Home    
  Assine já    
  Cadastre-se    
  Fale conosco    
  Fórum    
  Artigos    
  Edições Anteriores    
  Resumos    
  Matérias de Capa    

   
Home FórumMatérias de Capa Resumos das Revistas Índice de Matérias Uploader
Home - www.devmedia.com.br
Resumo - SQL Magazine Nº18
::. SQL Magazine Nº18 .::

Utilizando colunas calculadas na implementação de regras e otimização de performance.
Por Paulo Ribeiro

Segundo as regras de normalização, não devemos ar-mazenar em uma coluna valores que podem ser obti-dos por operações executadas sobre outras colunas. Esse tipo de procedimento pode "custar caro" por vários motivos: - Consome espaço em disco; - Exige que todas as aplicações que manipulam as co-lunas que fazem parte da fórmula estejam sincronizadas para atualizar também a coluna calculada; - Recuperar o resultado de uma fórmula do disco é um processo lento. Pensando assim, não seria conveniente criar uma coluna col_C em uma tabela teste para armazenar o produto de duas outras colunas (col_A * col_B).

» PL/SQL Developer
Por Ricardo Rezende

O PL/SQL Developer é uma IDE (Integrated Development Environment) para desenvolvimento de programas (functions, procedures, triggers, packages) armazenados em um BD Oracle. O PL/SQL Developer oferece uma interface amigável e extremamente produtiva para as tarefas de edição, compi-lação, correção, testes, limpeza (debugging), otimização e consulta de programas para sua aplicação cliente-servidor em Oracle, além de outras funcionalidades como execução de scripts SQL, criação e modificação de definições de ta-belas (através de linguagem DDL) e relatórios.


» Implementando um data mart em um banco de dados multidimensional
Por Isabel Italiano e Luiz Esteves

Após discutir a modelagem de um data warehouse/data mart utilizando o mo- delo multidimensional (SQL Magazine 13 e 14) chegou a hora de acompanhar sua imple-mentação na prática. Neste artigo vamos mostrar, passo a passo, como implementar um modelo multidimensional conceitual em um banco de dados com uma arquitetura especialmente preparada para este tipo de modelo. Existem no mercado vários bancos de dados multidimen-sionais, normalmente de arquitetura proprietária, que pos-sibilitam a implementação e carga de data marts de forma bastante fácil.



»   Entendendo plan table e planos de consulta
Por Dan Hotka

O ajuste fino de comandos SQL não é nem um "bicho de sete cabeças" e nem mágica. Todos os SGBDs relacionais geram um plano de execução para um comando submetido. Este plano informa ao SGBD qual a estratégia de acesso aos dados ou como realizar as ta-refas atreladas aos dados. Quanto melhor a compreensão de como interpretar estes planos, mais fácil será a resolução de possíveis problemas de desempenho com comandos SQL.


»  Influenciando o otimizador de consultas Oracle baseado em custos - Parte 1
Por Glenn Goodrum

Muitos desenvolvedores Oracle e DBAs estão familiarizados com a teoria básica por trás da otimização de consultas baseadas-em-custo: o otimizador usa estatísticas descrevendo o conteúdo de tabelas, colunas e índices para estimar o custo de vários planos de consulta possíveis para uma dada query e escolhe aquela com o menor custo. Na prática, o plano de consulta selecionado nem sempre é o mais rápido e pode, até mes-mo, nem ser próximo do mais rápido.


»  Heap Tables - Livre-se delas para ganhar performance
Por Paulo Ribeiro

Os processos de desfragmentação existentes no SQL Server 2000 foram criados para desfragmentar índices. Como as páginas de dados de uma heap não são regidas por um índice, não é possível desfragmentar uma heap uti-lizando os comandos convencionais DBCC dbReindex e IndexDefrag. Heaps fragmentadas são indicadoras de má performance, e a simples criação de um índice cluster po-deria resolver o problema, como veremos a seguir. Um índice cluster atua diretamente sobre as páginas de dados da tabela, dispensando a utilização de ponteiros, como acontece nos índices convencionais.


»  Variáveis bind - Uma visão prática
Por Evaldo de Oliveira da Silva

O uso de instruções SQL pela maioria das lingua-gens de programação e sistemas gerenciadores de banco de dados pode ser parametrizado de forma eficiente e segura através das bind variables, ou variáveis de ligação. Elas funcionam como parâmetros em instruções SQL, possibilitando a atribuição de valores dinâmicos nos comandos select, update, delete e insert. Na execução de instruções SQL é comum usar parâme-tros para selecionar ou atualizar dados através das cláusulas where, values ou set. Há uma semelhança muito grande de uma mesma instrução SQL elaborada com variáveis de liga-ção ou valores fixos.



»  10 passos para a criação de um modelo de banco de dados - Parte II
Por José Ferreira Prata

Na primeira parte deste ar-tigo apresentamos a exe-cução dos dez passos para elaborar um modelo conceitual básico de banco de dados. No entanto, a modelagem tradicional nem sempre é adequada para re-presentar determinados esquemas de banco de dados. Como exemplo, podemos citar a modelagem orientada a objetos, onde é necessário explicitar: herança, hierarquia de relacionamento, agregação e outros conceitos típicos.


»  Dados de natureza espacial e o Oracle Spatial
Por Ronaldo Sales, Vinícius Maeda e Thiago Simonato

Com esta matéria iniciamos uma série de artigos so-bre dados de natureza espacial e sua manipulação em sistemas de informações geográficas (SIG ou GIS). Ao citarmos o termo "dados espaciais" muitas pessoas imaginam que são dados oriundos do espaço sideral, e não que são dados de natureza espacial. O espaço então aqui referido é o espaço físico que nos cerca, é a superfície da Terra, dos continentes, dos países, dos estados, das cidades, dos bairros ou das regiões político-administrativas de um país, por exemplo.


»  PostgreSQL - O caminho das pedras
Por Fabio Alves Francelino

Com o avanço do Linux no mundo dos servidores e o aumento da qualidade e oferta dos BDs gra-tuitos, muitos optaram por migrar de um SGBD pago para um gratuito. Dentre os que optaram pela migração, muitos desistiram de utilizar o PostgreSQL devido a algumas difi-culdades no primeiro contato com o software. Senti essa dificuldade "na pele" quando decidi migrar vá-rios sistemas do MSSQL para um SGBD gratuito. Neste artigo pretendo ensinar algumas técnicas de como trabalhar com o PostgreSQL, mostrando o caminho das pedras.


»  Resenha - SQL Curso Prático
Por Ricardo Rezende

Tanto os amantes de banco de dados quanto aqueles que estão aprendendo a se apaixonar por ele devem ter como leitura obrigatória este excelente livro do economista e professor de banco de dados Celso Henrique Poderoso de Oliveira. Destinado principalmente aos que estão iniciando os estudos na ferramenta de manipulação de banco de dados, esta obra tam-bém provê importantes conceitos a respeito do padrão aberto da linguagem SQL que serão muito bem aproveitados pelos usuários mais experientes.


 

 


Adquira o seu exemplar e
confira as matérias na íntegra

Voltar

Andreano Lanusse
Smanioto
Eber
Reinaldo
Damaris
Ricardo Rodney
Paulo Ribeiro
Ricardo Rezende
Eduardo Botcher
Fernando Anselmo
Methanias Junior
Alexandre Magno
Vagner Vilela de Oliveira
Maria Salete
Alexandre Magno
Alexandre Barreto
Manoel Pimentel
Marcelo Ferrari
Adriano Santos
Fabio Francelino
Luciano Pimenta
Evaldo de Oliveira



 

 

 

Copiright 2004 - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por DevMedia