Classificação

Classificação:

      Existem mais de 7.000 espécies de répteis classificados. São divididos em 3 classes:




- Quelônios
Os Quelônios são tartarugas, jabutis e cágados. Têm o corpo recoberto por duas carapaças: a carapaça dorsal, na parte superior do corpo, e o plastrão, na parte inferior. Essas duas carapaças são presas uma à outra. Somente há aberturas para o pescoço, os membros anteriores, posteriores e para a cauda.

As tartarugas são aquáticas e podem viver em água doce ou salgada. Suas pernas têm a forma de nadadeiras, o que facilita a locomoção na água. Os jabutis são terrestres e seus dedos são grossos. Os cágados vivem em água doce e seus dedos são ligados por uma membrana que auxilia na natação.
Os quelônios não têm dentes. A boca apresenta um bico córneo e são vegetarianos, carnívoros ou onívoros.


- Crocodilianos
Os Crocodilianos são crocodilos e jacarés. São grandes répteis aquáticos. Tem corpo alongado e recoberto por placas córneas (escamas). Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática. São carnívoros. 
O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilos, e, quando fecha a boca, seus dentes não aparecem. Já o crocodilo, tem a cabeça mais estreita e, com a boca fechada, alguns dentes são aparentes.







- Escamados
Os Escamados são os lagartos e as serpentes (popularmente chamados de cobras). Esses animais tem a pele coberta por escamas e dividem-se em dois grupos menores: lacertílios e ofídios.

Lacertílios – São os lagartos, camaleões e lagartixas, répteis de corpo alongado, com a cabeça curta  unida ao corpo por um pequeno pescoço. Possuem quatro membros, sendo os anteriores mais curtos que os posteriores. São herbívoros, insetívoros e carnívoros.

Ofídios - São as serpentes ou cobras, répteis que não têm pernas. A grande maioria destes animais possui glândulas que fabricam veneno. Uma serpente é peçonhenta quando seus dentes são capazes de injetar veneno nos animais que ataca. Os dentes tem um canal ou sulco que se comunica com as glândulas produtoras de veneno. No momento da picada, o veneno escoa por este canal e é injetado no corpo da presa. São carnívoros.



Classificação Científica:

Domínio:
Eukaryota
Reino:
Animalia
Subreino:
Metazoa
Superfilo:
Deuterostomia
Filo:
Chordata
Subfilo:
Vertebrata
Infrafilo:
Gnathostomata
Superclasse:
Tetrapoda
Classe:
Reptilia