segunda-feira, 23 de maio de 2011

Obras

Agostinho foi um autor prolífico em muitos géneros — tratados filosóficos, teológicos, comentários de escritos da bíblia, além de sermões e cartas.

Dele restaram algumas centenas de cartas e de sermões considerados autênticos. Além disso, deixou 113 obras escritas.

Agostinho é chamado de o Doutor da Graça, por sua compreensão sobre o tema.

• Texto autobiográfico:

As suas Confissões, escritas entre os anos 397-398, são geralmente consideradas como a primeira autobiografia. Agostinho descreve sua vida desde sua concepção até à sua então relação com Deus, e termina com um longo discurso sobre o livro do Génesis, no qual ele demonstra como interpretar a bíblia. A consciência psicológica e auto-revelação da obra ainda impressionam leitores.

Mesmo sendo uma autobiografia, as confissões não deixam de ter a marca filosófica de Agostinho. No Livro X, Agostinho escreve sobre a memória e suas atribuições. Já no Livro XI, Agostinho fala sobre a Criação, sobre o Tempo e da noção psicológica que se tem deste.

• Filosóficos:

Diálogos:

Sobre o Mestre - trata da educação neste diálogo.

Sobre o livre arbítrio - trata sobre o mal e sobre as escolhas.

Contra os acadêmicos - em que combate o cepticismo.

O Livro das disciplinas - É uma vasta enciclopédia com o fim de mostrar como se pode e se deve ascender a Deus a partir das coisas materiais. Não está acabada.

• Apologético:

A Cidade de Deus - Iniciada c. de 413, terminada em 426, uma de suas obras capitais, nela nos oferece uma síntese de seu pensamento filosófico, teológico e político. O De civitate Dei libri XXII.

• Dogmáticos:

Entre 399-422, escreveu A Trindade, uma das principais obras que apoia a crença na Santíssima Trindade de Deus.

Enquirídio - É um manual de teologia segundo o esquema das três virtudes teológicas. Contém uma explicação do Credo, da oração do Padre Nosso e dos preceitos morais da Igreja Católica.

• Morais e pastorais:

Contra mendacium, Da catequese dos não instruídos livro I, Da continência livro I e Da paciência livro I aos quais não conseguimos acesso aos seus temas principais.

• Monástico:

Regula ad servos — a mais antiga das regras monásticas do Ocidente.

• Exegéticos:

Da doutrina cristã livro IV - É uma síntese dogmática que servirá de modelo para as Sententiae os pensadores da Idade Média; De Genesi ad litteram libri XII, Da harmonia dos evangelhistas livro IV -foram escritos em resposta aos que acusavam os evangelistas de contradizer-se e de haver atribuído falsamente a Cristo a divinidade, etc.

• Polémicos:

Muitas de suas obras tem caráter polêmico por causa dos conflitos que ele enfrentou. Isso levou São Posídio a classificá-las conforme os adversários combatidos: pagãos, astrológos, judeus, maniqueus, priscilianistas, donatistas, pelagianos, arianos e apolinaristas.

Solilóquios (Filosófico), Da verdadeira religião (Apologético), sobre a imortalidade da alma (Dogmático), sobre a potencialidade da alma (Dogmático), Da fé e do credo livro I (Dogmático), Foram livros escritos pelo Santo Agostinho aos quais não obtivemos acesso aos seus conteúdos e temas centrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário