENAÇÃO

Bandas se preparam para o grande desfile de 7 de setembro em Siderópolis


Próximo ao grande dia do desfile, as bandas da EEB DOUTOR TÚLIO CAVALLAZZI e EEF DEPUTADO SILVIO FERRARO, sob o comando do °Mestre° Rosemar Rosso, o Kika, se unem para tocar no dia 7 de setembro, a partir das 9h, na praça da matriz em Siderópolis. O governo municipal convida a todos para participar de grande ato cívico.

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2013 em Siderópolis


‘’Desafiando os Limites, Diminuindo as Diferenças’’


Há mais de 40 anos as APAES vêm celebrando anualmente, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla, realizando eventos junto à comunidade, oportunizando voz e espaço aos alunos, profissionais e amigos da causa, em sobre os direitos fundamentais de cidadania das pessoas deficientes.
A APAE aproveita esta oportunidade para abordar e sugerir que todos reflitam sobre a inclusão da pessoa deficiente e a valorização e garantia das escolas Especiais, como as das APAES, pois acreditamos que as pessoas com deficiência física, visual e auditiva, podem ser alunos das escolas regulares, pois necessitam de adaptações estruturais, acessibilidade, e assim, contando com instrumentos e meios para atendê-los com responsabilidade, os deficientes serão assistidos adequadamente. Porém, a inclusão irrestrita de pessoas com deficiência intelectual e múltipla nas classes da rede regular de ensino, muito nos preocupa, pois estas pessoas necessitam de atendimento diferenciado e especializado para que sucesso acadêmico e, na falta disto, pode ocorrer uma marginalização e discriminação em relação às outras pessoas da escola.
A APAE de Siderópolis agradece a todos que, direta ou indiretamente contribuem para enaltecer a grandeza do movimento das APAES que trabalham para garantir os direitos fundamentais da pessoa com deficiência intelectual e múltipla.


Fica aqui o nosso convite para que venham conhecer de perto o trabalho que APAE de Siderópolis realiza em nosso município. A família PAE de Siderópolis ficarão felizes em recebê-los em nossa sede.

Bebidas Rosso e Alto Rio Maina, um dos confrontos da semifinal de bocha em Siderópolis

Na foto as equipe do Alto Rio Maina e do Choqueiro

Na terça (20), na comunidade do Alto Rio Maina, jogaram as equipe do Alto Rio Maina e De Bona, onde o De Bona precisava vencer as duas partidas e ir para a terceira , pois a equipe do Alto Rio Maina venceu o De Bona na casa do adversário. Mas a classificação no Alto Rio Maina foi decidido na primeira partida, quando a equipe da casa venceu pelo placar de 12 x 9. Agora temos Alto Rio Maina x Bebidas Rosso fazendo uma das semifinais. A outra semifinal sera entre o vencedor de ARUS x São Martinho Alto e o vencedor de Rio Jordão x Vila São Jorge.

Alemão assina convênio para primeira etapa da pavimentação asfáltica da SID 159 em Siderópolis

O prefeito de Siderópolis, Helio Cesa, o Alemão, o vice-prefeito Roni Remor, o Lilo e o presidente da Câmara de Vereadores, Romildo Soares acompanhados do deputado estadual, Doia Guglielme participaram do ato de assinatura do convênio com o presidente da Casan, Dalírio Beber para pavimentação da SID-159, nesta terça-feira, dia 20, em Florianópolis. A extensão total da obra é de 9,270 quilômetros que ligará a comunidade do Jordão Baixo a Barragem do Rio São Bento . O valor do convênio assinado foi de R$ 500 mil reais.

O prefeito agradeceu o empenho do deputado Dóia pela intervenção da liberação dos recursos para a primeira etapa da obra. “Vou continuar lutando para que a Casan honrar com o contrato até 2016. A obra é fundamental para o desenvolvimento turístico de nosso município”, pontou.

Parabéns, Dirce Darela Piacentini


Dona Dirce nasceu na comunidade de Rio Deserto (Urussanga), no dia 19/08/1933. Filha de Constante Darela e Conceição Silva Darela. 
Começou seus estudos no Rio Deserto, na escola Isolda, completando os estudos do normal regional em Urussanga, onde já estava apta a ingressar no ensino como professora regionalista. 
Começou a lecionar no grupo escolar Udo Deeche (hoje Treviso) de 1952 a 1953. Transferiu-se para o Bairro Rio Fiorita, na escola general Osvaldo Pinto da Veiga (hoje Tullo Cavallazzi), lecionando de 1955 a 1965. 
Em 1966 lecionou na escola Jose do Patrocínio. No ano de 1963 à 1965, Dirce lecionava e estudava, quando se formou no normal. Em1967 prestou concurso para direção de escola, sendo lotada na escola Lucas Bez Batti de Santana (Urussanga).
Em setembro de 1968 foi removida para ser diretora do grupo escolar Silvio Ferraro, onde se aposentou em 22 de outubro de 1981. 
Dirce fez faculdade de pedagogia na FUCRI (hoje UNESC), pois na época era obrigatório, senão perderia o cargo de diretora. 
Trabalhou 10 anos com primeira série e lembra que no final do ano um examinador vinha para aplicar a prova final para aprovação ou não dos alunos. Rosane a filha de dona Dirce, que estudou nesta época lembra que a prova de leitura era aplicada pelo diretor que na época era o Sr.  Renato Melilo na escola Tullo Cavallazzi. 
Dirce lembra que lecionava para sua filha Cleusa na primeira série, e em certa aula foi feito um ditado (alfabetizadora ditava as palavras e os alunos escreviam em seus cadernos), sua filha foi pega colando da cartilha que estava sob suas pernas, e não deu outra, alem de dar um sermão na filha, dona Dirce tirou a folha em que fazia o ditado. 
Quando começou a lecionar no Silvio Ferraro existiam apenas 3 salas e hoje são 11 salas. 
Dona Dirce e dona Dilma Cesa Warmling, incansavelmente conversaram com diretores da próspera para que os mesmos doassem uma área de terra ao lado da escola que pertencia a companhia, e deu resultado, pois a área com a doação a área atingiu 10.000 metros quadrados.

Casou-se com Celeste Piacentini (in memorian), que nasceu no Rio Pio em Treviso no dia *25/11/32 e + 04/04/1997. Filho de Artur Piacentini e Olizia Sonego Piacentini. 
Começou a trabalhar em Treviso na padaria do Sr. Henrique Shimith e depois como balconista na venda do Sr. Inácio Fenilii, até 1954. 
Em 1955 iniciou na CSN trabalhando no armazém da companhia, 1968 foi para o setor de transporte, onde se aposentou no ano de 1983. 
Dona Dirce lembra que o marido gostava de pescar com os amigos: Lírio Savaris, Aladio Bonassa, Pacifico Neoti e o Sr. Martinelli, onde juntos compraram uma rural exclusivamente para suas pescarias.

Desta união tiveram sete filhos: Rosane, Edson, Cleusa, Jorge (in memorian), Ciomara, Rogério e Marcelo; quatorze netos: Daniel, Andre, Camila, Karen, Samuel, Tami, Jamile, Felipe, Samarina, Bruna, Larissa, Marina, Malu e Ana Luiza e cinco bisnetos: Ana Carolina, Lucas e Artur, Marina e Laura.


Dona Dirce diz: minha maior alegria é a união dos meus filhos, pois todos lutam para ajudar uns aos outros e isto se estende aos netos. 
Lamenta que os professores deveriam ser melhor remunerados pela importância do seu trabalho.
Dona Dirce diz: A maior satisfação é ver um aluno soletrar as primeiras palavras, quando esta iniciado no aprendizado da leitura e reencontrar ex alunos sabendo que estão bem encaminhados na vida, gratificante saber que fiz parte de sua história. 
Se tivesse que começar tudo outra vez, escolheria ser professora, o que fiz com muito amor e dedicação.

Bebidas Rosso é a primeira equipe a garantir vaga para a semifinal de bocha em Siderópolis

Na segunda (19), na cancha salão de festas da capela Santa Barbara, no Bairro Rio Fiorita, em Siderópolis, a equipe do Bebidas Rosso garantiu classificação para a semifinal da “Taça 15 anos Metalúrgica Metal Soares”, pois venceu pelo placar de 12 x 1.
A equipe do Choqueiro precisava vencer as duas partidas e em seguida vencer a terceira, que seria a partida de desempate, já que o Bebidas Rosso havia vencido as duas na partida de ida, na casa do choqueiro, mas com a vitória do Bebidas Rosso na primeira , as chances do Choqueiro foram por água abaixo. Por isso temos o Bebidas Rosso como primeira equipe classificada para a semifinal. Bebidas Rosso aguarda o vencedor do confronto entre ARUS x São Martinho Alto, nesta terça (20), jogo a ser realizado na comunidade do São Martinho Alto.


Confira abaixo a tabela de jogos e resultados:


CAMPEONATO MUNICIPAL DE BOCHA SIDERÓPOLIS 2013.
TAÇA METAL SOARES 15 ANOS 

QUARTA DE FINAIS MATA MATA JOGOS IDA VOLTA.
JOGOS DE IDA.

DATA: 12/08 SEGUNDA FEIRA
CANCHA: CHOQUEIRO
CHOQUEIRO 0 X 2 BEBIDAS ROSSO

DATA: 13/08 TERÇA FERIA
CANCHA: SÃO MARTINHO BAIXO
DE BONA 0 X 2 ALTO RIO MAINA

DATA: 14/08 QUARTA FEIRA
CACHA: ARUS
ARUS 1 X 1 SÃO MARTINHO ALTO

DATA: 15/08 QUINTA FEIRA
CANCHA: RIO JORDÃO
RIO JORDÃO 2 X 0 VILA SÃO JORGE

JOGOS DA VOLTA

DATA: 19/08 SEGUNDA FEIRA
CANCHA: RIO FIORITA IGREJA
BEBIDAS ROSSO 2 X 0 CHOQUEIRO

DATA: 20/08 TERÇA FERIA
CANCHA: ALTO RIO MAINA IGREJA
ALTO RIO MAINA X DE BONA

DATA: 21/08 QUARTA FEIRA
CACHA: SÃO MARTINHO ALTO
SÃO MARTINHO ALTO X ARUS

DATA: 22/08 QUINTA FEIRA
CANCHA: COHAB
VILA SÃO JORGE X RIO JORDÃO