Roberta Sta Cruz
A função do Feng Shui é harmonizar e equilibrar a Energia Vital ou CHI que circula dentro e fora de nossos ambientes, seja residência, escritório ou comércio. Segundo a teoria, cada residência e/ou edifício, recebe Energia Chi do ambiente externo que o cerca, e esta energia circula dentro dele.


Como a Energia Chi que circula em nosso ambiente vem de fora, é muito importante "analisarmos"quem são nossos vizinhos e que tipo de Energia eles podem nos "enviar" e "influenciar".
Comece a prestar atenção quem está em volta de sua residência, principalmente em frente à sua porta de entrada e nas laterais da casa. Conheça bem seus vizinhos, pois eles podem ter muita influência Energética Negativa sobre suas moradias e família.

Guarde esta máxima do Feng Shui: "a porta de entrada é a Boca da casa e as janelas, seus Olhos", e é pela porta e janela que a Energia Chi entra em nossos ambientes e circula...

Para você entender os efeitos nocivos de alguns Vizinhos, elaboramos uma lista com os mais "perigosos" e seus esfeitos "negativos". No final, iremos dar uma série de "curas" para sanar o problema.

Muita atenção com esses vizinhos:
Funerária ou necrotério: este é um local que emana Energia Yin, pois temos Energias de Tristeza, Perda, Desolação, Afastamento, Choro, Dor,etc. Mesmo que não entremos neste local, só o fato de ver ou estar perto já pode atrair esta Energia Yin.

Hospital ou Pronto Socorro: outro local onde a Energia que se manifesta é a Energia Yin. Um hospital ou pronto socorro, em geral, vai nos passar uma Energia ou sensação de Sofrimento, Doenças, Tristeza, Martírio e até de Morte. Raras são as pessoas que associam Hospital à Maternidade, nascimento. Em geral, nos passa "uma péssima impressão".

Cemitério: mais um local com Energia Yin. Só vamos ao cemitério quando alguém falece. Sempre teremos Energia de Perda, Morte, Sofrimento, Tristeza, Dor, Revolta, etc. A visão de um cemitério, para a maioria das pessoas, não agrada e emana uma influência muito negativa.

Igreja ou templo: local de Energia Yin. Em geral, é um lugar de cultos aos antepassados. Não é uma Energia benéfica. Temos a sensação de ambientes muito calmos, parados, silenciosos, sombrios, de reclusão, etc.

Matadouro: local de Energia Yin. Não deve ser nada boa a sensação que o aninal tem ao sentir que irá morrer! Energia de Desespero, Morte, Medo, Pânico, etc.

Casas e edifícios abandonados: muita Energia estagnada, parada e de abandono, que emana deste local para os Vizinhos, ou seja, muita Energia Yin.

Terrena Baldio: quando não é cuidado e acumula sujeira, entulho, mato, irá nos passar uma Energia de Estagnação, Abandono e Sujeira.

Lixões: é a mesma sensação e Energia do terreno baldio, só que muito pior. Imagine você abrir a porta ou janela de sua casa e sentir o aroma de um lixão. Muita Energia estagnada entrando em sua casa.

Caixa d'água: se a porta de sua casa fica de frente a uma caixa d’água, podemos ter problemas emociais agravados por este fato. Água está associada à parte da Energia Emocional dos moradores da casa.

Delegacia e penitenciária: são locais que apresentam Energia Yang. Um local com uma Energia Agitada, Confusa, Violância, Sofrimento, Ansiedade, Medo e até Morte, pois sempre temos fugas e motins dos presos.

Bares, boates e danceterias: local de Energia Yang. Alegria e agito é muito legal. O que não é legal, é termos uma Energia de Bagunça, Brigas, Bebida, Confusão e etc.

Torres elétricas: uma torre ou poste não são muito benéficos à nossa Saúde, principalmente ao Sistema Nervoso e Ansiedade.

Estações elétricas: também podem provocar problemas de saúde quando muito próximas às nossas casas, principlamente no Sistema Nervoso.

Torres ou antenas de transmissão e recepção: afetam o nosso Sistema Nervoso.

Áreas industriais: chaminés ou torres. Também afetam nossa saúde, principalmente o Sistema Respiratório.

A cura para estes vizinhos:

Ter um ou mais destes Vizinhos ao seu lado ou na frente de nossa casa não é nada agradável, além de você ter um Grande Problema. Muitas vezes, a melhor solução é mudar deste imóvel, mas, um caso destes é muito raro de ocorrer.

Existem muitas soluções que se pode tomar. Mas, cada caso deve ser analisado com muito cuidado antes de se aplicar a cura definitiva. Conheça as soluções mais comuns:

  • Mudar a porta: a troca da posição da porta de entrada irá evitar o contato direto com o Vizinho indesejado.
  • Levantar um muro bem alto: assim, não veremos o "Vizinho-problema".
  • Plantar árvores e folhagens: árvores bem altas que cubram a visão da Vizinhança.
NÃO ESQUEÇA!!!!!!


Bagua: Colocar um Bagua com espelho convexo na porta de entrada pelo lado de fora, ajuda a evitar os efeitos negativos destes Vizinhos.
Roberta Sta Cruz
Uma das escolas mais antigas de Feng Shui, a Escola da Forma, observou a relação das energias da natureza e as mudanças climáticas de cada estação que altera as paisagens e criou a teoria dos cinco elementos: água, madeira, fogo, terra e metal. Eles possuem representações e significados distintos e podem ser combinados na decoração de qualquer ambiente para ativar a energia vital (chi) e conquistar equilíbrio físico e mental. Confira abaixo:









Água- expressa recolhimento, aceitação e introspecção, que estão relacionados ao clima do inverno. As formas são sinuosas e as cores são o preto e o azul-escuro. Espelhos e vidros também simbolizam a água.
Onde usar:No guá do trabalho, regido pelo elemento água. Na entrada da casa com fontes ou espelhos.






Madeira- significa o início, o crescimento, a expansividade. Por isso, sua estação é a primavera. O formato é cilíndrico e a cor é o verde. As plantas são a expressão maior desse elemento.

Onde usar: No guá da família e da prosperidade, comandados pela madeira. Nos ambientes com quadros de natureza.






Fogo - simboliza a maturidade, o êxtase e a energia no grau mais elevado. O clima é o verão, a cor é o vermelho e as formas triangulares. Velas e luminárias são objetos mais representativos.

Onde usar: No guá do sucesso, regido pelo fogo. No escritório com uma bela luminária.











Terra - representa a transição entre o verão e o outono, como uma pausa para a transformação. As cores são amarelo e marrom e o formato é quadrado. Os objetos que expressam a sua força são os de cerâmica.

Onde usar: No guá do relacionamento e no guá da espiritualidade, comandados pelo elemento terra. No centro da casa com objetos de cerâmica ou tons de amarelo.






Metal - um elemento mutável, ligado ao outono, que lembra meditação, concentração e finalização. Suas cores são o branco e tons pastel, suas formas são esféricas e ovais e os objetos feitos de metal e pedras como o granito e cristais simbolizam sua energia.

Onde usar: No guá dos amigos e no guá da criatividade, regidos pelo metal. Na sala de estar com vasos redondos e no quarto das crianças com móbiles coloridos.
Roberta Sta Cruz

Roberta Sta Cruz
Sendo da geração do Capitalismo, fico me perguntando se é possível viver de forma "Sustentável"? E a resposta é... Acho muito dificil.


Depois da Crise Collor, o país entrou em um crescimento desenfreado, a ómto dos pais presentearem seus filhos por passarem no vestibular para faculdades particulares com um Carro OKm, isso mesmo! Quem de nós não ganhou um carro ao passar no vestibular? Caso não tenha ganhado na época, certamente já comprou o seu, afinal foram muitos os incentivos para a compra e troca de seu carro velho por um OKm.  Mas agora até Gisele Bündchen aderiu as de Sustentabilidade.


Mas honestamente, quantas vezes por semana você deixa seu carro em casa e pega carona com seu amigo de faculdade, de trabalho ou vizinho de porta?

Como a campanha de Bundchen fala: Sustentabilidade começa do dia-a-dia, das pequenas atitudes que tomamos.

Como seria bom até para o fluxo do transito carioca, dividirmos a carona com os vizinhos e economicamente mais viável; tirar um dia para ir pedalando até o trabalho pela orla do rio (sem o risco de ser assaltado); coleta seletiva em casa, mas que os caminhões de Lixo também fossem especiai.

Mas realmente um dos problemas maiores e aparentemente sem solução imediata é o sistema de transportes, principalmente os coletivos. Com a péssima condição dos transportes coletivos nos acostumamos, e aproveitamos o problema como desculpa para andar cada  vez mais individualizados em nossos próprios carros fechados com ar condicionado (por medo da violência)? Dessa vez, não tem como não dizer que a culpa não seja do governo, afinal em todas as campanhas políticas eles prometem expandir os sistemas coletivos, principlamente de Metro, mas continuamos na mesma; estações são inauguradas, mas trens não aparecem, ou seja, não adianta nada, ampliar as redes sem colocar mais trens transitando em tempos mais curtos.
Mas como bons capitalistas, fomos criados para sermos individualistas, desta forma:

A solução estaria nos famosos carros elétricos, mas até esses tem seus problemas e poe problemas nisso:

Até agora, o ponto fraco dos carros elétricos são as baterias. Existem pelo menos seis importantes problemas com a tecnologia atual das baterias chumbo-ácido:

•são pesadas (um conjunto de bateria chumbo-ácido normal pesa cerca de 500 kg ou mais);
•são volumosas (o carro analisado tem 50 baterias de chumbo-ácido, cada uma medindo em torno de 15 x 20 x 15cm);
•têm capacidade limitada (um conjunto típico de baterias chumbo-ácido armazena 12 a 15 kilowatt/hora de eletricidade, proporcionando ao carro uma autonomia de apenas 80 quilômetros);
•demoram para recarregar (o período para recarga completa de um conjunto de baterias chumbo-ácido vai de 4 a 10 horas, dependendo da tecnologia e do carregador usados);
•têm vida curta (3 ou 4 anos, talvez a 200 ciclos de carga/descarga);
•são caras (algo em torno de 2 mil dólares para o conjunto de baterias do carro que utilizamos como exemplo).

Porém ainda existe uma esperança crescente em torno das células a combustível. Se comparadas com baterias, as células são menores, muito mais leves e de recarga instantânea. Quando alimentadas por hidrogênio puro, não apresentam nenhum dos problemas ambientais associados à gasolina. É muito provável que o carro do futuro venha a ser um carro elétrico que usará eletricidade das células a combustível. Mas ainda é necessário muita pesquisa e desenvolvimento para que as células a combustível se tornem confiáveis e baratas para movimentar automóveis.

Pelo jeito as pesquisas estão bem adiantadas, pelo menos já existe um EletroPosto BR. Vamos torcer para as pesquisas virarem realidade o mais rápido possível, as gerações futuras agradecem ...




Namastê
Roberta Sta Cruz
Em Publicação do Jornal O Globo: Arquitetos e Engenheiros ganharam uma nova ferramenta milagrosa para apoiar o tal comentado tema: Sustentabilidade.

http://oglobo.globo.com/blogs/mundointeligente/posts/2010/05/13/arquitetura-algoritmos-geneticos-291363.asp

Essa maravilha moderna seria o Algoritmo Genético.

Indo ao Dicionário, encontramos:

1) Algoritmo - Seqüência finita e não ambígua de instruções computáveis que, aplicadas a um conjunto de dados, conduzem à solução de um problema ou permitem realizar certa tarefa.







2) Genética - Parte da genética (e da ecologia) que trata das relações entre as características genéticas e as ecológicas de populações ou espécies de um sistema.



Mas, e Algoritmo genético o que realmente seria?

De acordo com o Wikipédia:

"Um algoritmo genético (AG) é uma técnica de procura utilizada na ciência da computação para achar soluções aproximadas em problemas de otimização e busca, fundamentado principalmente pelo americano John Henry Holland. Algoritmos genéticos são uma classe particular de algoritmos evolutivos que usam técnicas inspiradas pela biologia evolutiva como hereditariedade, mutação, seleção natural e recombinação (ou crossing over).

Algoritmos genéticos são implementados como uma simulação de computador em que uma população de representações abstratas de solução é selecionada em busca de soluções melhores. A evolução geralmente se inicia a partir de um conjunto de soluções criado aleatoriamente e é realizada por meio de gerações. A cada geração, a adaptação de cada solução na população é avaliada, alguns indivíduos são selecionados para a próxima geração, e recombinados ou mutados para formar uma nova população. A nova população então é utilizada como entrada para a próxima iteração do algoritmo."

Resumindo:

As teorias do Dr. Holland são fantásticas principalmente para áreas como: Informática, médica, entre outras, mas querer associar Algoritmo genético a Arquitetura, seria um Pecado Mortal em tempos de Sustentabilidade.
Que tal Continuarmos no caminho de nossos ancestrais para manter a Arquitetura bem equilibrada com o Meio ambiente, talvez se nunca tivéssemos esquecidos os ensinamentos de nossas avós, nosso planeta não estivesse tão enfurecido...

Implantar uma edificação adequadamente pode ser uma das coisas mais simples do universo, basta apenas: uma bússola, paciência para observarmos o entorno de um terreno e sensibilidade para relembrar os velhos ensinamentos dos avós, dos pais, e até mesmo dos mestres das Faculdades de Arquitetura.

Não esqueçamos nunca que estamos no "Milênio da Sustentabilidade" e a sustentabilidade realmente começa com o projeto de uma residência, aproveitando tudo que a natureza oferece:

  • Utilização de iluminação natural,
  • Utilização de ventilação natural,
  • Reutilização da águas pluviais,
  • Reutilização de água cinza,
  • Utilização de placas de acumuladores de energia solar,
Mas dois fatores são de extrema importância para a Sustentabilidade do planeta, além é claro da consciência ecológica:

  1.  Saber como sua Residência funciona, caso contrário, você estará realmente entrando em mais uma moda passageira.
  2. Manutenção - como tudo na vida, sua casa e seus equipamentos precisam de manutenção preventiva. Tem um velho ditado que diz: "nunca deixe para amanhã, o que você pode fazer hoje."
E sinta como algumas atitudes de consciência ecológica realmente farão grande relevância em sua conta bancaria no final do mês.
Roberta Sta Cruz
Poderíamos definir o Feng Shui como a arte de organizar a vida do ser humano de acordo com as forças da natureza. É uma arte profundamente criativa e até intuitiva, mas também é uma ciência, com equipamento de diagnóstico, fórmulas matemáticas e terminologia específica. O Feng Shui é ligado à natureza com uma sensibilidade que impressiona aos olhos de quem não conhece a cultura chinesa. Feng Shui significa "Vento Água". Essas são duas das formas mais fundamentais de energia da vida. A cultura chinesa diz que o chi (energia) é propagado pelo vento e retido pela água. Juntos ou separados eles simbolizam manifestações de movimentação de energia. O Feng Shui se orginou nas planícies agrícolas da China por volta de 5.000 anos atrás.

O tradicional Feng Shui não consiste de uma série de regras fixas acerca de quando fazer coisas e onde colocar objetos; não existe conceito de perfeição. Ao invés disso, ele confia no profundo entendimento dos padrões de energia do universo e sua interação com cada ser humano.

Existem duas escolas principais do Tradicional Feng Shui, a escola San He, originada no sul da China, devido às formas de montanhas que existem na região, e a escola San Yuan, originada no norte da China, com modelos matemáticos bem mais aprofundados. É importante frisar que as duas escolas estão baseadas no mesmo fundamento e utilizam-se das mesmas teorias sapienciais chinesas.

Quem utiliza o Feng Shui deve levar em conta as observações acumuladas e as interpretações que resultaram da prática de sua arte através dos milênios. Não somente incluir o que está visível, mas também o magnetismo, o tempo e as mudanças.

As teorias do Feng Shui são baseadas no I Ching – o Livro das Mutações, na teoria Yin e Yang e nas teorias dos cinco elementos.
Roberta Sta Cruz
Não se assuste! Descrescimento Sustentável é o que estamos vivendo diariaménte.

Que contradição para uma arquiteta, Mas é a mais pura realidade...

O descrescimento humano nada mais é do que uma teoria de sistema economico e político iniciado na década de 70,  parcialmente baseado nas teses do economista romeno e criador da bioeconomia, Nicholas Georgescu-Roegen as quais foram publicadas em seu livro The Entropy Law and the Economic Process (1971).

Entendendo a teoria:

Segundo Latouche, o conceito de decrescimento baseia-se, num primeiro momento, na crítica antropológica da modernidade e do homo economicus, nos anos 1970, quando a mensagem de Ivan Illich é a de que viveríamos melhor de outra maneira - ou seja, seria desejável sair deste sistema. O segundo momento da teoria do decrescimento - ligado, principalmente, à ecologia e ao relatório do Clube de Roma - quando se torna imperativo, por razões físicas, sair desse sistema.

Fomos formatados pelo imaginário do 'sempre mais', da acumulação ilimitada, dessa mecânica que parece virtuosa e que agora se mostra infernal por seus efeitos destruidores sobre a humanidade e o planeta. A necessidade de mudar essa lógica é a de reinventar uma sociedade em uma escala humana, uma sociedade que reencontre seu sentido da medida e do limite que nos é imposto porque, como dizia Nicholas Georgescu-Roegen, 'um crescimento infinito é incompatível com um mundo finito'.

O funcionamento do sistema econômico atual depende essencialmente de recursos não renováveis e portanto não pode se perpetuar. As reservas de matérias-primas são limitadas, sobretudo quanto a fontes de energia, o que contradiz o princípio de crescimento ilimitado do PIB.

Não existe evidência da possibilidade de separar crescimento econômico do aumento do seu impacto ambiental.

A riqueza produzida pelos sistemas econômicos não consiste apenas de bens e serviços. Há outras formas de riqueza social, tais como a saúde dos ecossistemas, a qualidade da justiça e das relações entre os membros de uma sociedade, o grau de igualdade e o caráter democrático das instituições. O crescimento da riqueza material, medido apenas por indicadores monetários pode ocorrer em detrimento dessas outras formas de riqueza.

As sociedades ocidentais, dependentes do consumo supérfluo, em geral não percebem a progressiva perda de riquezas como a qualidade de vida e subestimam a reação das populações excluídas - a exemplo da violência nas periferias e o ressentimento em relação ao ocidente, por parte dos países que não apresentam o padrão de desenvolvimento econômico ocidental.

Para os teóricos do decrescimento sustentável o PIB é uma medida apenas parcial da riqueza e , se se pretende restabelecer toda a variedade de riquezas possíveis, é preciso deixar de utilizá-lo como bússola. Neste sentido, defendem a utilização de outros indicadores tais como IDH, a "pegada ecológica" e o Índice de Saúde Social.

Isso também é Arquitetura, ou melhor... Aqui estamos falando de Urbanismo.
Roberta Sta Cruz
É interessante a forma como ambas se completam...


O Feng Shui: afirma que os banheiros são os pontos de maior roubo de energia em nossas residências, porque é o ponto maior de concentração de água da casa, através de seuas tubulações de Esgoto sanitário e de rede hidráulica.

O elemento água representa o Yin, ou seja, a força negativa, e isso facilita que a força Chi seja sugada, mas tudo isso já foi visto anteriormente em outro Post.

A Sustentabilidade: acabou  resolvendo o problema e recriando o mecanismo que acabará de vez com o roubo de energia da casa.

De acordo com a teoria: o "Banheiro Seco" não possui tubulação de água e esgoto e o que nosso corpo elimina (que teoricamente é o que nosso organismo não aproveitou) está sendo diretamente enterrado com serragem e encaminhado ao armazenado fora de sua residência, por pelo menos 6 meses, depois desse período os sólidos (fezes ou cocô) vira adubo que renova as plantas.

Só precisamos saber se nesse período do 6 meses essa energia negativa, as fezes, que eliminamos pode trazer algum malefício por estar armazenada... mas isso é um assunto a ser estudado.

Mas e a Arquitetura fica aonde, nessa integração?

Estamos aqui justamente para isso, arrumar uma forma de transformar, os tão horrorosos Banheiros Secos em um ambiente mais agradável, mais harmonioso e charmoso.
Mais uma vez nos deparamos com o velho ditado inteligentíssimo: "Nada se Cria, Tudo se Copia."


Pode ser que ainda leve um tempinho para isso acontecer, mas retomamos o caminho de nossos ancestrais, e tudo que se refere a eles é Bom para todos, a Mãe Terra agradece...

Namastê.
Roberta Sta Cruz
DEPOIS DE Tanto Falar de Sustentabilidade, Chegou a Hora de retornar AO Feng Shui ... E nada Melhor para isso, Que relembrar A Finalidade principal do Feng Shui:







"É Fazer com que a Energia Vital (CHI) circule Pelos Ambientes, Afetando positivamente os moradores e freqüentadores destes locais, estimulando cada vez mais as Energias, Promovendo a cura de Problemas que existam."


Agora, todo o trabalho do Feng Shui em uma casa pode ir literalmente pelo "ralo", se não tivermos o cuidado redobrado com o banheiro, pois ele funciona como um "grande ralo" ou "buraco" na casa, podendo sugar toda a energia para fora dela.


Existem Dois fatores contribuem para que o banheiro cause tanta preocupação.

1 º) A própria Finalidade do banheiro: a de recolher e tirar para fora das casas, através dos canos, ralo, privada, etc, todas as impurezas de nossos organismo e água dos banhos e higiene pessoal.


Em resumo, o Banheiro é programado para tirar para fora da casa, nossos dejetos e a água de nossa higiene através dos encanamentos de água e esgoto toda vez que alguém entra e utiliza este cômodo. Logo, a simbologia do banheiro é "sugar para fora tudo que entra ali" até a Energia Chi que entra e circula.


Quer mais um detalhe preocupante? Então saiba: "além de sugar a energia que entra no banheiro, se sua porta ficar constantemente aberta, toda energia Chi do coôodo vizinho e, até dá própria casa, é sugada, roubada e retirada da casa".

2º) O Elemento predominante no banheiro é a água: a água tem polaridade Yin, ou seja, negativa, isto facilita com que a energia Chi seja puxada para baixo e para os ralos. Veja, abaixo, alguns problemas que um ou mais banheiros em uma casa podem causar na sua vida:


  • Noites mal dormidas, insônia, apatia, ansiedade, falta de interesse sexual, se o quarto ficar de frente a um banheiro;
  • A saúde poderá ser afetada ou podemos demorar para nos recuperar de uma doença;
  • Em relacionamentos afetivos e familiares, podemos ter desgates e até separações;
  • Poderemos ter problemas no trabalho, negócios ou estudos;
  • Nossa prosperidade, dinheiro e riquezas poderão ser afetados;
  • Perdas e problemas de várias origens e por aí vai.





Para ajudar a começar a solucionar o problema, segue abaixo uma série de Dicas Práticas:


1. A partir de hoje, todas os portas dos banheiro deverão ficar fechadas. Isto evitará o roubo de Energia Chi dos cômodos vizinhos, como, por exemplo, as suítes;
2. A tampa da privada deverá ficar sempre abaixada;
3. Mantenha os ralos sempre cobertos ou tampados;
4. Mantenha o banheiro sempre limpo e arejado. As janelas podem e devem ficar abertas;
5. Coloque acima do batente da porta, pelo lado de fora, um espelho pequeno. O espelho terá a simbologia e função de refletir o excesso de energia que o banheiro roubar;
6. Para começar a fazer a energia do banheiro subir, coloque bastante objetos decorativos de madeira ou de cor verde;
7. Coloque também muitas plantas e flores, mesmo que artificiais. Use sempre plantas que cresçam para cima, representa energia yang;
8. Objetos e flores de cor amarela ou tons terra irão ajudar a segurar a fuga de energia. Objetos de cerâmica ajudarão a "subir" a energia dos banheiros.










Crendice popular oriental? Não Creio, nem condeno quem desaprova e afirma que é crendice, Mas Não Podemos negar ALGUMAS Coisas:

Ralos abertos e  Sanitários molhados, afinal quem vai querer acordar aos berros por causa da entrada de uma barata em sua bela casa ou por causa de uma tampa de sanitário molhado (Mulher na TPM é um Deus nos acuda)....

Também, não vamos exagerar! Muito Menos, jogar a culpa da insônia em cima do coitado do banheiro, ao invés disso, transforme o banheiro de sua Suite Master em Uma Sala de Banhos e tire partido da decoração para ajudar a equilibrar a energia da casa e conservar a energia Chi onde ela deve realmente estar.



O banheiro não é totalmente mal, afinal de contas o Simbolo Yin-Yang Representa Justamente: OS opostos Que se equilibram ...

Depois de divertir-se colocando em prática algumas das Dicas de Decoração,  não esqueça: semper que possível, tire um tempo para um Belo Banho de Banheira, nao esqueça de acrescentar: Sais de Banho, aromatizantes e Fundo musical ZEN, desta forma a Energia negativa irá para seu devido lugar, ou seja, Bem Longe de VOCÊ ...

Namastê.


Roberta Sta Cruz
Talvez sim e pelo jeito não é nenhuma novidade em terras de Cabral, e como diz um velho ditado popular:

"Nada se Cria, tudo se Copia".

Me veio a imagem de uma de minhas contadoras de história: minha avó, então... "senta que lá vem a história"

Ela dizia que onde ela morava os banheiros eram do lado de fora das casas, vaso sanitário era artigo de luxo naquela época, e que faziam suas necessidades em buracos e davam o nome como brincadeira de "Pombo sem asa", ou será que estou confundindo as histórias, sei lá... só sei que era assim...

Relembrando as aulas de ciências

lembro de ter entendido que as fezes humanas, depois de um determinado tempo, poderia virar excelente adubo...

Nas aulas de matemática aprendemos que: 1+1= 2

Isso mesmo o resultado é dois, pois toda vez que se constroi um vaso seco, são necessários dois vasos para as fezes (cocô)

significa que: o bom e novo "banheiro seco" nada mais é do que a  junção do "pombo sem asas" e a teoria da Professora da quinta série, teorias aperfeiçoadas ao longo do tempo.

De acordo com o WiKipédia:

"Banheiro seco é uma alternativa ecológica ao banheiro comum (que utiliza água para levar os dejetos até centros de tratamento ou diretamente aos arroios e rios).


O banheiro seco não produz maus odores e não consome nada de água. É uma alternativa ecológica por que considera os ciclos naturais. O sistema de banheiro com descarga é um sistema altamente poluidor e gera grandes gastos com encanamentos, tratamento, além de problemas de saúde pública.

Ele parece um banheiro normal, mas as fezes não "somem". Em geral existe um separador de urina, a qual vai para um tanque, e é posteriormente reutilizada como adubo, após tratada. As fezes ficam então secas e é preciso ainda jogar um punhado de serragem sobre elas.

Existem vários modelos de banheiro seco e todos eles são completamente inodoros, quando bem feitos. As fezes podem ser coletadas num grande tonel abaixo da patente (bem vedado) e ao estar cheio, é trocado e o tonel passa por um período de tempo fechado (6 meses) e após isso, mais 6 meses em uma composteira, de onde sai um adubo excelente para árvores frutíferas. Outro modelo é o da rampa, onde as fezes vão rolando e se acumulam numa caixa inclinada, com orientação solar norte, e com uma chaminé por onde saem os gases produzidos na decomposição."

Ou seja, é feio, ocupa muito espaço, não é nada fácil, muito menos agradável em termos de manutenção,aos poucos estão chegando em modelos mais agradáveis; e não podemos deixar de agradecer aos pesquisadores que lutam constantemente para encontrar métodos de solucionar os problemas enfrentados em nosso País.
Enquanto isso podemos improvisar com os modelos acima... 
Roberta Sta Cruz
Lendo uma matéria para encontrar um tema interessante para postar, encontrei o termo Serial Recycler, tentando buscar para ver se já havia um significado para o termo utilizado pela Jornalista Tanira Lebedeff, do programa Cidades e Soluções, não encontrei nada além do que a matéria onde ela se auto intitula Serial Recycler, então como definir o que seria essa nova espécie de ser Humano...

A única solução para a termo foi entender o que a Jornalista quis dizer, claro que não é tão dificil imaginar, mas como nem tudo na vida é imaginação ou pura interpretação, vamos aos significados das palavras:

1) Serial: Que pratica determinados atos numa série ou seqüência.

2) Recycle:  o termo em inglês significa Reciclar

3) Reciclar: Reaproveitar (algo) para a produção de novos produtos, ou recuperá-los para sua reutilização

Partindo do principio que ela se auto denomina isso, entendemos que talvez tenha alguma relação com Serial Killer...

4) Serial Killer:  é um tipo de criminoso de perfil psicopatológico que comete crimes com uma certa frequência, geralmente seguindo um modus operandi e às vezes deixando sua "assinatura".

Trocando o termo Killer (em inglês) pelo termo Recycle (tb em inglês) chegamos a definição de que a Jornalista quis dizer:

Serial Recycler, é uma pessoa de perfil psicopatológico que comete o ato de reciclar com frequência.

Com toda essa criatividade não duvidadia nada em me deparar com: Lebedeff Dicionários na lista de material escolar das crianças, afinal de contas Tanira Ledeff, está divulgando termo não ouvido, ainda, talvez ela tenha se dado conta da importância do termo.

Agora com a definição do termo, a pergunta:

Você, é ou não, um Serial Recycler?

CUIDADO!!!! Antes de sair por aí gritando que: SIIIIIIIIMMMMMMM.....

Lembre-se dos significados das palavras, e continuando, temos:

5) Psicopatologico:  Refere-se a Psicopalogia que por definição é o ramo da medicina que estuda as estruturas e as causas das doenças mentais.

E agora... Você é um portador de doença mental, Sim ou Não?

Apesar de engraçadinho e despojado, as palvras precisam ser bem colocadas. Quem, em um país tão preconceituoso, gostaria de ser associado cientificamente a um Serial Killer ou a um portador de doença mental? Cuidado para não acabar amarrado em uma camisa de forças e dentro de uma ambulancia....

Brincadeiras a parte, adorei o termo e torço para que o termo pegue com força total, e quem sabe um dia nossa população deixará de associar a palavra Serial a atos de perversidade contra seu semelhante.

Estamos nesse mundo para seguir um único ensinamento: "Amar ao próximo como a nós mesmos..." e ser um Serial Recycler é justamente seguir o ensinamento que o Mestre deixou.

Namastê!