quarta-feira, 1 de julho de 2009

TECA: PLANTIO!


O clima mais propício é o tropical úmido, caracterizado por verão chuvoso e inverno seco. Deve-se atentar para os seguintes fatores:
1) Precipitação anual entre 1200 e 2500mm.
2) Período seco de 3 a 5 meses, coincidente com o período de temperaturas mais amenas. A qualidade da madeira depende desse período seco.
3) A temperatura média anual deve estar acima de 22°C. Omelhor crescimento das mudas de teca ocorreram quandoas temperaturas diurnas variam entre 27°e 36°C e noturnas entre 22°e 31°C.


A teca é exigente em fertilidade de solo, que deve ser profundo (mais de 1.5 metros), permeável, bem drenado, mas com capacidade média a alta de retenção de água. Os solos de textura média são os mais indicados. Um estudo de avaliação do estado nutricional, crescimento de teca e suas relações com os fatores de solo (1), mostrou que o melhor desenvolvimento está relacionado à riqueza dos nutrientes, matéria orgânica e pH próximo da neutralidade.
Ateca é uma essência exigente em teores de bases trocáveis do solo, principalmente cálcio (Matricardi 1989, Tanaka 1998).

Terrenos de maior declividade devem ser evitados, por problemas de erosão. Caso esse tipo de terreno seja utilizado, recomenda-se a construção de obras de conservação de solo (curvas de nível e terraços) e o uso das técnicas de cultivo mínimo.

CREDITOS PARA:

http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp

Um comentário: