terça-feira, 25 de dezembro de 2007

Submarino (B2W) – Um Câncer para o Comércio Eletrônico no Brasil.

Submarino (B2W) – Um Câncer para o Comércio Eletrônico no Brasil.

Hoje, dia 25 de dezembro, Noite de Natal, após ter lido no site Reclame Aqui (www.reclameaqui.com.br) mais de duas centenas de dramáticos relatos de consumidores prejudicados pelas empresas Submarino e Americanas.com, e depois de ter sido vítima de um dos piores e mais displicentes atendimentos comerciais que travei ao longo de minha vida, estou iniciando um verdadeira CRUZADA para expor a verdade sobre a empresa B2W – Companhia Global do Varejo e como ela trata com MENTIRAS E DESCASO seus milhões de consumidores e seus milhares de investidores e evitar que sejam causados mais prejuízos individuais e coletivos resultantes da nefasta postura deste grupo de empresas.

A minha relação com o Submarino é, na verdade, bem antiga. E sempre foi uma relação de profundo encantamento com a empresa pioneira e líder no promissor segmento do comércio eletrônico. Fui um dos primeiros clientes da BookNet, empresa que foi o embrião do que viria a ser o Submarino (a história será contada aqui).

Passei anos da minha vida GERANDO VALOR PARA A MARCA SUBMARINO, divulgando a milhares de pessoas as vantagens de comprar no Submarino, como comodidade, segurança, qualidade e respeito ao consumidor. E tudo isso em troca de nada, apenas na crença de que estava ajudando a consolidar um canal de consumo saudável para milhões de brasileiros, através de um empreendimento digno de minha confiança.

Mas aquele Submarino, o que encampou e melhorou a saudosa BookNet, já não existe mais. Foi adquirido por um grupo de investidores donos das Lojas Americanas, da AMBEV (INBEV), entre outros negócios bilionários, e que formaram a empresa B2W, que controlam as marcas SUBMARINO, AMERICANAS, SHOPTIME, BLOCKBUSTER, além de prover serviços de logística e comércio eletrônico para outras empresas como NOKIA, GRADIENTE, NATURA, entre outras.

A B2W faturou apenas nos 9 primeiros meses do ano de 2007 R$ 2 bilhões e 301 milhões. Uma gigante que conseguiu monopolizar o comércio eletrônico do país e que agora acha que pode, com todo seu poderio, DESTRUIR O SONHO DE CONSUMO DE MILHÕES DE BRASILEIROS, IMPONDO-SE ACIMA DOS DIREITOS QUE LHES SÃO ASSEGURADOS PELA LEGISLAÇÃO PÁTRIA.

O Submarino de hoje é uma empresa que não cumpre os prazos de entrega que promete, que não entrega produtos contratados, apesar de já ter recebido o dinheiro de seus consumidores, que não ouve e soluciona os problemas gerados aos seus clientes, Enfim, o Submarino da B2W se transformou num câncer que está destruindo a credibilidade do comércio eletrônico no pais.

Como consumidor PREJUDICADO pela empresa B2W através do site Submarino.com e como cidadão, estou me reunindo a um grupo de pessoas igualmente insatisfeitas com os rumos do atendimento ao consumidor adotados pela líder do mercado de comércio eletrônico no país para buscarmos os seguintes objetivos:

1) Reparar os danos individuais e coletivos causados pela empresa B2W através de suas afiliadas SUBMARINO, AMERICANAS, BLOCKBUSTER, SHOPTIME, INGRESSOS.COM e outras.
2) Evitar que novos consumidores sofram prejuízos.
3) Alertar os investidores do mercado de ações para o que efetivamente ocorre com a empresa B2W.
4) Eliminar do comércio eletrônico no Brasil práticas e empresas que sejam nocivas ao mercado.

Qual o objetivo do Blog e o formato da Campanha “Submarino Nunca Mais”:

O objetivo e o formato serão divulgados com brevidade aqui no blog, assim como as medidas e ações a serem tomadas, e devem buscar:

1. Alertar CIDADÃOS, CONSUMIDORES, INVESTIDORES DO MERCADO DE AÇÕES E ORGÃOS GOVERNAMENTAIS sobre o comportamento mercadológico monopolista das empresas controladas pelo grupo B2W e suas péssimas relações com os consumidores, em especial à luz da legislação brasileira.

2. Levantar e Publicar TODOS OS CASOS DE MAU ATENDIMENTO praticados pelo grupo B2W e suas empresas, em especial o Submarino.

3. Relacionar os casos em que o Submarino e as demais empresas do grupo B2W causaram prejuízos aos consumidores, auxiliando-os na busca de reparação.

4. Pesquisar e, se possível, dimensionar o prejuízo social causado pelo grupo B2W ao comércio eletrônico no país, propugnando que o Estado busque evitá-lo e encontre meios para exigir uma indenização para reparar os danos.

5. Tentar evitar que outros consumidores sejam prejudicados.

6. Pedagogicamente, demonstrar a força do consumidor da Internet, utilizando as diversas ferramentas que estão à nossa disposição como orkut, fóruns públicos, e-mail, blogs, fotologs, etc para provar que da mesma forma que podemos fortalecer uma marca, podemos extinguí-la se nossos direitos de consumo não forem respeitados.

Um comentário:

Victor Hogemann disse...

Na boa, o Submarino hoje é vítima de decisões erradas que foram tomadas antes dele ser adquirido pela B2W. O site é todo feito em ASP .NET, o banco de dados é SQL Server... com a maior parte da lógica de negócios armazenada em PROCs no banco. Enfim, um horror.

O que está acontecendo é que essa infra não tem mais condições de absorver a quantidade de acessos que tem.

Compare com o site da Americanas.com, que usa como backend um servidor de aplicações Java(era WebObjects agora é Weblogic). Eu nunca vi o site da Americanas.com fora do ar por exemplo...

Enfim, eu acho que o problema é muito mais tecnológico que de má fé. Como o Submarino agora é da Americanas, talvez eles migrem pra plataforma Java, e as coisas melhorem....

Quem mandou o Submarino confiar na Microsoft, né?