Cenário | Triângulo das Bermudas

Ele não existe fisicamente, mas todos conhecem histórias sobre ele. O Triângulo das Bermudas é uma área de tamanho variável, entre 1 e 4 milhões de km2, localizada no Oceano Atlântico.  Suas extremidades atingem as proximidades de Bermuda, Miami (na Flórida) e San Juan (em Porto Rico), formando um triângulo mais ou menos eqüilátero. O que torna uma área tão grande no meio do Atlântico tão famosa?

Talvez a pergunta seja justificada pelos quase 1000 casos de desaparecimentos registrados entre embarcações e até aviões, nos últimos 500 anos. Existem relatos de fenômenos estranhos no Triângulo desde a época das grandes navegações, mas foi somente no início do século XX que estudiosos passaram a se interessar pelo caso. Relatos de moradores das ilhas foram coletados ao mesmo tempo em que novos casos de embarcações desaparecidas chegavam aos ouvidos de pessoas em cidades à quilômetros dali.

Foi à partir de uma publicação da revista Argosy, em 1964, que o termo “Triangulo das Bermudas” se popularizou. Naquele que seria o prenuncio do seu futuro livro “Horizontes Invisíveis: os Verdadeiros Mistérios do Mar” (Invisible Horizons: True Mysteries of the Sea), o escritor Vincent Gaddis, após uma extensa pesquisa, juntou relatos de misteriosos desaparecimentos no local, como o do Voo 19 ou Missão 19 (“Flight 19“) – uma esquadrilha de cinco aviões TBF Avenger, que sairam para um vôo de treinamento em 5 de Dezembro de 1945 para perderem-se no meio do nada.

Teorias pra todos os gostos

Desde então, diversas teorias tem sido apresentadas para explicar o fenômeno. As mais técnicas, falam sobre padrões topográficos peculiares, hidratos de metano e até piratas modernos (traficantes de drogas). Mas aquelas que povoam a imaginação das pessoas são tão fantásticas, que seus defensores freqüentemente são encarados com desconfiança pela comunidade cientifica.

Um das teorias mais aceitas é de a região sofre com variações magnéticas causadas pelo que sobrou dos cristais da mítica ilha de Atlântida, tragada pelas águas após um cataclismo desconhecido. Se foi a sobrecarga dos cristais a responsável pela destruição da ilha ou se tudo faz parte de uma sucessão de eventos naturais eles não sabem dizer. O fato é que se tal teoria for considerada, significa dizer que as ilhas que formam o Caribe, provavelmente são vestígios de uma porção de terra muito maior, a própria Atlântida.

Outra teoria bem aceita é da existência de uma Anomalia Magnética natural – já confirmada pelos cientistas – que faria o tempo e espaço dobrar-se. Um caso famoso foi a de um pai e seu filho que viajavam num avião particular até Bimini, em 4 de dezembro de 1970, quando foram capturados numa espessa neblina cônica.

Dentro daquela estranha formação, os sistemas do avião simplesmente pararam de funcionar. Perdeu-se o contato com o controle de trafego aéreo e parecia ser o fim, quando a neblina se dispersou da mesma maneira que surgiu. A surpresa veio em seguida, quando ambos, pais e filho, constataram estar sob Miami Beach, uma viagem que normalmente duraria 75 minutos.

Uma variação da teoria das dobras espaços-temporais é de buracos oceânicos. Popularmente conhecidos como buracos azuis, estas formações geológicas são cavernas e cavidades azuladas formadas em buracos no solo em ilhas ou buracos em águas rasas sobre bancos marítimos. Os defensores dos buracos oceânicos dizem que alguns deles podem ter relação com (ou mesmo ser formados por) pontes de Einstein-Rosen (buracos de minhoca), conectados a outros lugares do planeta (e além dele) ou mesmo a outras épocas.

Usando o Triangulo das Bermudas no seu RPG

O legal de RPGs ambientados em versões pitorescas do nosso mundo é usar casos bizarros como o do Triangulo das Bermudas e torná-lo ainda mais escalafobético.  A idéia cai como uma luva em mesas de Mundo das Trevas (e derivados),  Kult, Rastro de Cthulhu ou mesmo Cyberpunk; situações envolvendo os desaparecimentos e possíveis conspirações governamentais/sobrenaturais/cósmicas podem ser facilmente exploradas.

Não significa que se seu grupo de aventureiros medievais esta livre de um encontro assim. Os mundos de D&D, por exemplo, estão repletos de arquipélagos misteriosos e rotas de comercio proibidas. Porque? Talvez as historias contadas pelo velho pirata na última taverna em que estiveram tenham um fundo de verdade. Se houver mesmo um poder mágico protegendo aquela fatia do oceano? E este poder for maligno, poderão os bravos aventureiros enfrentá-lo?

Numa aventura espacial, funciona exatamente da mesma forma. Na história do game Dead Space, a colônia de mineradores foi instalada num setor espacial catalogado como área restrita pelos governos da Terra. Nem as histórias sobre naves desaparecidas com tripulações inteiras conseguiram afastar os desejos escusos da mineradora responsável pelo local. É claro que as coisas não saíram exatamente do jeito que eles imaginaram.

Dicas de Aventuras

Piratas!

O gênero que se encaixa perfeitamente. Aventuras focadas na investigação podem ter como objetivo solucionar o desparecimento de um navio (ou avião) e seus tripulantes. Se o foco, for no evento em si, os personagens podem ser formados por acadêmicos e especialistas das ciências naturais, participantes de uma expedição patrocinada por alguma universidade ou governo.

Nestes casos, o narrador pode obter por usar o Triangulo das Bermudas apenas como pano de fundo para algo maior. E se aquela rota estiver de fato sendo usada por traficantes de drogas? Significa que o encontra esporádico com a embarcação desaparecida os obrigou a uma queima de arquivo. O que não significa que todos os eventos estranhos que acontecem ali sejam obra – ou do conhecimento destes piratas modernos.

Praticamente qualquer RPG disponível em português pode ser usado para uma vanetura focada na investigação. GURPS é o mais óbvio, seguido de perto por Ação!!!, Mundo das Trevas – sem o foco sobrenatural – e até mesmo D&D.

Vestígios de Atlântida

Muitos acreditam que a área do Triângulo das Bermudas é o local da cidade perdida de Atlântida e dos restos de suas avançadas tecnologias. O famoso paranormal Edgar Cayce previu que pesquisadores descobririam o limite ocidental da Atlântida perto da costa de Bimini, nas Bahamas, e eles realmente encontraram uma “estrada” de pedras no local em 1968.

Mas os primeiros pesquisadores e arqueólogos que estudaram o local, conhecido como “Estrada de Bimini“, logo o consideraram como uma ocorrência natural. No entanto, investigações recentes descobriram evidências que parecem sustentar a idéia de que as pedras foram moldadas e colocadas lá para formar uma parede.

Se Atlântida realmente tiver existido naquele lugar, é possível que uma verdadeira corrida arqueológica por seus segredos tivesse início. Em Mago O Despertar, cabalas inteiras de magos (apóstatas) iriam querer por as mãos nos tesouros escondidos sob as águas. Como as Ordens reagiriam a pilhagem do seu legado? Os Profetas do Trono, com sua influencia entre governos mortais, provavelmente dificultaria ainda mais a localização destes segredos.

Alienígenas

“A coisa toda é um laboratório alien, de onde saem os OVNIS que abduzem as pessoas ao redor do mundo. É pra lá que eles levam os seqüestrados, onde fazem experiências bizarras. As alterações magnéticas provavelmente são frutos destas pesquisas. Só não conte a ninguém que ouviu isso de mim. Não quero ser o próximo da lista”.

Se os cinzentos forem os responsáveis pelos desaparecimentos no Triangulo das Bermudas existem duas formas de resolver isso. Diplomaticamente ou Mandando Bala. Em qualquer um dos casos, Invasão é o RPG ideal por sua temática voltada para situações de contato com entidades alienígenas.

Mas espere um momento e se os tais aliens não forem cinzentos e estivem mais para escamosos? Neste caso, estamos falando das crias astrais de Cthulhu ou de algum outro antigo. Como os desaparecimentos continuaram acontecendo nas primeiras décadas do século XX, Rastro de Cthulhu é perfeito para o tema, embora Mundo das Trevas e Trevas/Arkanun também sejam usados.

Esse post foi publicado em Cenário e marcado , . Guardar link permanente.

11 respostas para Cenário | Triângulo das Bermudas

  1. lyncs disse:

    Muito, muito bom de verdade! Amedrontador de fato. Meus mais sinceros parabéns novamente, cada vez mais se superando hein! Com certeza um tema maravilhoso para histórias e mais histórias. Mais de uma crônica sem dúvida.

  2. abssyntho disse:

    Vlw lyncs!

    Nosso mundo esta cheio de histórias misteriosas e bizarras. Não é preciso nenhum suplemento capa dura para nos dar idéias para crônicas. Basta abrir o jornal, lá tem material mais que suficiente ^^.

    Abraços

  3. dani venus disse:

    AKI E UM PLANETA CENTRO DO UNIVERSSO 1000 DESAPAREÇIMENTO SEM VESTOGIOS TONA ESSE TRIANGULO DAS BERMUDAS ALEM DE PESQUISAS TECHINOLOGICAS

  4. paulo cesar ( cotia sp. m mirizola) disse:

    O mundo está cada vez mais dificio de entender o que esta acontecendo.são muintos misterios.
    uma coisa é certa cada dia fica mais perto a vinda de Jesus. adore Ele do fundo do seu coração esteja preparado perdoa seus inimigos e pratica o bem,para que voçê possa ser perdoado por Ele e ser salvo. Jesus te ama e eu também estamos juntos nesta jornada.

  5. Iara disse:

    Nossa!
    é uma história mais bisarra que a outra.

    mais gente faz ai umperfil no girlsgogames.com.br e me add é Iarabealtiful.

  6. Gigi♥ disse:

    Na minha opinião o Triângulo das bermudas existe sim, pois podem existir muitos buracos enormes que poderiam engolir navios, afinal não existiriam desaparecimentos atoa correto?

  7. ELIS disse:

    pra mim eh aonde lucifer foi lançado após se rebelar contra DEUS, devemos entregar nossa vida a JESUS está escrito Se alguém me servir, meu Pai o honrará”.

  8. Mark disse:

    para mimh isto ode ser exlicado: “o campo magnetico da Terra”
    Nada de Lucife pare com isso,, veja a real!

  9. Larissa disse:

    O Triângulo das Bermudas existe sim. É uma grande quantidade de água que suga navios, como o Buraco Negro no espaço.

  10. larissa disse:

    eu concordo com o paulo cesar, o mundo ta acabando isterios, asasinatos,perguntas sem respostas,pessoas sento agredidas,o fim ta chegando a jente so pode rezar e faser o bem pra jesus porque eu poso ate prova ate eu to com medo de morrer .

  11. larissa disse:

    a eu esquesi pesquse na internet buracos misteriosos auguns poden ser mentira mas outro não são eu tenho 13 anos e jo pesquisa com auguns cientistas a causa de misterios que não tem resposra eu to doida masto com medo se eu descobri augo ja vo espalha na internet
    thau.

Deixe um comentário