A História do Rancho


O Rancho Violeiros Matutos é a sede do grupo musical Violeiros Matutos. Foi inaugurado dia 15 de outubro de 2005, com o intuito de divulgar a música brasileira e a cultura caipira em geral. O Rancho funciona como um centro cultural, onde são ministradas aulas de viola caipira, canto popular, contrabaixo, guitarra, musicalização infantil e adultos, percussão, teclado, violão e onde se realizam eventos como: Tarde Caipira, Encontro Amigos e Violas, Workshops de Viola Caipira, Canto Popular e Musicalização Infantil e Adultos.

O Rancho já recebeu visita de pessoas importantes do meio da música caipira como: Inezita Barroso (apresentadora do Viola, Minha Viola, TV Cultura), Célia e Celma, Leyde e Laura, Pitangueira da dupla Zé Fortuna e Pitangueira, Léu da dupla Liu e Léu entre outros, bem como violeiros em geral, tanto em duplas como em grupos. A preocupação em manter viva a tradição caipira fez com que o grupo Violeiros Matutos tivesse a ideia de montar seu próprio espaço, não só para os ensaios do grupo, mas também como um local tipicamente interiorano em meio à Zona Norte de São Paulo. Para reforçar a ideia, foi montado, no Rancho Violeiros Matutos, um cenário com temas rurais, paisagens de fazenda, rodas de carroça e um fogão a lenha, onde são cozidos os quitutes para os encontros e festas.

Esse cenário já chamou e ainda chama a atenção de várias pessoas. No Rancho já foram gravados os programas de televisão de Célia e Celma (Canal Rural) e do apresentador Paulinho Del Ribeiro (TV Gazeta). Várias palestras, com temas culturais, que envolvem a viola e a tradição caipira, também já foram ministradas, bem como apresentações para grupos de mais de cem pessoas.

 

Todos os direitos reservados ao Rancho dos Violeiros Matutos