EXEMPLOS DE BIBLIOGRAFIA DOS ARTIGOS DISPONIBILIZADOS PELO PROFESSOR

OLIVEIRA, Jânio. Internet - as pérolas da estrada da informação: google e seus recursos precisos. AGETIS NEWS. Disponível em: <http://www.romanzini.com.br/r_ucs/download/trabalhos/01_google.pdf>. Acesso em: 22 out 2006
.
REGGIANI, Lucia. A escalada insuportável do vírus. Portal Exame, Exame Info, 07/11/2001. Disponível em: <http://www.romanzini.com.br/r_ucs/download/trabalhos/04_tecnologia_produtividade.pdf> Acesso em: 22 out 2006
.
JACOBSON, Joseph. Uma tinta para acabar com o papel. Portal Exame, Exame, Ed. 652, 07/12/1999. Disponível em: <http://www.romanzini.com.br/r_ucs/download/trabalhos/08_etiquetas_eletronicas.pdf> Acesso em: 22 out 2006

EXEMPLOS DE BIBLIOGRAFIAS PADRÃO ABNT PARA DOCUMENTOS ELETRÔNICOS

Elementos que devem constituir a referenciação de um artigo científico publicado em um periódico eletrônico:
Autor do artigo
Título do artigo
Título do periódico
Tipo de suporte, ou meio em que o periódico está disponível para consulta (disco, fita, on-line, etc.)
Local de publicação
Edição (volume, fascículo, páginas inicial e final, se houver)
Data da publicação
Data da atualização/revisão (se houver)
Disponibilidade e acesso (item necessário para documentos on-line): deve indicar a localização ou o endereço de acesso (URL) do documento
Data em que foi consultado (item necessário para documentos on-line)
ISSN ou ISBN, quando for o caso.
Exemplo on-line:
CARDOSO, A.L.S.P.; TESSARI, E.N.C.; CASTRO, A.G.M.; KANASHIRO, A.M.I. Pesquisa de Salmonella spp., coliformes totais, coliformes fecais e mesófilos em carcaças e produtos derivados de frango. Arquivos do Instituto Biológico, on-line, São Paulo, v.67, n.1, jan-junho, 2000. Disponível: http://www.biologico.br/arquivos/v.67_1/pesquisa_salmonella . Acesso em 14 jan 2004. ISSN 0020-3653.
Exemplo cd-rom:
CARDOSO, A.L.S.P.; TESSARI, E.N.C.; CASTRO, A.G.M.; KANASHIRO, A.M.I. Pesquisa de Salmonella spp., coliformes totais, coliformes fecais e mesófilos em carcaças e produtos derivados de frango. Arquivos do Instituto Biológico, CD-ROM, São Paulo, v.67, n.1, jan-junho, 2000. ISSN 0020-3653.
.
Quando se indicar o endereço em que um determinado documento pode ser localizado na Internet, deve-se transcrever com toda exatidão cada sinal, letra, ou espaçamento que compõe o URL, tomando cuidado para não alterar os caracteres das letras (maiúsculas ou minúsculas) e não colocar sinais de acentuação. Quando for necessário dividir o URL de uma linha para outra, fazer a divisão após um sinal de barra ( / ).
Exemplo:
O URL seguinte descreve um documento on-line, em arquivo de texto ftp: ftp://ds.interic.net/rfc/rfc1738.txt
Ele poderá ser dividido, quando imprescindível, da seguinte maneira

ftp://ds.interic.net/
rfc/rfc1738.txt

.
Monografias consideradas no todo (On-line)
AUTOR. Título. Local (cidade): editora, data. Disponível em: < endereço>. Acesso em: data.
Exemplo:
ESTADO DE SÃO PAULO. Manual de redação e estilo. São Paulo, 1997. Disponível em: <http://www1.estado.com.br/redac/manual.html>. Acesso em: 19 maio 1998.
.
Publicações Periódicas consideradas no todo (On-line)
TÍTULO DA PUBLICAÇÃO. LOCAL (cidade): Editora, volume, número, mês, ano. Disponível em: <endereço>. Acesso em: data.
Exemplo:
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, Brasília, v. 26. n.3, 1997. Disponível em : <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 19 maio 1998.
.
Artigos de Periódicos (On-line)
AUTOR. Título do artigo. Título da publicação seriada, local, volume, número, mês ano. Paginação ou indicação de tamanho. Disponível em: <Endereço.>. Acesso em: data.
Exemplo:
MALOFF, Joel. A internet e o valor da "internetização". Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 18 maio 1998.
.
Artigos de Jornais (On-line)
AUTOR. Título do artigo. Título do jornal, local, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Disponível em: <Endereço>. Acesso em: data.
Exemplos:
TAVES, Rodrigo França. Ministério corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponível em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998.
UFSC não entrega lista ao MEC. Universidade Aberta: online. Disponível em: <http://www.unaberta.ufsc.br/novaua/index.html>. Acesso em:19 maio 1998.
.
Homepage
AUTOR. Título. Informações complementares ( Coordenação, desenvolvida por, apresenta..., quando houver etc...). Disponível em:. <Endereço>. Acesso em: data.
Exemplos:
ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponível em: <http://www.toefl.org>. Acesso em: 19 maio 1998.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Serviço de Referência. Catálogos de Universidades. Apresenta endereços de Universidades nacionais e estrangeiras. Disponível em: <http://www.bu.br>. Acesso em: 19 maio 1998.
.
BIBLIOGRAFIA
ALVES, Maria Bernardete Martins; ARRUDA, Susana Margareth. Como fazer referências: bibliográficas, eletrônicas e demais formas de documentos. Florianópolis, 2003. Disponível em: http://www.bu.ufsc.br/framerefer.html. Acesso em 05 jun 2006. 
DIAS, Sílvia Maria Carvalho. Referenciação de publicações eletrônicas: como citar documentos eletrônicos? Disponível em:<http://www.geocities.com/~esabio/publicacao/referenciacao.htm>. Acesso em: 22 out. 2006

 

GLOSSÁRIO - Termos e conceitos básicos associados à publicação e à referenciação eletrônica


Arquivo - Conjunto organizado de dados que, geralmente, estão associados uns com os outros.

Arquivos on-line - São arquivos da Internet que podem ter diversos formatos e são localizados por meio de diferentes siglas que se referem aos protocolos que os regem. Os tipos mais conhecidos são o mailto (correio eletrônico) e o http (hypertext transfer protocol). Este último é o usado na world wide web. Existem também os arquivos FTP (file transfer protocol), gopher, telnet, wais (wide area information servers).

BBS (bulletin board system)  - Sistema computacional que permite disponibilizar informações e mensagens sobre determinados assuntos para usuários que acessam o sistema a distância.

Browser  - Programa usado para acessar páginas da web (http). O browser responde às instruções dos usuários do computador em que está instalado, interagindo com os servidores da web. Exemplos bem conhecidos são o Internet Explorer e o Netscape.

Chat - Forma de comunicação através de rede de computadores, especialmente a Internet, que permite a troca de mensagens em tempo real. É o popular bate-papo on-line ou bate-papo virtual.

Documento eletrônico  - Toda informação armazenada em um dispositivo eletrônico (disco rígido, disquete, CD-ROM, fita magnética) ou transmitida através de um método eletrônico (on-line).

E-mail (correio eletrônico) - Serviço que possibilita a troca de mensagens e arquivos através de redes de computadores, como a Internet. Também se usa o termo para designar o endereço eletrônico de um usuário ou o conjunto de mensagens transmitidas por esse serviço.

FTP (file transfer protocol) - É um dos serviços na Internet que permite a transferência eletrônica de arquivos de computador. Existem milhares de sites de FTP na Internet,contendo arquivos que podem ser acessados e transferidos para um computador, conectando-se com o servidor que os contêm, através de sua localização na rede.

Fórum de discussão - Discussão sobre um determinado assunto que se processa através de uma rede de computadores interligados, como a Internet, entre assinantes de uma lista de correspondência eletrônica (mailing). As contribuições dos participantes são enviadas como mensagens eletrônicas para todos os assinantes. O mesmo que lista de discussão.

Gopher - Sistema de obtenção de informação orientado por menu.

Hipertexto - Sistema de produção ou transferência de arquivos que utilizam a linguagem html (hypertext markup language) que permite "saltar" de um ponto de um arquivo a outro, ou de um arquivo a outro arquivo, através de links (ou hiperlinks). São documentos regidos pelos protocolos http (hypertext transfer protocol), que caracterizam a world wide web.

Home page - É a página inicial que define um site e da qual partem os links para todas as páginas nele contidas.

HTML (hypertext markup language) - Linguagem utilizada nas páginas da web, que oferecem o recurso do hipertexto.

HTTP (hypertext transfer protocol)  - Protocolo que permite movimentar-se na world wide web, acessando, enviando e recebendo arquivos de textos, imagens, sons e vídeo. Caracteriza documentos de hipertexto, utilizados na web.

Internet - Conjunto de redes de computadores. O termo refere-se, especialmente à Internet de âmbito mundial, de acesso público e descentralizada, constituída por um conjunto de redes de computadores interconectados por roteadores que utilizam um protocolo comum de transmissão, o TCP/IP. Oferece serviços de correio eletrônico, chat e acesso a arquivos de diversos formatos, dos quais os arquivos http, da world wide web, são os mais populares.

A Internet surgiu por volta de 1969, com o nome de Arpanet, e tinha a finalidade de atender às necessidades militares do Departamento de Defesa dos EUA. Com o estabelecimento do protocolo de interconexão TCP/IP, a Internet passou a ser um meio de comunicação prestigiado por pesquisadores, professores e estudantes. Nos anos mais recentes, depois do advento da world wide web, por volta de 1990, houve uma abertura da Internet para utilização em fins comerciais. Empresas com redes de comunicação próprias, como a Compuserv, nos EUA, deram início ao sistema de permitir a outros usuários, que não os ligados à pesquisa, a utilização da Internet. Hoje algumas empresas (provedores) tiram proveito comercial dos serviços de acesso que oferecem.

IRC (Internet Relay Chat) - Serviço que permite a vários usuários trocar mensagens pela Internet, em tempo real. Ver chat.

ISBN (International Standard Book Number) - Número designado a um livro no momento de sua publicação, com a finalidade de identificá-lo. É um padrão internacional pelo qual cada número corresponde a apenas um livro.

ISSN (International Standard Serials Number) - Número designado a uma publicação seriada (periódico) que tem por finalidade identificá-la segundo padrões internacionais. O ISSN é constante para toda a série.

Link - Também conhecido como hiperlink, este recurso permite o salto de um documento para outro, através do direcionamento para diferentes localizações (URLs).

Listas de discussão -Discussão sobre um determinado assunto que se processa através de uma rede de computadores interligados, como a Internet, entre assinantes de uma lista de correspondência eletrônica (mailing). As contribuições dos participantes são enviadas como mensagens eletrônicas para toda a lista de assinantes. O mesmo que fórum de discussão.

Monografia - Publicação que consta de uma só parte ou de um número definido de partes separadas, caso em que passa a constituir uma série monográfica.

Newsgroups -Listas de discussões sobre assuntos váriados. O news é um serviço oferecido por muitos provedores da Internet.

Protocolo -Conjunto de regras que possibilitam transmissão, acesso ou transferência de dados entre arquivos.

Publicação on-line  - Publicação eletrônica acessível por meio de uma rede de computadores, como a Internet.

Publicação seriada -É a publicação períodica, lançada por partes (volumes, fascículos) que têm uma seqüência, sem previsão de término. É numerada cronológica ou seqüencialmente. São as revistas e os periódicos em geral, os anuários, os anais, etc.

Rede ANSP (Academic Network of São Paulo) - É a rede mantida e gerenciada pela FAPESP, que conecta à Internet todas as Instituições vinculadas ao Sistema de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.

Servidor -É um computador (ou programa) que permite disponibilizar serviços a um usuário, ou a outro computador.

Site  - Conjunto de páginas que guardam entre si uma relação de conteúdo e que são da responsabilidade de um indivíduo, empresa, ou organização.

Telnet – conexão remota - Serviço que permite o acesso a outros computadores que estão na rede, pertencentes a universidades, bibliotecas públicas, etc., desde que se disponha de acesso aos computadores.

URL (Uniform Resource Locator) - Protocolo elaborado por Tim Berners-Lee, criador da world wide web, e outros especialistas, o qual utiliza uma seqüência de letras, números e outros sinais para fornecer as informações necessárias à localização de um documento na Internet. O URL funciona como um "endereço" virtual.

Exemplo: o URL http://www.biológico.br/index.html traz codificadas as informações de que o documento pertence à web (www), está no servidor do Instituto Biológico (biologico), localizado no Brasil (br), em arquivo do diretório index e está em linguagem de hipertexto (indicado pelas siglas http e html, no início e no final do endereço).

Conforme os arquivos (ou os sites) estejam vinculados a outros protocolos, outras siglas constituem o URL, tais como: ftp, mailto, news, gopher, telnet, wais e outros serviços.

Outros exemplos de URL:

gopher://gopher.uidaho.edu/11/Ui-gopher/library/egj03/carriv01.html.

ftp://ds.internic.net/rfc/rfc1738.txt

Versão de um documento - Também chamada de edição, a versão é a forma que o documento adquire através de uma modificação que, entretanto, não altera a identidade do documento. Um periódico pode ter uma versão on-line e uma versão impressa, por exemplo.

WWW (world wide web, ou apenas web) - A teia de alcance mundial, criada por Tim Berners-Lee, que concebeu a maneira de associar, por meio de links, documentos armazenados em qualquer computador ligado à Internet, através de um localizador denominado URL. É uma parte da Internet que interliga todos os documentos de hipertexto, regidos pelos protocolos http (hypertext transfer protocol), ou seja, documentos que utilizam a linguagem html (hypertext markup language) que permite passar de um arquivo a outro através de links (ou hiperlinks). A web é administrada por um consórcio de empresas e instituições (W3C – World Wide Web Consortium), que define protocolos, padrões e orientações para o uso da rede.