sábado, 5 de janeiro de 2008

Informando o Ministério Público de São Paulo

Nosso dossiê, ou melhor, nossa "representação" contra a empresa B2W, por escrito, conforme determina o regimento do Ministério Público de São Paulo, será dirigido a:

Promotor de Justiça do Consumidor da Capital ( Rua Riachuelo, 115, 1º andar, sala 10, CEP 01007-904)

Quem quiser pode - E DEVE - denunciar também.

Faça a sua representação por escrito, que deverá conter os seguintes dados:

a- o nome, a qualificação e o endereço do Representante e, sempre que possível, do autor do fato (representado);

b- a descrição do fato objeto das investigações;

e c- os indícios de veracidade do fato, sem prejuízo da indicação de outros meios de prova.

Dever-se-á juntar à Representação toda a documentação que dê sustentação ao alegado, formulando-se ainda requerimento expresso no sentido de que seja instaurado Inquérito Civil ou Procedimento Preparatório de Inquérito Civil, para a tutela de interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos dos consumidores.

É importante reclamar formalmente. Mas isto estaremos fazendo e citando todos os casos relatados e levantados pelo Blog.

Se não dispuser de tempo e/ou condições para fazer a reclamação formal, envie sua reclamação para o e-mail citado no post abaixo.

O Ministério Público sempre demonstrou o seu compromisso de defender os cidadãos. Mas precisamos fazer a nossa parte que é informá-los.

25 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo,

Hoje, por volta das 10 hrs da manhã recebi uma ligação de uma tal de "Maria Silva", Supervisora de Lojistica do Submarino. A mesma me pediu inúmeras desculpas e disse que meu produto seria entregue no máximo até segunda-feira, e que eu deveria aguardar (ainda mais!).

Gostaria de saber como faço para entrar com ação no Ministério Público da minha cidade (Feira de Santana - Bahia), a quem me dirijo e o que devo alegar.

Grato,
Marcel Cerqueira
marcel.cerqueira@gmail.com

Anônimo disse...

.. Ah! Esqueci de dizer que além do simples pedido de desculpa, ela deixou um número de telefone (11) 3301-6072 para contato no horário de expediente, das 15 às 21 hrs e me informou que tiveram problemas no envio de 15mil pedidos, pois é! 15 MIL!

Abraço,
Marcel Cerqueira

Unknown disse...

Minha peregrinação para saber quando irão entregar o meu notebook parece não ter fim. A transportadora contratada pelo Submarino (Direct Express) me informou que o meu pedido está dentro de um avião desde quinta-feira e até agora o danado não decolou para Recife. Se eles tivessem colocado o pacote em um caminhão já teria chegado aqui. Acho que eles devem estar entregando no Japão antes de chegar no Nordeste. E o pior é que eles pedem para ligar para o Submarino resolver! É incompetência em dobro!

Unknown disse...

Mais uma notícia: a transportadora contratada pelo Submarino me informou que todos os pacotes cujo destino é o Nordeste, estão com atraso por problemas "operacionais". O meu notebook está com eles desde a semana passada, mas não conseguem embarcá-lo para Recife. Sendo assim, o prazo médio de entrega para uma capital do Nordeste está sendo, em média, de 6 dias úteis. Mas se alguém consultar agora o site do Submarino vai constatar que o prazo de entrega continua nos mesmos 3 dias úteis. Ou seja, é PROPAGANDA ENGANOSA!

Anônimo disse...

Rodrigo, você sabe o nome da empresa que faz o transporte para a Submarino? Também, pelo jeito, entrei nessa! Meu computador deveria chegar hoje, faz 7 dias úteis.

Não podia imaginar, até entrar no site do reclameaqui.com.br

Mas ainda tenho esperança. E o movimento que pessoas como você fazem são importantes. O brasileiro em geral não tem o hábito de reclamar.

Outra coisa é que não moro em São Paulo, teria que fazer a denúnica no MP daqui, Santa Catarina.

Stella disse...

Muito bom o seu blog meu amigo. Acabei de colocá-lo até mesmo como ilustração sobre o quanto o site Submarino vem pisando na bola com seus consumidores em uma resposta a um leitor. Tenho um blog para consultas jurídicas online além de dicas ao consumidor e esse vai certamente ser o meu assunto da pauta.

Sua iniciativa é corretíssima. Além das ações individuais que todos os insatisfeitos devem movem no Juizado de Pequenas Causas (que diga-se de passagem é de graça e não necessita intervenção de advogado) todos deverão procurar os respectivos Ministérios Públicos de sua região. Podem acreditar, estamos tendo uma resposta muito positiva do MP no caso de cobrança para emissão de diplomas.

Vale lembrar que as ações civis públicas impetradas pelo MP tem eficácia geral, o que ajudaria a maioria da população que está sendo lesada, e ainda aqueles que ainda o serão.

Procurem o MP e façam uma representação. Vou confeccionar uma representação por escrito para um de meus leitores e se você quiser disponibilizo uma cópia para você expor aqui no seu blog.

Mais uma vez parabéns pela iniciativa, e se mais alguem quiser saber mais sobre o que fazer nesses casos pode visitar o blog jurisconsulto... na seção consultas certamente vai ter um caso a respeito.

Boa sorte a todos.

Anônimo disse...

Hoje, 32 dias passados além do prazo de entrega, entrei em contato com o Submarino e fui informado que foi solicitado o estorno do meu produto e que serei reembolsados, sem eu solicitar nada! Ou seja, o Submarino simplesmente desistiu da minha compra....

Agora quero ver quando que vem este bendito reembolso...

Anônimo disse...

Reembolso Cassio? Ah, isto é rápido! Normalmente 1 ANO útil. Desculpe-me pela brincadeira, mas eu estou esperando o meu faz tanto tempo que já estou até criando raizes.

Se eles não resolverem este problema em 1 semana, parte logo para o Juizado de Pequenas Causas, caso contrário você ficará a ver submarinos (ou navios).

Infelizmente algumas lojas que eram um referencial para os consumidores que buscavam, principalmente, confiança, resolveram cometer todos os tipos de crimes contra os seus clientes. É uma vergonha! Aliás, num país em que até o governo nos "passa a perna", isso tinha que acontecer. Era só questão de tempo.

Anônimo disse...

Olá. Bom, meu maior problema coma s Americanas.com vem de um pedido que fiz, onde pedia 9 DVDs, dentre eles, 3 DVDs Duplos. A entrega demorou a chegar, mais do que o previsto, e quando chegou (eu pedi para entregar na casa da minha namorada), quem fez a entrega deixou NO VIZINHO! Primeiro erro. Depois, meu sogro só foi receber o pacote no dia seguinte, já que o mesmo foi deixado à noite. Eu só tive acesso depois do Natal (já que o atraso da entrega não fazia parte dos meus planos). Assim que abri e constatei o erro nos DVDs, fiz uma reclamação no site. A resposta, que deveria vir um dia depois, veio bem depois, e falando que a troca por desacordo só pdeo ser feita nas primeiras 72 horas depois da entrega. Pois é... e só depois de ir no Reclame Aqui achoq ue resolveram me levar a sério, mas nem tanto.. estão me enrolando até hoje (a minha reclamação foi dia 26/12), passando para atendimento, ombudsman e quem mais tiver. E ainda estou esperando.
Aliás, algum de vocês conhecia o e-bit, que era uma ponte entre as empresas e os consumidores, na hroa da compra? Pois bem, após uma série de reclamações na e-bit ( a qual as empresas se afiliam para ter avaliação), tanto submarino quanto lojas americanas tiraram o questionário do e-bit de suas lojas. É. Quem deve, teme.

Anônimo disse...

Bem observado!! Onde foi parar a avaliação do Ebit? Meu deus, está merecendo um protesto na porta do submarino, colocar medo nos funcionários para que estes vejam que estão colaborando para o mal de inúmeras pessoas e que não devem se submeter a isso por dinheiro?

Unknown disse...

Pessoal, comprei um ar condicionado de quase mil reais, com prazo de entrega para o dia 5 de dezembro. Até hj não chegou. A compra foi realizada pelo SHOPTIME e pretendo ajuizar uma ação, só que não tenho nem o CNPJ e nem o endereço para a citação.
Será que alguém poderia me passar essa informação? Tenho dúvida também se a empresa responsável é a B2W ou a TV SKY SHOP ..... Desde já agradeço.
Francisco Plastina

leandro disse...

parabens.
agora sou eu qe estou sendo enganado como centenas de outros clientes pelos estelionatarios do shoptime.com

infelismente no brasil estelionatarios e comparsas sempre se safam.

Unknown disse...

Galera,

Como se não bastasse toda confusão, hoje fiquei sabendo pelo Atendimento Telefônico que o meu pedido foi cancelado, sem aviso prévio.

Estou ainda mais irritado!

Unknown disse...

E hoje colocaram no site que o pedido foi cancelado por "Dificuldade de entrega - destinatário mudou-se" sendo que o endereço que cadastrei é comercial... um pouco estranho não?

Graças a nossa amiga Stelle, entrei com uma ação exigindo danos morais, e amanhã entregarei no Ministério Público uma reclamação contra o B2W.

Abraço a todos!

Anônimo disse...

Não pare de atualizar o seu BLOG não amigo. Precisamos que vc continue dando essa força para os Lesados pelo SUBMARINO. Temos que continuar mostrando todos os NAUFRAGADOS e AFOGADOS por essa "empresa" que já foi boa mas agora não está mais honrando sua antiga fama após a FUSÃO e criação do grupo B2W. Estou te passando um e-mail relatando o meu caso (a conversa que tive hoje no DES-Ajuda OFF-Line). Ficaram de dar uma solução para o meu caso até sexta-feira dia 11 de janeiro. Se não cumprirem estarei entrando no PROCON e com ADVOGADO. Mais uma peripécia do SUBMARINO. Resumindo: 1º ERRO DELES - 2 Celulares que vieram sem os CHIPS PRÉ-PAGOS da TIM conforme PROMETIA O ANÚNICIO. Morri com mais R$ 30,00 para comprar os CHIPS qdo os celulares chegaram. 2º ERRO DELES - A Nota Fiscal veio descrevendo uma Marca, Modelo e Cor de Celulares e eles mandaram Outro Modelo e Outra Cor - Só Acertaram na Marca - Dessa forma perdi também a garantia pois o conteúdo das caixas não bate com o que está descrito na Nota Fiscal. Perdi a garantia de 1 Ano a que teria de garantia nos dois celulares novos pois nenhuma assistência técnica aceitará consertar o meu produto, caso precise nesse um ano, com essa divergência de informações entre Nota Fiscal e Produtos. Enfim! Tão virando "imprezinha de fundo de quintal" mesmo, ou melhor, até comprar de outra pessoa física (apenas com CPF) como faço direto no Mercado Livre com produtos usados e novos, por exemplo está sendo melhor do que comprar com eles que tem CNPJ, Inscrição Estadual, etc e teoricamente deveriam dar todas as garantias. Não estou entendendo onde eles pensam chegar com essa Nova Fama de Atendimento Péssimo que eles estão deixando para os Clientes. Eles devem achar que somos todos BOBOS. Depois que essa Nova Fama espalhar, já era! Não vão mais conseguir recuperar a Clientela. Tb tem aquela questão que quando ficamos satisfeitos contamos para um ou dois ou, às vezes, para ninguém. Pois encaramos que é obrigação da empresa como, de fato, é. Agora qdo somos mal atendidos como no caso, tratamos de espalhar para o máximo de pessoas possíveis. Portanto eles deveriam tomar mais cuidado mas parece que não estão nem aí para nós. Acho que eles pensam que são inatingíveis, imortais ou coisa do gênero. Eu se fosse eles não acreditaria nesse ENCANTO INQUEBRÁVEL que eles pensam ter pois o TOMBO só será de uma ALTURA MAIOR.

Anônimo disse...

Para Gilberto (E todos que percisarem também0

Abaixo esta toda a qualificação desta "empresa":

B2W - COMPANHIA GLOBAL DE VAREJO
Rua Henry Ford, 643
Bairro Presidente Altino - Osasco/SP CEP 06210-108
CNPJ 00.776.574/0001-56
I.E. - 492.513.778.117I.M. - 83.453

Espero que possa ajudar a todos, lembrando que a mesma serve para: Submarino, Americanas, Shoptime, Ingresso.Com, Submarino Finance e B2W Viagems (Submarino Viagems e etc).

Sds,
Evandro

Anônimo disse...

Como faço para saber o desenrolar de um protocolo de reclamação?

Anônimo disse...

Meu amigo, para saber o desenrolar de um protocolo de reclamação, você precisa abrir um novo protocolo de reclamação para reclamar do antigo. Desculpe-me novamente pela brincadeira, mas estas "piadinhas" são reflexos no que se transformaram estas lojas virtuais que tempos atrás já nos trouxeram muita paz e segurança: você escolhe; você compra (paga); você recebe (até o dia marcado)!

Chega ao absurdo saber que se uma pessoa compra, digamos - Ex: Um Computador (R$1.899), uma Impressora (R$ 799,00), um No-Break (R$ 399,00) e um Chiclete (R$ 0,50) no mesmo pedido, caso o chiclete esteja em falta, eles vão segurar o seu pedido (NÃO ENTREGAR e FICAR TE ENROLANDO) por causa desta porcaria de chiclete. Então, nunca compre vários produtos, senão terá mais um motivo para te provocar taquicardia.

Em breve novos absurdos das nossas ex-meninas-dos-olhos-do-E-commerce. Eles não sabem o que estão perdendo... e não perdem (ou perderão) por esperar (por enrolar)!

Gostaria de aproveitar para parabenizar o governo pela nova fusão que está à caminho: OI e BRT... É isso aí pessoal, somos meros espectadores, "pagadores de patos"... e assim caminha a humanidade com passos de formiga (com fome de leão) e sem vontade (US$ - sempre fala mais alto).

O que o Brasil tem de lindo, também tem de podridão (humanos e suas atitudes/suas canetadas). Puxa, como é difícil dizer isso.

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa. Acho que está mais do que na hora de tomar-se uma atitude contra essa empresa que um dia já foi exemplo de competência e pontualidade.
Até a fusão do Submarino com a Americanas.com, eu só comprava no primeiro.
Sempre fui muito bem atendido e, principalmente, pontualmente. Quando anunciaram a fusão,mandei alguns e-mail´s ao Submarino externando a minha preocupação com os rumos que a empresa tomaria ao se coligar com outra que tinha péssima fama de não ser pontual e nem competente com o seu trabalho.
Pela avalanche de reclamações, acredito que acertei em cheio nas minhas previsões: o Submarino S/A tornou-se um dos piores sites de e-commerce da internet.
Não engrosarei a lista de reclamações porque, desde a fusão, só fiz uma compra no site Submarino (que chegou com atraso) e dessa forma consegui ficar imune ao descaso dessa empresa com o cliente.
Somente no Brasil as empresas unem-se para piorar um serviço.
A única arma do consumidor, nesse caso, é o protesto visando à retirada dos sites incompetentes (leia-se todos do B2W) do ar.
Novamente parabéns pelo blog e a todos que aqui "postam" toda sorte e sucesso na sua empreitada.
Um grande abraço,
Cesar

Unknown disse...

uai amigo, o que houve, vai nos deixar na mao

Anônimo disse...

uai amigo, o que houve, vai nos deixar na mao

Anônimo disse...

Acho sua ação justa e recomendo que outras pessoas participem com denuncias de casos como este, somos 2 insatisfeitos com este tipo de desrespeito pelo consumidor, vamos incluir no seu leque de relamaçãoes a minha contra o site Saraiva.com.br, comprei uma camera digital no dia 08/01 e até hoje 17/01 ainda não foi entregue, no site eles me pescaram como mais um bobo na promessa de entrega em 48 horas, quando você faz contato os atendentes do chat, email e telefone usam de informações desencontradas e evasivas e sempre pedem para você aguardar mais 2 ou 3 dias úteis, vamos aguardar até quando esse desrespeito contra nós? Não serei mais um e não seremos calados por mensagen de sem o que fazer, devemos lembrar que só existe desrespeito se houver silencio, não vamos nos calar! sites que enganam o consumidor nunca mais!

Anônimo disse...

Bom dia a todos,

Gostaria de deixar aqui minha insatisfação com a empresa B2W.

Sempre fui comprador assíduo da Submarino até a junção com a Americanas e ShopTime. Comprava "hoje" e sempre recebia "amanha"
Achava isso maravilhoso.

Porem no ano passado, conheci o outro lado da moeda, felizmente ou infelizmente, comecei a trabalhar nesta empresa, justo no setor do SAC.

Quando comecei a atender os clientes e ver o que acontecia de VERDADE, constatei que essa empresa é totalmente desordenada.

A empresa monta um SAC com um treinamento simples. Os atendentes chegam no atendimento só para ouvir reclamação, parece que o fluxo de "como atender o cliente", é feito para que o cliente fique insatisfeito, em 80% dos casos é impossível um atendente ajudar e encaminhar o cliente a uma solução do seu problema.

A estrutura organizacional de como é tratado e dividido entre as areas o tal "fluxo do pedido" é meio complicada e sem interação entre os setores....

Graças a Deus, fiquei apenas 1 mês neste local.

Fico pensando...

O dia inteiro as ligações atendidas no SAC é só reclamação dos clientes, tenho dó dos atendentes pois não podem fazer quase nada, a não ser "sabonetar" o cliente.

Será que o impacto no negócio deles, com essas várias ligações é grande???, pois para continuar desse jeito sem mudar nada... deve ser uns 5% de impacto (rsrsr)

Resumindo
O cliente tem o simples dever de ir ao ministério público. pois ai sim ira resolver alguma coisa... e ganhar um dinheiro em cima de um problema que poderia ser evitado.

Anônimo disse...

Olá,
Descobri hj este portal. Entrei com uma ação contra a Submarino por cobrança ilegal (sem a entrega do produto), depois para conseguir o reembolso foi um lamúrio, daí engressei com uma ação no tribunal de pequenas causas. Nenhum representante da empresa, no entanto, compareceu à audiência de conciliação (isso foi no dia 16/01).
Hj recebi uma intimação do juizado especial dizendo que "no intuito de evitar futuras arguições de nulidade, comprove a autora o endereço indicado na inicial, para análise sobre decreto de revelia, já que não consta do AR nº de matrícula ou referência à sociedade ré". Será que alguém tem o endereço da Submarino? Quero levar o processo até o fim!

Maria Cecilia de Castro

katecat disse...

Tabém me junto a vc para uma ação contra a Americanas.com,quem sabe com isso ou ela fecha o site junto com as outras,ou passam a nos respeitar como oque somos:bons cosumidores e ótimos pagadores.